Questões de Concurso
Sobre nutrição materna (gestação) em nutrição
Foram encontradas 382 questões
Considerando os efeitos na saúde reprodutiva na exposição pré-natal a contaminantes ambientais como metais pesados, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.
O ______ é reconhecido como uma das toxinas mais potentes do mundo. Pode surgir de emissões vulcânicas, como fenômeno natural, ou de forma mais comum, através de herbicidas usados no solo e na produção de alimentos.
Sua exposição crônica acarreta no aumento de espermatozoides com anomalias, muito relacionado ao aumento no estresse oxidativo celular.
Assim, se uma mulher inicia a gravidez com sobrepeso, a faixa de ganho de peso total até o fim da gestação é de

Disponível em: https://images.app.goo.gl/HEjNwBMru51rwefD9. Acesso em: 10 fev. 2025.
Náuseas e vômitos durante a gravidez (NVGs) são muito frequentes, podem influenciar significativamente a qualidade de vida da gestante e de sua família, especialmente quando estão presentes de forma persistente e/ou grave, pois contribuem efetivamente no absenteísmo ao trabalho.
Sobre o tratamento dietético das mulheres com NVGs:
I- São recomendadas refeições a cada uma a duas horas e em pequenas quantidades.
II- Devem-se evitar alimentos picantes ou gordurosos, sem pimentas e sem frituras.
III- Preferir comer alimentos secos ou suaves, destacando-se algumas frutas.
IV- Os lanches devem ser hipoproteícos ou sem biscoitos pela manhã ao se levantar.
V- Vegetais (repolho, brócolis, couve-manteiga) complicam o controle dos sintomas.
É correto o que se afirma em
I. Durante a gestação, as necessidades de ácido fólico aumentam devido ao seu papel na prevenção de malformações congênitas.
II. A suplementação de ferro é recomendada em gestantes para evitar anemia, especialmente no terceiro trimestre.
III. O consumo excessivo de vitamina D deve ser incentivado, pois está relacionado ao desenvolvimento do sistema visual fetal.
IV. A ingestão calórica diária deve aumentar significativamente no primeiro trimestre para atender às necessidades metabólicas da gestação.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
A energia é necessária para suportar o gasto energético basal (GEB), a atividade física e o efeito térmico do alimento; nas gestantes, ela é fundamental para o crescimento do feto e para o armazenamento de energia em tecidos maternos. Com relação às necessidades de energia durante a gestação, registre V, para verdadeiro, e F, para falso:
(__)O gasto energético basal eleva-se por causa do aumento das demandas metabólicas uterinas, fetais e do aumento do débito cardíaco e atividade pulmonar.
(__)O crescimento do gasto energético basal representa o principal componente da demanda energética elevada.
(__)Durante a gestação, recomenda-se aumentar a ingestão de calorias (energia) apenas no primeiro semestre.
Fonte: Nutrição Moderna de Shils na Saúde e na Doença − 11ª Edição. São Paulo: Manole, 2016. Shils, M.E; Olson, J.A; Shike, M.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
(__)A avaliação nutricional da gestante deve incluir uma anamnese nutricional completa, com a análise antropométrica, bioquímica, clínica e alimentar, a fim de identificar o diagnóstico nutricional adequado.
(__)O estado nutricional da mãe afeta diretamente no crescimento e desenvolvimento da criança, não apenas durante a gestação, mas também nos primeiros anos de vida.
(__)O acompanhamento adequado do peso e da nutrição materna é essencial para o bem-estar da mãe e do bebê.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Acerca das diversas doenças que acometem a população e das respectivas condutas dietoterápicas, julgue o próximo item.
A pré-eclâmpsia é uma doença de baixo risco que provoca pressão alta, igual ou superior a 140 mmHg 90 mmHg, presença de proteínas na urina e inchaço do corpo da gestante, podendo ser controlada com redução de ingesta hídrica.
I. É de extrema relevância o registro do estado nutricional na ficha do Sisvan, em prontuários de atendimento e no Cartão da Gestante.
II. Outros procedimentos complementares ao diagnóstico são: avaliação clínica para detecção de doenças associadas à nutrição, por exemplo, diabetes; observação da presença de edema, que acarreta aumento de peso e prejudica o diagnóstico do estado nutricional; e avaliação laboratorial para diagnóstico de anemia e outras doenças de interesse clínico na gravidez.
III. As gestantes de baixo peso pré-gestacional deverão ganhar entre 14,5 e 24 kg durante toda a gestação, sendo esse ganho, em média, de 2,3 kg no primeiro trimestre da gestação e de 0,5 kg por semana no 2º e 3º trimestres de gestação.
Quais estão corretas?