Questões de Concurso
Sobre código de ética odontológica em odontologia
Foram encontradas 633 questões
I – Promover a saúde coletiva no desempenho de suas funções, cargos e cidadania, independente de exercer a profissão no setor público ou privado.
II – Garantir ao paciente ou ao seu responsável legal, acesso ao seu prontuário.
III – Zelar pela saúde e pela dignidade do paciente.
IV – Manter atualizados os conhecimentos profissionais, técnico-científicos e culturais necessários ao pleno desempenho do exercício profissional.
Segundo a regulamentação citada, são deveres fundamentais dos profissionais que atuam em Odontologia:
Em uma situação em que um consultório odontológico de uma equipe de saúde da família encontrava-se com paredes tomadas por mofo, goteiras e vazamentos de água e com aparelho de ar-condicionado estragado, encontra-se um cirurgião-dentista que se recusou a continuar trabalhando naquelas condições. Para fundamentar tal recusa lançou mão de um trecho do Código de Ética Odontológica (CEO): “recusarse a exercer a profissão em âmbito público ou privado onde as condições de trabalho não sejam dignas, seguras e salubres”.
O trecho extraído do CEO é considerado
I. É permitido ao Cirurgião-dentista manter, anexo ao consultório, laboratório de prótese, aparelhagem e instalação adequadas para pesquisas e análises clínicas relacionadas aos casos específicos de sua especialidade, bem como aparelhos de raio X, para diagnóstico, e aparelhagem de fisioterapia.
II. É permitido ao auxiliar em saúde bucal fazer a remoção do biofilme, de acordo com a indicação técnica definida pelo cirurgião-dentista, desde que esteja sob a supervisão do Cirurgião-dentista ou do Técnico em saúde bucal.
III. É permitido ao auxiliar em saúde bucal realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal, registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal, somente se estiver no mesmo ambiente e sob a supervisão do Cirurgião-dentista.
IV. É permitido ao Técnico em saúde bucal realizar fotografias e tomadas de uso odontológicos exclusivamente em consultórios ou em clínicas odontológicas, sob a supervisão do Cirurgião-dentista.
É INCORRETO o que se afirma em
Assim, é uma penalidade prevista a
O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas (Art. 1º Código de Ética Odontológica). Analise as afirmativas a seguir.
I. Contratar serviços de outros profissionais da Odontologia, por escrito, de acordo com os preceitos desse Código e demais legislações em vigor.
II. Realizar ou exigir procedimentos prejudiciais aos pacientes e ao profissional, contrários às normas de Vigilância Sanitária, exceto para fins de auditoria ou perícia.
III. Deixar de emitir laudo dos exames por imagens realizados em clínicas de radiologia.
IV. Recusar-se a receber honorários adicionais de pacientes, que possam remunerar adequadamente, atendidos sob convênio.
Constitui infração ética o que se afirma em
Compete às entidades da classe fazer as comunicações pertinentes que sejam de indiscutível interesse público. Em conformidade com o Código de Ética Odontológica, sobre os responsáveis pelas infrações éticas cometidas em nome da entidade, analisar os itens.
I. A entidade.
II. O infrator.
III. O presidente da entidade.
Está CORRETO o que se afirma:
Um cirurgião dentista foi convidado para uma entrevista sobre os avanços da Odontologia. Para não cometer infração ética durante a entrevista, poderá
Nas auditorias e perícias odontológicas, constitui infração ética, de acordo com o Código de Ética Odontológica:
De acordo com o Código de Ética Odontológica, na fixação dos honorários profissionais serão considerados