Questões de Concurso
Sobre anestesiologia em odontologia em odontologia
Foram encontradas 1.197 questões
Nesse sentido, são contraindicações do uso de vasoconstritores adrenérgicos:
I - Hipertensão severa não tratada ou não controlada.
II - Doença cardiovascular grave.
III - Diabetes mellitus não controlada.
IV – Hipertireoidismo.
V – Pacientes em uso contínuo de derivados fenotiazínicos.
É verdadeiro o que se afirma em:
Com relação ao tema, assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) O insucesso na anestesia pode ser por diversos motivos, como: fatores anatômicos, farmacológicos, erros de técnica ou fatores psicológicos.
( ) A anestesia pulpar de molares inferiores vitais, realizada pelo bloqueio do nervo alveolar inferior, é a que apresenta as maiores taxas de insucesso.
( ) Caso o paciente apresente trismo, uma alternativa é usar a técnica anestésica de boca fechada, chamada de técnica de Gow-Gates.
As afirmativas são, respectivamente,
Saber calcular as doses máximas de anestésico local e de vasoconstrictor é de grande importância para prevenir complicações resultantes da anestesia local odontológica.
As quantidades de sal anestésico e de agente vasoconstrictor presentes em um tubete de 1,8 mL de lidocaína a 2% com epinefrina 1:100.000, são, respectivamente,
I – O uso de vasoconstritores nos anestésicos locais deve considerar o estado sistêmico do paciente, pois pode haver risco cardiovascular.
II – Técnicas anestésicas infiltrativas são totalmente ineficazes em dentes com inflamação pulpar aguda.
III – A prevenção de acidentes anestésicos passa pela aspiração prévia e pelo conhecimento das doses máximas recomendadas.
IV – Reações alérgicas a anestésicos são raras, mas exigem preparo do consultório para suporte básico e avançado de vida.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I. A anestesia local é amplamente utilizada em procedimentos cirúrgicos odontológicos simples.
II. Em casos de procedimentos odontológicos mais invasivos, pode-se optar pela anestesia geral, desde que haja avaliação prévia e condições adequadas.
III. O atendimento odontológico cirúrgico no SUS deve ser realizado dentro da rede pública de saúde, com uso de anestesia adequada ao tipo de procedimento e necessidades do paciente.
Em relação aos tipos de anestésicos locais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Ésteres.
(2) Amidas.
( ) Articaína.
( ) Cocaína.
( ) Lidocaína.
( ) Tetraciclina.
A técnica anestésica infiltrativa pode ser útil no auxílio diagnóstico e também como forma terapêutica das alterações musculares da região da cabeça e pescoço e ATMs.
Nesse contexto, para obtenção de um bloqueio muscular terapêutico, qual o agente anestésico de escolha?
Existem vários métodos para obter o controle da dor com anestésicos locais. O local de infiltração do fármaco em relação à área de intervenção operatória determina o tipo de injeção administrada.
Um exemplo de bloqueio de campo
Anestésico local, com rápido início de ação (1 a 2 minutos), baixa lipossolubilidade e alta taxa de ligação proteica. É metabolizado no fígado e no plasma sanguíneo. Como a biotransformação começa no plasma, sua meia- -vida plasmática é mais curta do que a dos demais anestésicos (aproximadamente 40 minutos), o que propicia a eliminação mais rápida pelos rins. Por essas características farmacocinéticas, reúne as condições ideais de ser o anestésico de escolha para uso rotineiro em adultos, idosos e pacientes portadores de disfunção hepática.
A descrição refere-se ao seguinte anestésico: