Questões de Concurso Sobre tipologias de museus em museologia

Foram encontradas 66 questões

Q3074975 Museologia
A relação entre museus e arte contemporânea tem sido marcada por tensões e desafios. Uma das principais críticas à atuação dos museus nesse campo é:
Alternativas
Q2848424 Museologia
“Inaugurado oficialmente no dia 20 de março, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março de 2006. Em seus três primeiros anos de funcionamento mais de 1.600.000 pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul. [...] O Museu da Língua Portuguesa, dedicado à valorização e difusão do nosso idioma (patrimônio imaterial), apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.” (MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA, em meio eletrônico, 2010). . Qual dos recursos tecnológicos a seguir possui todas as funcionalidades necessárias para a realização de uma exposição como a do Museu da Língua Portuguesa?
Alternativas
Q2848354 Museologia
“Diante da dimensão proporcionada pelas novas tecnologias e a abertura a novos saberes, a catalogação museológica também se redimensiona, e a Museologia amplia suas possibilidades. [...] À espera de um espaço físico conceitual que os inclua, muitos objetos museológicos estão 'ocultos' em alguma gaveta ou prateleira, embalados devidamente de acordo com os princípios de conservação museológica e prontos para serem localizados por sua identificação numérica. Junto com eles, ocultas também estão as informações que a instituição (a serviço da sociedade!) poderia estar fornecendo a ela”(GODOY, 2002). Para enfrentar esse problema, muitas instituições decidiram, então, investir na distribuição de informações do seu acervo em meio digital. Dos meios descritos nas opções a seguir, quais são aqueles que possibilitam essa distribuição?
Alternativas
Q2612277 Museologia

A tipologia de museus que não existem em materialidade, havendo por meio de um registro em código informacional no ciberespaço é denominada:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: Quadrix Órgão: IBICT Prova: Quadrix - 2024 - IBICT - Tecnologista - Museu |
Q2509246 Museologia
Acerca dos movimentos “nova museologia” e “Sociomuseologia”, julgue o item.
A museologia social emergiu como uma abordagem que busca utilizar os museus como ferramentas para promover a cidadania, os direitos humanos e diversos outros direitos, incluindo dos trabalhadores, das mulheres, dos povos indígenas, dos negros e da comunidade LGBT+.
Alternativas
Q2431753 Museologia

Nos contexto museológico, utiliza-se o termo "tipologia museológica" para se referir à classificação dos objetos pertencentes a uma dada coleção. Sobre esse assunto, relacione a coluna 1 com a coluna 2:


Coluna 1: tipologia


(1)Filatelia.

(2)Numismática.

(3)Indumentária.

(4)Etnográfica.


Coluna 2: classificação


(__)Composta por objetos relacionados a diferentes culturas e grupos étnicos, geralmente provenientes de sociedades não ocidentais.

(__)Composta por roupas, trajes e acessórios usados por diferentes culturas e ao longo da história.

(__)Composta por moedas e medalhas.

(__)Composta por selos postais e itens relacionados, como envelopes, carimbos e cartas.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2023 - UFSC - Antropólogo |
Q2170015 Museologia
A gestão compartilhada de acervos etnográficos tem crescido significativamente nos museus brasileiros. Sobre o assunto, é correto afirmar que atualmente:
I. não é permitido expor objetos etnográficos sem o consentimento dos povos indígenas. II. os povos indígenas têm a prerrogativa de definir procedimentos de conservação e restauro em objetos que pertençam a sua etnia. III. os povos indígenas podem decidir quais objetos devem integrar acervos museológicos.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2023 - UFSC - Antropólogo |
Q2170007 Museologia
Leia o texto a seguir.
Nos debates atuais, ganharam relevo os temas relacionados com a corporalidade, o estatuto ontológico de imagens e artefatos, os poderes agentivos dos objetos materiais e dos sistemas gráficos, assim como o lugar dos artefatos nas abordagens perspectivistas. [...] Visando circunscrever o assunto e apontar alguns temas relevantes, enfatiza-se que, na vida indígena, a arte configura uma expressão de conhecimento que é material, técnica e prática e se exerce em diversos campos da criação e utilização das obras produzidas.
LAGROU, E.; VAN VELTHEM, L. H. As artes indígenas: olhares cruzados. BIB, São Paulo, n. 87, 3/2018, p. 133-156. DOI: 10.17666/bib8706/2018
A respeito da arte indígena, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) A arte entre os povos indígenas é dissociada dos artefatos. ( ) Entre os povos indígenas, o belo não está dissociado de seu sentido prático. ( ) Arte é um conceito indígena. ( ) Artefatos indígenas são definidos exclusivamente pela sua funcionalidade. 
Alternativas
Q2145016 Museologia
Quanto à conservação de espécimes de história natural, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2079204 Museologia
Com o advento da cultura digital, a relação da sociedade com os museus também vem se transformando. Segundo o que se pensa sobre a difusão virtual do acervo museal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Por meio dos repositórios digitais é possível provar a propriedade de um determinado item, pois, ao publicizar a sua existência, há a possibilidade de auxiliar que ele não entre em um circuito de tráfico ilícito de objetos culturais.
( ) Por meio dos repositórios digitais, há a possibilidade de reunir as informações sobre os acervos em um único local. Essa ação permite que as coleções de uma mesma instituição, porém de naturezas distintas, sejam visualizadas em seu conjunto.
( ) Informações quanto à localização, estado de conservação e exposições podem ser gerenciadas pelos acervos digitais. Ainda não há um projeto que auxilia a visualização pública dos empréstimos de itens do acervo.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2079203 Museologia
Existem duas categorias que compreendem os acervos digitais: os acervos digitalizados e os não digitais. Sobre os acervos digitais, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2079187 Museologia
A criação da plataforma Tainacan veio de uma solução tecnológica para difundir e para a interoperabilidade de acervos digitais. Dentre as decisões que levaram a desenvolver o Tainacan, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Gratuidade: o Tainacan é um software livre, sem custo de instalação ou manutenção.
( ) Alta curva de aprendizagem: o Tainacan pode ser instalado e utilizado por um profissional da área cultural e de museu, desde que tenha formação específica em TI.
( ) Documentação ampla e em língua portuguesa: o Tainacan foi desenvolvido como software livre, a fim de ser difundido e utilizado.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2034344 Museologia
A secretaria de cultura de um município baiano criou um museu com coleções vivas para promover a pesquisa e a preservação de espécies da flora nativa em arboretos e estufas. Esse museu se destina a valorizar o conhecimento afro-brasileiro sobre plantas, transmitido de geração a geração, e foi denominado "Espaço etnobotânico".
Essa denominação é considerada: 
Alternativas
Q2034340 Museologia
O Museu da Maré é um museu social, criado por um grupo de jovens moradores integrantes do CEASM - Centro de Ações Solidárias da Maré -, com o objetivo de criar uma autorrepresentação da comunidade da Maré, fortalecendo uma imagem positiva da favela, bem como a autoestima de seus moradores. A instituição foi inaugurada em 2006 e passou a ser exemplo de uma nova concepção de museu, a respeito da qual assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.
( ) O museu considera os objetos museais a partir de seu vínculo com a comunidade-território de onde se originam. ( ) O museu promove a inclusão cultural e social das populações marginalizadas do espaço urbano. ( ) O museu objetiva preservar exemplos de habitações e utensílios do passado, substituídos pela tecnologia moderna.
A sequência correta é
Alternativas
Q1802932 Museologia

