Questões de Concurso
Sobre cariologia em odontologia
Foram encontradas 2.458 questões
I.Geralmente, os géis são compatíveis com os agentes antibacterianos relevantes e aplicados em moldeiras pré-fabricadas ou moldeiras individuais para que forneçam um contato maior entre o agente e as superfícies dentárias.
II.Uma desvantagem atribuída ao spray é que doses relativamente altas são necessárias para alcançar eficácia.
III.O efeito do chiclete e das pastilhas depende da liberação do agente antibacteriano durante a mastigação, e o tempo de contato é maior do que com o enxaguatório bucal, diminuindo o índice de clearance bucal do agente na boca.
Assinale a alternativa correta:
I.A fluoretação da água é uma medida eficaz para reduzir a incidência de cáries na população.
II.A concentração ideal de flúor deve ser ajustada considerando a temperatura média da região.
III.A exposição a dentifrícios fluoretados elimina a necessidade de fluoretação da água.
Assinale a alternativa correta:
I.Lesões ativas cavitadas necessitam de restauração ou ameloplastia, removendo-se apenas a dentina infectada e o tecido amolecido.
II.A esclerose tubular necessita de intervenção apenas se o paciente tiver uma queixa estética.
III.Lesões crônicas/inativas requerem acabamento e polimento.
Assinale a alternativa correta:
I- Os géis fluoretados são muito utilizados por profissionais nos consultórios odontológicos em pacientes com alto risco de cárie e em programas preventivos, e estão disponíveis na forma de gel neutro (NaF 2%), na concentração de 9.000 ppm, ou acidulado (flúor fosfato acidulado a 1,23%), com 12.300 ppm, sendo a forma acidulada a mais reativa à estrutura dentária, com maior quantidade de fluoreto solúvel para formar fluoreto de cálcio.
II- O diamino fluoreto de prata é um composto com alta concentração de flúor, acessível e de fácil aplicação, pois não necessita da remoção do tecido cariado para ser aplicado, tornando-o de fácil manejo em ambientes fora do consultório odontológico, como creches e escolas.
III- Vernizes fluoretados, devido à sua fácil aplicação, têm sido mais utilizados que os géis fluoretados. Porém, apresentam um maior risco de ingestão quando em contato com a saliva, devido à sua alta solubilidade.
É CORRETO o que se afirma em:
I- A lesão cariosa é resultado de um processo de desmineralização associado a uma doença biofilme-açúcar dependente. Geralmente, as áreas com maior potencial de acúmulo de biofilme são a entrada de cicatrículas e fissuras na superfície oclusal, margem gengival ou região acima/abaixo do ponto de contato nas áreas proximais.
II- De acordo com o índice ICDAS (International Caries Detection and Assessment System), as lesões cariosas moderadas são caracterizadas por uma cavitação localizada com perda de continuidade em esmalte opaco ou pigmentado (escore 3) ou por um sobreamento abaixo do esmalte devido a um comprometimento em dentina subjacente (escore 4).
III- O exame visual-tátil ainda é o melhor método de detecção das lesões de cárie, pois, por meio dele, podem-se observar parâmentros como localização, estimativa da profundidade, integridade da superfície ou perda de estrutura (cavidade), potencial de retenção de biofilme, coloração e textura, sendo esses três últimos importantes sinalizadores da atividade.
É CORRETO o que se afirma em:
I. A placa dental é um revestimento incolor, macio, pegajoso que adere aos dentes.
II. A cárie é uma infecção bacteriana, os grupos específicos de bactérias bucais responsáveis pela cárie são os estreptococos mutans (Streptococcus mutans) (SM) e os lactobacilos (LB).
III. Se a escovação dental e o uso do fio não são meticulosos, a placa se mantém aderida ao dente. Movimentos de autolimpeza da língua, enxague ou pulverização da boca com água ou enxaguante bucal são capazes de desalojar a placa bacteriana.
É correto o que se afirma em: