Questões de Concurso Sobre conceituação e terminologia em museologia

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: SEAP-DF Prova: IADES - 2014 - SEAP-DF - Analista - Museologia |
Q2875648 Museologia

De acordo com Zbynek Zbyslav Stránský (1980), metamuseologia se refere a

Alternativas
Q1906731 Museologia
O termo apareceu pela primeira vez no século XVIII e atualmente é compreendido como a faceta prática ou aplicada da Museologia, abarcando todo o âmbito da cadeia operatória museológica de salvaguarda e comunicação. A definição acima define a: 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2016 - FUB - Museólogo |
Q756694 Museologia

Julgue o item seguinte, relativo a museus e museologia.

O principal objetivo de desenvolver museus comunitários é servir à comunidade em função do desenvolvimento local, pensamento que originou o Movimento Internacional para uma Nova Museologia, em Quebec, no Canadá, na década de 80 do século passado.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2016 - FUB - Museólogo |
Q756690 Museologia

Julgue o item seguinte, relativo a museus e museologia.

A teoria museológica foi criada pelo ICOFOM, na década de 70 do século passado, em decorrência de debates acerca do conceito de museu integral, adotado como campo de conhecimento da museologia.

Alternativas
Q573490 Museologia
A museóloga e pesquisadora Marília Xavier Cury publicou, no ano 2000, um documento no qual definiu museus e museus/centros de ciência, buscando fazer as distinções entre esses dois tipos de espaços culturais.

Em 2008, Adriana Vicente da Silva de Souza, com base no estudo de Cury e em sua experiência em um centro de ciência no Rio de Janeiro, buscou tornar ainda mais claras as distinções entre o que chamou de museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência.

Com relação à diferença conceitual entre museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência, tendo como base a proposta feita por Adriana Vicente da Silva de Souza, analise as afirmativas a seguir: 

I. O principal diferencial entre museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência é a questão do acervo. Os museus tradicionais possuem um acervo histórico, o qual tem como meta principal preservá-lo. Já os museus/centros interativos de ciência não possuem um acervo histórico; seu acervo consiste de um conjunto de aparatos interativos.

II. O principal diferencial entre museus tradicionais e museus/centros de ciência interativo está no método de trabalho, em particular na forma de pensar a interação sujeito-objeto. O objeto sai de algo físico para o pensamento do visitante. O principal objeto do museus/centros interativos de ciência são as possibilidades de interação intelectual e afetiva entre o visitante e o tema exposto.

III. Os museus e centros de ciência interativos constituem-se em um avanço na forma de pensar a relação de ciência e público. Pensam não somente em mostrar o saber historicamente acumulado, mas em provocar o debate em torno desse saber. Nos museus/centros interativos de ciência temos a possibilidade de perturbar o equilíbrio entre os fatos diários e as novas formas de pensamento propostas pela ciência e pela técnica.

Assinale: 
Alternativas
Ano: 2009 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2009 - FUB - Museólogo |
Q135299 Museologia
Com relação a preservação e conservação preventiva de acervos,
julgue os itens a seguir.

Taxidermia é a técnica utilizada na higienização de esculturas em metal, principalmente em cobre.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: E
5: E
6: E