Questões de Nutrição - Nutrição e Saúde Mental para Concurso

Foram encontradas 9 questões

Q2534049 Nutrição
Considerando os aspectos nutricionais na dependência de substâncias psicoativas, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) No caso da cocaína e do crack — drogas estimulantes do sistema nervoso central —, os usuários têm seu apetite inibido e normalmente se apresentam emagrecidos. Muitas vezes, relatam náuseas e vômitos, o que pode também influenciar na ingestão alimentar. A atenção ao peso deve ser redobrada naqueles não abstinentes, uma vez que as oscilações de apetite podem levar a desnutrição, deficiência de vitamina B6, vitaminas antioxidantes (A, E e C), anemia, entre outros distúrbios metabólicos. ( ) As anfetaminas possuem efeitos semelhantes aos da cocaína e do crack, sendo estimulantes do sistema nervoso central, desencadeando efeitos eufóricos e inibindo o apetite. São utilizadas com frequência para o controle de peso, e seu uso crônico pode causar xerostomia, constipação, diarreia, redução plasmática de cálcio, problemas cardíacos, hipertensão e ranger de dentes. ( ) Os opioides, como a morfina e a heroína, costumam causar aumento de apetite, constipação e xerostomia. A perda de peso pode ocorrer, pois o metabolismo desses dependentes encontra-se desequilibrado e acelerado. Além disso, achados clínicos como úlceras gástricas, anemias, intolerância a glicose e distúrbios eletrolíticos (como hipercalemia) também são comuns. 
Alternativas
Q2526605 Nutrição
O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por uma desorganização neural influenciada por múltiplos fatores genéticos, ambientais e imunológicos que desempenham um papel na sua patogênese, de modo a apresentar comprometimento no comportamento como deficiências na interação social, na linguagem, na comunicação e no jogo imaginativo. Além disso, inclui padrões limitados, repetitivos e estereotipados de comportamentos, atividades e interesses, que se estendem também aos hábitos alimentares. Assinale a opção que apresenta corretamente características do TEA na alimentação infantil.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Nutricionista |
Q2493818 Nutrição
Quanto à prevenção e ao controle dos distúrbios nutricionais e das doenças associadas à alimentação e à nutrição, focos cruciais nas ações de Saúde Pública, analise as afirmativas a seguir.

I. No Brasil, há um quadro dominado pelo binômio desnutrição/infecção, que afeta, principalmente, as crianças pobres; assim, o estímulo ao aleitamento materno tem importância estratégica na prevenção da desnutrição energético-proteica e da anemia nos primeiros meses de vida, assim como nos casos de diarreias e de infecções respiratórias agudas.
II. Em relação às carências de ferro, são adotadas como medidas essenciais o enriquecimento alimentar, a orientação educativa e o uso de ferro medicamentoso. Em adição, são implementadas ações de fortificação com farinhas de trigo e de milho, alimentos de largo consumo popular e de baixo custo.
III. Um grupo de distúrbios nutricionais pouco presente na população brasileira é representado pelo sobrepeso e obesidade, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e outras alterações metabólicas; como tal grupo não é representativo, não é importante a adoção de medidas voltadas à promoção da saúde e ao controle desses desvios alimentares e nutricionais.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2356817 Nutrição
Dar ao município as condições gerenciais, técnicas, administrativas e financeiras para se responsabilizar pela gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em sua localidade, é um exercício de qual princípio do referido Sistema? 
Alternativas
Q2261541 Nutrição
Analisar a sentença abaixo:
O modelo de tratamento chamado Mantra (Maudsley Model of Anorexia Nervosa Treatment for Adults) pode ser uma alternativa à Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), auxiliando na flexibilização do pensamento (1ª parte). É um tratamento cognitivo interpessoal que se baseia nas técnicas da Entrevista Motivacional (EM) e da TCC (2ª parte). O foco é a mudança emocional e social, e não o peso e a forma do corpo, pois se assume que estes sirvam para evitar o contato com o problema de base (3ª parte). Nesse modelo, os pacientes são induzidos a reconhecer, expressar e equilibrar as emoções e as necessidades (e não suprimi-las ou evitálas), desenvolvendo autocompaixão (4ª parte).
A sentença está: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: B
5: E