Questões de Nutrição - Terapia Nutricional, Enteral e Parenteral para Concurso
Foram encontradas 99 questões
Considerando a terapia nutricional para anemia ferropriva, uma condição comum e preocupante em diversas populações, é crucial compreender os melhores métodos de intervenção para prevenir e tratar essa deficiência. Com base em evidências científicas e diretrizes nutricionais, avalie as seguintes afirmativas:
I. A substituição de alimentos ricos em ferro por suplementos multivitamínicos é suficiente para tratar a anemia ferropriva em todas as populações, independentemente de fatores individuais. Nesse caso os alimentos devem ser excluídos
II. A redução do consumo de água durante as refeições é recomendada durante o tratamento da anemia ferropriva para evitar diluir o ferro ingerido e melhorar sua absorção.
III. A ingestão simultânea de alimentos ricos em vitamina C pode aumentar a absorção de ferro não-heme, contribuindo para a eficácia da terapia nutricional.
IV. A ingestão de chá verde ou preto durante as refeições pode melhorar a absorção de ferro e, portanto, é recomendada como parte da terapia nutricional para anemia ferropriva.
V. O consumo concomitante de alimentos fermentados, como iogurte natural, pode beneficiar a terapia nutricional para anemia ferropriva, uma vez que as bactérias probióticas presentes nesses alimentos podem promover a saúde intestinal e melhorar a absorção de ferro pelo organismo caso o problema de deficiência seja por conta da má absorção.
Assinale a alternativa correta:
As intercorrências gastrintestinais mais frequentes da terapia de nutrição enteral – TNE, como diarreia, constipação, distensão abdominal, vômito, íleo adinâmico e má perfusão intestinal interferem diretamente na sua evolução. A equipe de suporte nutricional deve ser bem criteriosa para não permitir suspensão do fornecimento de nutrientes e calorias ao paciente. Em caso de diarreia (3 a 4 evacuações líquidas ao dia), deve-se:
As Unidades Hospitalares (UH) que queiram habilitar-se à prática da Terapia Nutricional Enteral devem contar com Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN). A EMTN é um __________ obrigatoriamente constituído de, pelo menos, um profissional de cada categoria, a saber: médico, __________, nutricionista e enfermeiro, podendo ainda incluir profissional de outras categorias, habilitados e com ___________ para a prática da Terapia Nutricional.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a opção correta a respeito da Terapia Nutricional Parenteral - TNP.
As modificações terapêuticas da dieta garantem o aporte de nutrientes necessários ao indivíduo enfermo e preservam o seu estado nutricional. São elaboradas para atender a capacidade de ingerir alimentos, de digerir e absorver, bem como, minimizar ou controlar o processo da doença e fatores psicossociais. Relacione o tipo de dieta ao seu objetivo, indicação ou aos alimentos que podem ser incluídos.
1. Dieta líquida restrita ou de líquidos claros
2. Dieta hipocalórica
3. Dieta líquida completa
4. Dieta branda
5. Dieta pastosa
( ) Tem como objetivo facilitar a mastigação, ingestão, deglutição; além de proporcionar certo repouso gastrointestinal. Pode ser indicada em alguns pós-operatórios.
( ) Salada cozida; carnes frescas cozidas, assadas ou grelhadas; vegetais cozidos no forno, na água ou no vapor e refogados; ovo cozido, pochê ou quente.
( ) Tem o objetivo de produzir balanço energético negativo e consequente perda de peso. Indicada para pacientes obesos ou em caso de doenças que requerem urgência médica em perda de peso.
( ) Tem como finalidade saciar a sede, hidratar os tecidos, evitar acidose, manter a função renal, repousar o trato gastrointestinal e amenizar a sintomatologia.
( ) Caldos e sopas liquidificadas; sucos diluídos e/ou coados; leite, iogurte; gelatina, geleia de mocotó; sorvetes; chá, café, chocolate, bebidas não gasosas, sucos de frutas e de vegetais coados; sopa de vegetais peneirados e caldos de carnes.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA: