Questões de Concurso Sobre diagnóstico clínico e radiográfico da cárie em odontologia

Foram encontradas 544 questões

Q3175684 Odontologia
Sobre os fatores determinantes ou condicionantes do processo saúde-doença cárie, analise as afirmações abaixo:

1. A alta frequência de ingestão de açúcar favorece o pH ácido na placa.
2. O flúor contribui para a remineralização do esmalte.
3. As manchas brancas ativas podem ser revertidas com intervenções não invasivas.
4. A ausência total de biofilme à noite garante ausência de cárie.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q3175682 Odontologia
Sobre os exames complementares na prática odontológica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3175678 Odontologia
Um paciente com hipossalivação e lesões de cárie radicular requer exame clínico cuidadoso. Qual atitude é mais adequada, correlacionando achados clínicos e condições sistêmicas? 
Alternativas
Q3174385 Odontologia
O diagnóstico precoce da cárie é essencial para evitar sua progressão. Qual dos métodos abaixo é considerado o mais sensível para detectar lesões cariosas iniciais em superfícies proximais? 
Alternativas
Q3166730 Odontologia

Julgue o item que se segue, relativo a odontologia preventiva e saúde pública.


O exame clínico visual vem sendo apontado como o principal método na detecção de lesões de cárie, devendo qualquer outro método ser de caráter complementar a ele.  

Alternativas
Q3166676 Odontologia

Julgue o próximo item, relativo à etiopatogenia da cárie dental.


Os estreptococos do grupo mutans são cocos gram-positivos e representam bactérias que têm um papel mais importante na progressão do que na instalação da cárie dental. 

Alternativas
Q3152807 Odontologia

O tratamento da doença cárie ativa na dentística restauradora segue princípios que priorizam o equilíbrio entre desmineralização e remineralização, além da preservação máxima dos tecidos dentários saudáveis.


Considerando essas diretrizes, assinale a alternativa correta sobre as estratégias adotadas no manejo de lesões de cárie.

Alternativas
Q3152666 Odontologia
A cárie dentária é uma patologia multifatorial que envolve a interação entre bactérias cariogênicas presentes no biofilme dental e a superfície dentária, resultando em desmineralização e eventual cavitação dos tecidos dentários. Streptococcus mutans é amplamente reconhecida por seu papel significativo na etiologia da cárie. Considerando os processos bioquímicos envolvidos na patogênese dessa bactéria, qual das alternativas a seguir melhor explica o mecanismo pelo qual Streptococcus mutans contribui para o desenvolvimento da cárie, levando em conta fatores microbiológicos e ambientais?
Alternativas
Q3152011 Odontologia
Os tipos de carie podem ser classificadas de acordo com definições estabelecidas por Fejerskov & Kidd. analise as afirmativas a seguir:


I.Pode ser classificada como residual.
II.Pode ser classificada como oculta.
III.Não pode ser classificada como rampante.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3144530 Odontologia
Segundo Maltz et al. (2016), qual é a abordagem recomendada para o diagnóstico precoce de cáries em crianças?
Alternativas
Q3138185 Odontologia
A revelação em caixa escura é uma técnica utilizada para revelar filmes radiográficos em odontologia e outras áreas, garantindo o controle da exposição à luz para evitar danos ao filme. Das alternativas a seguir, qual apresenta uma característica do processamento radiográfico em caixa escura?
Alternativas
Q3138168 Odontologia
Os agentes profiláticos da cárie podem ser fornecidos para a cavidade bucal por várias formulações. Assim, avalie as proposições:
I.Geralmente, os géis são compatíveis com os agentes antibacterianos relevantes e aplicados em moldeiras pré-fabricadas ou moldeiras individuais para que forneçam um contato maior entre o agente e as superfícies dentárias.
II.Uma desvantagem atribuída ao spray é que doses relativamente altas são necessárias para alcançar eficácia.
III.O efeito do chiclete e das pastilhas depende da liberação do agente antibacteriano durante a mastigação, e o tempo de contato é maior do que com o enxaguatório bucal, diminuindo o índice de clearance bucal do agente na boca.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3136750 Odontologia
 A cárie dentária é uma doença multifatorial resultante da interação de diversos fatores determinantes. Qual dos seguintes fatores é considerado um risco para o desenvolvimento de cáries dentárias?
Alternativas
Q3134995 Odontologia
Cada tipo de cárie pode ser classificado de acordo com sua superfície, atividade, cavitação, aparência, resíduos e rampante. Assim, avalie as proposições:
I.Lesões ativas cavitadas necessitam de restauração ou ameloplastia, removendo-se apenas a dentina infectada e o tecido amolecido.
II.A esclerose tubular necessita de intervenção apenas se o paciente tiver uma queixa estética.
III.Lesões crônicas/inativas requerem acabamento e polimento.

Assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3123830 Odontologia

Estima-se que 20% a 25% das crianças em fase escolar apresentem dentes com cavitação, levando-se em conta a polarização da cárie. Em relação aos escolares com lesões cavitadas que não possibilitem a execução do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.



( ) Devem ser encaminhados para tratamento odontológico na unidade de saúde de referência da escola.


( ) Podem ser estabelecidos critérios de prioridade para o agendamento, sendo um deles a polarização da cárie, porque altos índices CPO-D/ceo irão concentrar-se em alguns estudantes, enquanto outros terão CPO-D.


( ) O tratamento odontológico de urgência deve ser iniciado pela escovação supervisionada com fluoreto de sódio gel 1,23% e, após quatro sessões, pode ser iniciado o tratamento cirúrgico restaurador.


( ) Os alunos devem ser encaminhados para unidade de saúde pelo auxiliar de saúde bucal, pelo técnico em saúde bucal, pelo cirurgião-dentista ou pela direção do espaço escolar.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q3111617 Odontologia

A intervenção biomecânica da cárie objetiva que as estruturas remanescentes tenham condição de receber o material restaurador, propiciando a substituição das estruturas dentais perdidas. Considerando essa afirmação, julgue o item que se segue, a respeito de preparos e materiais utilizados na dentística restauradora. 


Atualmente, o amálgama de prata ainda tem indicações, principalmente no contexto da saúde pública, com sua aplicação exigindo um preparo cavitário com etapas que incluem a forma de contorno, a remoção da dentina cariada, a forma de resistência, a forma de retenção, a forma de conveniência e a limpeza da cavidade.  

Alternativas
Q3111615 Odontologia

A intervenção biomecânica da cárie objetiva que as estruturas remanescentes tenham condição de receber o material restaurador, propiciando a substituição das estruturas dentais perdidas. Considerando essa afirmação, julgue o item que se segue, a respeito de preparos e materiais utilizados na dentística restauradora. 


Os sistemas adesivos universais de sétima geração são constituídos por adesivos autocondicionantes de dois passos clínicos, contendo, em um frasco, o primer ácido e, em outro frasco, o adesivo.  

Alternativas
Q3107997 Odontologia
Tem-se procurado o estabelecimento de novos conceitos para o tratamento da doença cárie. Cada vez mais, a atenção dos profissionais da área odontológica se volta para o aperfeiçoamento de técnicas que visem à prevenção da instalação de lesões cariosas envolvendo desde a orientação sobre controle da dieta e higiene bucal. É necessário que a equipe de saúde bucal conheça os agravos dentários e esteja organizada para intervir e controlá-los.
Sendo assim, qual a melhor definição de cárie dental?
Alternativas
Q3107995 Odontologia
A Cárie dentária é uma das doenças mais prevalentes no mundo. É causada por tipos específicos de bactéria, que produzem ácidos que corroem (desmineralizam) o esmalte do dente e, em casos mais avançados, a camada debaixo dele, também conhecida como dentina. É comum que muitos tipos de bactéria vivam na boca humana. Elas se acumulam nos dentes em um filme pegajoso chamado placa bacteriana. Essa placa bacteriana também contém saliva, restos de alimentos e outras substâncias naturais.
O que influencia o desenvolvimento da cárie dentária?
Alternativas
Q3105949 Odontologia
Acerca do diagnóstico da doença cárie, julgue o item subsequente. 

De acordo com a epidemiologia da cárie, extensão se relaciona com o tipo de tecido envolvido e severidade se relaciona com o número de dentes ou superfícies atingidas. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: B
5: C
6: E
7: C
8: E
9: D
10: B
11: C
12: D
13: E
14: A
15: B
16: C
17: E
18: C
19: E
20: E