Questões de Concurso
Sobre doenças das glândulas salivares em odontologia
Foram encontradas 79 questões
Acerca da Síndrome de Sjögren, julgue o item a seguir.
A hipossalivação característica da Síndrome de Sjögren aumenta a concentração de cálcio e fosfato na saliva, o que protege contra a desmineralização do esmalte e reduz o risco de cárie.
A xerostomia (sensação de boca seca) presente na Síndrome de Sjögren é um fator de risco para cárie, principalmente em áreas de acúmulo de placa bacteriana, como a região cervical dos dentes.
Acerca da Síndrome de Sjögren, julgue o item a seguir.
Pacientes com Síndrome de Sjögren apresentam maior prevalência de cárie radicular devido à exposição das raízes dentárias causada pela hipossalivação.
( ) Ocorre em todos os grupos étnicos e raciais e, em 90% dos casos, em homens. ( ) É uma doença crônica multifatorial com risco de desenvolvimento de linfoma. ( ) Para o seu diagnóstico, pode ser realizada uma biópsia de lábio inferior para avaliação do componente salivar.
Os pacientes acometidos por doenças das glândulas salivares apresentam vasta sintomatologia, desde queixa de aumento de volume da glândula sintomático, xerostomia, sialorréia, até quadros de aumento de volume lento, assintomático e indolor. Portanto, a coleta pormenorizada de sinais e sintomas, um exame físico intra e extrabucal minucioso somado a exames complementares, levarão ao diagnóstico e tratamento corretos. Diante do exposto, analise as afirmativas e responda o que se pede.
I- É uma doença de etiologia viral altamente contagiosa, cujo vírus é transmitido por gotículas de saliva inaladas através do contato direto com o paciente-fonte.
II- É uma lesão comum da mucosa bucal originada de glândulas salivares menores. Clinicamente aparece como uma bolha indolor, mole à palpação e recoberta por mucosa.
III- É o tumor de glândula salivar mais comum que acomete com maior frequência a glândula parótida. Tem crescimento lento, indolor e histologicamente apresenta uma mistura de elementos ductais e mioepiteliais.
IV- É a neoplasia de glândula salivar mais comum que acomete tanto glândulas salivares maiores quanto menores. Pode ocorrer em qualquer faixa etária, com predileção para o sexo feminino. Histologicamente, é composta por células epidermóides escamosas e células produtoras de muco.
As patologias/doenças acima mencionadas são, respectivamente,
Paciente com 64 anos se queixando de dificuldade na mastigação e deglutição, relatando que os alimentos aderem a mucosa bucal durante a alimentação e com a sensação de boca seca, assinale a alternativa correta.
Sobre as patologias das glândulas salivares, assinale V, para alternativas verdadeiras, ou F, para alternativas falsas:
(__) O sintoma de maior significância associado à aplasia da glândula salivar é a intensa xerostomia com seus problemas decorrentes.
(__) A mucocele é um cisto verdadeiro, pois apresenta revestimento epitelial interno.
(__) Sialólitos são estruturas calcificadas que se desenvolvem dentro do sistema de ductos das glândulas salivares. Na maioria das vezes, o sialólito se desenvolve dentro do sistema ductal da glândula parótida, representando 80% dos casos, já a formação de cálculos dentro do sistema da glândula submandibular é menos frequente.
(__) A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica sistêmica que envolve principalmente as glândulas salivares e lacrimais, resultando em xerostomia (boca seca) e xeroftalmia (secura ocular).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Analise a descrição a seguir:
“Esta condição refere-se à sensação subjetiva de boca seca. É frequentemente, mas não sempre, associada à hipofunção da glândula salivar. Diversos fatores têm papel na sua causa.”
Assinale a alternativa que corresponde corretamente a condição descrita.
Dentre as alterações a seguir, assinale aquelas que são formadas pelo acúmulo de saliva.
I.Mucocele.
II.Rânula.
III.Queratocisto.
IV.Sialirréia.
É CORRETO o que se afirma em:
As doenças das glândulas salivares são dividas em lesões reativas, sialoadenites infecciosas, neoplasias benignas, neoplasias malignas e tumores raros. Assinale a alternativa que NÃO é uma doença das glândulas salivares classificada como lesão reativa.
Em relação aos seios paranasais, assinale a alternativa correta:
Tumor maligno de glândula salivar mais frequentemente encontrado na cavidade oral, caracterizado como uma massa, de dor contínua, podendo causar dormência no rosto.
I. Alguns dos efeitos colaterais da clorexidina são manchas acastanhadas nos dentes, em alguns materiais de restauração e no dorso da língua. Além disso, perturbação do paladar em que o sabor do sal parece estar preferencialmente afetado e deixa os alimentos e as bebidas com um gosto mais suave.
II. Erosão da mucosa oral e tumefação unilateral ou bilateral da parótida são alguns tipos de efeitos colaterais do uso da clorexidina.
III. Estímulo da formação de cálculo supragengival. Esse efeito pode se dever à precipitação das proteínas salivares na superfície dentária, aumentando a espessura da película e/ou a precipitação de sais na camada da película. Certamente, a película formada sob a influência da clorexidina mostra uma estrutura precoce e altamente calcificada.
Está CORRETO o que se afirma:
A lacuna do texto acima pode ser CORRETAMENTE preenchida por qual alternativa?