Questões de Concurso Sobre configuração dos continentes e placas tectônicas em oceanografia geológica

Foram encontradas 17 questões

Q3025169 Oceanografia Geológica
A sísmica de reflexão é uma técnica geofísica que utiliza a reflexão de ondas sísmicas para mapear as estruturas subsuperficiais. Essas ondas acústicas são geradas por fontes artificiais de energia, sendo parcialmente refletidas de volta à superfície ao encontrarem interfaces entre camadas sedimentares com diferentes propriedades acústicas. O princípio para a utilização dessa técnica é o da impedância acústica, uma propriedade dos meios físicos relacionada à sua _______________ e à/ao _______________ da onda sonora nesse meio.
Assinale a alternativa que correta e respectivamente preenche as lacunas no excerto:
Alternativas
Q2699972 Oceanografia Geológica

O relevo do fundo dos oceanos não é simplesmente plano, como o fundo de uma piscina. Ao contrário, possui diversos tipos de acidentes geográficos que afetam o percurso das correntes marinhas e retratam a história geológica da Terra. As feições e o relevo do fundo oceânico são determinados por processos geológicos, em especial pela tectônica de placas.

Com relação à morfologia da zona costeira e marinha adjacente, é correto afirmar:

Alternativas
Q2699970 Oceanografia Geológica

Os oceanos Atlântico e Pacífico influenciam grandemente a circulação atmosférica regional do continente sul-americano. Por sua vez, a circulação do Atlântico Sul, em particular na região adjacente à costa, também é fortemente afetada pela circulação atmosférica oriunda da área continental.

Entre algumas das principais características, da circulação das correntes marinhas e da temperatura na superfície do Atlântico Sul, é correto afirmar:

Alternativas
Q2699966 Oceanografia Geológica

A litosfera do planeta Terra é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas. Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre limitadas por zonas de convergência ou divergência.

O movimento das placas tectônicas é responsável pela expansão dos fundos oceânicos, e sobre alguns aspectos do seu funcionamento há muitos milhões de anos. A respeito do tema, é correto afirmar:

Alternativas
Q722069 Oceanografia Geológica
Oceanos e mares apresentam relevo submarino diverso e peculiar contendo várias feições. A feição que se caracteriza por localizar-se na borda da plataforma continental e apresentar inclinação acentuada, podendo atingir até três mil metros de profundidade, denomina-se
Alternativas
Q722061 Oceanografia Geológica
A figura abaixo apresenta o perfil topográfico típico das praias do norte da Ilha de São Luís. O subambiente que é representado por uma faixa de areia que, fica hora emersa, hora submersa entre as linhas de preamar e baixamar, constituindo-se na praia é denominado de Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q722057 Oceanografia Geológica

Considere a figura abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

O bloco diagrama representa

Alternativas
Q475045 Oceanografia Geológica
Acerca de oceanografia geológica, julgue o  item  a seguir.

Os limites entre as placas continentais, também conhecidos como zona de instabilidade tectônica, podem ser divergentes onde elas se separam, formando o fundo oceânico, ou convergentes, onde elas colidem, criando cadeias montanhosas continentais
Alternativas
Q334131 Oceanografia Geológica
Nas propostas para os oceanos apresentadas na Rio+20, o primeiro item refere-se à necessidade de se implementar ações urgentes para adaptar ou mitigar a acidificação dos oceanos. Com relação às águas marinhas e ao ciclo do carbono nos oceanos, julgue os itens seguintes.
O parcel dos Abrolhos e a cadeia de Vitoria-Trindade são feições que formam barreiras topográficas e que alteram a direção e a velocidade da corrente do Brasil, gerando os vórtices de Vitória e de São Tomé. O resultado desse processo é o enriquecimento das camadas superficiais e o aumento da produção pelágica.
Alternativas
Q334126 Oceanografia Geológica
O ambiente de deposição mais extenso e mais duradouro é o marinho, que consiste no destino final de todos os sedimentos, em especial dos sedimentos detríticos. Acerca de sedimentação marinha, julgue os itens subsequentes.
Os sedimentos relíquias são assim denominados por serem característicos de ambientes de sedimentação que favoreceram a concentração de recursos minerais.
Alternativas
Q334125 Oceanografia Geológica
Imagem 004.jpg

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à evolução do fundo oceânico e às características das bacias sedimentares costeiras do Brasil.
A Bacia de Pelotas está separada da Bacia de Campos pela Plataforma de Florianópolis e pela Dorsal de São Paulo.
Alternativas
Q334124 Oceanografia Geológica
Imagem 004.jpg

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à evolução do fundo oceânico e às características das bacias sedimentares costeiras do Brasil.
O fato de os pesquisadores estarem mais perto de concluir que a elevação do Alto Rio Grande integra a plataforma continental brasileira deve-se a descoberta de rochas graníticas no local.
Alternativas
Q334123 Oceanografia Geológica
Imagem 004.jpg

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à evolução do fundo oceânico e às características das bacias sedimentares costeiras do Brasil.
A origem geológica do Atol das Rocas é diferente da das ilhas de Trindade e Martim Vaz, uma vez que o Atol é formado por calcários biogênicos, e não pela deriva da placa tectônica sul-americana sobre um hot spot.
Alternativas
Q334122 Oceanografia Geológica
Imagem 004.jpg

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à evolução do fundo oceânico e às características das bacias sedimentares costeiras do Brasil.
A formação da Cadeia Vitoria-Trindade relaciona-se à deriva da placa tectônica sul-americana sobre um hot spot associado à Zona de Fratura de Vitoria-Trindade.
Alternativas
Q334120 Oceanografia Geológica
A corrente de contorno oeste sul-americana, conhecida como Corrente do Brasil, se afasta da plataforma continental entre as latitudes de 33º S e 38º S, devido ao encontro com a Corrente das
Malvinas. A interação dessas duas correntes forma uma intensa frente. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
O ponto de separação da plataforma continental é mais ao norte durante o verão que no inverno. Esse mecanismo de migração da frente está relacionado ao descolamento do giro subtropical em resposta à posição mais ao norte do sistema de alta pressão atmosférica do Atlântico Sul nos meses de inverno.
Alternativas
Q334104 Oceanografia Geológica
Acerca de oceanografia física, julgue os itens a seguir.
Considere que a figura abaixo mostre os 100 primeiros metros de perfis verticais de temperatura ao longo de alguns meses do ano, em uma mesma estação. Nesse caso, o comportamento temporal da temperatura da água nessa região é típico de regiões de baixas latitudes, denominado termoclina sazonal.

Imagem 009.jpg

Alternativas
Q14411 Oceanografia Geológica
A configuração atual dos continentes é produto de uma série de processos geológicos que atuaram ao longo de milhões de anos. Dentre estes processos está a migração das placas continentais, abordadas pelo Teoria da Tectônica de Placas. Em relação à configuração atual do Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I - A margem continental brasileira é considerada ativa, em função dos processos sedimentares atuantes.
II - O Brasil está inteiramento situado na Placa Meso Atlântica.
III - A ocorrência recente de terremotos na área oceânica frontal ao Estado de São Paulo deve-se ao fato de esta área estar situada em uma região de margem continenal ativa, ao contrário das demais áreas costeiras do Brasil, consideradas passivas.
IV- Em função da origem geológica comum, há na costa brasileira depósitos minerais (principalmente hidrocarbonetos) análogos e correspondentes aos da costa oeste africana.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: D
5: D
6: C
7: E
8: C
9: C
10: E
11: E
12: C
13: E
14: C
15: E
16: E
17: B