Questões de Concurso
Sobre nutrição materna (gestação) em nutrição
Foram encontradas 358 questões
Uma alimentação saudável durante a gestação contribui para um desenvolvimento fetal adequado, reduz o risco de complicações e promove a saúde da mãe no pós-parto. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. É recomendável que as gestantes reduzam a ingestão de cafeína, especialmente porque muitos alimentos e bebidas que contêm essa substância, como café, chá e refrigerantes, geralmente não oferecem benefícios nutricionais significativos.
II. O consumo de álcool durante a gravidez pode causar diversos efeitos negativos no feto.
III. É recomendável que as gestantes evitem peixes e mariscos crus ou mal cozidos, pois podem estar contaminados com toxinas ou parasitas.
É CORRETO o que se afirma em:
A recomendação para ingestão de folato tem por base os equivalentes de ácido fólico na dieta (DFE), necessários à manutenção do folato eritrocitário. Os DFE são valores ajustados para as diferenças na absorção entre as formas monoglutamato e poliglutamato.
Fonte: Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição: nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença / Silvia Maria Franciscato Cozzolino, Cristiane Cominetti. Barueri, SP: Manole, 2013.
Durante os períodos de gestação, a ingestão de folato deve ser aumentada, sendo recomendada para gestantes uma ingestão adequada diária de:
O estado nutricional durante a gestação impacta diretamente o bem-estar da mulher e o desenvolvimento saudável do feto. O ganho de peso inadequado, seja insuficiente ou excessivo, está ligado a riscos aumentados para a saúde materna e fetal ao longo da gravidez. Nesse contexto, registre V para verdadeiro, e F, para falso, às afirmativas abaixo.
(__) Gestantes com o IMC pré-gestacional abaixo de 18,5 devem ganhar entre 10,5 e 15 kg durante toda a gestação.
(__) O ganho de peso recomendado para gestantes com excesso de peso pré-gestacional é de 6 a 8 kg durante toda a gravidez.
(__) Para gestantes com IMC considerado normal antes da gravidez, o ganho de peso recomendado durante a gestação é de 8 a 13,5 kg.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
No que diz respeito as orientações dietéticas e condutas para o alívio de náuseas e vômitos durante a gravidez, classifique V, para as sentenças verdadeiras, ou F, para as falsas.
(__) Os alimentos devem ser variados ao longo do dia no intuito de evitar a monotonia alimentar.
(__) As frituras e os alimentos ricos em gordura saturada e trans, devem ser evitados.
(__) Os temperos naturais devem ser substituídos por temperos industrializados.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
( ) Apesar da contra-indicação no Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2010, recomenda o aleitamento materno para todas as mulheres que vivem com HIV e fazem o uso de drogas antirretrovirais.
( ) O colostro, o leite amarelado e grosso que a mãe produz nos primeiros dias após o nascimento, é o alimento ideal para recém-nascidos. É muito nutritivo e ajuda a proteger o bebê contra infecções.
( ) A amamentação é considerada uma estratégia importante de sobrevivência infantil pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por órgãos de proteção à criança.
( ) O aleitamento materno proporciona uma proteção efetiva contra diversas infecções, como otite média, pneumonias e diarréias bem como contra doenças crônicas, doença de Crohn, linfoma e diabetes melito tipo I.
( ) A tuberculose multidroga-resistente (TB-MDR) não restringe a amamentação, se a mãe for tratada por duas ou mais semanas antes do nascimento do bebê e se a criança receber a vacina BCG logo após nascer.
( ) Crianças portadoras de condições congênitas, como galactosemia e fenilcetonúria, podem sofrer graves prejuízos à saúde se amamentadas, devido à composição do leite materno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a ordem de cima para baixo.
Assinale a alternativa correta em relação à nutrição de gestante.
I. O DMG é definido como o diabetes diagnosticado desde o início da gestação, com prevalência mundial de 2 a 20%. Essa condição tem repercussões maternas e fetais, na gestação e após, e constitui risco para diabetes melito tipo 2 (DM2), síndrome metabólica e doença cardiovascular.
II. A secreção de insulina é mediada pelo cálcio, e as alterações na regulação ou no transporte celular desse mineral podem modificar a função secretória das células pancreáticas e, portanto, prejudicar a ação da insulina. Já a vitamina D é essencial para a secreção de insulina, e a deficiência materna desse nutriente pode prejudicar o crescimento fetal e aumentar o risco de DMG.
Está CORRETO o que se afirma:
Os termos que melhor completam a sentença acima são, respectivamente: