Questões de Concurso Comentadas sobre expografia: concepção, produção e montagem de exposições em museologia

Foram encontradas 69 questões

Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: SEAP-DF Prova: IADES - 2014 - SEAP-DF - Analista - Museologia |
Q2875694 Museologia

Considerando o método para processos de concepção e montagem de exposições, no que se refere à tomada de decisão, James Volkert aponta três modelos em eras que, em certa medida, ainda existem nas práxis atuais dos museus. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta esses modelos.

Alternativas
Q2848424 Museologia
“Inaugurado oficialmente no dia 20 de março, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março de 2006. Em seus três primeiros anos de funcionamento mais de 1.600.000 pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul. [...] O Museu da Língua Portuguesa, dedicado à valorização e difusão do nosso idioma (patrimônio imaterial), apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.” (MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA, em meio eletrônico, 2010). . Qual dos recursos tecnológicos a seguir possui todas as funcionalidades necessárias para a realização de uma exposição como a do Museu da Língua Portuguesa?
Alternativas
Q2848309 Museologia
Ao se deslocarem objetos da reserva técnica para a área de exposições ou vice-versa, alguns procedimentos técnicos são indispensáveis. Com relação ao transporte do acervo pode-se afirmar que:
Alternativas
Q2633662 Museologia

No âmbito das exposições museológicas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Espaço expositivo, cor, iluminação e mobiliário são exemplos de elementos da construção expográfica.

( ) As exposições constituem-se como espaços de produção de reflexões sistemáticas sobre problemas sociais, culturais, ecológicos, entre outros.

( ) Os objetos selecionados para compor a narrativa de uma exposição falam por si.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2633644 Museologia

Em relação aos estudos de avaliação voltados às exposições museológicas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A avaliação formativa ocorre na fase de planejamento da exposição, colaborando para a definição de conceitos a serem trabalhados, e identificando a familiaridade e interesse do público em relação ao conteúdo da exposição.

( ) A avaliação somativa analisa a interação entre a exposição e o público externo, e também é conhecida como pesquisa de recepção.

