Questões de Concurso Sobre anestesiologia em odontologia em odontologia

Foram encontradas 1.127 questões

Q3243536 Odontologia
A cirurgia e anestesia são partes fundamentais dos procedimentos odontológicos, com técnicas específicas para garantir a segurança do paciente. A correta aplicação de anestésicos e a escolha do tipo de cirurgia impactam diretamente o sucesso do tratamento odontológico. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A anestesia local é amplamente utilizada em procedimentos cirúrgicos odontológicos simples.

II. Em casos de procedimentos odontológicos mais invasivos, pode-se optar pela anestesia geral, desde que haja avaliação prévia e condições adequadas.

III. O atendimento odontológico cirúrgico no SUS deve ser realizado dentro da rede pública de saúde, com uso de anestesia adequada ao tipo de procedimento e necessidades do paciente.
Alternativas
Q3242403 Odontologia

Em relação aos tipos de anestésicos locais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.



(1) Ésteres.


(2) Amidas.


( ) Articaína.


( ) Cocaína.


( ) Lidocaína.


( ) Tetraciclina.

Alternativas
Q3241969 Odontologia

Em relação aos tipos de anestésicos locais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.


(1) Ésteres.


(2) Amidas.



( ) Articaína.


( ) Cocaína.


( ) Lidocaína.


( ) Tetraciclina.

Alternativas
Q3237175 Odontologia
O controle da dor é um aspecto central na anestesiologia odontológica. Sobre a anestesia local, analise as afirmativas:

I. A anestesia local é amplamente utilizada para bloquear a condução nervosa em áreas específicas.
II. A lidocaína é um anestésico local amplamente utilizado devido à sua baixa toxicidade.
III. Vasoconstritores são adicionados à anestesia local para prolongar seu efeito.
IV. A anestesia local é contraindicada em pacientes com doenças cardiovasculares.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3236961 Odontologia
A anestesiologia odontológica é essencial para o controle da dor e ansiedade durante os procedimentos. Sobre os mecanismos de ação dos anestésicos locais, marque a alternativa correta: 
Alternativas
Q3236642 Odontologia
As anestesias locais são amplamente utilizadas em cirurgias buco maxilo faciais. Sobre os acidentes e complicações das anestesias locais, analise as afirmativas:

I. A toxicidade sistêmica é um dos acidentes mais graves e pode ser causada por superdosagem.
II. Reações alérgicas graves são frequentes e devem ser tratadas com corticosteroides.
III. A paralisia do nervo facial pode ocorrer devido à deposição de anestésico no nervo alveolar inferior.
IV. Hematomas podem ser prevenidos com a compressão local após a injeção.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3230828 Odontologia
Um paciente apresenta abscesso periapical associado a dor intensa e febre moderada. O cirurgião-dentista avalia o quadro clínico e prescrição de antibióticos, considerando fatores como extensão da infecção, histórico de alergias e comorbidades, incluindo diabetes controlado. Sobre a escolha e o manejo adequado de antibióticos na prática odontológica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3221665 Odontologia
Assinale a alternativa incorreta com relação aos anestésicos orais:
Alternativas
Q3220058 Odontologia
Nos procedimentos eletivos da clínica odontológica (pré-agendados), que envolvem traumatismos cirúrgicos ou outras intervenções invasivas, a dor inflamatória aguda pode ser prevenida (e posteriormente controlada) por meio de três regimes farmacológicos:
I- Analgesia preventiva: tem início antes do estímulo nocivo, ou seja, previamente ao trauma tecidual. Neste regime, são empregados fármacos que previnem a hiperalgesia, que pode ser complementada pelo uso de anestésicos locais de longa duração.
II- Analgesia preemptiva: o regime tem início imediatamente após a lesão tecidual, porém antes do início da sensação dolorosa. Em termos práticos, a primeira dose do fármaco é administrada ao final do procedimento (com o paciente ainda sob os efeitos da anestesia local), seguida pelas doses de manutenção no pós-operatório, por curto prazo.
III- Analgesia perioperatória: o regime é iniciado antes da lesão tecidual e mantido no período pós-operatório imediato.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3220054 Odontologia
Paciente adulta, do sexo feminino, 55 kg, ASA I, compareceu à unidade de saúde para exame clínico de rotina. Após exame clínico completo, o plano de tratamento incluiu inicialmente a adequação do meio bucal através de terapia periodontal básica, além da remoção dos dentes 47 e 46, que apresentavam severa destruição coronária. Optou-se pelo sal anestésico lidocaína 2% com epinefrina para uso durante o procedimento cirúrgico. Qual o número máximo de tubetes que o cirurgião-dentista poderá utilizar no procedimento, considerando a dosagem máxima do anestésico de escolha, correspondente à 4,4 mg/kg?
Alternativas
Q3220052 Odontologia
A anestesia do palato duro é necessária para procedimentos odontológicos envolvendo manipulação dos tecidos moles ou duros do palato. Considerando as técnicas anestésicas palatinas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3220051 Odontologia
A técnica anestésica de Gow-Gates consiste em um verdadeiro bloqueio nervoso mandibular, por proporcionar anestesia sensorial em praticamente toda a distribuição da terceira divisão do nervo trigêmeo, através do bloqueio dos nervos alveolar inferior, lingual, milo-hióideo, mentual, incisivo, auriculotemporal e bucal. Analise as afirmativas sobre os aspectos relacionados à execução desta técnica anestésica.
I- A área de inserção da agulha indicada é a membrana mucosa na parte mesial do ramo da mandíbula, numa linha da incisura intertrágica (borda inferior do trágus) até o canto da boca, imediatamente distal ao segundo molar maxilar.
II- A área-alvo da técnica consiste no aspecto lateral do colo condilar, logo abaixo da inserção do músculo pterigoide lateral

