Questões de Concurso
Comentadas sobre conservação e preservação museológica em museologia
Foram encontradas 132 questões
Coleção é todo conjunto de objetos naturais ou artificiais, mantidos temporariamente ou definitivamente fora do circuito de atividades econômicas, submetidos a uma proteção especial em um lugar fechado preparado para esse propósito, e expostos ao olhar.
A definição apresentada está de acordo com
Sobre as ações de conservação preventiva de objetos em couro, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Para a higienização a seco de uma peça com reentrância, deve-se utilizar pincel e finalização com flanela macia.
II. As roupas podem ser penduradas em cabides forrados com tecido de algodão ou cabides de acrílico, ou estendidas em posição horizontal, evitando vincos e dobras.
III. A parte interna dos sapatos deve ser preenchida com sacos de tecido de algodão preenchidos com manta acrílica ou ethafoan.
IV. Para o armazenamento adequado, os cintos devem ficar estendidos na horizontal.
Não é recomendado o uso de inseticida na rotina de higienização dos espaços do museu, mesmo que haja infestação, pois sua aplicação pode ser nociva ao acervo.
Para economizar energia, é recomendável que as medidas de controle de luz e de umidade sejam relaxadas durante períodos em que o museu estiver fechado ao público.
A luz visível é extremamente nociva aos objetos, e seu efeito é cumulativo, sendo fundamental avaliar as condições de armazenamento e de exposição das peças para regular o tipo e a intensidade da luz.
Não é necessário monitorar constantemente o ambiente de reserva técnica, uma vez que um sistema hermético é capaz de garantir a manutenção dos níveis ideais de temperatura e umidade.
Os agentes químicos presentes na poluição contribuem para a degradação dos objetos, em que impurezas sólidas e gasosas se depositam nas superfícies dos materiais e podem desencadear reações químicas.
A biodeterioração é um dos principais fatores de risco em reservas técnicas, e é provocada por insetos, roedores e outros animais, assim como por fungos e micro‑organismos.
É crucial manter as exposições em temperatura e umidade relativa estáveis, especialmente em climas tropicais, para que se previnam danos causados por mofos e fungos.
Durante todo o período expositivo de uma mostra de curta duração, é necessário o acompanhamento técnico de manutenção para a higienização do acervo e a verificação de suas condições de conservação com relação ao ambiente.
Luxímetros são utilizados para medir a temperatura ambiental além da intensidade luminosa, facilitando o monitoramento integrado do ambiente.
Circuladores de ar devem ser utilizados de forma contínua e direcionados diretamente aos objetos para promover uma circulação de ar mais efetiva e reduzir a temperatura de forma mais rápida.
I. É certo afirmar que a sejam em reservas técnicas sejam em espaços de exposições, o recomendável é que os índices de umidade relativa e temperatura permaneçam o mais estável possível, embora as variações destas condições não sejam as principais fontes de deterioração dos acervos.
II. É correto afirmar o controle climático em museus é o mesmo dos demais sistemas de condicionadores de ar. Além da temperatura, a taxa e a variação de umidade relativa devem ser controladas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que os procedimentos de restauração devem ter prioridade sobre os de conservação. A manutenção das características originais da obra deve receber a intervenção mínima, quando for necessário restabelecer sua integridade física e estética.
II. É correto afirmar que o desafio da conservação preventiva dos acervos museológicos está no controle da deterioração química, danos mecânicos e a biodeterioração. São fatores externos que contribuem com o desgaste: físicos: temperatura, umidade relativa do ar, luz natural ou artificial; químicos: poeira, poluentes atmosféricos e o contato com outros materiais instáveis quimicamente; biológicos: micro-organismos, insetos, roedores e outros animais; antrópicos: manuseio, armazenamento e exposição incorreta, intervenção inadequada, vandalismo e roubo; catástrofes: inundações, terremotos, furacões, incêndios e guerras.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que o Programa de Gestão de Acervo de Museus faz o gerenciamento de todos os processos e espaços (internos e externos) de exposição do museu
II. É correto afirmar que o Programa de Exposições de Museus faz o gerenciamento dos bens culturais do museu, subdividindo-se nos subprogramas de documentação, conservação/restauração e aquisição.
Marque a alternativa CORRETA:
I. São funções do museu relacionadas ao acervo: exibição, preservação e interpretação.
II. São funções do museu relacionadas às atividades: coleção, pesquisa e documentação.
Marque a alternativa CORRETA:
(1) Poluentes. (2) Umidade relativa. (3) Temperatura.
( ) Aceleração dos processos naturais de envelhecimento e de degradação, descoloração, corrosão e desintegração, acidificação e manchas.
( ) Enfraquecimento, manchas, desfiguração e aparecimento de mofo.
( ) Aceleração de diferentes reações de degradação, deformações, ressecamento, fraturas e desenvolvimento de microrganismos.
(_) Para o armazenamento de pequenos objetos, deve-se utilizar caixas ou bandejas específicas, numeradas e etiquetadas com tinta resistente à luz e à água.
(_) Antes de serem incorporados à reserva técnica, os acervos provenientes de pesquisa de campo devem ser acompanhados por um laudo emitido por um conservador.
(_) Materiais têxteis devem ser armazenados abertos e em prateleiras bem iluminadas, e livros devem ser guardados empilhados.