Questões de Concurso
Sobre museografia em museologia
Foram encontradas 310 questões
A Política Nacional de Educação Museal (PNEM) é uma orientação para a realização de ações que fortaleçam o campo profissional da educação museal e garantam condições mínimas para a realização das práticas educacionais nos museus e processos museais.
O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), instituição que funcionou até ser transformada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), priorizava, em seus tombamentos, a arte colonial brasileira e a arquitetura religiosa.
A educação museal e a educação patrimonial tem se consolidado como campos de conhecimento distintos, com a criação de diretrizes, normativas e políticas públicas próprias.
O Programa Educativo e Cultural (PEC) é um documento fundamental para orientar o planejamento dos museus, sendo inclusive dever dessas instituições elaborá-lo e implementá-lo, pois é a partir do PEC que se definem a identidade, os objetivos e as estratégias de cada instituição.
Considerando o método para processos de concepção e montagem de exposições, no que se refere à tomada de decisão, James Volkert aponta três modelos em eras que, em certa medida, ainda existem nas práxis atuais dos museus. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta esses modelos.
Ulpiano T. Bezerra de Meneses (2000) ajuda a evitar erros recorrentes relacionados à educação em museus e aponta objetivos a serem alcançados. De acordo com esse autor, é correto afirmar que se deve
Coleção é todo conjunto de objetos naturais ou artificiais, mantidos temporariamente ou definitivamente fora do circuito de atividades econômicas, submetidos a uma proteção especial em um lugar fechado preparado para esse propósito, e expostos ao olhar.
A definição apresentada está de acordo com
De acordo com Zbynek Zbyslav Stránský (1980), metamuseologia se refere a
No âmbito das exposições museológicas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Espaço expositivo, cor, iluminação e mobiliário são exemplos de elementos da construção expográfica.
( ) As exposições constituem-se como espaços de produção de reflexões sistemáticas sobre problemas sociais, culturais, ecológicos, entre outros.
( ) Os objetos selecionados para compor a narrativa de uma exposição falam por si.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre as ações de conservação preventiva de objetos em couro, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Para a higienização a seco de uma peça com reentrância, deve-se utilizar pincel e finalização com flanela macia.
II. As roupas podem ser penduradas em cabides forrados com tecido de algodão ou cabides de acrílico, ou estendidas em posição horizontal, evitando vincos e dobras.
III. A parte interna dos sapatos deve ser preenchida com sacos de tecido de algodão preenchidos com manta acrílica ou ethafoan.
IV. Para o armazenamento adequado, os cintos devem ficar estendidos na horizontal.
Em relação aos estudos de avaliação voltados às exposições museológicas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A avaliação formativa ocorre na fase de planejamento da exposição, colaborando para a definição de conceitos a serem trabalhados, e identificando a familiaridade e interesse do público em relação ao conteúdo da exposição.
( ) A avaliação somativa analisa a interação entre a exposição e o público externo, e também é conhecida como pesquisa de recepção.
( ) A avaliação corretiva colabora para ajustes e correções de forma quase imediata à percepção do problema, identificado por profissionais da instituição ou pelo público externo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: