Questões de Concurso
Sobre cistos e tumores em odontologia
Foram encontradas 531 questões
I.O diagnóstico precoce de lesões de mucosa e do câncer de boca é fundamental para melhorar o prognóstico e assegurar medidas preventivas eficazes.
II.Lesões dos tecidos moles que não regridem espontaneamente ou após a remoção de fatores causais em até três semanas devem ser referenciadas para diagnóstico.
III.O tratamento do câncer bucal envolve abordagens inter e multidisciplinares, incluindo cirurgia, radioterapia e acompanhamento da equipe de saúde bucal da atenção primária.
Está correto o que se afirma em:
(__)Adenomas pleomórficos podem sofrer transformação maligna após 15 a 20 anos.
(__)Carcinomas ex-adenoma pleomórfico são altamente agressivos e têm baixas taxas de cura.
(__)A transformação maligna de adenomas pleomórficos ocorre frequentemente dentro dos primeiros 5 anos.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
Marque a alternativa CORRETA que melhor corresponda ao caso acima.
I.A presença de um ou mais sintomas de câncer de boca, como feridas ou manchas, não significa necessariamente que a pessoa tem a doença.
II.É importante procurar um médico ou dentista se os sintomas persistirem por mais de 15 dias.
III.A maioria dos sinais e sintomas de câncer de boca são exclusivos dessa doença e não aparecem em outras condições.
Assinale a alternativa correta:
Tumor odontogênico epitelial calcificante (Tumor de Pindborg) é uma neoplasia localmente invasiva, caracterizada pela presença de material amiloide que pode se tornar calcificado. Não tem predileção por sexo, e a idade média dos indivíduos afetados é em torno dos 40 anos.
A conduta de escolha do estomatologista diante desse tumor é
O carcinoma de células escamosas (CCE) bucal exibe etiologia multifatorial, sabendo-se que existe a participação tanto de fatores extrínsecos quanto intrínsecos, e é provável que esteja ocorrendo a participação de mais de um fator (cocarcinogênese) em seu desenvolvimento. Alterações genéticas, deficiências nutricionais e imunossupressão são exemplos de fatores intrínsecos, e tabaco, álcool, alguns vírus e radiação solar são considerados fatores extrínsecos que podem estar relacionados a seu desenvolvimento. Analise as afirmações a seguir sobre o CCE.
I Existem somente dois fatores de risco para os CCEs bucais são eles, o tabagismo em todas as suas formas e o etilismo.
II O termo carcinoma de lábio é usado para referir as malignidades epiteliais que se originam do vermelhão do lábio, não sendo incluído nos carcinomas intrabucais.
III O cirurgião dentista é o elo inicial na detecção de lesões orais, uma vez que é de sua competência o exame minucioso da cavidade bucal.
IV A inspeção de todas as estruturas bucais apenas, sem palpação de linfonodos da região de cabeça e pescoço, representa o único recurso semiotécnico de importância indiscutível no diagnóstico de CCE.
V Dentre os agentes biológicos que podem representar fator de risco para o câncer bucal destacam-se os vírus oncogênicos: HPV e EBV.
Estão corretas, apenas