Questões de Concurso Sobre epidemiologia na saúde bucal em odontologia

Foram encontradas 516 questões

Q3300737 Odontologia
Considerando os principais resultados apresentados no relatório do levantamento epidemiológico SB Brasil 2023 sobre as pessoas idosas de 65 a 74 anos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3300735 Odontologia
No Brasil, grandes levantamentos epidemiológicos já foram realizados e, a partir deles, uma base de dados sobre o perfil de saúde bucal da população pôde ser construída. O último levantamento realizado foi chamado SB Brasil 2023. Em relação aos resultados apresentados na referida pesquisa, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3281180 Odontologia
A atuação do cirurgião-dentista na ESF deve se basear nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando cada indivíduo como um todo, dentro de uma comunidade, estabelecendo um vínculo e desenvolvendo ações de promoção de saúde, em conjunto com uma equipe multiprofissional. Neste contexto, são atribuições especificas do odontólogo:

I. Realizar a atenção em saúde bucal (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, acompanhamento, reabilitação e manutenção da saúde) individual e coletiva a todas as famílias, a indivíduos e a grupos específicos, atividades em grupo na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações entre outros), de acordo com planejamento da equipe, com resolubilidade e em conformidade com protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, bem como outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão;
II. Realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal no território;
III. Realizar os procedimentos clínicos e cirúrgicos da AB em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências, pequenas cirurgias ambulatoriais e procedimentos relacionados com as fases clínicas de moldagem, adaptação e acompanhamento de próteses dentárias (elementar, total e parcial removível);
IV. Coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais;
V. Realizar estratificação de risco e elaborar plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, junto aos demais membros da equipe.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3267218 Odontologia
Entender conceitos básicos de epidemiologia é fundamental para que o Cirurgião-Dentista interprete corretamente as informações vindas dos estudos científicos sobre as doenças bucais.
Com relação à epidemiologia das doenças bucais, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A prevalência da periodontite aumenta quanto maior a idade da população estudada.
( ) Ao estudar a epidemiologia das doenças, devemos respeitar o conceito de plausibilidade biológica, segundo o qual a relação prevista deve fazer sentido no contexto do conhecimento biológico atual.
( ) A presença de biofilme é suficiente para inferir que o paciente apresenta doença periodontal.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q3267206 Odontologia
Com relação às ações para promoção da saúde e prevenção das doenças bucais, um dos pilares da saúde bucal coletiva, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Odontologia |
Q3252334 Odontologia
De acordo com os resultados do estudo SB Brasil 2023, a maior prevalência de problemas periodontais na população brasileira acomete a faixa etária entre 
Alternativas
Q3243538 Odontologia
A cárie dentária é um problema de saúde pública relevante no Brasil, cuja epidemiologia é influenciada por fatores socioeconômicos, regionais e preventivos. Considerando os impactos das políticas públicas e das condições de acesso à saúde bucal, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
Alternativas
Q3240713 Odontologia

Os levantamentos epidemiológicos são importantes para o conhecimento da prevalência e tipologia das doenças bucais. A edição mais recente da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil) teve seu encerramento em 2024, sendo realizada por profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) que se dividem em três frentes na formação das equipes de campo.


Quais são essas três frentes?

Alternativas
Q3238193 Odontologia

No levantamento epidemiológico de saúde bucal – Projeto SB Brasil 2020, a avaliação da condição periodontal segue o método empregado no Projeto SB Brasil 2010 (BRASIL, 2009), bem como a recomendação do último Manual da OMS (WHO, 2013), e inclui o Índice de Perda de Inserção Periodontal (PIP) (WHO, 2013), que é recomendado para a população adulta e idosa e avalia o acúmulo da doença periodontal destrutiva ao longo da vida.


Com base nesse índice, é correto afirmar que o código 2 refere-se à perda de inserção entre 

Alternativas
Q3238192 Odontologia

Índice usado em levantamentos epidemiológicos em saúde bucal, que permite estimar a gravidade da cárie não tratada e patologias associadas.


A descrição refere-se ao índice 

Alternativas
Q3230825 Odontologia
Os mutirões de câncer de boca são ações voltadas para a detecção precoce de lesões potencialmente malignas, contribuindo para a redução da morbimortalidade associada à doença. O cirurgião-dentista desempenha papel crucial na triagem, diagnóstico e encaminhamento dos casos suspeitos, além de promover ações educativas para a população. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I.A inspeção da cavidade oral realizada pelo cirurgião-dentista em mutirões deve ser complementada por exames de imagem para identificar com precisão lesões pré-malignas, antes mesmo de encaminhá-las para biópsia.

