Questões de Concurso Sobre museografia em museologia

Foram encontradas 323 questões

Q3221643 Museologia
A Conservação de acervos em papel é uma das especialidades mais notórias do campo da Conservação dos Bens Culturais, desdobrando-se na variedade de suportes que possuem em comum os processos de deterioração e tratamento deles. Sobre a conservação de acervos em suporte de papel, assinale a alternativa que NÃO representa o termo conservação:
Alternativas
Q3221638 Museologia
“(...) Colecionar objetos é uma prática exercida pelo ser humano desde tempos imemoriais. Qualquer coleção tem origem no desejo ambicioso de acumular artefatos da mesma natureza ou de um conjunto de itens que guardem alguma relação entre si, sejam pinturas, esculturas, têxteis, objetos etnográficos, livros ou manuscritos, desenhos, cartões e outros.” Para que sua preservação aconteça, se torna necessário conservar tais exemplares.
Assinale a alternativa correta sobre agentes de degradação de um bem cultural:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Educação Patrimonial |
Q3217707 Museologia
O Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital (LAURD) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ desenvolveu um projeto de jogo que permite explorar uma representação virtual da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro.
Nele, o jogador alterna três perfis de navegação (Turista, Acadêmico e Morador), e em cada um deles tem acesso a perspectivas e informações diversas ao concluir tarefas determinadas.

Esse recurso do jogo é eficaz em promover a
Alternativas
Q3189870 Museologia

É muito importante a conscientização em relação à preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural, reconhecendo e valorizando os acervos mantidos nos museus e instituições afins. Dessa forma, o museu é responsável pela preservação de suas coleções, pressupondo a guarda, a segurança e a disponibilização para pesquisa e apreciação estética por meio de exposições e em condições adequadas.


(Disponível em: www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural. Acesso em: julho de 2024.)


Considere a organização de uma exposição especificamente composta por objetos de papel e tecido, referente a uma antiga fábrica de roupas. Dentre os principais cuidados com o acervo, podemos apontar que: 

Alternativas
Q3189869 Museologia

[...] A finalidade de aprofundar o conhecimento de um determinado objeto museológico consiste em conhecer esse objeto, para que era utilizado, qual o material usado e como foi confeccionado e, ainda, como se relacionar com outros objetos similares. A compreensão desse objeto está baseada na pesquisa e estudo, necessitando, na maioria das vezes, de exames e análises físico-químicas para datação, comprovação de autenticidade, composição química dos materiais constituintes e de intervenção restauradora que antecederam a entrada do objeto na instituição. Portanto, os “objetos são valorizados pelo que se pode aprender com eles”.


(BRADLEY, 1994, p. 20.)


Os acervos, de maneira geral, são constituídos de objetos variados, compostos por diferentes materiais e técnicas, muitas vezes em um único objeto, o que dificulta o trabalho de conservação dos profissionais. Um dos grupos que constituem esses materiais de acervo é o de materiais orgânicos, como por exemplo: 

Alternativas
Q3189868 Museologia

A função educativa dos museus foi amplamente discutida no “Seminário Regional da Unesco”, em 1958, na cidade do Rio de Janeiro, o que já denotava uma preocupação profissional com a problemática educacional dos museus [...] Nesse Seminário, segundo Toral (1995, p. 9), “o museu deveria desenclausurar-se não somente através de programas didáticos dirigidos à educação formal, como também da utilização de outros meios a seu alcance como o rádio, o cinema, a televisão, para atingir, assim, camadas mais amplas da população e poder melhor difundir sua mensagem”.


(CRESPO TORAL, Hernan, 1995.)


Ao longo do tempo, os museus têm sido vistos como locais de preservação do patrimônio cultural e da memória, sendo que esse papel é claro e inequívoco. Em relação ao seu viés educativo, os museus:

Alternativas
Q3189864 Museologia

A Lei nº 11.904/2009 institui o Estatuto de Museus e dá outras providências e trata diretamente das questões de Segurança em Museus: [...] Art. 22. Aplicar-se-á o regime de responsabilidade solidária às ações de preservação, conservação ou restauração que impliquem dano irreparável ou destruição de bens culturais dos museus, sendo punível a negligência. [...]


(Disponível em: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/seguranca-em-museus-o-que-e-e-medidas/. Acesso em: julho de 2024.)


