Questões de Concurso
Sobre anestesiologia em odontologia em odontologia
Foram encontradas 1.127 questões
I. A anestesia local é amplamente utilizada em procedimentos cirúrgicos odontológicos simples.
II. Em casos de procedimentos odontológicos mais invasivos, pode-se optar pela anestesia geral, desde que haja avaliação prévia e condições adequadas.
III. O atendimento odontológico cirúrgico no SUS deve ser realizado dentro da rede pública de saúde, com uso de anestesia adequada ao tipo de procedimento e necessidades do paciente.
Em relação aos tipos de anestésicos locais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Ésteres.
(2) Amidas.
( ) Articaína.
( ) Cocaína.
( ) Lidocaína.
( ) Tetraciclina.
Em relação aos tipos de anestésicos locais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Ésteres.
(2) Amidas.
( ) Articaína.
( ) Cocaína.
( ) Lidocaína.
( ) Tetraciclina.
I. A anestesia local é amplamente utilizada para bloquear a condução nervosa em áreas específicas.
II. A lidocaína é um anestésico local amplamente utilizado devido à sua baixa toxicidade.
III. Vasoconstritores são adicionados à anestesia local para prolongar seu efeito.
IV. A anestesia local é contraindicada em pacientes com doenças cardiovasculares.
Estão corretas as afirmativas:
I. A toxicidade sistêmica é um dos acidentes mais graves e pode ser causada por superdosagem.
II. Reações alérgicas graves são frequentes e devem ser tratadas com corticosteroides.
III. A paralisia do nervo facial pode ocorrer devido à deposição de anestésico no nervo alveolar inferior.
IV. Hematomas podem ser prevenidos com a compressão local após a injeção.
Estão corretas as afirmativas:
I- Analgesia preventiva: tem início antes do estímulo nocivo, ou seja, previamente ao trauma tecidual. Neste regime, são empregados fármacos que previnem a hiperalgesia, que pode ser complementada pelo uso de anestésicos locais de longa duração.
II- Analgesia preemptiva: o regime tem início imediatamente após a lesão tecidual, porém antes do início da sensação dolorosa. Em termos práticos, a primeira dose do fármaco é administrada ao final do procedimento (com o paciente ainda sob os efeitos da anestesia local), seguida pelas doses de manutenção no pós-operatório, por curto prazo.
III- Analgesia perioperatória: o regime é iniciado antes da lesão tecidual e mantido no período pós-operatório imediato.
É CORRETO o que se afirma em:
I- A área de inserção da agulha indicada é a membrana mucosa na parte mesial do ramo da mandíbula, numa linha da incisura intertrágica (borda inferior do trágus) até o canto da boca, imediatamente distal ao segundo molar maxilar.
II- A área-alvo da técnica consiste no aspecto lateral do colo condilar, logo abaixo da inserção do músculo pterigoide lateral
. III- A altura da injeção deve ser guiada pelos marcos intraorais, em que a colocação da ponta da agulha deve ser logo abaixo da cúspide mesiopalatina do segundo molar maxilar. O local de penetração da agulha é imediatamente distal ao segundo molar maxilar, na parte alta da ponta de sua cúspide mesiopalatina.
É CORRETO o que se afirma em:
I- Técnica de bloqueio do nervo alveolar superoposterior: Áreas anestesiadas: Polpas do terceiro, segundo e primeiro molares superiores e tecido periodontal vestibular, e osso sobrejacente a estes dentes.
II- Técnica de bloqueio do nervo alveolar superior médio: Áreas anestesiadas: Polpas do primeiro e segundo pré-molares superiores e tecidos periodontais vestibulares, e osso sobre estes mesmos dentes.
III- Técnica de bloqueio do nervo infraorbitário: Áreas anestesiadas: Polpas do incisivo central superior até o canino superior do lado da injeção, periodonto vestibular (labial) e osso destes mesmos dentes, pálpebra inferior, aspecto lateral do nariz e lábio superior.
IV- Técnica de bloqueio do nervo nasopalatino: Áreas anestesiadas: Parte posterior do palato duro e tecidos moles sobrejacentes, anteriormente até o primeiro pré-molar e medialmente até a linha média.
V- Técnica de bloqueio do nervo palatino maior: Áreas anestesiadas: Porção anterior do palato duro (tecidos moles e duros) bilateralmente desde a face mesial do primeiro pré-molar direito à face mesial do primeiro pré-molar esquerdo.
É CORRETO o que se afirma em:
A dose máxima recomendada (em tubetes) de articaína para esse paciente é de, aproximadamente:
Em relação às condutas durante o atendimento odontológico desse paciente, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta droga indicada para sedação desse paciente.