Questões de Museologia - Planejamento Museológico: Diagnóstico e Plano Museológico para Concurso

Foram encontradas 39 questões

Q3074989 Museologia
A organização de reservas técnicas em museus, visando a otimização do espaço e a garantia da segurança e acessibilidade do acervo, requer um planejamento minucioso que leve em consideração as características do acervo, o tipo de mobiliário e os sistemas de armazenamento. A escolha de soluções inadequadas pode comprometer a conservação dos objetos, dificultar o acesso dos pesquisadores e aumentar o risco de danos. Nesse sentido, a elaboração de um projeto de organização de reservas técnicas deve:
Alternativas
Q3074981 Museologia
A pesquisa museológica, como prática fundamental para a gestão de acervos e o desenvolvimento de exposições, exige do museólogo:
Alternativas
Q2612263 Museologia

Uma das decisões publicadas a partir da Mesa Redonda de Santiago do Chile – 1972, descreve:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESGRANRIO Órgão: UNEMAT Prova: CESGRANRIO - 2024 - UNEMAT - Museólogo |
Q2389039 Museologia
[...] alguns autores trabalham três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Essa abordagem pode ser útil para a organização, bem como para a visão geral do processo. O planejamento estratégico seria o instrumento mais amplo, genérico, sintético e abrangente. Envolve toda a organização e volta-se para o longo prazo. O planejamento tático abrange as unidades ou funções da organização, sendo mais detalhado e voltando-se para prazos mais curtos. O planejamento operacional abrange as atividades específicas a serem desenvolvidas no curto prazo. 

Disponível em: Subsídios-para-a-elaboração-de-planos-museológicos.pdf (museus.gov.br). Acesso em: 23 nov. 2023.


Na elaboração de um plano museológico, devem ser associados tais níveis às seguintes etapas:

I - planejamento estratégico II - planejamento tático III - planejamento operacional

P - Elaboração do cronograma e monitoramento Q - Caracterização, planejamento conceitual, diagnóstico e objetivos estratégicos R - Elaboração de projetos S - Elaboração de programas
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESGRANRIO Órgão: UNEMAT Prova: CESGRANRIO - 2024 - UNEMAT - Museólogo |
Q2389026 Museologia
Na elaboração de um Plano Museológico, sugere-se que o museu estruture o tópico Caracterização do museu dividindo-o em três partes.
Quais partes integram esse tópico?
Alternativas
Q2357963 Museologia
Analise as informações a seguir:
I. São atribuições do Museólogo: lecionar Museologia, planejar, organizar, administrar, dirigir e supervisionar os museus, as exposições de caráter educativo e cultural, os serviços educativos e atividades culturais dos museus e de instituições afins.
II. São prerrogativas do Museólogo: planejar, organizar, administrar, dirigir e supervisionar os museus, as exposições de caráter educativo e cultural, os serviços educativos e atividades culturais dos museus e de instituições afins; solicitar confisco de acervo de obras de arte que tenham pertencido a pessoas famosas falecidas e sem herdeiros.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2357951 Museologia
Analise as informações a seguir:
I. É certo afirmar que o Plano Museológico é definido pelo IPHAN e pelo Estatuto de Museus.
II. É certo afirmar que o Plano Museológico ocorre em três fases independentes, mas complementares: definição institucional, programas e projetos.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2313818 Museologia
Sobre a gestão de pessoal, mesmo que o museu conte com um pessoal especializado em recursos humanos, é essencial que toda a equipe de nível mais elevado entenda os fundamentos da liderança e da boa gestão de pessoal. Pode-se afirmar, ainda, sobre essas práticas que 
Alternativas
Q2313817 Museologia
Segundo Herreman (2015), no livro “Como gerir um Museu”, a verificação, pelo ponto de vista do visitante, é um método por meio do qual o museu monitora e avalia os padrões e as disposições que pratica. As evidências coletadas ajudarão a priorizar as suas ações no futuro. A avaliação é o mecanismo para checar e apurar processos, consequências e resultados, e pode acontecer em diversas fases de uma série particular de ações, dentre elas:
Alternativas
Q2241909 Museologia
Sobre as recomendações de programas constantes nos Planos Museológicos, conforme a publicação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) — Subsídios para a elaboração de planos museológicos, analisar os itens abaixo:
I. Programa de Gestão de Pessoas, Programa Educativo e Cultural e Programa Socioambiental.
II. Programa de Segurança, Programa de Restauro e Programa Institucional.
III. Programa de Acessibilidade Universal, Programa de Exposições e Programa de Acervos.
IV. Programa de Comunicação, Programa de Financiamento e Fomento e Programa Institucional.

