Questões de Concurso
Sobre anatomia dentária em odontologia
Foram encontradas 1.599 questões
I. Pelo fato de os dentes decíduos serem substituídos pelos permanentes, suas raízes apresentam reabsorções em diversos graus de intensidade, dependendo da época em que são observados. A raiz de um dente decíduo está totalmente formada 1 mês após o aparecimento da coroa na boca. A raiz intacta tem vida curta, cerca de 02 meses começa a reabsorver.
II. Com o início do processo de erupção dos permanentes, começa a rizólise dos dentes decíduos. Suas raízes sofrem reabsorção gradual, que culmina com a perda quase total delas. Em tal momento, ocorre a esfoliação fisiológica da coroa, restando apenas um pequeno segmento cervical irregular da raiz.
III. Nos incisivos e caninos decíduos, os germes dos dentes permanentes localizam-se vestibularmente às suas raízes em todos os casos. Portanto, a reabsorção é feita, sobretudo, à custa da porção lingual da raiz.
IV. Nos molares decíduos, os germes dos dentes permanentes localizam-se entre suas raízes. Por isso, elas são extremamente divergentes. A reabsorção é feita à custa das porções das raízes voltadas para o germe dos pré-molares, que substituem os molares decíduos.
É correto o que se afirma em:
( ) Em relação às dimensões, de modo absoluto, dentes decíduos são menores que os permanentes em todas as suas dimensões. A relação volumétrica é de, aproximadamente, 1 para 3. De modo relativo, apresentam raízes mais longas e coroas mais volumosas e largas do que os permanentes de mesmo nome.
( ) Comparados com os dentes permanentes correspondentes, os decíduos são menores, com exceção dos molares decíduos. Estes apresentam diâmetro mesiodistal maior que os pré-molares que os substituirão.
( ) Os molares decíduos estão dispostos em uma série decrescente e os molares permanentes dispõem-se em uma série crescente.
( ) Em relação as cores, as coroas dos dentes decíduos são mais claras e mais opacas, exibindo um tom esbranquiçado ou branco-azulado, o que confere contraste bem nítido quando comparadas com o tom amarelado e/ou acinzentado das coroas dos dentes permanentes. Essa coloração mais clara deve-se ao fato de tais dentes terem menor concentração de sais calcários (hidroxiapatita) e menor espessura de tecidos duros (sobretudo a dentina).
A sequência correta de cima para baixo é:
I. O esmalte dos dentes decíduos é mais permeável e mais facilmente desgastado que o dos permanentes. A espessura do esmalte é mais fina: varia em torno de 0,5 a 1,0 mm.
II. O esmalte tem espessura igual ou quase igual em todas as faces da coroa, terminando abruptamente ao nível do colo. Nessa porção cervical, os prismas de esmalte inclinam-se para oclusal, em vez de se orientarem para cervical, como ocorre nos permanentes.
III. Em relação à suscetibilidade à cárie dos dentes decíduos, em função de sua menor mineralização, os decíduos são menos resistentes que os permanentes. Esse fato, quando associado à dieta inadequada, possibilita que a destruição causada pelo processo carioso seja rápida e agressiva.
É correto o que se afirma em:
I. O dente humano é constituído por tecidos mineralizados – esmalte e dentina em sua parte coronária e cemento e dentina na sua porção radicular.
II. Os tecidos mineralizados envolvem a polpa dentária, um tecido conjuntivo frouxo que ocupa um espaço na porção interna do dente denominado cavidade pulpar.
III. A cavidade pulpar pode ser didaticamente dividida em uma porção coronária, ou câmara pulpar, e em uma porção radicular, ou sistema de canais radiculares (SCR), cuja forma geralmente reflete a anatomia externa do dente.
É correto que se afirma em:
I. Todos se inserem na mandíbula. II. Atuam ativamente nos movimentos mandibulares. III. São revestidos por fáscias musculares. IV. São irrigados pela artéria maxilar.
É CORRETO que se afirma em:
( ) Apresentam, pelo menos, uma fixação em partes moles (mucosa, fáscias, diretamente na derme), podendo sua origem ser óssea ou também tegumentar.
( ) Atuam como constritores ou dilatadores das aberturas faciais: olhos, nariz e boca.
( ) Fusionam-se ao nível de suas inserções e não têm, assim, tendões individualizados.
( ) Apresentam fáscia, o que facilita a sua dissecação.
( ) Estão constituídos por unidades motoras compostas de muitas fibras musculares, sendo, portanto, pouco inervados, incapazes de realizar movimentos muito delicados e precisos.