Questões de Concurso Sobre não definido

Foram encontradas 46.466 questões

Q3304996 Não definido
Com base no capítulo “Algumas dimensões do alfabetismo matemático e suas implicações curriculares” de Gelsa Knijnik, presente na obra Letramento no Brasil: habilidades matemáticas, analise as afirmativas a seguir sobre a consideração de aspectos culturais e sociais no aprendizado da matemática.

I. O uso da calculadora e do cálculo mental, frequentes na vida cotidiana da população brasileira, representa práticas sociais que devem ser incorporadas e valorizadas no currículo escolar, pois refletem saberes culturais relevantes.
II. A análise de práticas culturais, como estratégias de cálculo em encartes de supermercado, reforça que o ensino de matemática deve priorizar o cálculo manual, desconsiderando o uso da calculadora e outras mídias tecnológicas.
III. A matemática oral e o uso da calculadora, entendidas como práticas que são constituídas pelo e constituintes do social e do cultural, devem ser articuladas e incorporadas ao currículo, para enriquecer o ensino e torná-lo mais significativo.
IV. O uso da calculadora e do cálculo mental na escola, embora frequente em contextos socioculturais mais vulneráveis, contribui para a exclusão e para a desmotivação dos alunos na aprendizagem da matemática escolar, a qual deve priorizar conteúdos abstratos ao invés de reproduzir as práticas cotidianas já vivenciadas pelos aprendizes.

Está(ão) correta(s) a(as) afirmação(ões):
Alternativas
Q3304995 Não definido
Com base na obra “Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática” (Smole & Diniz, 2001), que enfatiza a relevância da resolução de problemas no desenvolvimento do aprendiz e na promoção de competências matemáticas significativas, analise cada uma das afirmações a seguir como Verdadeira (V) ou Falsa (F).

( ) A leitura e a escrita desempenham papel fundamental no processo de resolução de problemas, auxiliando na interpretação de enunciados e no registro de estratégias e soluções.
( ) A prática da resolução de problemas deve ser realizada somente após os alunos terem dominado os algoritmos básicos, pois seu objetivo principal é consolidar o conhecimento já adquirido.
( ) O processo de resolver problemas estimula a autonomia, a autoconfiança e a persistência, habilidades essenciais não apenas para a matemática, mas para outras áreas do conhecimento.
( ) A resolução de problemas deve pautar-se em exercícios que privilegiem apenas um método de busca de solução, para que os alunos sejam conduzidos a seguir um raciocínio linear e, assim, dominar plenamente a habilidade matemática.

A ordem correta é:
Alternativas
Q3304994 Não definido
A atuação docente é fundamental no desenvolvimento do letramento matemático desde os primeiros anos escolares. Com base nas discussões sobre essa temática apresentadas na obra organizada por Maria da Conceição Ferreira Reis “Letramento no Brasil: Habilidades matemáticas” (2004), cabe ao professor nesse processo, EXCETO: 
Alternativas
Q3304993 Não definido
A proposta de Sequência Didática de gêneros textuais apresentada por B. Schneuwly e J. Dolz, na obra “Gêneros orais e escritos na escola” (2004) constitui-se em um dispositivo didático importante para a integração de práticas significativas de leitura e produção de textos. A esse respeito, só NÃO é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3304992 Não definido
“O casamento de práticas de leitura e produção de textos com práticas de reflexão sobre palavras, que temos defendido para se consolidar já na educação infantil, precisa ser mantido durante todo o ciclo de alfabetização no ensino fundamental” (In: MORAIS, Artur Gomes. Sistema de escrita alfabética). Com base nas ideias do autor sobre essa conjugação de práticas, analise cada uma das afirmações a seguir.

I. Antes mesmo de se apropriarem do sistema alfabético, as crianças que participam de práticas de leitura e produção de textos aprendem características dos gêneros textuais, estratégias de compreensão leitora com também conhecimentos convencionais sobre os atos de ler e escrever.
II. A criança ainda não alfabetizada, ao participar de situações em que o professor ou um colega mais experiente lê textos, avança no aprendizado das características dos gêneros textuais, das estratégias de compreensão leitora e das convenções sobre leitura e escrita.
III. A participação da criança em situações de produção coletiva de textos, em que o professor atua como escriba, ou em atividades de escrita ainda não convencional, não contribui para o desenvolvimento de habilidades de letramento.
IV. A conjugação de práticas de letramento com o ensino da escrita alfabética exige atenção para que o cuidado com o ensino do sistema de escrita alfabética não seja negligenciado, evitando o erro de acreditar que apenas ler e produzir textos levaria à alfabetização espontânea.