II.As campanhas de prevenção de câncer bucal focam exclusivamente na identificação de lesões em estágios avançados, pois o rastreamento precoce é de responsabilidade exclusiva dos centros oncológicos.

III.O papel do cirurgião-dentista nos mutirões inclui a identificação precoce de lesões, o encaminhamento para biópsia, e a orientação sobre medidas preventivas, como cessação do tabagismo e uso de protetor labial.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3221895 Odontologia
A orientação para a saúde bucal é um dos pilares do trabalho do Auxiliar de Saúde Bucal. Acerca da referida prática, podemos afirmar:
Alternativas
Q3215852 Odontologia
Entre os conceitos básicos de epidemiologia aplicados ao estudo da cárie dentária destaca-se a incidência da cárie.
A incidência representa 
Alternativas
Q3215380 Odontologia
O plano de gerenciamento de resíduos dos consultórios odontológicos, que define os procedimentos para manipulação e descarte corretos, minimiza os riscos à saúde pública e ocupacional da equipe.

Assinale a alternativa correta quanto aos conceitos ou procedimentos recomendados para a manipulação e descarte dos materiais perfurocortantes contaminados.
Alternativas
Q3215107 Odontologia
A epidemiologia tem descrito a distribuição de doenças relacionadas à cárie e ao periodonto, mas tem relegado dados sobre a “doença protética” (relação da ausência de dentes e o uso de próteses). Um índice utilizado em estudos epidemiológicos baseados em zonas de suporte de contatos antagonistas em região de molar e pré-molar é o índice de:
Alternativas
Q3212910 Odontologia
A epidemiologia da cárie dentária e das doenças periodontais é fundamental para o planejamento de ações de saúde pública. No contexto da prevenção dessas doenças, qual das estratégias abaixo representa uma abordagem eficaz para reduzir a incidência de cárie dentária e doenças periodontais em uma população? 
Alternativas
Q3211741 Odontologia
O uso da escova de dentes não é sinônimo de alto padrão de higiene oral. Estudos mostram que adultos, a despeito de seus aparentes esforços, podem não conseguir ser tão efetivos na remoção de placa como poderia ser esperado.

Os dois índices mais usados para avaliar a eficácia da remoção de placa com escovas de dentes são: índice
Alternativas
Q3208778 Odontologia
Sobre os índices epidemiológicos essenciais para o planejamento e análise da saúde bucal da população, analise as sentenças a seguir:

I. Os índices epidemiológicos de cárie são fundamentais para o planejamento de ações em saúde pública, pois permitem a identificação das necessidades de tratamento e a análise dos fatores socioeconômicos.

II. O índice CPO-D é utilizado para avaliar a experiência de cárie dentária na dentição permanente e considera dentes cariados, perdidos e obturados.

III. Os levantamentos epidemiológicos abrangem diversas faixas etárias, não se limitando apenas a crianças e adolescentes, mas incluindo também adultos e idosos.

IV. O índice CPO-D pode ser influenciado por fatores socioeconômicos, com valores mais elevados em populações em situação de vulnerabilidade.

V. O índice CEO-D é aplicado na dentição decídua e registra dentes cariados, extraídos devido à cárie e obturados.



Estão CORRETAS:
Alternativas
Q3195966 Odontologia
As Diretrizes Clínicas para Prática Clínica Odontológica na Atenção Primária à Saúde (APS), publicadas pelo Ministério da Saúde, estão embasadas em evidências científicas. Entendendo que para responder às dúvidas clínicas em APS é necessário obter a melhor evidência disponível, que seja adequada, pertinente e apropriada ao contexto clínico da atenção primária, quais seriam, idealmente, os tipos de estudo utilizados para responder às dúvidas clínicas?
Alternativas
Q3195964 Odontologia
A utilização da Epidemiologia para subsidiar o planejamento de ações nos serviços e para atuação na vigilância à saúde bucal está entre os pressupostos da Política Nacional de Saúde Bucal. Nesse sentido, a Coordenação Nacional de Saúde Bucal coordenou a realização do SB Brasil 2023, cujos resultados foram publicados recentemente. Sobre os principais resultados do SB Brasil 2023, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: B
5: D
6: E
7: B
8: C
9: C
10: E
11: B
12: C
13: B
14: E
15: C
16: B
17: B
18: E
19: A
20: D