Questões de Concurso Sobre anatomia da cavidade pulpar em odontologia

Foram encontradas 120 questões

Q3200734 Odontologia
Considere as afirmativas relacionadas à Formação Radicular, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas: 

(__)A bainha epitelial de Hertwig, durante o desenvolvimento radicular, se desenvolve em ameloblastos e odontoblastos, que são responsáveis pela formação da dentina e do esmalte radicular.
(__)O canal acessório pode ocorrer devido à interrupção do desenvolvimento normal da formação radicular e é uma continuidade entre o folículo dentário e a papila dentária, podendo representar uma dificuldade adicional para o tratamento endodôntico.
(__)O canal acessório é uma estrutura normal que se forma devido ao crescimento contínuo da bainha epitelial de Hertwig e não tem impacto significativo no tratamento endodôntico, pois não está associado a dificuldades adicionais.

Assinale a alternativa com a sequência, de cima para baixo, correta:
Alternativas
Q3141328 Odontologia
A necrose pulpar é uma condição em que a polpa dentária perde sua vitalidade. Sobre a necrose pulpar, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A necrose pulpar é frequentemente dolorosa antes de acometer o ligamento periodontal.
(__)A necrose pulpar não tratada pode causar periodontite apical aguda.
(__)A endodontia é o tratamento indicado para dentes com necrose pulpar e ápice fechado.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: 
Alternativas
Q3122756 Odontologia
De acordo com o livro “Caminhos da Polpa”, de Cohen, o edema tecidual pode estar associado a um abscesso perirradicular agudo, a um flare-up entre consultas ou a complicações pós-tratamento endodôntico.
Sobre o manejo do edema em infecções endodônticas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3079637 Odontologia
A alteração de desenvolvimento na qual os achados radiográficos demonstram elementos dentários que se apresentam com raízes curtas e grossas e câmaras pulpares aumentadas longitudinalmente é denominada:
Alternativas
Q2480490 Odontologia
A síntese de dentina e a aposição ao longo das paredes da cavidade da polpa dentária ocorrem ao longo da vida de um dente vitalizado. Qual é o tipo de dentina fisiológica depositada ao longo da vida do indivíduo após o término da rizogênese e erupção dentária?
Alternativas
Q2480489 Odontologia
A polpa dentária é constituída de tecido conjuntivo frouxo especializado. Qual é a célula responsável por sintetizar a dentina? 
Alternativas
Q2452170 Odontologia
Ao realizar o bloqueio extrabucal correto e eficaz do nervo maxilar, a ponta da agulha deve adentrar o seguinte acidente anatômico:
Alternativas
Q2388831 Odontologia
O capeamento pulpar direto (CPD) consiste em aplicar sobre a polpa exposta algum material biocompatível. No caso de um dente decíduo, este tratamento é indicado
Alternativas
Q2388710 Odontologia
A polpa dentária é composta de nervos sensitivos (aferentes) e vasomotores (eferentes). Esses nervos sensitivos que inervam a polpa dentária são mielinizados (fibras A-delta e fibras A-beta) e amielinizados (fibras tipo C e fibras tipo A). As fibras que são responsáveis por gerarem dor pulsátil, excruciante e espontânea da pulpite irreversível são as 
Alternativas
Q2648800 Odontologia

Sobre as condições pulpares em endodontia, indique a alternativa correta:

Alternativas
Q2378094 Odontologia
São objetivos da proteção pulpar indireta, EXCETO:
Alternativas
Q2333337 Odontologia

Julgue o item que se segue. 


O teste de vitalidade pulpar é indispensável para o diagnóstico pulpar

Alternativas
Q2323730 Odontologia
Em relação à composição do tecido pulpar, pode-se afirmar que a polpa:
Alternativas
Q2323725 Odontologia
Para que o sucesso do tratamento endodôntico seja alcançado, é de extrema importância o conhecimento das variações anatômicas que podem estar presentes na morfologia do canal radicular. Canais do tipo II podem ser definidos como:
Alternativas
Q2304520 Odontologia
A técnica de pulpotomia é baseada na extirpação do tecido pulpar coronário em um dente com polpa vital. Seu objetivo é manter a polpa radicular vital e assintomática, sem evidências pós-operatórias de comprometimento ou reabsorção radicular patológica. Esta técnica está contraindicada em: 
Alternativas
Q2299438 Odontologia
A cárie sempre foi considerada a grande responsável pelo comprometimento dos tecidos dentários mineralizados, em determinados casos é comum a ocorrência de exposição pulpar em cavidades muito profundas. Na eventualidade de uma exposição pulpar, uma abordagem clínica é a aplicação de um material diretamente sobre o tecido pulpar exposto com vistas a preservar sua vitalidade (capeamento pulpar). Vários estudos clínicos reforçam as evidências de que o hidróxido de cálcio é um importante agente capeador do tecido pulpar. São aspectos importantes a serem considerados quando da utilização do hidróxido de cálcio P.A., EXCETO: 
Alternativas
Q2270385 Odontologia
O conhecimento da anatomia do sistema de canais radiculares é importante em Endodontia uma vez que evita iatrogenias durante as diferentes etapas do tratamento endodôntico. De acordo com a anatomia interna, analise as informações a seguir e atribua V para verdadeiro e F para falso.

( ) A raiz mesial do primeiro molar inferior é curva no sentido distal e o canal mesiolingual é menor e mais reto que o canal mesiovestibular.
( ) Os canais mesiovestibulares do primeiro molar superior podem apresentar curvaturas severas na direção vestibulopalatina que não são evidentes na radiografia.
( ) Os incisivos inferiores apresentam secção tranversal oval ou achatada no sentido vestibulolingual e a maior prevalência de curvatura apical no sentido distovestibular.
( ) Os incisivos e caninos superiores apresentam ombro palatino que deve ser removido durante o acesso para que os instrumentos penetrem sem interferências.
( ) Os pré-molares inferiores apresentam como variação morfológica comum a presença de raiz e canal em forma de C.

Marque a alternativa correta.
Alternativas
Q2244878 Odontologia
Segundo a classificação dos sistemas de canais radiculares proposta por Vertucci, um canal tipo III caracteriza-se por apresentar 
Alternativas
Q2235512 Odontologia
Todas as calcificações pulpares começam como corpúsculos livres dentro do tecido pulpar, mas muitas podem se prender ou incorporar às paredes dentinárias da polpa. Em relação as calcificações pulpares, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2217888 Odontologia
Analise a descrição a seguir:
“Possui, com maior frequência, três canais, sendo dois localizados na raiz mesial e um localizado na raiz distal. Os canais mesiais (mesiovestibular e mesiolingual) podem possuir istmos. O canal distal normalmente é o mais calibroso.”
Tais características referem-se com maior frequência a qual elemento dental citado abaixo?
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: D
5: D
6: D
7: D
8: C
9: B
10: C
11: D
12: E
13: B
14: D
15: B
16: D
17: D
18: C
19: B
20: B