Questões de Concurso
Sobre diagnóstico clínico e radiográfico da cárie em odontologia
Foram encontradas 528 questões
Estima-se que 20% a 25% das crianças em fase escolar apresentem dentes com cavitação, levando-se em conta a polarização da cárie. Em relação aos escolares com lesões cavitadas que não possibilitem a execução do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Devem ser encaminhados para tratamento odontológico na unidade de saúde de referência da escola.
( ) Podem ser estabelecidos critérios de prioridade para o agendamento, sendo um deles a polarização da cárie, porque altos índices CPO-D/ceo irão concentrar-se em alguns estudantes, enquanto outros terão CPO-D.
( ) O tratamento odontológico de urgência deve ser iniciado pela escovação supervisionada com fluoreto de sódio gel 1,23% e, após quatro sessões, pode ser iniciado o tratamento cirúrgico restaurador.
( ) Os alunos devem ser encaminhados para unidade de saúde pelo auxiliar de saúde bucal, pelo técnico em saúde bucal, pelo cirurgião-dentista ou pela direção do espaço escolar.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sendo assim, qual a melhor definição de cárie dental?
O que influencia o desenvolvimento da cárie dentária?
De acordo com a epidemiologia da cárie, extensão se relaciona com o tipo de tecido envolvido e severidade se relaciona com o número de dentes ou superfícies atingidas.
A cárie é dagnosticada quando o indivíduo possui desmineralização subclínica, mesmo sem haver lesão aparente.
A anacorese é considerada uma das principais causas de injúrias ao complexo dentinopulpar e consiste na penetração de microrganismos na cavidade pulpar via forame apical.
A remoção de uma restauração de amálgama deve ser realizada da forma mais conservadora possível, evitando-se remover manchas provenientes dos íons de amálgama presentes no substrato dentinário, pois eles não interferem negativamente na adesão dos materiais resinosos.
A dentina reparadora possui deposição centrípeta, ocorre quando a agressão é rápida (estímulos de alta intensidade) e aparece apenas no ponto onde incide o agente irritante, deformando a câmara pulpar e diminuindo-lhe o volume.
O CAST (Caries Assessment Spectrum and Treatment) é uma ferramenta usada para avaliar e classificar as lesões de cárie, sendo composto de uma escala que vai de 0 a 9, representando diferentes estágios da saúde dentária e do desenvolvimento da cárie.
I. A lesão de cárie é uma perda mineral manifestada pelo sinal/sintoma da doença cárie.
II. A doença cárie é caracterizada por ser biofilme-açúcar dependente, consequência do desequilíbrio da desmineralização e remineralização.
III. O controle da doença cárie inclui somente a remoção seletiva do tecido cariado.
IV. A remoção total do tecido cariado garante a debelação da doença cárie.
Está correto o que se afirma apenas em
Com base nessa compreensão do biofilme e suas doenças associadas, julgue o item a seguir:
As bactérias causadoras de cárie devem estar presentes na boca, associadas estritamente aos dentes, formando biofilme dentário em condições de falta de higiene bucal, ou acumulando-se em áreas não autolimpantes da dentição, como sulcos, fissuras e áreas interproximais.
( ) Onde não há intervenção, as lesões ativas não cavitadas correm maior risco de se desenvolver em uma cavidade do que as lesões inativas e de superfícies hígidas.
( ) Como regra geral, na maioria das populações, um incremento precoce de duas ou mais lesões ativas, detectadas clinicamente e/ou novas lesões, detectadas radiograficamente, indicará um alto índice de progressão da lesão.
( ) Nas crianças, as superfícies proximais dos molares permanentes em erupção constituem um local especial de risco para o desenvolvimento das lesões de cárie.
A sequência está correta em
Em relação à cárie dentária, analise as proposições a seguir.
I- A atividade da lesão de cárie é um processo dinâmico e pode ser avaliada por um conjunto de indicadores clínicos, como potencial para acúmulo de biofilme dentário, saúde gengival para lesões localizadas próximas à margem cervical, aparência visual (coloração, opacidade), sensibilidade tátil que dependendo de seu comportamento, se obtém a classificação da lesão.
II- A lesão de cárie é o resultado de um processo de desmineralização associado a uma doença biofilme-açúcar dependente, onde geralmente as áreas com maior potencial de acúmulo de biofilme são a entrada de cicatrículas e fissuras na superfície oclusal, margem gengival ou região acima/abaixo do ponto de contato nas áreas proximais.
III- As lesões de cárie em dentina, diferentemente das lesões de esmalte, não podem ser paralisadas por meio do controle da ingestão de açúcares e retorno à homeostase do biofilme, pois nesta fase observa-se cavitação com exposição de dentina ainda resistente, sendo desta forma considera como lesão cariosa ativa e de pior cenário para guiar o tratamento.
É CORRETO o que se afirma em: