Questões de Concurso
Sobre cifras em música
Foram encontradas 55 questões
(__)Em uma orquestra sinfônica, as cordas são a seção predominante em termos de quantidade de músicos, garantindo uma sonoridade encorpada e a base harmônica das peças.
(__)Um quarteto de cordas típico é composto por dois violinos, uma viola e um violoncelo, e caracteriza-se por explorar texturas harmônicas e melódicas sem o uso de instrumentos de percussão.
(__)Nas formações de conjuntos populares, como uma banda de jazz, é comum encontrar instrumentos de sopro, como saxofones e trompetes, além de uma seção rítmica que inclui piano, contrabaixo e bateria.
(__)O conjunto coral, diferente das formações instrumentais, não pode ser acompanhado por instrumentos, pois se baseia exclusivamente na harmonia vocal para sua sonoridade.
(__)A bateria é um instrumento comumente encontrado em formações de música popular, mas raramente faz parte da instrumentação de uma orquestra sinfônica tradicional.
A sequência correta é:
A partitura abaixo é do fragmento inicial de um conhecido tema de nosso cancioneiro. As questões 36 a 40 referem-se à notação e apreciação musical desse trecho.
A partitura abaixo é do fragmento inicial de um conhecido tema de nosso cancioneiro. As questões 36 a 40 referem-se à notação e apreciação musical desse trecho.
A partitura abaixo é do fragmento inicial de um conhecido tema de nosso cancioneiro. As questões 36 a 40 referem-se à notação e apreciação musical desse trecho.
A partitura abaixo é do fragmento inicial de um conhecido tema de nosso cancioneiro. As questões 36 a 40 referem-se à notação e apreciação musical desse trecho.
A partitura abaixo é do fragmento inicial de um conhecido tema de nosso cancioneiro. As questões 36 a 40 referem-se à notação e apreciação musical desse trecho.
( ) a síncopa (ou síncope) é uma alteração rítmica que consiste no prolongamento do som de um tempo fraco num tempo forte;
( ) esta alteração é puramente africana, os europeus não a conheciam;
( ) se na Europa ela era mais frequente na melodia, na África sua incidência básica era rítmica;
( ) a síncopa brasileira é rítmico-melódica. Através dela, o escravizado — não podendo manter integralmente a música africana —, infiltrou sua concepção temporal-cósmico-rítmica nas formas musicais brancas;
( ) o negro não acatava o sistema tonal europeu, e ao mesmo tempo o desestabilizava, ritmicamente, através da síncopa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Cifras são símbolos criados para representar acordes de maneira prática. É um sistema predominantemente utilizado em música popular para qualquer instrumento.
Analise a sequência de acordes a seguir:
Assinale a alternativa na qual consta, da esquerda para
a direita, a sequência correta das cifras que representam os acordes apresentados.
Assinale a alternativa na qual constam as notas que formam o acorde de Fm7:
Analise o encadeamento harmônico apresentado abaixo:
Assinale a alternativa que apresenta as cifras corretas do encadeamento harmônico analisado.
Abreviaturas são sinais que servem para facilitar o trabalho da escrita musical. Dentre as abreviaturas mais comuns estão os sinais convencionais, usados para indicar repetições nas partituras.
Considerando o exposto, analise a imagem a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de execução indicada na imagem:
Observe o excerto.
Qual alternativa correta traz a rítmica do motivo da peça apresentada?
Observe a imagem.
Nela existe a realização de um baixo cifrado. Observe que faltam dois acordes, no segundo compasso, das vozes do tenor, do
contralto e do baixo. Assinale a alternativa possível de condução de vozes que evite erros comuns em harmonia, tais como oitavas
paralelas, quintas paralelas, entre outros.
assinale a alternativa correta que indica a classificação dos acordes presentes de acordo com a cifragem.
Nas partituras 4A3-II e 4A3-III, o pianista pode decidir entre tirar ou colocar algumas notas da mão direita, visto que essas duas partituras são exemplos de diferentes resoluções do baixo cifrado dado.