Questões de Concurso Sobre anestesiologia em odontologia em odontologia

Foram encontradas 1.197 questões

Q3300743 Odontologia
Possui baixo risco de hepatotoxicidade e boa eficácia como analgésico em procedimentos clínicos odontológicos comparado a outros medicamentos, inclusive sendo preconizado por vários autores como fármaco de primeira escolha. O trecho refere-se ao(à):
Alternativas
Q3300742 Odontologia
Conforme Malamed (2020), há cinco “invenções” que representam avanços significativos na arte e na ciência do controle da dor na profissão odontológica e, entre elas, está a reversão da anestesia local. Sobre o tema, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3293145 Odontologia
Na anestesia local para cirurgias periodontais, o uso de vasoconstritores é recorrente. Porém, certas condições de saúde podem requerer cautela. Marque a alternativa CORRETA sobre como o cirurgião-dentista deve lidar com anestésicos que contêm adrenalina em hipertensos controlados.
Alternativas
Q3292774 Odontologia
Na anestesia local, a escolha do sal anestésico e da concentração de vasoconstritor interfere na segurança do paciente. Marque a alternativa CORRETA sobre cuidados farmacológicos ao aplicar anestésicos locais em pessoas com hipertensão não controlada. 
Alternativas
Q3289816 Odontologia
As soluções anestésicas locais correspondem aos medicamentos mais utilizados na prática odontológica. Logo, o dentista deve ser um profundo conhecedor da farmacologia e toxicologia das soluções empregadas. Independentemente da solução escolhida, alguns cuidados devem ser observados durante a anestesia local odontológica.
Nesse sentido, são contraindicações do uso de vasoconstritores adrenérgicos:

I - Hipertensão severa não tratada ou não controlada.
II - Doença cardiovascular grave.
III - Diabetes mellitus não controlada.
IV – Hipertireoidismo.
V – Pacientes em uso contínuo de derivados fenotiazínicos.

É verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas
Q3286279 Odontologia
Em relação à anestesia geral utilizada na odontologia, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3286275 Odontologia
Na Odontologia, a anestesia utilizada para procedimentos simples, que inibe de forma reversível a condução nervosa na região da cavidade bucal, permitindo que o paciente permaneça consciente, é conhecida como:
Alternativas
Q3286266 Odontologia
As soluções anestésicas locais são amplamente utilizadas na prática odontológica, sendo essencial que os operados da área odontológica possuam um profundo conhecimento sobre a farmacologia e toxicologia desses medicamentos. Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta sobre o uso de anestésicos locais na odontologia:
Alternativas
Q3282832 Odontologia
Partindo-se do princípio que a dose máxima estabelecida para o anestésico local lidocaína 2% com epinefrina 1:100.000 é de 4,4 mg/kg em crianças, qual a quantidade máxima de tubetes contendo 36 mg de lidocaína a ser aplicada em uma criança pesando 25 kg em uma consulta?
Alternativas
Q3282828 Odontologia
Paciente tem indicação de exodontia do elemento 44. A técnica mais apropriada juntamente com o nervo a ser anestesiado para prover a anestesia deste dente seria:
Alternativas
Q3267204 Odontologia
A obtenção de uma adequada anestesia pulpar de molares inferiores que apresentam quadro de pulpite é um grande desafio encontrado na rotina clínica.
Com relação ao tema, assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) O insucesso na anestesia pode ser por diversos motivos, como: fatores anatômicos, farmacológicos, erros de técnica ou fatores psicológicos.

( ) A anestesia pulpar de molares inferiores vitais, realizada pelo bloqueio do nervo alveolar inferior, é a que apresenta as maiores taxas de insucesso.
( ) Caso o paciente apresente trismo, uma alternativa é usar a técnica anestésica de boca fechada, chamada de técnica de Gow-Gates.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Odontologia |
Q3252343 Odontologia

Saber calcular as doses máximas de anestésico local e de vasoconstrictor é de grande importância para prevenir complicações resultantes da anestesia local odontológica.


As quantidades de sal anestésico e de agente vasoconstrictor presentes em um tubete de 1,8 mL de lidocaína a 2% com epinefrina 1:100.000, são, respectivamente, 

Alternativas
Q3247340 Odontologia
Considere as afirmações sobre a anestesiologia odontológica:

I – O uso de vasoconstritores nos anestésicos locais deve considerar o estado sistêmico do paciente, pois pode haver risco cardiovascular.
II – Técnicas anestésicas infiltrativas são totalmente ineficazes em dentes com inflamação pulpar aguda.
III – A prevenção de acidentes anestésicos passa pela aspiração prévia e pelo conhecimento das doses máximas recomendadas.
IV – Reações alérgicas a anestésicos são raras, mas exigem preparo do consultório para suporte básico e avançado de vida.

Estão corretas apenas as afirmativas: 
Alternativas
Q3247335 Odontologia
Na prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios, o(a) cirurgião-dentista deve considerar o histórico de saúde e possíveis interações medicamentosas do paciente. De que forma essa precaução contribui para uma terapêutica segura?
Alternativas
Q3243536 Odontologia
A cirurgia e anestesia são partes fundamentais dos procedimentos odontológicos, com técnicas específicas para garantir a segurança do paciente. A correta aplicação de anestésicos e a escolha do tipo de cirurgia impactam diretamente o sucesso do tratamento odontológico. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A anestesia local é amplamente utilizada em procedimentos cirúrgicos odontológicos simples.

II. Em casos de procedimentos odontológicos mais invasivos, pode-se optar pela anestesia geral, desde que haja avaliação prévia e condições adequadas.

III. O atendimento odontológico cirúrgico no SUS deve ser realizado dentro da rede pública de saúde, com uso de anestesia adequada ao tipo de procedimento e necessidades do paciente.
Alternativas
Q3241969 Odontologia

Em relação aos tipos de anestésicos locais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.


(1) Ésteres.


(2) Amidas.



( ) Articaína.


( ) Cocaína.


( ) Lidocaína.


( ) Tetraciclina.

Alternativas
Q3240722 Odontologia

A técnica anestésica infiltrativa pode ser útil no auxílio diagnóstico e também como forma terapêutica das alterações musculares da região da cabeça e pescoço e ATMs.


Nesse contexto, para obtenção de um bloqueio muscular terapêutico, qual o agente anestésico de escolha?

Alternativas
Q3239133 Odontologia
Quanto aos agentes anestésicos específicos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3238204 Odontologia

Existem vários métodos para obter o controle da dor com anestésicos locais. O local de infiltração do fármaco em relação à área de intervenção operatória determina o tipo de injeção administrada.


Um exemplo de bloqueio de campo

Alternativas
Q3238202 Odontologia

Anestésico local, com rápido início de ação (1 a 2 minutos), baixa lipossolubilidade e alta taxa de ligação proteica. É metabolizado no fígado e no plasma sanguíneo. Como a biotransformação começa no plasma, sua meia- -vida plasmática é mais curta do que a dos demais anestésicos (aproximadamente 40 minutos), o que propicia a eliminação mais rápida pelos rins. Por essas características farmacocinéticas, reúne as condições ideais de ser o anestésico de escolha para uso rotineiro em adultos, idosos e pacientes portadores de disfunção hepática.


A descrição refere-se ao seguinte anestésico:

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: B
5: D
6: C
7: C
8: B
9: D
10: B
11: D
12: E
13: B
14: B
15: B
16: B
17: D
18: A
19: B
20: C