Questões de Museologia - Tipologias de Museus para Concurso
Foram encontradas 66 questões
A tipologia de museus que não existem em materialidade, havendo por meio de um registro em código informacional no ciberespaço é denominada:
A museologia social emergiu como uma abordagem que busca utilizar os museus como ferramentas para promover a cidadania, os direitos humanos e diversos outros direitos, incluindo dos trabalhadores, das mulheres, dos povos indígenas, dos negros e da comunidade LGBT+.
Nos contexto museológico, utiliza-se o termo "tipologia museológica" para se referir à classificação dos objetos pertencentes a uma dada coleção. Sobre esse assunto, relacione a coluna 1 com a coluna 2:
Coluna 1: tipologia
(1)Filatelia.
(2)Numismática.
(3)Indumentária.
(4)Etnográfica.
Coluna 2: classificação
(__)Composta por objetos relacionados a diferentes culturas e grupos étnicos, geralmente provenientes de sociedades não ocidentais.
(__)Composta por roupas, trajes e acessórios usados por diferentes culturas e ao longo da história.
(__)Composta por moedas e medalhas.
(__)Composta por selos postais e itens relacionados, como envelopes, carimbos e cartas.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
I. não é permitido expor objetos etnográficos sem o consentimento dos povos indígenas. II. os povos indígenas têm a prerrogativa de definir procedimentos de conservação e restauro em objetos que pertençam a sua etnia. III. os povos indígenas podem decidir quais objetos devem integrar acervos museológicos.
Nos debates atuais, ganharam relevo os temas relacionados com a corporalidade, o estatuto ontológico de imagens e artefatos, os poderes agentivos dos objetos materiais e dos sistemas gráficos, assim como o lugar dos artefatos nas abordagens perspectivistas. [...] Visando circunscrever o assunto e apontar alguns temas relevantes, enfatiza-se que, na vida indígena, a arte configura uma expressão de conhecimento que é material, técnica e prática e se exerce em diversos campos da criação e utilização das obras produzidas.
LAGROU, E.; VAN VELTHEM, L. H. As artes indígenas: olhares cruzados. BIB, São Paulo, n. 87, 3/2018, p. 133-156. DOI: 10.17666/bib8706/2018
A respeito da arte indígena, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) A arte entre os povos indígenas é dissociada dos artefatos. ( ) Entre os povos indígenas, o belo não está dissociado de seu sentido prático. ( ) Arte é um conceito indígena. ( ) Artefatos indígenas são definidos exclusivamente pela sua funcionalidade.
( ) Por meio dos repositórios digitais é possível provar a propriedade de um determinado item, pois, ao publicizar a sua existência, há a possibilidade de auxiliar que ele não entre em um circuito de tráfico ilícito de objetos culturais.
( ) Por meio dos repositórios digitais, há a possibilidade de reunir as informações sobre os acervos em um único local. Essa ação permite que as coleções de uma mesma instituição, porém de naturezas distintas, sejam visualizadas em seu conjunto.
( ) Informações quanto à localização, estado de conservação e exposições podem ser gerenciadas pelos acervos digitais. Ainda não há um projeto que auxilia a visualização pública dos empréstimos de itens do acervo.
A sequência está correta em
( ) Gratuidade: o Tainacan é um software livre, sem custo de instalação ou manutenção.
( ) Alta curva de aprendizagem: o Tainacan pode ser instalado e utilizado por um profissional da área cultural e de museu, desde que tenha formação específica em TI.
( ) Documentação ampla e em língua portuguesa: o Tainacan foi desenvolvido como software livre, a fim de ser difundido e utilizado.
A sequência está correta em
Essa denominação é considerada:
( ) O museu considera os objetos museais a partir de seu vínculo com a comunidade-território de onde se originam. ( ) O museu promove a inclusão cultural e social das populações marginalizadas do espaço urbano. ( ) O museu objetiva preservar exemplos de habitações e utensílios do passado, substituídos pela tecnologia moderna.
A sequência correta é
A função social dos museus é uma discussão reiterada e nunca esgotada, pois, se ele é inteiramente ligado a (quase que condicionado por) aspectos tangíveis como a edificação, as salas, vitrines e coleções, é exatamente nele que tudo é desfuncionalizado e reinventado ao se inserir em uma nova ordem simbólica (DELOCHE, 2010, p. 13). É também um domínio das imaterialidades. Sobre o tema, analise os itens abaixo:
I. O nascimento dos museus está ligado ao reconhecimento oficial do caráter sagrado de traços que definem o humano: seu reconhecimento como único e atemporal e de cada um dos seres como possuidores da humanidade em si dá um sentido semelhante às suas obras e a elas o poder de nos tornarem mais humanos quando em contato com seus repositórios por excelência, os museus.
II. Muito se fala, portanto, sobre a função social dos museus, mas é preciso delimitá-la bem. Foi depois da Mesa-Redonda sobre o Papel do Museu na América Latina, organizada pela UNESCO, em Santiago do Chile – 1972, que o ICOM, em mais uma atualização de seu conceito de museu, incluiu a ideia de instituição “a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento”.
III. O papel social e educativo do museu é unicamente o de conservar e preservar a memória de uma coletividade, possibilitando que ela fique devidamente armazenada em local seguro.
IV. A função da instituição museu tem como componentes o perfil preservacionista, científico e educativo (BRUNO, 1995, p. 65), e a função social se realizaria na intersecção de duas outras, a científica e a educativa, ao “propiciar a compreensão sobre o patrimônio / herança e o exercício da cidadania”.
Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
I – A incorporação das técnicas de mercado na difusão e promoção das atividades museológicas;
II – A edificação do museu como obra de arte;
III – O turismo utilizando o museu como lugar privilegiado.
Considerando a relação entre museus e turismo cultural, expostas nas sentenças II e III, selecione a instituição que mais se aproxima destas qualidades: