Questões de Concurso
Sobre nutrição materna (gestação) em nutrição
Foram encontradas 370 questões
A energia é necessária para suportar o gasto energético basal (GEB), a atividade física e o efeito térmico do alimento; nas gestantes, ela é fundamental para o crescimento do feto e para o armazenamento de energia em tecidos maternos. Com relação às necessidades de energia durante a gestação, registre V, para verdadeiro, e F, para falso:
(__)O gasto energético basal eleva-se por causa do aumento das demandas metabólicas uterinas, fetais e do aumento do débito cardíaco e atividade pulmonar.
(__)O crescimento do gasto energético basal representa o principal componente da demanda energética elevada.
(__)Durante a gestação, recomenda-se aumentar a ingestão de calorias (energia) apenas no primeiro semestre.
Fonte: Nutrição Moderna de Shils na Saúde e na Doença − 11ª Edição. São Paulo: Manole, 2016. Shils, M.E; Olson, J.A; Shike, M.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
(__)A avaliação nutricional da gestante deve incluir uma anamnese nutricional completa, com a análise antropométrica, bioquímica, clínica e alimentar, a fim de identificar o diagnóstico nutricional adequado.
(__)O estado nutricional da mãe afeta diretamente no crescimento e desenvolvimento da criança, não apenas durante a gestação, mas também nos primeiros anos de vida.
(__)O acompanhamento adequado do peso e da nutrição materna é essencial para o bem-estar da mãe e do bebê.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Acerca das diversas doenças que acometem a população e das respectivas condutas dietoterápicas, julgue o próximo item.
A pré-eclâmpsia é uma doença de baixo risco que provoca pressão alta, igual ou superior a 140 mmHg 90 mmHg, presença de proteínas na urina e inchaço do corpo da gestante, podendo ser controlada com redução de ingesta hídrica.
I. É de extrema relevância o registro do estado nutricional na ficha do Sisvan, em prontuários de atendimento e no Cartão da Gestante.
II. Outros procedimentos complementares ao diagnóstico são: avaliação clínica para detecção de doenças associadas à nutrição, por exemplo, diabetes; observação da presença de edema, que acarreta aumento de peso e prejudica o diagnóstico do estado nutricional; e avaliação laboratorial para diagnóstico de anemia e outras doenças de interesse clínico na gravidez.
III. As gestantes de baixo peso pré-gestacional deverão ganhar entre 14,5 e 24 kg durante toda a gestação, sendo esse ganho, em média, de 2,3 kg no primeiro trimestre da gestação e de 0,5 kg por semana no 2º e 3º trimestres de gestação.
Quais estão corretas?
I.Manter uma dieta equilibrada durante a gravidez favorece o desenvolvimento do bebê e contribui para que a mãe tenha uma gestação tranquila.
II.A alimentação na gravidez deve ser rica em cereais integrais, frutas, verduras, legumes, leites e derivados, além de carnes brancas e magras.
III.Com a alimentação adequada durante a gestação, a mãe fornece durante sua gestação os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebê.
É CORRETO o que se afirma em:
No que se refere a nutrição durante a gestação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A alimentação saudável é essencial para a saúde da mãe e do bebê durante toda a gravidez.
PORQUE
II. A alimentação saudável fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento adequado do feto e mantém a saúde da mãe, reduzindo o risco de complicações durante a gestação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Uma alimentação saudável durante a gestação contribui para um desenvolvimento fetal adequado, reduz o risco de complicações e promove a saúde da mãe no pós-parto. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. É recomendável que as gestantes reduzam a ingestão de cafeína, especialmente porque muitos alimentos e bebidas que contêm essa substância, como café, chá e refrigerantes, geralmente não oferecem benefícios nutricionais significativos.
II. O consumo de álcool durante a gravidez pode causar diversos efeitos negativos no feto.
III. É recomendável que as gestantes evitem peixes e mariscos crus ou mal cozidos, pois podem estar contaminados com toxinas ou parasitas.
É CORRETO o que se afirma em:
A recomendação para ingestão de folato tem por base os equivalentes de ácido fólico na dieta (DFE), necessários à manutenção do folato eritrocitário. Os DFE são valores ajustados para as diferenças na absorção entre as formas monoglutamato e poliglutamato.
Fonte: Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição: nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença / Silvia Maria Franciscato Cozzolino, Cristiane Cominetti. Barueri, SP: Manole, 2013.
Durante os períodos de gestação, a ingestão de folato deve ser aumentada, sendo recomendada para gestantes uma ingestão adequada diária de:
O estado nutricional durante a gestação impacta diretamente o bem-estar da mulher e o desenvolvimento saudável do feto. O ganho de peso inadequado, seja insuficiente ou excessivo, está ligado a riscos aumentados para a saúde materna e fetal ao longo da gravidez. Nesse contexto, registre V para verdadeiro, e F, para falso, às afirmativas abaixo.
(__) Gestantes com o IMC pré-gestacional abaixo de 18,5 devem ganhar entre 10,5 e 15 kg durante toda a gestação.
(__) O ganho de peso recomendado para gestantes com excesso de peso pré-gestacional é de 6 a 8 kg durante toda a gravidez.
(__) Para gestantes com IMC considerado normal antes da gravidez, o ganho de peso recomendado durante a gestação é de 8 a 13,5 kg.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
No que diz respeito as orientações dietéticas e condutas para o alívio de náuseas e vômitos durante a gravidez, classifique V, para as sentenças verdadeiras, ou F, para as falsas.
(__) Os alimentos devem ser variados ao longo do dia no intuito de evitar a monotonia alimentar.
(__) As frituras e os alimentos ricos em gordura saturada e trans, devem ser evitados.
(__) Os temperos naturais devem ser substituídos por temperos industrializados.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: