Questões de Concurso Sobre recifes biológicos em oceanografia geológica

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2024 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2024 - UFES - Oceanólogo |
Q3077856 Oceanografia Geológica
Os organismos bentônicos estão presentes nos ambientes marinho e costeiro desde a região entremarés até as fossas abissais do oceano. Analise as afirmativas a seguir sobre os ecossistemas bentônicos:

I. Os organismos que vivem, se locomovem e se alimentam na superfície do sedimento são considerados epifaunais.

II. Os bentônicos que vivem enterrados no substrato pertencem à endofauna.

III. A partir da menor para a maior profundidade, os ambientes bentônicos podem ser classificados em supralitoral, litoral, sublitoral, batial, hadal, abissal.

IV. A estrutura das comunidades bentônicas depende da granulometria do sedimento de fundo.


É CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q722093 Oceanografia Geológica
Os recifes artificiais marinhos são estruturas de pequeno a grande porte, rígidas e submersas, normalmente constituídas de concreto ou materiais obsoletos de indústrias (carcaças de navios, plataformas de petróleo desativadas, pneus, etc.). Sobre os recifes artificiais é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q475059 Oceanografia Geológica
Julgue o  item  a seguir, relativo à oceanografia biológica.

No Brasil, localizam-se os únicos recifes coralíneos do Atlântico Sul, havendo no banco dos Abrolhos todas as espécies que habitam os substratos recifais do país, assim como os quatro grandes grupos de corais — corais pétreos, corais de fogo, octocorais e corais negros.
Alternativas
Q14402 Oceanografia Geológica
Recifes biológicos correspondem a cerca de 2% dos fundos marinhos do mundo entre 0 e 30 m de profundidade. A maioria destas formações tem como principal agente construtor os corais escleractínicos. No Brasil, há uma formação recifal de origem biogênica que excede esta regra, pois é formada principalmente por algas calcárias. Esta formação é conhecida como
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: A