. III- A altura da injeção deve ser guiada pelos marcos intraorais, em que a colocação da ponta da agulha deve ser logo abaixo da cúspide mesiopalatina do segundo molar maxilar. O local de penetração da agulha é imediatamente distal ao segundo molar maxilar, na parte alta da ponta de sua cúspide mesiopalatina.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3220050 Odontologia
Existem várias técnicas de injeção disponíveis para se obter anestesia clinicamente adequada dos dentes e dos tecidos duros e moles da maxila. A escolha da técnica específica a ser utilizada é determinada, em grande parte, pela natureza do tratamento a ser realizado. Considere as seguintes proposições acerca das técnicas de anestesia maxilar e as respectivas áreas anestesiadas.
I- Técnica de bloqueio do nervo alveolar superoposterior: Áreas anestesiadas: Polpas do terceiro, segundo e primeiro molares superiores e tecido periodontal vestibular, e osso sobrejacente a estes dentes.
II- Técnica de bloqueio do nervo alveolar superior médio: Áreas anestesiadas: Polpas do primeiro e segundo pré-molares superiores e tecidos periodontais vestibulares, e osso sobre estes mesmos dentes.
III- Técnica de bloqueio do nervo infraorbitário: Áreas anestesiadas: Polpas do incisivo central superior até o canino superior do lado da injeção, periodonto vestibular (labial) e osso destes mesmos dentes, pálpebra inferior, aspecto lateral do nariz e lábio superior.
IV- Técnica de bloqueio do nervo nasopalatino: Áreas anestesiadas: Parte posterior do palato duro e tecidos moles sobrejacentes, anteriormente até o primeiro pré-molar e medialmente até a linha média.
V- Técnica de bloqueio do nervo palatino maior: Áreas anestesiadas: Porção anterior do palato duro (tecidos moles e duros) bilateralmente desde a face mesial do primeiro pré-molar direito à face mesial do primeiro pré-molar esquerdo.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3216397 Odontologia
Em relação ao bloqueio do nervo alveolar superoposterior (ASP), assinale a alternativa que apresenta uma informação correta.
Alternativas
Q3215861 Odontologia
Em relação ao bloqueio anestésico do nervo nasopalatino, é correto afirmar que promove
Alternativas
Q3215860 Odontologia
Paciente de 35 anos, sexo masculino, saudável (ASA 1), com 70 kg, será submetido a cirurgia oral. O planejamento anestésico prevê o uso de anestesia local infiltrativa de articaína 4% com adrenalina a 1:100000.
A dose máxima recomendada (em tubetes) de articaína para esse paciente é de, aproximadamente: 
Alternativas
Q3215574 Odontologia
Os anestésicos locais são fármacos que bloqueiam reversivelmente a condução do impulso nervoso. Entre eles, aqueles envolvidos em estímulos relacionados à dor e ao seu mecanismo de ação estão baseados no bloqueio dos canais de
Alternativas
Q3215522 Odontologia
Vários fatores contribuem para a duração do efeito das anestesias locais, por exemplo, variação anatômica, tipo de injeção administrada, resposta individual à substância, entre outros. Mas, de forma geral, pode-se classificar como anestésico de curta, média e longa duração, respectivamente:
Alternativas
Q3214674 Odontologia
Paciente de 38 anos, sexo masculino com hemofilia B, será submetido a tratamento odontológico cirúrgico.
Em relação às condutas durante o atendimento odontológico desse paciente, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3214669 Odontologia
Paciente de 19 anos, sexo masculino, com histórico de hipertermia maligna, será submetido à cirurgia odontológica sob sedação inalatória.
Assinale a alternativa que apresenta droga indicada para sedação desse paciente.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: A
5: B
6: C
7: C
8: E
9: C
10: D
11: B
12: E
13: E
14: B
15: E
16: C
17: B
18: C
19: C
20: C