Questões de Nutrição - Higiene e Vigilância Sanitária para Concurso
Foram encontradas 776 questões
(__) Evitar, quando possível, tocar nos alimentos, usando sempre um utensílio limpo. Ao proceder à higienização dos alimentos, o manipulador deverá utilizar vasilhames e utensílios próprios, bem lavados e esterilizados. Nunca utilizar utensílios de madeira.
(__) Alimentos que tenham caído no chão devem ser sempre jogados fora. Além de ser recomendado não usar nenhum alimento estragado ou vencido.
(__) Não tocar nos alimentos com as mãos sujas ou com ferimentos expostos, sendo recomendado lavar as mãos apenas no final dos trabalhos, uma vez que estão protegidas por luvas.
(__) Nunca provar alimentos utilizando os dedos ou o mesmo utensílio que está sendo usado na preparação do alimento, ou seja, utilizar-se sempre de um utensílio limpo para provar o alimento. Sendo recomendado não falar, cantar, tossir ou espirrar em cima dos alimentos.
Agora, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, à sequência CORRETA.
1- Esteja sempre limpo. Tome banho diariamente.
2- Utilize somente água potável para o preparo dos alimentos e do gelo.
3- Use o uniforme somente na área de preparo dos alimentos. Troque seu uniforme diariamente, pois ele deve estar sempre limpo e conservado, e retire brincos, pulseiras, anéis, aliança, colares, relógio e maquiagem.
Relacione as justificativas a seguir às afirmativas enumeradas.
( ) O corpo humano possui micróbios espalhados por ele todo.
( ) O uniforme pode servir de transporte de micróbios patogênicos para o interior da área de preparo dos alimentos, contaminando-os, e os adornos pessoais acumulam sujeira e micróbios, além de poderem cair nos alimentos.
( ) Os micróbios patogênicos e os parasitas podem ser transmitidos por meio da água.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a relação estabelecida de cima para baixo.
I. Os POPs são documentos que descrevem as etapas a seguir para a realização de tarefas em estabelecimentos de alimentos, como indústrias, restaurantes, padarias e supermercados.
II. São exemplos de POPs a serem adotados no setor de alimentos: higienização de equipamentos, móveis e instalações; controle de pragas urbanas; higienização de reservatórios de água.
III. Os POPs não são obrigatórios, mas recomendáveis para se garantir a qualidade e segurança dos alimentos.
IV. Os POPs substituem o Manual de Boas Práticas em uma Unidade Produtora de Refeições.