Questões de Concurso Sobre órgãos de fomento e controle da museologia em museologia

Foram encontradas 65 questões

Q3074986 Museologia
A PNM destaca a importância da participação social na gestão e no desenvolvimento dos museus, reconhecendo o papel fundamental da sociedade civil na preservação e na valorização do patrimônio cultural. Nesse sentido, a política propõe:
Alternativas
Q3074984 Museologia
A partir da década de 1980, os museus brasileiros passaram por um processo de redemocratização e renovação, impulsionado pela Constituição de 1988 e pela criação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM). Esse processo resultou em:
Alternativas
Q2612267 Museologia

Sobre as diretrizes e definições provenientes da Mesa Redonda de Santiago do Chile – 1972, analisar os itens a seguir:


I. Os museus devem tornar suas coleções o mais acessível possível às instituições religiosas.

II. Os museus devem tornar suas coleções o mais acessível possível às instituições privadas.

III. A Associação Latino Americana de Museologia (ALAM) tem como um de seus objetivos constituir um instrumento de comunicação entre os museus e os museólogos latino americanos.


Está(ã) Correto(s):

Alternativas
Ano: 2024 Banca: Quadrix Órgão: IBICT Prova: Quadrix - 2024 - IBICT - Tecnologista - Museu |
Q2509227 Museologia
Considerando a noção de patrimônio em suas diferentes categorias e os instrumentos para sua identificação e proteção, julgue o item.
Segundo a Convenção para a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural Mundial da UNESCO (1972), são considerados parte do patrimônio cultural ou natural mundial: conjuntos urbanos que exibem uma unidade arquitetônica significativa ou uma harmoniosa integração paisagística; monumentos naturais de valor universal excepcional, seja por sua estética ou importância científica; e grutas que ostentam inscrições e pinturas com valor excepcional sob a ótica histórica ou científica.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESGRANRIO Órgão: UNEMAT Prova: CESGRANRIO - 2024 - UNEMAT - Museólogo |
Q2389036 Museologia
O desenvolvimento dos museus é, em grande medida, influenciado pelas políticas culturais de cada país. [Estas entendidas como] a definição e a promoção de um conjunto de valores e de acções na esfera da cultura, que num dado momento ou contexto procuram responder às necessidades e preocupações na sociedade onde se inscrevem, atendendo aos recursos disponíveis.
[Seu desenvolvimento] é mutável, variando conforme as mudanças políticas, económicas, sociais e culturais que se operam na sociedade, refletindo em cada momento escolhas e aspectos que são mais valorizados em detrimento de outros. 

Disponível em: http://journals.openedition.org/midas/2984. Acesso em: 23 nov. 2023. 

Os autores esclarecem que o desenvolvimento e a implementação dessas políticas culturais são de responsabilidade dos Estados-nação, seja na esfera federal, estadual ou municipal.
No contexto brasileiro, datado das primeiras duas décadas do século XXI e no âmbito dos debates sobre política pública para a área da cultura, foi promulgada a Lei nº 12.343/2010 que
Alternativas
Q2357966 Museologia
Analise as informações a seguir:
I. É correto afirmar que foi um dos objetivos da consulta pública para construir Política Nacional de Educação Museal: constituir as diretrizes para as ações de educadores e profissionais dos museus na área educacional.
II. É correto afirmar que foi um dos objetivos da consulta pública para construir Política Nacional de Educação Museal: fortalecer o campo profissional
III. É correto afirmar que foi um dos objetivos da consulta pública para construir Política Nacional de Educação Museal: garantir condições mínimas para a realização das práticas educacionais nos museus e processos museais.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2034351 Museologia
A diversificação das fontes de recursos é uma dimensão cada vez mais relevante para uma gestão sustentável dos museus no Brasil. A respeito da composição do orçamento de um museu, relacione as fontes orçamentárias às respectivas descrições.
1. Receitas próprias 2. Doações 3. Patrocínio direto 4. Leis de incentivo ( ) Recursos transferidos, de modo definitivo e gratuito, em favor de projetos culturais, sem publicidade associada à divulgação desse ato. ( ) Recursos provenientes de norma fiscal, no âmbito federal, estadual ou municipal, para realização de projetos culturais. ( ) Recursos transferidos, de modo definitivo e gratuito, para realização de projetos culturais, com publicidade associada à divulgação desse ato. ( ) Recursos gerados pelo museu mediante venda de ingressos, locação de espaços, venda de publicações, cafeteria e lojas, entre outros.
A relação correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2034346 Museologia
Os Estados Membros são convidados a apoiar políticas ativas de preservação, pesquisa, educação e comunicação, adaptadas aos contextos sociais e culturais locais, para permitir aos museus proteger e transmitir o patrimônio às futuras gerações. Nessa perspectiva, esforços colaborativos e participativos entre museus, comunidades, sociedade civil e o público devem ser fortemente encorajados.
UNESCO. Recomendação referente à proteção e promoção dos museus e coleções, sua diversidade e seu papel na sociedade, 2015.
A Recomendação da UNESCO se insere no contexto da nova museologia, articulada a partir dos princípios de:
Alternativas
Q1802936 Museologia
Ainda sobre o Sistema Estadual de Cultura, marque o item INCORRETO sobre seus integrantes:
Alternativas
Q1802927 Museologia
Aberto ao público em geral, tratou-se de um encontro de especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas ao campo das políticas culturais e gestão, com o objetivo de divulgar trabalhos e promover debates sobre ações políticas, práticas e reflexões históricas e teóricas. A realização é do Setor de Pesquisa de Políticas Culturais da Casa de Rui Barbosa e da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão. O evento realizado de 6 a 9 de maio de 2019, no Rio de Janeiro, é a 10ª edição do:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2016 - UFMG - Museólogo |
Q1761608 Museologia
Os objetivos do Sistema Brasileiro de Museus SÃO
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2016 - UFMG - Museólogo |
Q1761599 Museologia

O Estatuto de Museus (2009) abrange diferentes aspectos relacionados à gestão das instituições museológicas no Brasil.


Dentre os itens abaixo, indique SOMENTE aquele que não pertence ao Estatuto.

Alternativas
Q1256028 Museologia
Em 1966, foi criado o Conselho Federal de Cultura (CFC), composto por 24 membros, nos moldes do Conselho Federal de Educação. O Conselho possuía quatro câmaras, uma delas dedicada ao patrimônio histórico e artístico nacional. Pretendia-se criar um Plano Nacional de Cultura e auxiliar as instituições culturais do país, de acordo com o Decreto-lei 74/1966.
Sobre as proposições políticas desse Conselho, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1256025 Museologia
Cruz e Souza e Moraes (2013, p. 6) mostram que é possível pensar a criação do IEPHA / MG na década de 1970, como uma agência designada para desempenhar ações regionais de preservação à imagem e semelhança do IPHAN, resultando de um processo de descentralização das responsabilidades políticas, antes concentradas na figura daquela agência nacional. Os autores citam várias ações do órgão estadual ao longo de mais de 40 anos de existência que demonstram tal política.
De acordo com a leitura desses autores, assinale a alternativa que não caracteriza a atuação do órgão ao longo de sua história.
Alternativas
Q1217182 Museologia
De acordo com o caderno de lançamento da Política Nacional de Museus, publicado em março de 2003, são eixos programáticos da mesma:

I – Gestão e configuração do campo museológico; II – Democratização e acesso aos bens culturais; III – Formação e capacitação de recursos humanos; IV – Informatização de museus; V – Modernização de infraestruturas museológicas; VI – Financiamento e fomento para museus; VII – Aquisição e gerenciamento de acervos culturais.


Dos itens acima descritos:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC
Q1214254 Museologia
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desenvolveu um instrumento para os museus informarem seu quantitativo de visitação anual de forma padronizada e organizada (Decreto n° 8.124/2013, artigo 4°, inciso VIII e Lei 11.904/2009, artigo 36), que pode ser acessado anualmente, sempre no período de fevereiro a abril. Trata-se da(o): 
Alternativas
Ano: 2014 Banca: NC-UFPR Órgão: UNILA
Q1207012 Museologia
Avalie as afirmativas abaixo, tendo como parâmetro sua coerência com as propostas presentes na Carta de Petrópolis, documento que lançou bases para a construção de uma Política Nacional de Educação Museal. 
1. A Metodologia Triangular deve ser a base para as ações educativas desenvolvidas em museus de arte.
2. A missão da área educacional deve ser definida a partir da missão institucional do museu.
3. A ação educacional é parte importante para o desenvolvimento do processo museológico.
4. É necessário que se promova, periodicamente, estudos de público e não público, com caráter qualitativo e quantitativo. 
São coerentes com as propostas da Carta de Petrópolis as afirmativas:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNIPAMPA
Q1198817 Museologia
A respeito de conceitos e práticas relacionadas aos museus, à museologia e aos patrimônios cultural e natural, julgue o item a seguir.
A Convenção para Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, promulgada pela UNESCO em 1972, visa ao estabelecimento de mecanismos de identificação, conservação, valorização e transmissão às gerações futuras do patrimônio situado no território dos Estados-parte. Na atualidade, esse objetivo impacta negativamente na preservação e comunicação do patrimônio pertencente a pequenos grupos sociais, o que reduz a garantia de integridade da diversidade cultural.
Alternativas
Q858684 Museologia
Assinale a alternativa que apresenta o número de espaços científico-culturais apresentados na publicação “Centros e Museus de Ciência do Brasil 2015”, editada pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência – ABCMC.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2016 - FUB - Museólogo |
Q756731 Museologia
Com base na convenção relativa à proteção do patrimônio mundial, cultural e natural, julgue o item subsequente.
Essa convenção determina que a identificação dos bens culturais e naturais de cada nação seja feita pela UNESCO.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: C
5: D
6: A
7: C
8: E
9: A
10: C
11: D
12: D
13: B
14: B
15: C
16: B
17: D
18: E
19: E
20: E