A função social dos museus é uma discussão reiterada e nunca esgotada, pois, se ele é inteiramente ligado a (quase que condicionado por) aspectos tangíveis como a edificação, as salas, vitrines e coleções, é exatamente nele que tudo é desfuncionalizado e reinventado ao se inserir em uma nova ordem simbólica (DELOCHE, 2010, p. 13). É também um domínio das imaterialidades. Sobre o tema, analise os itens abaixo:


I. O nascimento dos museus está ligado ao reconhecimento oficial do caráter sagrado de traços que definem o humano: seu reconhecimento como único e atemporal e de cada um dos seres como possuidores da humanidade em si dá um sentido semelhante às suas obras e a elas o poder de nos tornarem mais humanos quando em contato com seus repositórios por excelência, os museus.

II. Muito se fala, portanto, sobre a função social dos museus, mas é preciso delimitá-la bem. Foi depois da Mesa-Redonda sobre o Papel do Museu na América Latina, organizada pela UNESCO, em Santiago do Chile – 1972, que o ICOM, em mais uma atualização de seu conceito de museu, incluiu a ideia de instituição “a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento”.

III. O papel social e educativo do museu é unicamente o de conservar e preservar a memória de uma coletividade, possibilitando que ela fique devidamente armazenada em local seguro.

IV. A função da instituição museu tem como componentes o perfil preservacionista, científico e educativo (BRUNO, 1995, p. 65), e a função social se realizaria na intersecção de duas outras, a científica e a educativa, ao “propiciar a compreensão sobre o patrimônio / herança e o exercício da cidadania”.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2016 - UFMG - Museólogo |
Q1761606 Museologia
Segundo Amanda Tojal, os Museus de Ciências foram os pioneiros tanto no Brasil quanto no exterior a
Alternativas
Q1217175 Museologia
Nos últimos anos temos observado um fenômeno de transformação do papel dos museus no mundo contemporâneo, que pode ser sintetizado em três exemplos:

I – A incorporação das técnicas de mercado na difusão e promoção das atividades museológicas;
II – A edificação do museu como obra de arte;
III – O turismo utilizando o museu como lugar privilegiado.

Considerando a relação entre museus e turismo cultural, expostas nas sentenças II e III, selecione a instituição que mais se aproxima destas qualidades:
Alternativas
Q1217174 Museologia
Os franceses Hugues de Varine – criador do termo ECOMUSEU, André Desvallées e Georges Henri Rivière envolveram-se na exploração dessa forma experimental de museu, abrindo caminhos para uma nova perspectiva acerca do campo museológico. Os três conceitos fundamentais da ecomuseologia, em analogia aos museus clássicos com seus edifícios, coleções e visitantes, são:
Alternativas
Q1217173 Museologia
Uma tipologia mais recente de museu surgiu com o advento da internet e o desenvolvimento da programação digital: são os Museus Virtuais. Assinale a opção que NÃO corresponde a alguma(s) de sua(s) característica(s):
Alternativas
Q1217172 Museologia
Os jardins botânicos, zoológicos e oceanários se enquadram sumariamente na tipologia dos:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: C
6: D
7: C
8: C
9: E
10: B
11: E
12: A
13: A
14: E
15: C
16: C
17: E
18: E
19: C
20: B