Estão CORRETOS: 
Alternativas
Q2183849 Museologia
O Programa de Acervos é fundamental para o desenvolvimento dos bens musealizados, pois as ações a serem planejadas em torno do acervo do museu estão diretamente vinculadas a todos os outros programas do Plano Museológico. O Programa de Acervos pode ser traduzido por um conjunto de diretrizes que orientam, por exemplo, a política de aquisição e descarte, o registro, a catalogação, a conservação-restauração, o compartilhamento de informações e o acesso às coleções do museu.
Sobretudo, gestão de acervos implica a implementação de uma prática de gerenciamento baseada: 
Alternativas
Q2183848 Museologia
O museu é um espaço dialógico e a pesquisa de perfil é fundamental para conhecer seu público. Existem inúmeras metodologias para entender e saber quem é o público (net promoter score, bilheteria, questionário), porém, todas precisam seguir um passo a passo, que é: 
Alternativas
Q2183844 Museologia
Museus e centros de memória devem ter um programa de acessibilidade, inserido no plano museológico, que promova a inclusão cultural de pessoas com deficiência. Tanto esse programa quanto o plano passam por reelaborações feitas aos poucos, de tempos em tempos, conforme, por exemplo, as necessidades do museu, das exposições e das mostras.
Tal programa de acessibilidade deve ser elaborado como:
Alternativas
Q2183836 Museologia
Considerando que os museus trabalham a seleção e a incorporação de peças, o objeto museológico é colocado em um sistema de informações instituído para agrupar entidades individualizadas e lhes dar sentido. Dessa forma, o objeto entra no processo de enquadramento teórico dos procedimentos realizados pela cadeia operatória de salvaguarda e comunicação.
Tais procedimentos são:
Alternativas
Q2034347 Museologia
No Brasil, a elaboração de Plano Museológico é dever de todos os museus, devendo conter determinadas partes. Leia os trechos a seguir, extraídos de alguns planos.
I. Ser uma referência nacional para o estudo e a reflexão da história do Brasil Imperial e, em particular, da história da cidade de Petrópolis. Museu Imperial (RJ) - Ibram/MinC
II. Preservar, pesquisar e comunicar a memória nacional relativa ao Ciclo do Ouro em Goiás, enfatizando a importância histórica de Pilar de Goiás neste processo e a riqueza arquitetônica do imóvel onde está localizado. Museu Casa da Princesa (GO) - Ibram/MinC

Os trechos se referem, respectivamente, às partes do Plano Museológico denominadas:
Alternativas
Q1906732 Museologia
O Estatuto de Museus define, em seu Art. 44, que é dever dos museus a elaboração e a implementação do Plano Museológico. Considerado uma ferramenta básica de planejamento estratégico, deve ser elaborado de forma coletiva e colaborativa, sendo avaliado permanentemente e revisado pela instituição com periodicidade definida em seu regimento. O Plano Museológico deve contemplar Programas e Projetos específicos, que devem ser concebidos de forma interdisciplinar. Com base na publicação “Subsídios para a elaboração de Planos Museológicos”, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o Programa com sua respectiva definição.

Coluna 1
1. Programa de Gestão de Pessoas. 2. Programa Educativo e Cultural. 3. Programa de Acervos. 4. Programa de Pesquisa.
Coluna 2
(  ) Abrange o processamento e a disseminação de informações, destacando-se as linhas de pesquisa institucionais e os projetos voltados para estudos de público, patrimônio cultural, museologia, história institucional e outros.
(  ) Abrange os projetos e as atividades educativo-culturais desenvolvidos pelo museu, destinados a diferentes públicos e articulados com diferentes instituições.
(  ) Abrange o processamento técnico e o gerenciamento dos diferentes tipos de acervos da instituição, incluídos os de origem arquivística e bibliográfica.
(  ) Abrange as ações destinadas à valorização, capacitação e bem-estar do conjunto de servidores, empregados, prestadores de serviço e demais colaboradores do museu, o diagnóstico da situação funcional existente e necessidades de readequação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1906730 Museologia
Segundo Marília Xavier Cury, estabelecer uma cultura de avaliação é fundamental para o desenvolvimento dos museus, funcionando como ferramenta de aprimoramento e aperfeiçoamento das práticas e refinamento profissional. Para Cury, a avaliação deve ser compreendida como “um meio para um fim”. Nessa perspectiva, a autora propõe seis tipos de avaliação voltadas em específico para as exposições museológicas. O tipo de avaliação que analisa a interação entre a exposição e o público por meio de pesquisas de recepção denomina-se: 
Alternativas
Q1802933 Museologia
Sobre Plano Museológico, marque o item INCORRETO:
Alternativas
Q1802923 Museologia
Compreendido como ferramenta básica de planejamento estratégico, de sentido global e integrador, o Plano Museológico é indispensável para a identificação da vocação da instituição, para a sua definição, ordenamento e priorização dos objetivos e das ações de cada uma de suas áreas de funcionamento. No que diz respeito ao Plano Museológico, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC
Q1214425 Museologia
Assinale a alternativa que descreve corretamente o termo gestão de acervos. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: E
5: A
6: B
7: A
8: B
9: C
10: C
11: D
12: C
13: D
14: E
15: E
16: A
17: C
18: D
19: D
20: B