Questões de Concurso
Sobre epidemiologia na saúde bucal em odontologia
Foram encontradas 516 questões
I. Realizar a atenção em saúde bucal (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, acompanhamento, reabilitação e manutenção da saúde) individual e coletiva a todas as famílias, a indivíduos e a grupos específicos, atividades em grupo na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações entre outros), de acordo com planejamento da equipe, com resolubilidade e em conformidade com protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, bem como outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão;
II. Realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal no território;
III. Realizar os procedimentos clínicos e cirúrgicos da AB em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências, pequenas cirurgias ambulatoriais e procedimentos relacionados com as fases clínicas de moldagem, adaptação e acompanhamento de próteses dentárias (elementar, total e parcial removível);
IV. Coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais;
V. Realizar estratificação de risco e elaborar plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, junto aos demais membros da equipe.
Assinale a alternativa CORRETA:
Com relação à epidemiologia das doenças bucais, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A prevalência da periodontite aumenta quanto maior a idade da população estudada.
( ) Ao estudar a epidemiologia das doenças, devemos respeitar o conceito de plausibilidade biológica, segundo o qual a relação prevista deve fazer sentido no contexto do conhecimento biológico atual.
( ) A presença de biofilme é suficiente para inferir que o paciente apresenta doença periodontal.
As afirmativas são, respectivamente,
Os levantamentos epidemiológicos são importantes para o conhecimento da prevalência e tipologia das doenças bucais. A edição mais recente da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil) teve seu encerramento em 2024, sendo realizada por profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) que se dividem em três frentes na formação das equipes de campo.
Quais são essas três frentes?
No levantamento epidemiológico de saúde bucal – Projeto SB Brasil 2020, a avaliação da condição periodontal segue o método empregado no Projeto SB Brasil 2010 (BRASIL, 2009), bem como a recomendação do último Manual da OMS (WHO, 2013), e inclui o Índice de Perda de Inserção Periodontal (PIP) (WHO, 2013), que é recomendado para a população adulta e idosa e avalia o acúmulo da doença periodontal destrutiva ao longo da vida.
Com base nesse índice, é correto afirmar que o código 2 refere-se à perda de inserção entre
Índice usado em levantamentos epidemiológicos em saúde bucal, que permite estimar a gravidade da cárie não tratada e patologias associadas.
A descrição refere-se ao índice
I.A inspeção da cavidade oral realizada pelo cirurgião-dentista em mutirões deve ser complementada por exames de imagem para identificar com precisão lesões pré-malignas, antes mesmo de encaminhá-las para biópsia.
II.As campanhas de prevenção de câncer bucal focam exclusivamente na identificação de lesões em estágios avançados, pois o rastreamento precoce é de responsabilidade exclusiva dos centros oncológicos.
III.O papel do cirurgião-dentista nos mutirões inclui a identificação precoce de lesões, o encaminhamento para biópsia, e a orientação sobre medidas preventivas, como cessação do tabagismo e uso de protetor labial.
Está correto o que se afirma em:
A incidência representa
Assinale a alternativa correta quanto aos conceitos ou procedimentos recomendados para a manipulação e descarte dos materiais perfurocortantes contaminados.
Os dois índices mais usados para avaliar a eficácia da remoção de placa com escovas de dentes são: índice
I. Os índices epidemiológicos de cárie são fundamentais para o planejamento de ações em saúde pública, pois permitem a identificação das necessidades de tratamento e a análise dos fatores socioeconômicos.
II. O índice CPO-D é utilizado para avaliar a experiência de cárie dentária na dentição permanente e considera dentes cariados, perdidos e obturados.
III. Os levantamentos epidemiológicos abrangem diversas faixas etárias, não se limitando apenas a crianças e adolescentes, mas incluindo também adultos e idosos.
IV. O índice CPO-D pode ser influenciado por fatores socioeconômicos, com valores mais elevados em populações em situação de vulnerabilidade.
V. O índice CEO-D é aplicado na dentição decídua e registra dentes cariados, extraídos devido à cárie e obturados.
Estão CORRETAS: