Questões de Concurso
Sobre anestesiologia em odontologia em odontologia
Foram encontradas 1.085 questões
Determinada paciente, no segundo trimestre de gestação, sem qualquer doença ou complicação sistêmica, procurou atendimento odontológico por causa de uma pulpite aguda irreversível no primeiro molar inferior direito. Após o exame clínico e radiográfico, o cirurgião-dentista decidiu pela realização do atendimento de urgência e posterior tratamento endodôntico. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A utilização de doistubetes de solução de lidocaína a 2% com adrenalina 1:100.000, injetada de forma lenta e com aspiração prévia, é segura nesta paciente.
II. O paracetamol pode ser utilizado para dores leves a moderadas em qualquer período gestacional, nas concentrações entre 500 e 750 mg, a cada seis a oito horas de intervalo mínimo.
III. Para o controle da ansiedade e a promoção de uma leve sedação é recomendável o uso de pequenas doses de benzodiazepínicos.
Está correto o que se afirma em
Existem diversas técnicas para se conseguir o controle da dor com anestésicos locais. O tipo de injeção administrada para um tratamento específico está relacionado à extensão da área operatória. Sobre as considerações referentes às técnicas de anestesia em odontologia, analise as afirmativas a seguir.
I. O bloqueio do nervo alveolar superior é contraindicado em pacientes que utilizam medicamentos inibidores da agregação plaquetária.
II. O bloqueio do nervo infraorbital promove anestesia da polpa dos incisivos centrais superiores até o canino, no lado anestesiado, além do periodonto e osso vestibular desses mesmos dentes.
III. O bloqueio do nervo palatino anterior produz anestesia na parte anterior do palato duro.
IV. A anestesia do nervo bucal não é necessária para a maioria dos procedimentos odontológicos restauradores, porque fornece inervação sensitiva somente aos tecidos moles vestibulares adjacentes aos molares inferiores.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Há três tipos principais de injeção de anestésico local: infiltração local, bloqueio do campo e bloqueio de nervo.
II. No bloqueio de nervo, o anestésico local é depositado próximo aos ramos nervosos terminais maiores, de modo que a área anestesiada será circunscrita, impedindo a passagem de impulsos do dente para o Sistema Nervoso Central (SNC).
III. O tipo de injeção administrada para um dado tratamento será determinado pela extensão da área operatória.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Lidocaína.
2. Bupivacaína.
3. Mepivacaína.
Coluna 2
( ) Maior duração de ação, indicada para cirurgias extensas.
( ) Anestésico de escolha para procedimentos odontológicos com curto tempo de duração.
( ) Boa indicação quando recomendado o uso de anestésico sem vasoconstritor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A técnica infiltrativa submucosa é indicada para anestesiar tecidos moles e região do ápice dentário onde há fina placa cortical do alvéolo maxilar intraósseo.
II. A técnica do bloqueio mandibular é mais adequada para anestesiar múltiplos dentes em uma arcada superior.
III. O uso de vasoconstritores associados a anestésicos locais reduz a toxicidade sistêmica.
Quais estão corretas?
( ) Gestantes que apresentam náuseas e vômitos durante o período gestacional podem realizar fluorterapia diária com bochechos de 225 ppm F (NaF 0,05%) para evitar erosão e desmineralização e ativar a remineralização.
( ) Os cirurgiões-dentistas devem recomendar a interrupção do aleitamento materno quando as mães são medicadas ou anestesiadas em razão do tratamento odontológico, apesar do epitélio alveolar mamário funcionar como uma barreira quase impermeável.
( ) O cirurgião-dentista pode prescrever com segurança à lactante: paracetamol, ibuprofeno, propoxifeno e penicilinas, ou clindamicina em caso de alergia às penicilinas.
( ) Entre os anestésicos de uso local, recomenda-se a lidocaína a 2% com epinefrina 1:100.000, entretanto a prilocaína e a articaína devem ser evitadas, assim como o vasoconstritor felipressina.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Os ALs mais utilizados em Odontologia possuem como características rápido início de ação, longa duração e baixa toxicidade.
II. Um dos principais efeitos colaterais dos ALs são as reações alérgicas.
III. É uma restrição absoluta o uso de vasoconstritor em pacientes diabéticos, hipertensos e cardiopatas.
IV. A depressão respiratória é um evento adverso comum quando utilizados 2 tubetes de articaína em uma pessoa de 70 Kg durante um procedimento cirúrgico-restaurador.
Quais estão corretas?
( ) A lidocaína é um anestésico local comumente usado em Odontologia.
( ) Todos os anestésicos têm ação vasodilatadora, mas a mepivacaína apresenta um grau de vasodilatação mínimo, sendo uma escolha quando há restrição do uso de vasoconstritor.
( ) A articaína é o único anestésico local do tipo amida que contém um grupamento tiofeno e um grupamento éster e não deve ser administrado a pacientes alérgicos a sulfa.
( ) Os anestésicos com vasoconstritor têm um menor tempo de ação do que os sem vasoconstritor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: