Questões de Concurso Sobre anestesiologia em odontopediatria em odontologia

Foram encontradas 31 questões

Q3212652 Odontologia
Criança de 2 anos, sexo feminino, saudável, com peso de 11 kg.

A dose máxima recomendada de tubetes de anestésico local, lidocaína 2% com epinefrina 1.100000, para essa criança é de aproximadamente:
Alternativas
Q3212649 Odontologia
Paciente de 7 anos, sexo masculino, com 30 kg, será submetido a procedimento cirúrgico odontológico. O planejamento cirúrgico inclui sedação mínima por via oral com midazolan.

Assinale a alternativa que apresenta a prescrição considerada correta para esse caso clínico.
Alternativas
Q3197963 Odontologia
Portadores de necessidades especiais são pessoas com deficiências que precisam de cuidados para atividades diárias. Ao se tratar de pacientes com Síndrome de Down, são algumas das manifestações bucais que comumente os afeta:
Alternativas
Q3161599 Odontologia

Julgue o próximo item, referente ao uso de medicamentos em odontologia. 


Em odontopediatria, a dose recomendada para analgesia pode ser feita com 15 mg/kg de dipirona, administrada a cada 4 horas, sem ultrapassar 20 gotas, ou com a mesma proporção de paracetamol, administrada a cada 6 horas, sem ultrapassar 35 gotas. 

Alternativas
Q3092774 Odontologia
Paciente L.R.O., Gênero feminino, 67 anos, chegou ao Centro de Emergência Odontológica, com queixa de dor no dente 37 e sensação de dente crescido. Ao ser questionada quanto aos problemas de saúde, a paciente relatou ser hipertensa não controlada, diabete tipo 1, relata que sofre de insuficiência cardíaca congênita. No exame clínico intraoral, o cirurgião dentista observou cárie extensa já envolvendo câmara pulpar, realizou teste térmico, o qual apresentou como resultado negativo, teste de percussão horizontal positivo e teste de percussão vertical positivo, foi realizado radiografia periapical o qual não constou lesão.
Levando em consideração a situação de saúde da paciente, qual é o anestésico a ser empregado pelo cirurgião dentista: 
Alternativas
Q3054984 Odontologia
Qual é a principal contraindicação para o uso de soluções anestésicas contendo vasoconstritores, como a epinefrina?
Alternativas
Q3054977 Odontologia
Sobre o uso de anestésicos locais em pacientes com alergias, qual das afirmativas é correta?
Alternativas
Q3035118 Odontologia
A American Dental Association (ADA) classifica os benzodiazepínicos como agentes sedativos que produzem sedação mínima, tendo indicações claras de uso em alguns pacientes durante procedimentos odontológicos que podem gerar ansiedade e medo.
Os benzodiazepínicos atualmente indicados para uso em crianças, por via oral, são: 
Alternativas
Q2388823 Odontologia
Um paciente do sexo masculino, 6 anos de idade, 20kg, compareceu à clínica de Odontopediatria com o dente 31 erupcionado na região lingual do elemento 71. O tratamento proposto foi a exodontia do dente decíduo (71). Considerando o anestésico de escolha a Articaína 4% 1:200.000, a dose máxima de tubetes recomendada para esse caso deverá ser de
Alternativas
Q2634498 Odontologia

Uma abordagem sensata ao selecionar um anestésico local apropriado para um paciente inclui a consideração de vários fatores: (1) período para o qual seja necessário controle de dor (pulpar e/ou tecidos moles), (2) necessidade de controle de dor pós-tratamento, (3) necessidade de hemostasia e (4) se existem contraindicações à administração do anestésico local selecionado.


MALAMED, Stanley F. Ação Clínica de agentes específicos. In: ______ Manual de Anestesia Local. São Paulo: Grupo GEN, 2021. E-book. ISBN 9788595158511.


A respeito das indicações de anestésicos locais em odontologia, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Para crianças pequenas, com risco de lesão de tecidos moles autoinfligida pós-anestesia, o anestésico mepivacaína a 3% sem vasoconstritor é uma boa opção para procedimentos curtos. Na realização de procedimentos mais longos, o uso de um anestésico com vasoconstritor é recomendado.

Alternativas
Q2302997 Odontologia
Sobre anestesiologia em Odontopediatria, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2246084 Odontologia
A principal técnica de bloqueio regional usada em odontopediatria é o bloqueio do nervo alveolar inferior, indicado para procedimentos em dentes posteriores localizados na mandíbula.
A esse respeito, avalie a afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A inserção da agulha deve ser inclinada levemente abaixo do plano oclusal quando os molares permanentes não estiverem irrompidos. ( ) O uso de agulha extra curta está indicada para a realização dessa técnica anestésica. ( ) Na presença dos molares permanentes a punção deve ser realizada na altura do plano oclusal.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2246074 Odontologia
O uso da técnica anestésica local de forma segura e indolor é fundamental para o controle da dor e manejo do comportamento infantil durante um procedimento cirúrgico.
A respeito dos cuidados que devem ser tomados em sua aplicação, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. 
( ) O uso do anestésico tópico não se aplica no paciente infantil. ( ) Faz-se necessário o uso de agulha longa para a realização da técnica infiltrativa. ( ) A lidocaína apresenta um potencial menor de alergenicidade.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2161688 Odontologia
Ao planejar uma biopulpectomia no incisivo central superior direito, o cirurgião-dentista previu necessitar de um tempo de anestesia pulpar de 60 minutos para a realização do procedimento. Considerando que o paciente não é ansioso, é normoresponsivo, não apresenta problemas sistêmicos e a técnica anestésica será executada com precisão e por bloqueio nervoso, das soluções anestésicas relacionadas NÃO deverá ser utilizada: 
Alternativas
Q2061686 Odontologia
O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) é uma técnica indicada para tratamento em crianças que apresentam problemas de comportamento, pacientes especiais e idosos pois além de não ser utilizada a alta rotação, há uma diminuição do uso de anestésico local. Indique em qual situação essa técnica NÃO deve ser indicada.
Alternativas
Q1988424 Odontologia
Considerando a odontopediatria, assinale a opção correta em relação às diferenças anatômicas que devem ser observadas na anestesiologia. 
Alternativas
Q1925753 Odontologia
O controle da dor durante o atendimento clínico odontopediátrico está associado ao sucesso do tratamento, bem como do controle do comportamento do paciente infantil, que, quando bem anestesiado, apresenta menos sinais de ansiedade frente ao tratamento. Sobre a técnica anestésica do bloqueio do nervo alveolar inferior (pterigomandibular), assinale a alternativa CORRETA em relação à localização do forame mandibular e à puntura da agulha em crianças menores de 6 anos de idade: 
Alternativas
Q1833689 Odontologia
Para realizar a técnica de bloqueio do nervo alveolar inferior em crianças de seis anos de idade, a agulha deve penetrar em que altura em relação ao plano oclusal dos molares?
Alternativas
Q1148168 Odontologia

Bebê de 12 dias de vida é levado por sua mãe para consulta odontológica por orientação médica. Ao nascimento, apresentou dois dentes já erupcionados. Ao realizar a radiografia de Mannkopf, observa-se a presença desses dois dentes já erupcionados e de dois dentes intraósseos com cerca de 3/5 da coroa já formada.

Ainda sobre o caso clínico apresentado na questão anterior, independentemente de os dentes natais ou neonatais serem da série normal ou supranumerários, está indicada a sua exodontia caso sua implantação seja imatura. Qual é a quantidade máxima de anestésico local (lidocaína 2% com adrenalina 1: 100.000) que pode ser utilizada em bebês recém-nascidos?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2019 - IF-PE - Odontólogo |
Q1059165 Odontologia
Uma criança de 4 anos de idade necessitou realizar uma pulpotomia no molar inferior direito devido a uma lesão de cárie com comprometimento pulpar. Durante o exame clínico, você pesou o pequeno paciente e observou que ele apresentava 20 kg de peso corporal. Sabendo que para realizar o procedimento acima seria necessário anestesiá-lo, caso você optasse pelo sal anestésico mepivacaína 2% com epinefrina 1:100.000, qual seria a dose máxima segura a ser utilizada?
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: B
4: C
5: C
6: C
7: C
8: B
9: C
10: C
11: D
12: D
13: B
14: A
15: B
16: B
17: A
18: B
19: C
20: B