Questões de Concurso
Sobre história da museologia em museologia
Foram encontradas 81 questões
I. Os modelos contemporâneos de Museologia têm buscado superar o caráter limitado do modelo custodial/tecnicista ao incorporar contribuições teóricas e práticas que surgiram ao longo do século XX, como os ecomuseus e a Nova Museologia. A Nova Museologia, especificamente, redefiniu o papel do museu, transformando-o de uma instituição voltada para a transmissão de conhecimento para um veículo de expressão da identidade comunitária.
II. O movimento dos ecomuseus, inicialmente associado ao impacto de ideias ambientalistas e à criação de museus ao ar livre, foi consolidado pelo movimento da Nova Museologia, que incorporou a participação comunitária no tratamento e cuidado do patrimônio. A Declaração de Quebec, de 1984, formalizou o Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM), estabelecendo uma rede de conceitos fundamentada em território, patrimônio e comunidade.
III. As tecnologias digitais também desempenharam um papel crucial na transformação dos museus contemporâneos. O conceito de museu virtual não só reconfigura o papel das exposições e dos acervos, mas também transforma os museus em sistemas de informação. A musealização de objetos imateriais, como as tradições orais, rituais e artes do espetáculo, deixou de ser um desafio teóricos para uma refulgente prática de campo.
IV. A musealização refere-se ao processo de transformação de objetos materiais e imateriais em testemunhos históricos. No entanto, somente a partir de 1972, o conceito de patrimônio passou a incluir a dimensão imaterial, dada pela Convenção da UNESCO de 1972, sobre a proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural.
V. O desenvolvimento da Nova Museologia e dos ecomuseus contribuiu diretamente para a problematização do papel tradicional do museu, ampliando sua função para além da simples exposição de objetos materiais. A perspectiva contemporânea busca integrar os museus como agentes de transformação social, o que se reflete no movimento dos museus virtuais, que dispensam o edifício físico e os acervos tradicionais, redefinindo completamente a função da instituição museal.
É correto afirmar que há:
O debate fundamentado na “desescolarização dos museus” foi iniciado por qual autor, em que circunstância e em que ano?
O Comitê para a Museologia do Conselho Internacional de Museus (Icofom/Icom), desde a sua criação, discute, entre outros temas, o objeto de estudo da museologia. Alguns dos autores estão alinhados pela concepção de relação entre o homem e a realidade. De acordo com a publicação O objeto de estudo da museologia, (1994) de Peter van Mensch, esses autores são as seguintes:
Assinale a alternativa que descreve um dos exemplos que adere, principalmente, a tipologia de museu classificada como tradicional com coleções vivas:
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto abaixo, referente aos conceitos associados aos museus:
O museu é uma ____________, logo que ele é um organismo regido por um sistema jurídico definido de direito público ou direito privado.
Sobre as diretrizes e definições provenientes da Mesa Redonda de Santiago do Chile – 1972, analisar os itens a seguir:
I. Os museus devem tornar suas coleções o mais acessível possível às instituições religiosas.
II. Os museus devem tornar suas coleções o mais acessível possível às instituições privadas.
III. A Associação Latino Americana de Museologia (ALAM) tem como um de seus objetivos constituir um instrumento de comunicação entre os museus e os museólogos latino americanos.
Está(ã) Correto(s):
A sociomuseologia tem como objetivo principal estabelecer normas rígidas para a prática museológica, buscando uniformizar a experiência museológica globalmente, sem atenção à diversidade cultural ou à institucional.
A sociomuseologia não valoriza a pesquisa associada ao patrimônio e, assim como a nova museologia, foca apenas na expansão do escopo territorial do museu e da ampliação da abrangência dos bens culturais.
A perda de força do termo “nova museologia” foi crucial para o surgimento e o avanço, principalmente após os anos 1990, da chamada museologia social ou sociomuseologia, assim como da museologia crítica.
A história dos museus no Brasil é marcada por um processo de grande transformação, tanto em termos de políticas públicas quanto de atuação dos agentes sociais envolvidos. Sobre esse assunto, podemos afirmar que:
Portugal sem plano definido para devolver bens culturais
Governo de Portugal ainda não inventariou o espólio cultural dos países africanos patente há décadas nos museus portugueses, nem definiu um plano para os restituir. Rei do Bailundo vai pedir a Lisboa a devolução de bens.
Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/portugal-sem-plano-definido-para-devolver-bens-culturais/a-67487810. Acesso em: 20 nov. 2023.
De um modo geral, os objetos cujo retorno é reivindicado foram musealizados, isto é, estão desterritorializados e encontram-se sob a guarda de uma instituição museológica. Tais objetos reclamados não necessariamente adquiriram um traço diaspórico no momento em que foram adquiridos. [...] É, portanto, no entrelaçamento de diversos processos de patrimonialização que se pode pensar a restituição na chave da reparação.
CHUVA, M. Restituição e reparação: refletindo sobre patrimônios em diáspora. In: NOGUEIRA, A. G. R. (org.) Patrimônio, resistência e direitos: histórias entre trajetórias e perspectivas em rede. Espírito Santo: Milfontes, 2022. p. 348.
A restituição e a repatriação dos objetos são processos diretamente vinculados aos debates sobre diversidade cultural e patrimônio diaspórico.
Dessa forma, conclui-se que
Qual é o diferencial referente ao seu pensamento, especialmente no período entre 1965 e 1995?
I. É correto afirmar que entre as medidas implementadas pelo IPHAN estão ações para impedir a evasão de acervo do país e a implantação de uma política de criação de museus nacionais.
II. É correto afirmar que os Museus Villa-Lobos e Museu Lasar Segall são da década de 1960.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar a criação do Iphan data de 1939.
II. É correto afirmar que a Inspetoria de Monumentos Nacionais e o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) antecederam à criação do IPHAN.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que o Museu Histórico Nacional foi criado com o objetivo de ensinar a população a conhecer fatos e histórias do passado, incentivando a formação cívica e o progresso do Brasil.
II. É correto afirmar que o Museu Histórico Nacional se tornou modelo para outras instituições, criou o curso de museologia, sendo responsável pela formação dos primeiros profissionais em museus no país.
Marque a alternativa CORRETA: