Questões de Oceanografia Geológica - Diversidade do Litoral Brasileiro para Concurso
Foram encontradas 9 questões
I. Em estuários negativos, a evaporação é maior que a precipitação e as descargas fluviais.
II. A intensidade das correntes de maré, em estuários, é determinada pelo valor absoluto do nível d’água em um determinado local.
III. Em estuários síncronos, a fricção e a convergência têm efeitos iguais e opostos na maré, de forma que a amplitude e as correntes de maré são constantes em direção ao interior do estuário.
IV. Em estuários hipossíncronos, o efeito da convergência é menor que o da fricção, resultando em uma redução da amplitude e das correntes de maré em direção ao interior do estuário.
V. Em estuários positivos, a evaporação é maior que a precipitação e as descargas fluviais.
É CORRETO o que se afirma em
Banhado a leste pelo oceano Atlântico, o Brasil possui um litoral com 7.367 km. O contorno da sua costa aumenta para 9.200 km se forem consideradas as saliências e reentrâncias do litoral. A plataforma continental tem profundidade média de 200 metros e largura média de 90 km. Toda essa extensão lhe confere uma diversidade de paisagens ao longo da costa, onde se alternam dunas, falésias, praias, mangues, recifes, baías, restingas, estuários e recifes de corais. Devido à sua extensão e por suas características comuns, o litoral brasileiro pode ser divido em Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.
Com relação a esses setores do litoral e suas características dominantes, é correto afirmar:
A sardinha verdadeira, Sardinella brasiliensis, é a espécie economicamente mais importante da costa de Santa Catarina e a sua disponibilidade para pesca não obedece a padrões sazonais definidos, variando de ano para ano.
A distribuição em uma ampla escala das espécies de bentos epifaunais sésseis é feita tanto pelas larvas como pelos adultos, mediante migrações tróficas reprodutivas.
No Brasil, localizam-se os únicos recifes coralíneos do Atlântico Sul, havendo no banco dos Abrolhos todas as espécies que habitam os substratos recifais do país, assim como os quatro grandes grupos de corais — corais pétreos, corais de fogo, octocorais e corais negros.
Das sete espécies de tartarugas marinhas conhecidas no mundo, quatro vivem em águas brasileiras: Caretta caretta, Chelonia mydas, Dermochelys coriacea e Lepidochelys olivacea.