Está(ão) correta(s) a(as) afirmação(ões): 
Alternativas
Q3304991 Não definido
Com base na obra “Sistema de escrita alfabética” de Artur Gomes de Morais, o autor explica as diferenças entre os conceitos de sistema notacional e o de código, destacando as implicações dessa compreensão para o trabalho docente e para a aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. A alternativa que NÃO corresponde ao que o autor defende a esse respeito é:
Alternativas
Q3304990 Não definido
Com base na obra “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever” (2020), de Magda Soares, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que reflete corretamente o sentido de "alfaletrar", conforme defendido pela autora.
Alternativas
Q3304989 Não definido
Com base na obra “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário”, de Delia Lerner, analise as afirmações a seguir sobre o desafio da escola em incorporar os alunos à cultura escrita, e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3304988 Não definido
Com base nos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky na obra “A Psicogênese da Língua Escrita” (1999), assinale a alternativa correta sobre o processo de construção do sistema de escrita alfabética na alfabetização das crianças:
Alternativas
Q3304987 Não definido
Kátia Lomba Bräkling, em seu texto Leitura do mundo, leitura da palavra, leitura proficiente: qual é a coisa que esse nome chama?, afirma: “quando lemos, os sentidos e valores que possuímos acerca dos fatos, do mundo, acerca da vida e das pessoas entram em contato com os valores e sentidos veiculados nos textos. Nesse processo, em especial quando há uma apropriação crítica do que se leu, uma nova síntese apreciativa é construída pelo leitor.” Sob essa perspectiva, analise as proposições a seguir considerando o que é necessário para ensinar a ler, segundo a autora.

I. Criar situações que incentivem os alunos a identificar, analisar e refletir criticamente sobre os valores e apreciações expressos nos textos, posicionando-se diante das ideias apresentadas e conectando-as com suas próprias experiências e visões de mundo.
II. Enfatizar a leitura como um exercício de identificação e reprodução dos significados apresentados no texto, priorizando a compreensão dos valores nele expostos sem necessidade de questionamento ou posicionamento crítico.
III. Promover uma abordagem de leitura voltada para o domínio técnico, centrada na decodificação e fluência, com o objetivo de preparar os alunos para avaliações que priorizem a eficiência sobre a reflexão crítica.
IV. Ensinar a leitura como um processo de assimilação cultural, incentivando os alunos a internalizar os valores veiculados nos textos, independentemente de possíveis divergências com suas próprias experiências ou visões de mundo.

Está(ão) correta(s) a(as) afirmação(ões):
Alternativas
Q3304986 Não definido
Na obra “Avaliação da Aprendizagem Escolar: questões epistemológicas e práticas”, Cipriano Carlos Luckesi apresenta uma análise aprofundada sobre os diferentes usos dos resultados da avaliação da aprendizagem nas escolas, apontando duas formas principais: o uso seletivo e o uso diagnóstico. Considerando as propostas do autor a respeito dessas duas formas, analise as afirmações abaixo.

I. O uso diagnóstico dos resultados da avaliação requer que o educador adote uma postura acolhedora, considerando tanto as potencialidades quanto as dificuldades do estudante, e investindo em ações pedagógicas que promovam o seu crescimento até alcançar padrões de qualidade desejados.
II. O uso seletivo dos resultados da avaliação classifica os estudantes por meio de notas escolares, encerrando o processo de ensino e aprendizagem com caráter definitivo, de forma que as notas não podem ser alteradas mesmo diante de novos desempenhos significativos.
III. A prática de uso diagnóstico dos resultados da avaliação busca identificar as dificuldades e promover intervenções pedagógicas contínuas, enquanto o uso seletivo atribui caráter final à avaliação, negligenciando o potencial de evolução do estudante.
IV. O uso diagnóstico dos resultados da avaliação baseia-se em um processo de avaliação formativa, cujo foco principal está em acompanhar o progresso do estudante e propor estratégias de ensino mais eficazes, sem se limitar à atribuição de notas.

Está(ão) correta(s) a(as) afirmação(ões):
Alternativas
Q3304985 Não definido
Com base na obra “Avaliação Educacional: Caminhando pela Contramão” (2009), de Luiz Carlos de Freitas, Marli R. L. Sordi, Maria M. S. Malavasi e Helena C. L. Freitas, considerando as reflexões dos autores acerca da avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação em larga escala, complete corretamente as lacunas do trecho abaixo.

A ________________ da escola é um processo que envolve todos os seus atores, com vistas a negociar patamares adequados de aprimoramento, a partir dos problemas concretos vivenciados por ela. Se a _________________ é externa, a ________________ é interna à escola e sob seu controle, enquanto a _________________ é assunto preferencialmente do professor em sala de aula. Embora o processo seja múltiplo e integrado, cada um tem seu protagonista principal.

Os termos que preenchem corretamente as lacunas, e na mesma ordem, são:
Alternativas
Q3304984 Não definido
Nos termos de Antoni Zabala e Laia Arnau, na obra Como Aprender e Ensinar Competências (2014), “O papel dos professores e dos alunos e, de modo geral, das relações que são produzidas entre professor e aluno ou entre alunos afetam o nível de comunicação e os vínculos afetivos estabelecidos, os quais dão lugar a um determinado clima de convivência.” Nesse sentido, os autores defendem que a relação entre os propósitos didáticos e comunicativos deve ser articulada para promover uma prática pedagógica eficiente. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa que NÃO corresponde aos princípios defendidos pelos autores.
Alternativas
Q3304983 Não definido
Com base na concepção de “competência” defendida por Philippe Perrenoud, em sua obra “Construir as Competências desde a Escola” (2009) e considerando a relação entre a prática docente e o desenvolvimento de competências no trabalho escolar, analise cada uma das afirmações a seguir como Verdadeira (V) ou Falsa (F).

( ) O desenvolvimento de competências por meio da prática docente ocorre quando os professores concentram-se na transmissão de informações, com ênfase na aplicação direta de regras em situações específicas.
( ) A prática docente deve priorizar o ensino de conteúdos previamente estabelecidos, garantindo que os alunos adquiram habilidades técnicas por meio de atividades estruturadas e com foco na memorização.
( ) A prática docente no desenvolvimento de competências deve privilegiar situações em que os alunos reproduzam soluções já conhecidas, concentrando-se na aplicação de esquemas de pensamento ou ação previamente estabelecidos.
( ) A prática docente deve favorecer a mobilização de esquemas de percepção, pensamento, avaliação e ação pelos alunos, incentivando a inferência, a análise crítica e a tomada de decisões contextualizadas para o desenvolvimento de competências complexas.

A ordem correta é:
Alternativas
Q3304982 Não definido
Na obra “Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa” (1997), Paulo Freire apresenta diversas reflexões sobre o ato de ensinar, destacando os saberes essenciais à prática docente para a construção do sujeito crítico e reflexivo. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das propostas do autor sobre o que ensinar exige.
Alternativas
Q3304981 Não definido
No tocante as modalidades de licenças funcionais previstas na Lei Complementar Municipal de Itaquaquecetuba nº 280, de 2015, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3304980 Não definido
Nos termos do Decreto Municipal nº 7.488, de 15 de agosto de 2017, que aprova o Regimento Comum das Escolas Municipais de Itaquaquecetuba, assinale a opção correta quanto a gestão democrática:
Alternativas
Q3304979 Não definido
De acordo com a Lei Complementar Municipal nº 64/02, dar-se-á a vacância quando o cargo público ficar destituído de titular em decorrência de: 
Alternativas
Q3304978 Não definido
Nos termos da Lei Complementar nº 64, de 2002, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos do Município de Itaquaquecetuba, assinale a opção correta: 
Alternativas
Q3304977 Não definido
Nos termos da Lei Complementar nº 280, de 2015, em relação ao estágio probatório é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: A
5: B
6: C
7: C
8: C
9: C
10: A
11: D
12: B
13: D
14: B
15: D
16: C
17: B
18: C
19: D
20: A