Questões de Concurso
Sobre anomalias dentárias e de tecidos moles em odontologia
Foram encontradas 177 questões
Os dentes decíduos ou permanentes, para alcançar sua maturidade morfológica ou funcional, passam por um ciclo vital característico bem definido, composto por diversas fases.
A anomalia estrutural que compreende um grupo complexo de alterações de desenvolvimento deficiente que acomete os ameloblastos, na ausência de alterações sistêmicas, é denominada
Área circunscrita de tecido infectado com microorganismos patogênicos usualmente localizada adjacente a uma superfície cutânea ou mucosa.
É uma resposta a irritação crônica de baixa intensidade, geralmente associada ao uso de prótese mal adaptada, variando a cor e consistência, em virtude do tempo e a localização da lesão, sendo necessário a remoção cirúrgica para sua eliminação como também a retirada do agente causador.
Granuloma piogênico oral é o nome de uma condição oral que pode soar bastante intimidante para alguns. Granuloma piogênico é um termo que é um tipo de equívoco em termos gerais. Porém é o estágio histopatológico que determina a fase da modificação do granuloma piogênico. Ao apresentar um aspecto vermelho com áreas róseas podemos afirmar que ele está na fase:
Uma lesão nodular séssil ou pediculada, globosa em geral e de coloração normal da mucosa e de consistência elástica, trata-se de:
Dentre as lesões de tecido mole que acometem a mucosa oral, assinale aquela que tem como característica a possibilidade de se raspar o componente brancacento:
Alteração benigna comum na mucosa oral, de etiologia desconhecida, caracterizada clinicamente pela aparência difusa, opalescente e branco-acinzentada cremosa da mucosa. Essa característica pode diminuir ou desaparecer após o estiramento da mucosa, cujas lesões não são destacáveis, ocorrendo geralmente na mucosa jugal bilateralmente. Essa alteração citada acima tem como possível diagnóstico
As anomalias dentárias são distúrbios no desenvolvimento dos dentes que podem levar à alterações na forma, no tamanho, no número ou na posição dos elementos dentários em relação ao padrão normal desses elementos. Uma dessas anomalias, é
Acerca das alterações no desenvolvimento da forma dos dentes, julgue a alternativa correta:
Numerosas alterações de desenvolvimento dos dentes podem ocorrer.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) A concrescência é a união, pelo cemento, de dois dentes formados, ligados ao longo das superfícies radiculares.
( ) Pacientes com displasia cleidocraniana podem apresentar hiperdontia.
( ) Os dentes afetados pela taurodontia tendem a ser retangulares em sua forma e mostram câmaras pulpares aumentadas no sentido ápico-oclusal e uma bifurcação próxima ao ápice.
( ) A amelogênese imperfeita compreende um grupo complexo de condições que demonstram alterações de desenvolvimento na estrutura da dentina.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise o texto a seguir:
“É a angulação anormal ou curvatura na raiz ou, menos frequentemente, na coroa do dente. Embora a maioria dos exemplos seja de causa idiopática, parece que um número de dentes apresenta essa condição após um trauma que desloca a porção calcificada do germe dentário, e o restante do dente continua sua formação em um ângulo anormal. Após o dano, frequentemente segue uma avulsão ou intrusão do dente decíduo, um fato que, em geral, ocorre antes dos quatro anos de idade. Essa condição relacionada com o trauma afeta mais frequentemente a dentição anterior e, muitas vezes, leva a problemas dentários funcionais e estéticos. Menos frequentemente, a curvatura desenvolve-se secundariamente à presença de um cisto adjacente, tumor ou hamartoma odontogênico (odontoma, dente supranumerário)”
Assinale a alternativa que corresponde corretamente à condição descrita.
A amelogênese imperfeita compreende um grupo complexo de condições que demonstra alterações de desenvolvimento na estrutura do esmalte.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
O diagnóstico correto das patologias orais é fundamental para o tratamento adequado. Avalie as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta.
1. A cárie dentária é uma doença infecciosa e transmissível causada por bactérias cariogênicas, como Streptococcus mutans, quemetabolizam carboidratos fermentáveis produzindo ácidos que desmineralizam o esmalte dentário (Fejerskov & Nyvad, 2003).
2. A placa bacteriana é um biofilme composto por bactérias, restos alimentares e saliva, que se adere à superfície dos dentes e gengivas, sendo o principal fator etiológico da cárie e doença periodontal (Marsh, 2006).
3. A doença periodontal é uma condição inflamatória crônica que afeta os tecidos de suporte dos dentes, incluindo gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar, podendo levar à perda dentária se não tratada adequadamente (Kinane & Marshall, 2001).
4. O diagnóstico da doença periodontal envolve a avaliação clínica de sinais como sangramento gengival, profundidade de sondagem, perda de inserção clínica e mobilidade da mandíbula, complementado por exames clínicos (Armitage, 1999).
5. A patologia dos tecidos moles da cavidade oral inclui condições como leucoplasia, líquen plano e candidíase, que podem ser diagnosticadas por meio de exame clínico e biópsia (Neville et al., 2016).
Alternativas:
A supernumerariedade (falta de um ou mais dentes permanentes) e a hipodontia (presença de dentes extras) podem ter várias implicações clínicas, incluindo problemas de oclusão, estética comprometida e dificuldades na mastigação. Abordagens terapêuticas incluem tratamento ortodôntico para realinhar os dentes existentes, próteses dentárias para substituir dentes ausentes e extração cirúrgica de dentes supernumerários para prevenir complicações.
A dimensão vertical da face do dente desempenha um papel crucial como guia para a erupção subsequente, podendo influenciar a ocorrência de complicações, como a impacção dos terceiros molares. Esses processos de mineralização são afetados por fatores nutricionais e hormonais, os quais desempenham um papel significativo na determinação da resistência ao desenvolvimento de cáries.