Questões de Concurso Sobre anatomia da cavidade pulpar em odontologia

Foram encontradas 120 questões

Q3079637 Odontologia
A alteração de desenvolvimento na qual os achados radiográficos demonstram elementos dentários que se apresentam com raízes curtas e grossas e câmaras pulpares aumentadas longitudinalmente é denominada:
Alternativas
Q2908207 Odontologia

Em relação às calcificações pulpares, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q2854988 Odontologia

Podemos citar diversas causas para a pericementite apical aguda, dentre as quais:

I – Oclusão traumática. II – Movimentação dentária. III – Invasão bacteriana, advinda de uma pulpite irreversível.

Alternativas
Q2738752 Odontologia

Paciente com 22 anos de idade, sexo masculino, tem como queixa principal “dor de dente” intensa, pulsátil e intermitente na região póstero-superior direita. Na anamnese, o paciente relata sentir dificuldade em dormir à noite devido à dor e refere algum alívio ao colocar uma compressa gelada sobre a região dolorida. O exame clínico mostra restauração Classe I em amálgama no dente 16, que apresenta resposta positiva aos testes de vitalidade pulpar. O exame radiográfico mostra a lâmina dura intacta. Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Alternativas
Q2690144 Odontologia

A Associação Americana de Endodontia conceitua o periápice como um complexo de tecidos que circunda a porção apical da raiz de um dente. O desenvolvimento das periapicopatias é um processo dinâmico; os diferentes tipos de lesões periapicais representam diferentes estágios da reação inflamatória, em diferentes fases de desenvolvimento. Sendo assim, é correto afirmar:

Alternativas
Q2675395 Odontologia

Como existe pouca ou nenhuma correlação entre os achados histológicos e sintomas clínicos das doenças pulpares, o diagnóstico e a classificação de tais doenças baseiam-se mais nos sinais e sintomas clínicos que nos aspectos histopatológicos. As lesões pulpares podem ser classificadas como, EXCETO:

Alternativas
Q2665535 Odontologia

Na periodontite apical sintomática, tem-se

Alternativas
Q2665530 Odontologia

Inflamação crônica hiperplásica, câmara pulpar exposta ao meio bucal (polpa viva), normalmente associadas com ápices incompletos caracteriza

Alternativas
Q2648800 Odontologia

Sobre as condições pulpares em endodontia, indique a alternativa correta:

Alternativas
Q2480490 Odontologia
A síntese de dentina e a aposição ao longo das paredes da cavidade da polpa dentária ocorrem ao longo da vida de um dente vitalizado. Qual é o tipo de dentina fisiológica depositada ao longo da vida do indivíduo após o término da rizogênese e erupção dentária?
Alternativas
Q2480489 Odontologia
A polpa dentária é constituída de tecido conjuntivo frouxo especializado. Qual é a célula responsável por sintetizar a dentina? 
Alternativas
Q2452170 Odontologia
Ao realizar o bloqueio extrabucal correto e eficaz do nervo maxilar, a ponta da agulha deve adentrar o seguinte acidente anatômico:
Alternativas
Q2388831 Odontologia
O capeamento pulpar direto (CPD) consiste em aplicar sobre a polpa exposta algum material biocompatível. No caso de um dente decíduo, este tratamento é indicado
Alternativas
Q2388710 Odontologia
A polpa dentária é composta de nervos sensitivos (aferentes) e vasomotores (eferentes). Esses nervos sensitivos que inervam a polpa dentária são mielinizados (fibras A-delta e fibras A-beta) e amielinizados (fibras tipo C e fibras tipo A). As fibras que são responsáveis por gerarem dor pulsátil, excruciante e espontânea da pulpite irreversível são as 
Alternativas
Q2378094 Odontologia
São objetivos da proteção pulpar indireta, EXCETO:
Alternativas
Q2333337 Odontologia

Julgue o item que se segue. 


O teste de vitalidade pulpar é indispensável para o diagnóstico pulpar

Alternativas
Q2323730 Odontologia
Em relação à composição do tecido pulpar, pode-se afirmar que a polpa:
Alternativas
Q2323725 Odontologia
Para que o sucesso do tratamento endodôntico seja alcançado, é de extrema importância o conhecimento das variações anatômicas que podem estar presentes na morfologia do canal radicular. Canais do tipo II podem ser definidos como:
Alternativas
Q2304520 Odontologia
A técnica de pulpotomia é baseada na extirpação do tecido pulpar coronário em um dente com polpa vital. Seu objetivo é manter a polpa radicular vital e assintomática, sem evidências pós-operatórias de comprometimento ou reabsorção radicular patológica. Esta técnica está contraindicada em: 
Alternativas
Q2299438 Odontologia
A cárie sempre foi considerada a grande responsável pelo comprometimento dos tecidos dentários mineralizados, em determinados casos é comum a ocorrência de exposição pulpar em cavidades muito profundas. Na eventualidade de uma exposição pulpar, uma abordagem clínica é a aplicação de um material diretamente sobre o tecido pulpar exposto com vistas a preservar sua vitalidade (capeamento pulpar). Vários estudos clínicos reforçam as evidências de que o hidróxido de cálcio é um importante agente capeador do tecido pulpar. São aspectos importantes a serem considerados quando da utilização do hidróxido de cálcio P.A., EXCETO: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: D
5: A
6: B
7: D
8: A
9: C
10: D
11: D
12: D
13: C
14: B
15: D
16: E
17: B
18: D
19: B
20: D