( ) A avaliação corretiva colabora para ajustes e correções de forma quase imediata à percepção do problema, identificado por profissionais da instituição ou pelo público externo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: Quadrix Órgão: IBICT Prova: Quadrix - 2024 - IBICT - Tecnologista - Museu |
Q2509251 Museologia
Em relação aos equipamentos de controle ambiental e aos procedimentos de monitoramento em reservas técnicas e espaços expositivos, julgue o item.
É crucial manter as exposições em temperatura e umidade relativa estáveis, especialmente em climas tropicais, para que se previnam danos causados por mofos e fungos.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Quadrix Órgão: IBICT Prova: Quadrix - 2024 - IBICT - Tecnologista - Museu |
Q2509250 Museologia
Em relação aos equipamentos de controle ambiental e aos procedimentos de monitoramento em reservas técnicas e espaços expositivos, julgue o item.
Durante todo o período expositivo de uma mostra de curta duração, é necessário o acompanhamento técnico de manutenção para a higienização do acervo e a verificação de suas condições de conservação com relação ao ambiente.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Quadrix Órgão: IBICT Prova: Quadrix - 2024 - IBICT - Tecnologista - Museu |
Q2509237 Museologia
Conforme as diretrizes e as práticas atuais em documentação museológica e políticas de gestão de acervo, julgue o item.
A marcação nos objetos de museu deve ser clara o suficiente para que os profissionais possam vê‑la facilmente, mas também suficientemente discreta para não ser notada pelos visitantes, garantindo que não distraia da apreciação do próprio objeto.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESGRANRIO Órgão: UNEMAT Prova: CESGRANRIO - 2024 - UNEMAT - Museólogo |
Q2389021 Museologia
Jean Devallon (2010), ao refletir sobre a concepção de exposição, com base na relação comunicação e sociedade, indica que “na tradição das ciências da informação e da comunicação, o termo ‘comunicação’ designa três tipos [modelos] de processos diferentes”.
No âmbito desses processos, encontra-se a exposição, que pertence ao modelo
Alternativas
Q2357963 Museologia
Analise as informações a seguir:
I. São atribuições do Museólogo: lecionar Museologia, planejar, organizar, administrar, dirigir e supervisionar os museus, as exposições de caráter educativo e cultural, os serviços educativos e atividades culturais dos museus e de instituições afins.
II. São prerrogativas do Museólogo: planejar, organizar, administrar, dirigir e supervisionar os museus, as exposições de caráter educativo e cultural, os serviços educativos e atividades culturais dos museus e de instituições afins; solicitar confisco de acervo de obras de arte que tenham pertencido a pessoas famosas falecidas e sem herdeiros.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2357962 Museologia
Analise as informações a seguir:
I. É certo afirmar que a sejam em reservas técnicas sejam em espaços de exposições, o recomendável é que os índices de umidade relativa e temperatura permaneçam o mais estável possível, embora as variações destas condições não sejam as principais fontes de deterioração dos acervos.
II. É correto afirmar o controle climático em museus é o mesmo dos demais sistemas de condicionadores de ar. Além da temperatura, a taxa e a variação de umidade relativa devem ser controladas.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2357961 Museologia
Analise as informações a seguir:
I. É correto afirmar que os procedimentos de restauração devem ter prioridade sobre os de conservação. A manutenção das características originais da obra deve receber a intervenção mínima, quando for necessário restabelecer sua integridade física e estética.
II. É correto afirmar que o desafio da conservação preventiva dos acervos museológicos está no controle da deterioração química, danos mecânicos e a biodeterioração. São fatores externos que contribuem com o desgaste: físicos: temperatura, umidade relativa do ar, luz natural ou artificial; químicos: poeira, poluentes atmosféricos e o contato com outros materiais instáveis quimicamente; biológicos: micro-organismos, insetos, roedores e outros animais; antrópicos: manuseio, armazenamento e exposição incorreta, intervenção inadequada, vandalismo e roubo; catástrofes: inundações, terremotos, furacões, incêndios e guerras.
Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2357956 Museologia
Analise as informações a seguir:
I. É correto afirmar que a escolha do local onde ocorrerá uma exposição deve passar por uma avaliação na qual devem ser consideradas planta baixa com medidas e áreas aproximadas, pontos de iluminação, existência de climatização, mobiliário fixo e móvel disponíveis, mobiliário de conforto, itens de segurança, acessos, circulação.
II. É correto afirmar que, para definir o conteúdo da exposição, é obrigatório fazer uma pesquisa completa, que considere todos os aspectos do conteúdo como o histórico, o antropológico, o cultural ou o tecnológica, sem a qual não se consegue montar uma exposição.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2357955 Museologia
Analise as informações a seguir:
I. É correto afirmar que exposições não representam histórias, tradições, novidades, conhecimentos, modos de ser, de fazer e de viver. Elas apenas veiculam discursos por meio de objetos sensoriais, como imagens, sons, cheiros, sensações sem segundas intenções.
II. Exposições não devem ser instrumentos para a produção, reprodução e difusão de conhecimentos. Devem ser espaços para a circulação de ideias, mas não trincheiras para quaisquer que sejam as ideologias políticas.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2357954 Museologia
Analise as informações a seguir:
I. É certo afirmar que, para se criar uma expografia, é necessário, preferencialmente, contar com uma equipe multidisciplinar que vai planejar, representar e visualizar o resultado da montagem, mesmo antes de ela ser executada.
II. É certo afirmar que uma exposição deve se basear na escolha e na apresentação de objetos que possam ancorar uma narrativa sobre um determinado assunto. As seleções e definições evocam as ideias e imagens pretendidas que buscam dialogar com o público visitante.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2357953 Museologia
Analise as informações a seguir:
I. É correto afirmar que uma exposição se realiza no encontro entre sujeito (visitante) e objeto (conjunto expositivo), ou seja, entre a sociedade e seu patrimônio.
II. É correto afirmar que exposições podem ser criadas e apresentadas apenas espaços fechados, cobertos, construídos ou edificados. Mostras de artes em parques, ruas, florestas ou mesmo virtualmente não pode ser denominadas exposições.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2357952 Museologia
Analise as informações a seguir:
I. É correto afirmar que o Programa de Gestão de Acervo de Museus faz o gerenciamento de todos os processos e espaços (internos e externos) de exposição do museu
II. É correto afirmar que o Programa de Exposições de Museus faz o gerenciamento dos bens culturais do museu, subdividindo-se nos subprogramas de documentação, conservação/restauração e aquisição.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2353065 Museologia
Segundo Maria Ignez Mantovani Franco, _____ é a área da museografia que se ocupa da definição da linguagem e do design da exposição museológica, englobando a criação de circuitos, suportes, recursos multimeios e projeto gráfico, incluindo programação visual, diagramação de textos explicativos, imagens, legendas, além de outros recursos comunicacionais.
Complete a lacuna com a área de atuação que melhor corresponde ao conceito apresentado.
Alternativas
Q2183856 Museologia
As questões técnicas do processo de concepção e montagem de uma exposição são inúmeras e de grande complexidade, pois envolvem diversas áreas na construção da experiência interativa, criativa e sensorial do público. Tal processo de mediação cultural, ou seja, entre a pesquisa, o museu, o patrimônio cultural e o público, configura-se como um grande conjunto de atividades interdependentes, resultado do sistema de comunicação museológica. Partindo da ideia síntese de que exposição é conteúdo e forma e de que a forma está intimamente associada ao conteúdo, sendo a sua materialização, correlacione as atividades a seguir, considerando I – para concepção museológica e II – para concepção expográfica.
P. Discussão do tema da exposição; Q. Criação de áreas conceituais em plantas arquitetônicas no espaço físico disponível; R. Concepção das vitrines e mobiliário; S. Seleção dos objetos museológicos e execução dos laudos técnicos dos estados de conservação; T. Designer da exposição.
A correlação correta é: 
Alternativas
Q2034367 Museologia
Correlacione os diversos segmentos de público às estratégias de monitoria em museu.
1. Público seleto, formado por especialistas 2. Grande público, de condição sociocultural variada 3. Público escolar, formado por discentes e docentes 4. Público de terceira idade
( ) Uso de termos técnicos e realização de oficinas e debates com organizadores e curadores da exposição. ( ) Uso de estruturas e material específicos para garantir a inclusão de todos os grupos de visitantes. ( ) Uso de linguagem coloquial e valorização dos conhecimentos prévios, mesmo que introdutórios, dos visitantes. ( ) Uso de atividades motivadoras associadas à observação de objetos e sua manipulação, quando possível.
A relação correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: E
5: B
6: C
7: C
8: C
9: C
10: B
11: D
12: C
13: B
14: D
15: A
16: B
17: D
18: B
19: E
20: B