Questões de Concurso
Sobre diagnóstico clínico e radiográfico da cárie em odontologia
Foram encontradas 544 questões
1. A alta frequência de ingestão de açúcar favorece o pH ácido na placa.
2. O flúor contribui para a remineralização do esmalte.
3. As manchas brancas ativas podem ser revertidas com intervenções não invasivas.
4. A ausência total de biofilme à noite garante ausência de cárie.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Julgue o item que se segue, relativo a odontologia preventiva e saúde pública.
O exame clínico visual vem sendo apontado como o principal método na detecção de lesões de cárie, devendo qualquer outro método ser de caráter complementar a ele.
Julgue o próximo item, relativo à etiopatogenia da cárie dental.
Os estreptococos do grupo mutans são cocos gram-positivos e representam bactérias que têm um papel mais importante na progressão do que na instalação da cárie dental.
O tratamento da doença cárie ativa na dentística restauradora segue princípios que priorizam o equilíbrio entre desmineralização e remineralização, além da preservação máxima dos tecidos dentários saudáveis.
Considerando essas diretrizes, assinale a alternativa correta sobre as estratégias adotadas no manejo de lesões de cárie.
I.Pode ser classificada como residual.
II.Pode ser classificada como oculta.
III.Não pode ser classificada como rampante.
Está correto o que se afirma em:
I.Geralmente, os géis são compatíveis com os agentes antibacterianos relevantes e aplicados em moldeiras pré-fabricadas ou moldeiras individuais para que forneçam um contato maior entre o agente e as superfícies dentárias.
II.Uma desvantagem atribuída ao spray é que doses relativamente altas são necessárias para alcançar eficácia.
III.O efeito do chiclete e das pastilhas depende da liberação do agente antibacteriano durante a mastigação, e o tempo de contato é maior do que com o enxaguatório bucal, diminuindo o índice de clearance bucal do agente na boca.
Assinale a alternativa correta:
I.Lesões ativas cavitadas necessitam de restauração ou ameloplastia, removendo-se apenas a dentina infectada e o tecido amolecido.
II.A esclerose tubular necessita de intervenção apenas se o paciente tiver uma queixa estética.
III.Lesões crônicas/inativas requerem acabamento e polimento.
Assinale a alternativa correta:
Estima-se que 20% a 25% das crianças em fase escolar apresentem dentes com cavitação, levando-se em conta a polarização da cárie. Em relação aos escolares com lesões cavitadas que não possibilitem a execução do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Devem ser encaminhados para tratamento odontológico na unidade de saúde de referência da escola.
( ) Podem ser estabelecidos critérios de prioridade para o agendamento, sendo um deles a polarização da cárie, porque altos índices CPO-D/ceo irão concentrar-se em alguns estudantes, enquanto outros terão CPO-D.
( ) O tratamento odontológico de urgência deve ser iniciado pela escovação supervisionada com fluoreto de sódio gel 1,23% e, após quatro sessões, pode ser iniciado o tratamento cirúrgico restaurador.
( ) Os alunos devem ser encaminhados para unidade de saúde pelo auxiliar de saúde bucal, pelo técnico em saúde bucal, pelo cirurgião-dentista ou pela direção do espaço escolar.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A intervenção biomecânica da cárie objetiva que as estruturas remanescentes tenham condição de receber o material restaurador, propiciando a substituição das estruturas dentais perdidas. Considerando essa afirmação, julgue o item que se segue, a respeito de preparos e materiais utilizados na dentística restauradora.
Atualmente, o amálgama de prata ainda tem indicações, principalmente no contexto da saúde pública, com sua aplicação exigindo um preparo cavitário com etapas que incluem a forma de contorno, a remoção da dentina cariada, a forma de resistência, a forma de retenção, a forma de conveniência e a limpeza da cavidade.
A intervenção biomecânica da cárie objetiva que as estruturas remanescentes tenham condição de receber o material restaurador, propiciando a substituição das estruturas dentais perdidas. Considerando essa afirmação, julgue o item que se segue, a respeito de preparos e materiais utilizados na dentística restauradora.
Os sistemas adesivos universais de sétima geração são constituídos por adesivos autocondicionantes de dois passos clínicos, contendo, em um frasco, o primer ácido e, em outro frasco, o adesivo.
Sendo assim, qual a melhor definição de cárie dental?
O que influencia o desenvolvimento da cárie dentária?
De acordo com a epidemiologia da cárie, extensão se relaciona com o tipo de tecido envolvido e severidade se relaciona com o número de dentes ou superfícies atingidas.