Questões de Concurso Comentadas sobre cariologia em odontologia

Foram encontradas 2.224 questões

Ano: 2024 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2024 - UFES - Odontólogo |
Q3077873 Odontologia
A cárie é uma doença multifatorial e acomete uma grande parcela da população brasileira. As lesões de cárie podem ser paralisadas em qualquer estágio, por meio do controle da ingestão de açúcares e do retorno à homeostase do biofilme. Sobre as lesões de cárie, é CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3075501 Odontologia
Qual é o principal mecanismo de ação do flúor na prevenção da cárie dentária: 
Alternativas
Q3074800 Odontologia
Desde a década de 1950 o flúor vem sendo usado como a principal arma de combate contra a cárie dental, retardando o processo de desmineralização e melhorando a remineralização na superfície do dente; este processo pode ser considerado o modo mais importante de controlar o processo da carioso. No entanto, a superexposição crônica ao flúor, mesmo em pequenas concentrações, pode resultar em fluorose em crianças menores de 6 anos de idade durante o desenvolvimento dentário. 
A fluorose dentária é manifestada como
Alternativas
Q3073486 Odontologia
A técnica de escovação dental correta é fundamental para a remoção da placa bacteriana e prevenção da cárie. Qual a principal característica de uma escovação eficaz?
Alternativas
Q3073086 Odontologia
O flúor é amplamente utilizado na odontologia como um agente preventivo contra a cárie dentária. A alternativa que descreve corretamente o mecanismo de ação do flúor na proteção anticárie é:
Alternativas
Q3073085 Odontologia
A prevenção da cárie dentária e das doenças periodontais também pode ser abordada através de mudanças no comportamento e na dieta dos pacientes. Considere um estudo longitudinal que investigou o impacto de diferentes intervenções dietéticas na prevalência de cáries e doenças periodontais em adultos. Analise as alternativas e identifique a intervenção dietética que demonstrou a maior eficácia na redução da incidência de cáries e doenças periodontais: 
Alternativas
Q3070185 Odontologia
O bochecho de clorexidina é eficiente para o controle químico da placa bacteriana, devendo ser usado: 
Alternativas
Q3070183 Odontologia
Sobre a aplicação tópica de flúor em pacientes com alta suscetibilidade à cárie, analise e julgue as sentenças a seguir:

I- Inicialmente, realiza-se uma série de quatro aplicações tópicas de flúor em intervalos de 2 a 4 semanas, enquanto são realizados o controle de placa bacteriana e a orientação da dieta.
II- Após a série inicial, devem ser feitas aplicações únicas em intervalos de 3, 6 ou 12 meses.
III- As aplicações de flúor nas lesões de manchas brancas e no esmalte desmineralizado são eficazes apenas para crianças até os 12 anos.

Assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3070168 Odontologia
São fatores de risco para a instalação e desenvolvimento da doença cárie:

I- Falta de acesso ao flúor, seja de forma tópica ou sistêmica.
II- Consumo frequente de proteínas e gorduras.
III- Baixa produção de saliva.

Assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3066378 Odontologia
Qual(is) fator(es) diretamente relacionado(s) à doença cárie pode(m) ser trabalhado(s) pelos profissionais da Odontologia, em ações de Promoção de Saúde? Considere os itens a seguir.

I - Controle de placa.
II - Controle da dieta.
III - Terapia com fluoretos.
IV - Adequação do meio bucal.
V - Orientação de higiene bucal.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns) 
Alternativas
Q3066368 Odontologia
O controle do biofilme dental é a principal medida de prevenção de doença cárie e gengivite. Dentre as opções abaixo assinale aquela que representa o método com maior eficácia e acessibilidade diária para a população:
Alternativas
Q3066359 Odontologia
A Cárie Dentária é uma doença que multifatorial, englobando aspectos biológicos e sociais. A ação de bactérias do biofilme dentário sobre açúcar pode iniciar um processo de desmineralização da estrutura do esmalte, iniciando o processo carioso. Sabendo disso, clinicamente a cárie em estágio inicial caracteriza-se por:
Alternativas
Q3062254 Odontologia
A aplicação de métodos preventivos para controle de cárie dental inclui:  
Alternativas
Q3060798 Odontologia
Dentre os cimentos odontológicos, assinale a seguir aquele que tem como uma importante propriedade a liberação de flúor. 
Alternativas
Q3060788 Odontologia
O flúor é de extrema importância na prevenção e controle da cárie dental. São meios de contato com o flúor, exceto: 
Alternativas
Q3054014 Odontologia
A cárie e as doenças periodontais são as mais frequentes dentre as patologias que acometem a cavidade bucal e atingem uma grande parcela da população no Brasil e no mundo, sendo consideradas como um problema de saúde pública passível de ser prevenido. Os programas preventivos devem ser norteados em procedimentos compatíveis com o entendimento da etiopatogenia destas alterações, e, assim, torna-se importante entender os fatores envolvidos nesses processos para que orientações adequadas sobre os recursos de higiene bucal possam ser passadas à população.
Avalie as afirmativas a seguir sobre os recursos para higiene bucal, e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Sobre a escovação das próteses removíveis parciais ou totais, os pacientes devem ser orientados a removê-las e usar escovas de cerdas duras, tanto na parte interna como na parte externa e nas regiões de grampos.
( ) Sobre a técnica de uso do fio dental, ele deve ser introduzido cuidadosamente no sulco gengival e usado entre as áreas proximais, através de movimentos cérvico-oclusais para remoção de depósitos bacterianos e alimentos.
( ) Uma técnica de escovação adequada é aquela que utiliza cerdas macias ou extramacias e remove bem a placa sem agredir os tecidos periodontais ou dentários, sendo importante solicitar ao paciente que evite movimentos horizontais e força excessiva.
( ) Os dentifrícios são produtos que auxiliam na remoção da placa, proporcionam um hálito momentaneamente agradável e servem de veículo para flúor, além de poderem agir como antimicrobianos, inibidores da calcificação da placa e dessensibilizantes.
( ) O triclosan, produto químico utilizado em alguns dentifrícios, tem efeito dessensibilizante, por calcificar os canalículos dentinários, e antibacteriano de baixo espectro, útil para prevenir gengivite, mas não deve ser de uso contínuo, pois causa resistência bacteriana.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, levando em conta as afirmativas de cima para baixo. 
Alternativas
Q3053269 Odontologia
A prevenção, a detecção precoce de cárie e tratamento adequado são as principais diretrizes para o manejo da lesão cariosa. Nesse âmbito, o uso de flúor tem sido aplicado cada vez mais, devido seu sucesso no mecanismo de ação. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde ao mecanismo de ação do flúor.
Alternativas
Q3053268 Odontologia
A cárie é definida como uma patologia causada pelo desequilíbrio do processo de desmineralização e remineralização (Des-Re) do esmalte dentário. Esse desequilíbrio é provocado pela manutenção de um PH bucal baixo, causado pela presença de ácidos originados do metabolismo de bactérias presentes no biofilme dental. A desmineralização excessiva leva ao surgimento de lesões que se apresentam inicialmente como manchas brancas, e podem evoluir para cavitação do esmalte. Nesse sentido, quais são os principais fatores etiológicos relacionados à carie?
Alternativas
Q3052702 Odontologia
Com relação à indicação de fluorterapia, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Quando há baixa atividade de cárie, não há necessidade de prescrever fluorterapia. O benefício do flúor recebido através da fluoretação das águas e do uso de dentrifícios fluoretados já é suficiente.
( ) Se há média atividade de cárie e risco de desenvolvimento de cárie, torna-se necessário a indicação de aplicação tópica profissional de flúor e prescrição de bochechos com flúor em baixa concentração e frequência.
( ) Quando é verificada alta atividade de cárie, deve-se aumentar a frequência de profilaxia profissional, recomendar maior frequência de aplicações tópicas profissionais de flúor em baixa concentração e pH ácido, não há necessidade de prescrição de bochechos com flúor e monitorar até reduzir atividade e risco de cárie.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente
Alternativas
Q3052701 Odontologia
Há diversas formas de se realizar a aplicação tópica de flúor, sendo o mais importante, mantê-lo de forma constante no meio bucal.
As opções a seguir apresentam meios de aplicação tópica de flúor para a prevenção da cárie, à exceção de umaAssinale-a.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: C
5: B
6: D
7: B
8: C
9: B
10: A
11: B
12: B
13: C
14: D
15: B
16: B
17: D
18: A
19: A
20: A