Questões de Concurso
Sobre sistema nacional de segurança alimentar e nutricional - sisan em nutrição
Foram encontradas 125 questões
Quanto ao contexto alimentar e nutricional do Brasil e do mundo, julgue o item seguinte.
O relatório das Nações Unidas – O Estado da Insegurança Alimentar Mundial – apontou que a insegurança alimentar severa caiu significativamente no Brasil.
Assinale-o.
Sendo assim, os seguintes dois conceitos instituídos pela Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, são basilares na construção do conceito de EAN:
I - In natura.
II - Minimamente processado.
III - Processado.
IV - Ultraprocessado.
Assinale a alternativa que apresenta, adequadamente, um exemplo de alimento para cada categoria:
I. Promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não governamentais;
II. Articulação entre orçamento e gestão;
III. Estímulo ao desenvolvimento de pesquisas e à capacitação de recursos humanos;
IV. A centralização das ações e articulação, em regime de colaboração, na esfera de governo.
O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) foi instituído por meio da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, Lei nº 11.346, em 2006, com o objetivo de garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) para todas as pessoas que vivem no Brasil, através da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN). Das institucionalidades abaixo qual delas NÃO integra o SISAN?
Leia abaixo, a respeito do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
“Esta política pública, gerenciada pelo _____, autarquia do _____, atende de forma complementar todos os alunos matriculados na educação básica das escolas públicas, federais, filantrópicas, comunitárias e confessionais do país, segundo os princípios do _____ e da Segurança Alimentar e Nutricional. ”
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
A sustentabilidade é o item central do tripé econômico, social e ambiental. Na etapa de preparação e consumo no sistema alimentar, são indicadores econômicos, sociais e ambientais, respectivamente:
De acordo com o PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL REVISADO 2012/2015. No intuito de articular as demais ações de segurança alimentar e nutricional, foram estabelecidos alguns objetivos na 5ª diretriz de fortalecimento das ações de alimentação e nutrição em todos os níveis de atenção à saúde. Correlacione:
a. Objetivo 1 Controlar e prevenir os agravos e doenças consequentes da insegurança alimentar e nutricional.
b. Objetivo 2 Promover o controle e a regulação de alimentos.
c. Objetivo 3 Estruturar a atenção nutricional na rede de atenção à saúde.
( ) “Equipar 100% das Unidades Básicas de Saúde com balanças e antropômetros”
( ) “Aprimoramento da regulação da publicidade de alimentos ricos em açúcar, gorduras e sódio”
( ) “Elaboração do Plano Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade”
Assinale a alternativa correta:
A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) apresentou os resultados do II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II VIGISAN) - 2022. Os resultados revelaram que 41,3% dos domicílios estavam em situação de segurança alimentar, enquanto em 28% havia incerteza quanto ao acesso aos alimentos, além de sua qualidade já comprometida.
-
Nesse cenário, assinale a alternativa correta.
A segurança alimentar é um assunto de utilidade pública, pois incide diretamente em aspectos concernentes à saúde da população em geral. Nas situações que há a presença de micro-organismos indicadores de higiene, é pertinente afirmar que pode ter ocorrido, exceto:
O II Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN 2016-2019) traz um conjunto de desafios e metas para o estabelecimento da segurança alimentar e nutricional da população brasileira. Assinale a alternativa que NÃO CONTÉM um dos desafios referidos por este plano.
“A consecução do direito humano a alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional da população far-se-á por meio do SISAN – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional integrado por um conjunto de órgãos e entidades”
(LEI Nº 11.346 DE 15 DE SETEMBRO DE 2006)
Participam desse conjunto: