Questões de Concurso Sobre cistos e tumores em odontologia

Foram encontradas 531 questões

Q3152819 Odontologia
O diagnóstico precoce de lesões de mucosa e do câncer de boca é fundamental para o prognóstico e tratamento eficazes. Além disso, o tratamento do câncer bucal requer uma abordagem multidisciplinar, com acompanhamento contínuo. Com base nisso, analise as afirmativas a seguir:

I.O diagnóstico precoce de lesões de mucosa e do câncer de boca é fundamental para melhorar o prognóstico e assegurar medidas preventivas eficazes.
II.Lesões dos tecidos moles que não regridem espontaneamente ou após a remoção de fatores causais em até três semanas devem ser referenciadas para diagnóstico.
III.O tratamento do câncer bucal envolve abordagens inter e multidisciplinares, incluindo cirurgia, radioterapia e acompanhamento da equipe de saúde bucal da atenção primária.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3144516 Odontologia
São considerados cistos e tumores odontogênicos benignos, EXCETO:
Alternativas
Q3144512 Odontologia
Doença hereditária que resulta de uma deficiência enzimática, o que provoca o acúmulo de glicosaminoglicano dermatan sulfato em todos os tecidos. Uma das características clínicas que chama a atenção do cirurgião bucomaxilofacial é ela estar associada ao aparecimento de cistos dentígeros bilaterais ou múltiplos nos maxilares. Além disso, esses indivíduos podem apresentar: problemas de nariz, garganta, peito e ouvido; dificuldades para respirar; anormalidades cardíacas; macrocefalia; alterações da face; e aumento do tamanho da língua. A condição descrita representa a síndrome de: 
Alternativas
Q3142969 Odontologia
Sobre os cistos radiculares, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3141349 Odontologia
Os adenomas pleomórficos e os carcinomas ex-adenoma pleomórfico possuem características específicas. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)Adenomas pleomórficos podem sofrer transformação maligna após 15 a 20 anos.
(__)Carcinomas ex-adenoma pleomórfico são altamente agressivos e têm baixas taxas de cura.
(__)A transformação maligna de adenomas pleomórficos ocorre frequentemente dentro dos primeiros 5 anos.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
Alternativas
Q3141348 Odontologia
Um paciente em tratamento com bisfosfonatos intravenosos para câncer ósseo necessita de uma extração dentária. Qual é a melhor abordagem para minimizar o risco de osteonecrose da mandíbula? 
Alternativas
Q3141326 Odontologia
Durante uma cirurgia de remoção de um tumor na cavidade oral, o cirurgião acidentalmente lesiona um nervo, resultando em perda de sensação na gengiva inferior e no lábio inferior. Qual nervo foi provavelmente danificado?
Alternativas
Q3129587 Odontologia
Dura, em geral, de 3 a 5 dias, a vasoconstrição é a resposta tecidual espontânea para estancar a hemorragia. O trauma tecidual e hemorragia local ativam o fator XII (fator de Hageman), que inicia vários efeitos da cascata do processo de cicatrização, como o complemento, o plasminogênio, as cininas e os sistemas coagulantes. Essas são algumas características de qual fase da cicatrização das feridas?
Alternativas
Q3129586 Odontologia
Segundo Miloro et al (2016), a hemorragia maxilar tardia depois de uma osteotomia Le Fort I está presente na lesão dos seguintes vasos:
Alternativas
Q3129577 Odontologia
A síndrome do carcinoma nevoide basocelular (síndrome de Gorlin) é uma condição autossômica dominante que exibe alta penetrância e expressividade variável. A síndrome é causada por mutações no gene patched (PTCH), um gene supressor de tumor que foi mapeado no cromossomo 9q22.3-q31. Aproximadamente 35% a 50% dos pacientes acometidos representam novas mutações. Uma das características clínicas mais comuns é o desenvolvimento do queratocisto, que pode conduzir a um diagnóstico precoce. Segundo Neville (2016), quais são as principais características clínicas que acometem 50% ou mais dos pacientes?
Alternativas
Q3127374 Odontologia
Lesão óssea assintomática geralmente descoberta em exames radiográficos de rotina ou para pesquisa de dentes retidos, caracterizada radiograficamente como uma área radiolúcida unilocular e circunscrita, com presença de discretas calcificações internas (flocos de neve), que envolvem a coroa de um dente não erupcionado, geralmente um canino, ultrapassando a junção amelocementária.
Marque a alternativa CORRETA que melhor corresponda ao caso acima. 
Alternativas
Q3103795 Odontologia
Os sinais e sintomas do câncer de boca podem ser confundidos com outras condições benignas. Assim, avalie as proposições:

I.A presença de um ou mais sintomas de câncer de boca, como feridas ou manchas, não significa necessariamente que a pessoa tem a doença.
II.É importante procurar um médico ou dentista se os sintomas persistirem por mais de 15 dias.
III.A maioria dos sinais e sintomas de câncer de boca são exclusivos dessa doença e não aparecem em outras condições.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3099286 Odontologia
O câncer de boca está entre os mais incidentes no Brasil, pois, embora existam estratégias para prevenção e diagnóstico precoce, grande parte dos casos acometidos são diagnosticados em estágios mais avançados. Por isso, os profissionais da Atenção Básica devem atuar nas estratégias de prevenção primária, sinalizando os seguintes fatores de risco para o controle da doença: 
Alternativas
Q3098955 Odontologia
Arealização de palestras educativas mostrando a importância do autoexame para o diagnóstico de lesões suspeitas do câncer bucal tem sido cada vez mais difundida, com o intuito de atuar no diagnóstico precoce da doença. Diante de hipóteses de lesões suspeitas de câncer bucal, o método padrão-ouro para confirmar o diagnóstico do câncer bucal é encaminhar o paciente para a realização de:
Alternativas
Q3098954 Odontologia
A prevenção ao câncer bucal é um tema bastante relevante na atenção primária de saúde. O conhecimento dos agentes etiológicos do câncer bucal é fundamental para atuar na sua prevenção. Diante deste contexto, marque a alternativa CORRETA correspondente aos fatores etiológicos do carcinoma espinocelular, que é o tipo mais comum de câncer bucal. 
Alternativas
Q3080691 Odontologia
A solução de Carnoy é uma solução cauterizante usada na loja cística para evitar recidiva da lesão e é composta de 
Alternativas
Q3080587 Odontologia
A mucosite oral é a complicação oral mais debilitante das altas doses de quimioterapia e de radioterapia de cabeça e pescoço. Adicionalmente ao desconforto local, a mucosite pode estar associada a um aumento da necessidade de nutrição parenteral total, a internações hospitalares de longo tempo, à bacteremia sistêmica e à sepse. Cerca de 80% dos pacientes tratados com radioterapia na região de cabeça e pescoço desenvolvem mucosite, e sua prevalência se aproxima dos 100% para os que estão sendo tratados para neoplasias de orofaringe e boca. Quando os agentes quimioterápicos são utilizados com vistas à redução parcial do tumor, para que uma complementação terapêutica com a cirurgia e/ou radioterapia possa ser realizada posteriormente, recebem o o nome de 
Alternativas
Q3080586 Odontologia
A Síndrome de Gardner é uma doença rara caracterizada por pólipos intestinais assim como várias anormalidades ósseas, na pele, nos tecidos moles e em outras localizações. Essa síndrome representa a variação da polipose adenomatosa familial, uma condição herdada em que os pacientes desenvolvem centenas a milhares de pólipos no intestino, com aproximadamente 100% de chance de progressão para um câncer de colorretal se não tratado, mais de 90% dos pacientes com síndrome de Gardner demonstram anomalias esqueléticas. Portanto, é bastante comum encontrarmos nos ossos gnáticos
Alternativas
Q3080585 Odontologia

Tumor odontogênico epitelial calcificante (Tumor de Pindborg) é uma neoplasia localmente invasiva, caracterizada pela presença de material amiloide que pode se tornar calcificado. Não tem predileção por sexo, e a idade média dos indivíduos afetados é em torno dos 40 anos.

A conduta de escolha do estomatologista diante desse tumor é 

Alternativas
Q3080584 Odontologia

O carcinoma de células escamosas (CCE) bucal exibe etiologia multifatorial, sabendo-se que existe a participação tanto de fatores extrínsecos quanto intrínsecos, e é provável que esteja ocorrendo a participação de mais de um fator (cocarcinogênese) em seu desenvolvimento. Alterações genéticas, deficiências nutricionais e imunossupressão são exemplos de fatores intrínsecos, e tabaco, álcool, alguns vírus e radiação solar são considerados fatores extrínsecos que podem estar relacionados a seu desenvolvimento. Analise as afirmações a seguir sobre o CCE.


I Existem somente dois fatores de risco para os CCEs bucais são eles, o tabagismo em todas as suas formas e o etilismo.


II O termo carcinoma de lábio é usado para referir as malignidades epiteliais que se originam do vermelhão do lábio, não sendo incluído nos carcinomas intrabucais.


III O cirurgião dentista é o elo inicial na detecção de lesões orais, uma vez que é de sua competência o exame minucioso da cavidade bucal.


IV A inspeção de todas as estruturas bucais apenas, sem palpação de linfonodos da região de cabeça e pescoço, representa o único recurso semiotécnico de importância indiscutível no diagnóstico de CCE.


V Dentre os agentes biológicos que podem representar fator de risco para o câncer bucal destacam-se os vírus oncogênicos: HPV e EBV.


Estão corretas, apenas


Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: B
5: A
6: C
7: A
8: A
9: D
10: A
11: C
12: A
13: A
14: A
15: D
16: B
17: B
18: D
19: A
20: C