A segurança em museus é um conjunto de medidas de segurança, destinadas à proteção física do acervo, assim como do edifício e das pessoas em um museu contra ameaças decorrentes de ações intencionais ou acidentais. A responsabilidade solidária em relação à segurança dos museus: 

Alternativas
Q3189863 Museologia

Palácio do Catete passa por revitalização após ameaça de fechamento


O Palácio do Catete, um exemplar da arquitetura neoclássica brasileira e lar do Museu da República há 60 anos, está passando por uma importante revitalização após o risco de fechamento das portas. As obras fazem parte do projeto RevivaRio Museu da República, em parceria com o Instituto Carioca Cidade Criativa. Os trabalhos incluem o religamento dos chafarizes, o restauro do portão principal, que está completamente vandalizado, e um novo paisagismo para os famosos jardins. Além das melhorias estruturais, o museu receberá uma nova sinalização bilíngue e um parquinho infantil.


(Disponível em: https://diariodorio.com/palacio-do-catete Acesso em: julho de 2024.)


O Museu da República tem como missão preservar, investigar e comunicar os testemunhos vinculados à história da República Brasileira. Esse museu:

Alternativas
Q3135195 Museologia
Um museu especializado em arte contemporânea possui em seu acervo várias instalações multimídia que utilizam materiais efêmeros e tecnologia digital. Ao expor essas obras, a equipe museológica enfrenta o desafio de preservar a integridade da experiência artística original enquanto lida com a obsolescência tecnológica e o desgaste dos materiais. Em casos onde há a necessidade de substituir partes da instalação, como dispositivos eletrônicos, a equipe precisa decidir entre a substituição exata do material ou a adaptação da obra às tecnologias atuais, mantendo o conceito central do artista. Esse processo, que requer uma análise cuidadosa entre conservação e interpretação da obra, é mais comumente abordado em museologia como:
Alternativas
Q3106059 Museologia
No que se refere à educação museal e à educação patrimonial, julgue o item subsecutivo.

A Política Nacional de Educação Museal (PNEM) é uma orientação para a realização de ações que fortaleçam o campo profissional da educação museal e garantam condições mínimas para a realização das práticas educacionais nos museus e processos museais. 
Alternativas
Q3106058 Museologia
No que se refere à educação museal e à educação patrimonial, julgue o item subsecutivo.

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), instituição que funcionou até ser transformada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), priorizava, em seus tombamentos, a arte colonial brasileira e a arquitetura religiosa.  
Alternativas
Q3106057 Museologia
No que se refere à educação museal e à educação patrimonial, julgue o item subsecutivo.

A educação museal e a educação patrimonial tem se consolidado como campos de conhecimento distintos, com a criação de diretrizes, normativas e políticas públicas próprias.  
Alternativas
Q3106056 Museologia
No que se refere à educação museal e à educação patrimonial, julgue o item subsecutivo.

O Programa Educativo e Cultural (PEC) é um documento fundamental para orientar o planejamento dos museus, sendo inclusive dever dessas instituições elaborá-lo e implementá-lo, pois é a partir do PEC que se definem a identidade, os objetivos e as estratégias de cada instituição.
Alternativas
Q3089477 Museologia
Sobre o processo de fossilização e os fatores que influenciam a preservação dos fósseis, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3074989 Museologia
A organização de reservas técnicas em museus, visando a otimização do espaço e a garantia da segurança e acessibilidade do acervo, requer um planejamento minucioso que leve em consideração as características do acervo, o tipo de mobiliário e os sistemas de armazenamento. A escolha de soluções inadequadas pode comprometer a conservação dos objetos, dificultar o acesso dos pesquisadores e aumentar o risco de danos. Nesse sentido, a elaboração de um projeto de organização de reservas técnicas deve:
Alternativas
Q3074981 Museologia
A pesquisa museológica, como prática fundamental para a gestão de acervos e o desenvolvimento de exposições, exige do museólogo:
Alternativas
Q3074980 Museologia
A segurança em museus, para além de proteger o patrimônio, visa garantir a integridade de pessoas e a experiência do público. Nesse contexto, o museólogo deve:
Alternativas
Q3074979 Museologia
A aplicação de princípios de conservação preventiva em museus, considerando especificidades de acervos e fatores ambientais, exige do museólogo:
Alternativas
Q3074978 Museologia
A curadoria de exposições de arte contemporânea, em museus, exige do profissional a capacidade de:
Alternativas
Q2612263 Museologia

Uma das decisões publicadas a partir da Mesa Redonda de Santiago do Chile – 1972, descreve:

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: C
6: C
7: D
8: B
9: D
10: E
11: C
12: C
13: E
14: C
15: A
16: C
17: B
18: C
19: B
20: A