Questões de Concurso
Sobre graus da escala em música
Foram encontradas 142 questões
I. A escala menor natural (também chamada de primitiva) possui semitons entre os graus 2/3 e 5/6. A escala menor natural de Lá menor não requer acidentes para ser configurada.
II. A única nota da escala menor harmônica que difere do natural é o quinto grau, que é alterado ascendentemente para formar um semitom de distância à tônica. Isto causa o intervalo característico desta escala, uma segunda aumentada entre o quinto e sextos graus. O quinto grau, neste caso, é chamado de sensível.
III. A escala menor melódica é a única, dentre as três, que possui uma forma ascendente diferente da forma descendente. Na sua forma ascendente, a escala menor melódica tem o sexto e o sétimo graus alterados ascendentemente em relação à escala natural (formando semitons entre os graus 2/3 e 7/1. A forma descendente é idêntica à forma natural, ou seja, com o sexto e o sétimos graus abaixados.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
As notas que compõem a escala são designadas por números, chamados graus, correspondentes a sua posição na escala. Costumamos escrever estes graus com numerais romanos. Estes graus são conhecidos como
Sobre a escala e as notas podemos afirmar que
I. há, portanto, um grande número de escalas musicais – organizações de alturas musicais que podem ser usadas para organizar as melodias e harmonias de uma determinada música. Dentre essas possibilidades, uma se destaca pelo uso generalizado e pelo seu peso histórico, a chamada escala diatônica.
II. a escala diatônica é formada pelas sete notas Dó-Ré-Mi-FáSol-Lá-Si. Esses nomes são de origem latina e foram atribuídos às notas da escala diatônica na Idade Média.
III. a escala diatônica foi tão difundida globalmente (acompanhando o próprio processo de colonização européia nas Américas e na Ásia entre os séculos XVI e XIX) que é chamada, na maioria das vezes, apenas de escala musical. Seu uso e teorização – como boa parte da arte e filosofia da sociedade ocidental – data do Egito Antigo. Sua organização deriva-se de cálculos físicos e matemáticos elaborados pelo matemático egípcio Rhind.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Historicamente foi organizada de sete maneiras, ou de sete modos. A prática desses sete modos proporcionava uma maior diversificação sonora dentro do grupo relativamente limitado de notas da escala, em especial, quando consideramos aquelas alcançadas pela voz. Cada um dos sete modos é constituído pela ênfase dada a uma diferente nota da escala, trazendo uma diferente coloração. A coloração distinta de cada modo surge pela divisão desigual da oitava em cada um deles (diferente ordem de tons e semitons). Em outras palavras, ao percorrer uma oitava a partir de diferentes notas, os intervalos entre as notas cantadas e a principal do modo serão diferentes.
O texto apresenta característica do (a)
Conforme o trecho musical apresentado, a armadura de clave indica que música está escrita na tonalidade de ....................... . A fórmula de compasso é ................... e a primeira nota refere-se ao ................... grau da escala.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.
I. O trecho apresenta o recurso contrapontístico de imitação entre a linha melódica do tenor (compassos 5 e 6) e a linha melódica do soprano (compassos 7 e 8). II. O trecho está estruturado harmonicamente a partir dos acordes de tônica, subdominante e dominante em estado fundamental. III. O trecho musical contém uma modulação para o tom da Dominante.
Assinale a alternativa CORRETA.
Observe a transcrição da canção folclórica Sapo Jururú e analise as afirmativas:
I. A transcrição está no tom de dó sustenido menor.
II. A melodia da canção termina no terceiro grau da escala.
III. A canção está escrita em oito compassos binários.
Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem dos modos musicais, começando do modo com a escala maior natural até o modo com a maior quantidade de alterações em relação à escala maior.
Na hierarquia de duração da teoria musical tradicional, onde cada figura de nota tem metade da duração da figura imediatamente superior a ela, a fusa dura metade do tempo da semicolcheia. Isso implica que _________ fusas são equivalentes à duração de uma semibreve.
A alternativa que preenche corretamente a frase é:
Um intervalo de quarta justa é aquele que abrange quatro graus acima da nota inicial. Sendo assim, partindo da nota Lá (A) na escala diatônica, qual é a nota que define o término de um intervalo de quarta justa?
Em uma partitura, a indicação "ppp" significa que a passagem deve ser executada:
Um intervalo de quinta justa é um intervalo musical que abrange sete semitons (ou três tons) entre duas notas. Em outras palavras, a nota final do intervalo está cinco graus acima da nota inicial. Na leitura musical, o intervalo de quinta justa, partindo de Dó (C), termina na nota:
Tablatura é um sistema de notação musical que utiliza letras, algarismos ou outros sinais, em vez da notação em pauta musical.
Analise as afirmativas abaixo considerando o sistema de tablatura para violão:
1. A forma de escrita por tablatura consiste em seis linhas que representam as seis cordas soltas do violão.
2. A primeira linha da tablatura, de cima para baixo, corresponde à corda mais grossa e grave do violão, o Mi grave.
3. Em cima de cada linha, coloca-se um número que representa a casa do violão que deve ser pressionada.
4. Quando consta o número zero deve-se interpretar como pausa.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
As escalas são classificadas quanto ao número de notas e quanto à sua utilização.
MED, 1996, p.86-87Relacione os diferentes tipos de escala às respectivas classificações: 1. Escala pentatônica 2. Escala heptatônica 3. Escala natural ou diatônica 4. Escala artificial ou cromática
( ) escala de lá menor. ( ) escala de sete notas. ( ) escala de mi menor alterada. ( ) escala de 5 notas.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Analise as armaduras de clave abaixo:
Assinale a alternativa que corresponde aos nomes das escalas
menores determinadas por elas, na ordem em que estão
apresentadas:
Avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) a principal característica de uma escala menor é o intervalo
de terça menor entre os graus I e III.
( ) as escalas de Fá Maior e ré menor são ambas formadas pelas mesmas notas, porém com armaduras de clave diferentes.
( ) São chamados de graus tonais o I, o IV e o V.
( ) São chamados de graus modais: o III, o VI e o VII.
( ) A escala cromática é formada por todas as 12 notas possíveis compreendidas entre uma nota e sua nona.
As afirmativas são, respectivamente,
Os graus de uma escala recebem algarismos romanos, em ordem crescente de altura.
MED, 1996, p. 87-88.
Relacione os nomes especiais que cada grau de uma escala maior recebe conforme a função que exerce:
1. Grau I
2. Grau II
3. Grau III
4. Grau IV
5. Grau V
6. Grau VI
7. Grau VII
( ) Tônica.
( ) Subdominante.
( ) Supertônica.
( ) Sensível ou subtônica.
( ) Mediante.
( ) Dominante.
( ) Superdominante.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem
apresentada.