Questões de Concurso Sobre nutrição e câncer em nutrição

Foram encontradas 202 questões

Q3089487 Nutrição
Durante o tratamento oncológico é comum alterações no paladar e olfato, desta forma o guianutricao-pacientes-cuidadores fornecido pelo Inca recomenda:
Alternativas
Q3077481 Nutrição
Um paciente oncológico em tratamento quimioterápico apresenta náuseas e perda de apetite. A intervenção nutricional adequada para melhorar sua ingestão alimentar inclui: 
Alternativas
Q3055761 Nutrição
Geralmente, o câncer pode ser evitado. Para tanto, são necessárias políticas e programas efetivos, nos quais todos os atores sociais desempenham seus papéis essenciais para controlar e prevenir a doença supracitada. Sobre tais políticas e ações, leia as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Estratégias como a reformulação de alimentos e bebidas industrializados, com aumento no tamanho das porções, além de estímulo às propagandas de produtos saudáveis, como as fórmulas infantis, com incentivo ao desmame precoce podem apresentar evidências promissoras na prevenção do câncer.
( ) Defender as culturas e modos de vida tradicionais quando estes propiciam padrões alimentares saudáveis, diversificados, sustentáveis, e a prática de atividade física regular é uma recomendação para as organizações da sociedade civil que pode prevenir o câncer no Brasil.
( ) Recomenda-se excluir os temas: alimentação, nutrição, atividade física e prevenção do câncer no cerne do treinamento e desenvolvimento continuados dos profissionais e graduandos da área de saúde, como um mecanismo para promover a saúde da população brasileira.

As afirmativas acima são, respectivamente,
Alternativas
Q3040424 Nutrição
Em relação a Dietoterapia na Duodenopancreatectomia, cirurgia realizada no tratamento do câncer de cabeça de pâncreas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3039109 Nutrição
Náuseas e vômitos são sintomas frequentes nos pacientes oncológicos em tratamento e contribuem para a depleção do estado nutricional. Assinale a alternativa que contém uma orientação nutricional inadequada para a melhora dos sintomas citados.
Alternativas
Q3036106 Nutrição
Alguns efeitos colaterais são comuns no tratamento contra o câncer. Nesse sentido, a neutropenia se inclui nesses efeitos que podem ser causados pelo tratamento quimio ou radioterápico. Segundo o I Consenso Brasileiro de Nutrição Oncológica da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica, de 2021, são condutas nutricionais para pacientes neutropênicos, EXCETO:
Alternativas
Q3036105 Nutrição

O tratamento contra o câncer costuma fazer com que o paciente tenha alguns efeitos colaterais que podem afetar o seu estado nutricional, tornando-os assim suscetíveis à desnutrição, o que pode levar a um mau prognóstico. Levando em consideração os efeitos colaterais e a demanda metabólica dessa doença, qual instrumento é validado para avaliar o estado nutricional desses pacientes? 

Alternativas
Q2554400 Nutrição
A desnutrição é um quadro comum nos pacientes que apresentam câncer. A terapia nutricional na oncologia vem para auxiliar em todas as fases: Pré-cirúrgico, cirúrgico, quimioterapia, radioterapia e no paciente crítico. Assinale a alternativa incorreta sobre a terapia nutricional nos pacientes com câncer.
Alternativas
Q2517046 Nutrição
Para um paciente oncológico adulto, em cuidados paliativos e expectativa de vida maior que 90 dias, as recomendações ajustadas de acordo com as comorbidades e com relação às calorias e proteínas são, respectivamente: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: IF-SE Prova: IV - UFG - 2024 - IF-SE - Nutricionista |
Q2469678 Nutrição
Segundo a Diretriz BRASPEN (Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral) de terapia nutricional no paciente com câncer (2019), para aqueles pacientes a serem submetidos à cirurgia de médio ou grande porte e que estão desnutridos ou em risco de desnutrição, recomenda-se a utilização de fórmulas hiperproteicas com imunonutrientes por via oral ou enteral na quantidade mínima de
Alternativas
Q2442762 Nutrição
Avalie as orientações para modificações na dieta para pacientes com sinais e sintomas relacionados ao tratamento oncológico e assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2412973 Nutrição

A cirurgia é o principal tratamento para os diversos estágios do câncer de estômago, sempre que puder ser realizada. Se um paciente se encontra em estágio 0, I, II ou III e com condições físicas suficientes, a cirurgia, muitas vezes, junto com outros tratamentos, oferece a única chance real de cura. Na gastrectomia total, é removido todo o estômago, linfonodos próximos e o omento, podendo incluir, ainda, a remoção do baço e partes do esôfago, intestino, pâncreas e outros órgãos adjacentes. A extremidade do esôfago é então ligada a uma parte do intestino delgado, criando um espaço para o alimento ser armazenado antes de descer para o trato intestinal. Os sintomas de desconforto pós-prandial decorrentes do rápido esvaziamento gástrico, que conduz uma massa hiperosmolar de alimentos para o interior do duodeno ou jejuno, após gastrectomia parcial ou total, caracterizam a síndrome:

Alternativas
Q2363926 Nutrição
Tendo em vista que, em uma conduta dietoterápica, é preciso considerar não apenas os aspectos fisiopatológicos da doença, mas também as alterações no sabor e a aceitabilidade dos alimentos a partir de determinadas restrições adotadas, e que, para isso, é necessário o domínio de conhecimentos interdisciplinares, julgue os próximos itens.

I O aumento da densidade calórica pode ser necessário no tratamento de pacientes com câncer e inapetência. Para isso, podem-se utilizar óleos, como o azeite, ou alimentos ricos em proteína, como leite em pó e whey protein ou alimentos ricos em carboidrato, como o mel maltodextrina, ou, ainda, utilizar os próprios alimentos, como frutas bem maduras, para adoçar bebidas lácteas.
II Uma boa opção para pacientes com câncer que apresentem diarreia é o uso de suco de maçã cítrico, que leva polpa de maçã, limão e água de coco. Não se deve usar a casca da maçã, e o suco de limão deve ser coado, para eliminar as fibras insolúveis, mantendo-se somente a polpa da maçã, que contém pectina. A adição do limão proporciona sabor cítrico, que se contrapõe ao sabor levemente adocicado da maçã e da água de coco, além de auxiliar também na reposição do potássio.
III Para o tratamento da hipertensão, recomenda-se a redução da ingestão de sal. Ao se restringir a adição do sal no início do cozimento dos alimentos, deve-se acrescentar outros ingredientes, como ervas, para contribuir com o sabor da preparação. A adição de alimentos ricos em glutamato, como tomates e cogumelos, também ajuda a realçar o sabor.

Assinale a opção correta.  
Alternativas
Q2363921 Nutrição
Assinale a opção correta em relação às recomendações de oferta energética e proteica para pacientes idosos com câncer em terapia antineoplásica.
Alternativas
Q2333006 Nutrição

Julgue o item que se segue.


A administração de suplementos nutricionais é uma estratégia eficaz para melhorar a ingestão calórica em pacientes com câncer em estágio avançado. 

Alternativas
Q2318086 Nutrição
A obesidade aumenta o risco de desenvolver diversas doenças, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.
Alternativas
Q2308159 Nutrição
No que se refere à desnutrição nos pacientes com câncer, analisar os itens abaixo:

 
I. As consequências da desnutrição no câncer são as mesmas do que as para pacientes sem câncer, mas há uma particularidade: a desnutrição no câncer pode prejudicar o resultado de medidas terapêuticas, como cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
II. A terapia nutricional é frequentemente instituída nos pacientes com câncer, com o objetivo de prevenir o desenvolvimento da caquexia, durante o pré, o pós ou o perioperatório, e períodos de terapia antineoplásica agressiva. Muitas vezes, a terapia nutricional não consegue restabelecer o processo de perda tecidual nem o equilíbrio energético do organismo de pacientes com caquexia, em virtude das alterações no metabolismo de nutrientes derivados do próprio tumor.


Alternativas
Q2303671 Nutrição
Em relação aos efeitos colaterais no tratamento do câncer, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2299121 Nutrição
Paciente J.B.D., 62 anos, sexo feminino, diagnosticada com câncer de esôfago. Há dois meses, iniciou dor ao se alimentar, principalmente com a ingestão de alimentos sólidos. A paciente apresentou também queixa de vômitos pós-prandiais e “dor no peito”. Apresentou perda ponderal de 6 kg, em relação ao peso habitual, nesse período, tendo perdido 3 kg apenas no último mês. Atualmente, consegue ingerir aproximadamente 30% do consumo alimentar habitual. A paciente foi internada para estadiamento da doença, planejamento e início do tratamento clínico.
Dados antropométricos: Peso usual: 62 kg, Peso atual: 47 kg Altura: 1,66 m 
O trato gastrointestinal foi considerado como funcionante e pode ser utilizado, conforme informações da equipe médica. Marque a alternativa correta, de acordo com a dietoterapia específica para o caso clínico apresentado.
Alternativas
Q2299084 Nutrição
Em 2023 a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou suas diretrizes sobre o consumo de gorduras (totais, saturadas e trans) e carboidratos com o intuito de seguir as evidências científicas mais atualizadas sobre o consumo de alimentos e diminuir enfermidades relacionadas à dieta, como câncer, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Considerando as novas recomendações estabelecidas, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: E
5: C
6: E
7: C
8: C
9: C
10: B
11: E
12: D
13: A
14: B
15: C
16: C
17: D
18: D
19: B
20: D