Questões de Concurso Sobre sistema nacional de segurança alimentar e nutricional - sisan em nutrição

Foram encontradas 140 questões

Q3278538 Nutrição
De acordo com a Lei nº 11.346/2006 — Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), a segurança alimentar e a nutricional abrangem:

I. A conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos.
II. A padronização da alimentação, devendo desconsiderar as particularidades culturais e regionais.
III. A promoção da saúde, da nutrição e da alimentação da população, incluindo-se grupos populacionais específicos e populações em situação de vulnerabilidade social.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3267192 Nutrição
A educação alimentar e nutricional, segundo o Marco Referencial da educação alimentar e nutricional para as políticas públicas, é entendida no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) como um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, que visa promover, de forma autônoma e voluntária, os hábitos alimentares saudáveis. Para tal, destacamse, entre outras, as políticas Nacional de Atenção Básica, Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
Pode-se afirmar que a opção que contém um dos valores e princípios que configuram-se como expressões fundamentais de todas as práticas e ações no campo de atuação da promoção da saúde reconhecidos pela da PNPS.
Alternativas
Q3267177 Nutrição
A Estratégia Intersetorial de Prevenção à Obesidade é pautada no Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), previsto pela Constituição Federal, e será implementada no âmbito do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
(Ministério da Saúde, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticiase-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/governo-esociedade-constroem-juntos-estrategia-de-prevencao-a-obesidade).

Acerca dos objetivos delineados pela Estratégia Intersetorial de Prevenção à Obesidade, analise as afirmativas a seguir.

I. Melhorar o padrão de consumo de alimentos da população brasileira de forma a reverter o aumento apenas da obesidade.
II. Valorizar o consumo dos alimentos regionais, preparações tradicionais e promover o aumento na disponibilidade de alimentos adequados e saudáveis à população.
III. Desenvolver estratégias que promovam a substituição do consumo de produtos processados e ultra processados com altas concentrações de energia (calorias) e com altos teores de açúcares, gorduras e sódio

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3247712 Nutrição
A Portaria n. 399 de 22 de fevereiro de 2006, ao divulgar o Pacto pela Saúde, reforça diretrizes operacionais no SUS que incluem a promoção da segurança alimentar. Qual medida, no contexto da Nutrição, revela consonância com esse pacto?
Alternativas
Q3247707 Nutrição
A segurança alimentar envolve disponibilidade, acesso, utilização e estabilidade de alimentos saudáveis. Em regiões com altas taxas de desperdício e pouco aproveitamento de alimentos, qual medida pode minimizar esse desequilíbrio?
Alternativas
Q3172511 Nutrição
Na preparação de alimentos em uma copa, qual das práticas abaixo deve ser adotada para garantir a segurança alimentar?
Alternativas
Q3154778 Nutrição
Desde os primeiros avanços tecnológicos na produção de alimentos, como o desenvolvimento da pasteurização no século XIX, até as inovações contemporâneas, diversas tecnologias têm transformado a segurança e a funcionalidade dos alimentos. Sobre as tendências atuais nesse setor, analise as alternativas abaixo:
Alternativas
Q3154775 Nutrição
Sobre a regulamentação de suplementos alimentares e fitoterápicos no Brasil, escolha a alternativa que melhor reflete as exigências legais e científicas:
Alternativas
Q3154773 Nutrição
A adulteração de alimentos é uma prática registrada desde o século XIX, quando fraudes como a diluição de leite com água eram comuns, resultando na criação de leis específicas para controle. Hoje, as fraudes alimentares continuam sendo um desafio global, com impacto direto na saúde pública e na economia. Sobre o tema, escolha a alternativa mais tecnicamente correta:
Alternativas
Q3154767 Nutrição
Sobre segurança alimentar e nutricional, avalie as assertivas abaixo considerando as políticas públicas brasileiras e os desafios globais, e escolha a alternativa mais tecnicamente correta:
Alternativas
Q3273081 Nutrição
A Estratégia “Alimenta Cidades”, iniciativa foi instituída por meio do decreto Nº 11.822, de 12 de dezembro de 2023 e divulgada na 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Acerca desta estratégia, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q3273072 Nutrição

 Analise a charge abaixo:



Imagem associada para resolução da questão



Qual o título mais adequado para esta charge?

Alternativas
Q3210219 Nutrição
Por meio do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), o poder público, com a participação da sociedade civil organizada, formulará e implementará políticas, planos, programas e ações, a fim de assegurar o direito humano à alimentação adequada. Com base nessa informação, é um princípio do SISAN a 
Alternativas
Q3134011 Nutrição
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) alcançou um ponto importante de seu processo de construção. Após ter percorrido um longo caminho, permeado por “altos e baixos” e depois de ter superado obstáculos no sentido de alcançar mudanças conceituais e práticas significativas, atualmente a EAN se insere no âmbito das políticas públicas no contexto da promoção da saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). É correto afirmar: 
Alternativas
Q3129151 Nutrição
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), além de se constituir como uma referência política e normativa para a realização dos direitos à alimentação e à saúde, representa uma estratégia que articula dois sistemas: o Sistema Único de Saúde, seu lócus institucional, e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), espaço de articulação e coordenação intersetorial.
É correto afirmar:

I. Sua natureza transversal às demais políticas de saúde e seu caráter eminentemente intersetorial colocam o desafio da articulação de uma agenda comum de alimentação e nutrição com os demais setores do governo e sua integração às demais políticas, programas e ações do SUS. Assim, as estruturas gerenciais devem possibilitar a construção de estratégias capazes de elaborar e concretizar processos, procedimentos e fluxos de gestão, em consonância com as suas realidades organizacionais e que promovam a formulação, a implementação e o monitoramento das suas ações de alimentação e nutrição.

II. Para o alcance da melhoria das condições de alimentação e nutrição da população, faz-se necessário garantir estratégias de financiamento bipartite para implementação das diretrizes da PNAN.

III. A PNAN contribui junto a outras iniciativas do Ministério da Saúde para estreitar relações de cooperação internacional, com foco nos países que integram a relação Sul/Sul, especialmente em nível regional no MERCOSUL, América Latina e Caribe. Atenção diferenciada deve ser dada aos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOPS).

IV. A atuação do Ministério da Saúde junto às Agências da ONU, como o Comitê de Nutrição das Nações Unidas (SCN), a Organização Pan-Americana de Saúde e o Comitê de Segurança Alimentar da Food and Agriculture Organization (FAO), deve ser estimulada na perspectiva de colaborar na construção de recomendações e metas de desenvolvimento global relacionadas à alimentação e nutrição.


A sequência correta é:  
Alternativas
Q3098101 Nutrição

Quanto ao contexto alimentar e nutricional do Brasil e do mundo, julgue o item seguinte.


O relatório das Nações Unidas – O Estado da Insegurança Alimentar Mundial – apontou que a insegurança alimentar severa caiu significativamente no Brasil.

Alternativas
Q3096373 Nutrição

A respeito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), julgue o item a seguir. 


A PNSAN tem como uma de suas diretrizes a instituição de processos permanentes de educação alimentar e nutricional, pesquisa e formação nas áreas de segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação adequada.

Alternativas
Q3096372 Nutrição

A respeito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), julgue o item a seguir. 


Os estados, o Distrito Federal e os municípios que aderirem ao SISAN deverão elaborar planos nas respectivas esferas de governo, com periodicidade coincidente com os respectivos planos plurianuais, e com base nas diretrizes da PNSAN e nas proposições das respectivas conferências.

Alternativas
Q3082618 Nutrição
O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional tem como princípios norteadores, todos abaixo, EXCETO um deles.
Assinale-o.
Alternativas
Q3053351 Nutrição
Segurança Alimentar e Nutricional é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: B
5: D
6: C
7: E
8: E
9: E
10: C
11: C
12: C
13: A
14: A
15: B
16: C
17: C
18: C
19: B
20: B