Questões de Concurso
Sobre dentística em odontologia
Foram encontradas 1.579 questões
( ) A técnica incremental reduz o estresse gerado pela polimerização em resinas compostas.
( ) O uso de matrizes metálicas é indicado para garantir a adaptação proximal em restaurações classe II.
( ) O condicionamento ácido em esmalte e dentina tem a mesma duração e concentração para todas as situações clínicas.
( ) As resinas compostas bulk-fill permitem a inserção de camadas mais espessas durante a restauração.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O fator C ou C (Fator de configuração cavitária) pode ser compreendido como a razão entre o número de superfície aderida pelo número de superfície livre existentes em uma cavidade. Referente ao fator C, analise as assertivas abaixo:
I. Quanto maior for a área aderida em relação à área livre, menor será a possibilidade de deformação e, consequentemente, maior será o estresse de polimerização.
II. A cavidade classe I oclusal tem o fator C igual a 3, uma vez que são três paredes aderidas (mesial, distal e pulpar), e apenas uma superfície livre disponível para a liberação do estresse (oclusal).
III. As técnicas de inserção incremental permitem melhor controle do estresse de polimerização.
IV. O ideal, para permitir um bom controle de fator C, é uma polimerização adequada e que cada incremento de compósito apresente espessura máxima de 5 mm.
Quais estão corretas?
No âmbito da Dentística Restauradora, a escolha do material e da técnica de preparo cavitário são cruciais para garantir a longevidade e o sucesso do tratamento. Considerando a diversidade de materiais restauradores disponíveis, como cimento de silicato, amálgama e resinas compostas, e as diferentes classificações de cavidades, analise as assertivas a seguir:
I. O cimento de silicato, um material restaurador estético de longa data, é indicado para restaurações de dentes anteriores e posteriores, devido à sua alta resistência ao desgaste e à sua excelente compatibilidade biológica.
II. A amálgama, um material restaurador metálico amplamente utilizado, apresenta como vantagens a sua alta resistência mecânica e o seu baixo custo, sendo indicada para restaurações de dentes posteriores que necessitam suportar grandes esforços mastigatórios.
III. As resinas compostas, materiais restauradores estéticos de última geração, são compostas por uma matriz resinosa e partículas de carga, e são indicadas para restaurações de dentes anteriores e posteriores, devido à sua versatilidade e à sua capacidade de mimetizar a cor natural dos dentes.
IV. As cavidades Classe I, segundo a classificação de Black, localizam-se em regiões de cicatrículas e fissuras.
V. As cavidades Classe II, de acordo com a classificação de Black, são aquelas que se localizam nas faces proximais de pré-molares e molares, sendo que, quando a lesão de cárie se estende para a face oclusal, a cavidade é classificada como Classe II complexa.
É correto o que se afirma em:
Considerando os materiais forradores e restauradores em odontologia, julgue o item a seguir.
O cimento de ionômero de vidro (CIV) modificado por resina possui algumas vantagens em relação aos CIVs convencionais, como, por exemplo, melhor adesão, resistência, tempo de trabalho e melhor resultado estético.
Considerando os materiais forradores e restauradores em odontologia, julgue o item a seguir.
Um dos aspectos negativos do cimento de hidróxido de cálcio como material de forramento de preparos cavitários é sua baixa resistência mecânica, o que torna o material vulnerável ao desgaste e à fratura.
Considerando os materiais forradores e restauradores em odontologia, julgue o item a seguir.
A evolução para a cerâmica de dissilicato de lítio prensada trouxe melhorias significativas em suas propriedades físicas, incluindo a resistência flexural, o que contribuiu para o seu sucesso como material restaurador em odontologia, com melhoria da longevidade clínica.
Considerando os materiais forradores e restauradores em odontologia, julgue o item a seguir.
As resinas compostas são consideradas materiais restauradores diretos, com pouca durabilidade em restaurações definitivas de dentes posteriores.
Julgue o próximo item, relativo ao preparo cavitário.
O preparo cavitário não é uma abordagem única, e o tipo de material restaurador escolhido influencia diretamente o formato e as características do preparo.
Julgue o próximo item, relativo ao preparo cavitário.
O objetivo do preparo cavitário não é remover todo o tecido cariado, independentemente do estágio da lesão de cárie.
Julgue o próximo item, relativo ao preparo cavitário.
O preparo cavitário para cerâmica onlay dispensa retenção mecânica.