Questões de Concurso Sobre epidemiologia na saúde bucal em odontologia

Foram encontradas 472 questões

Q3135241 Odontologia
Em um ambiente onde os pacientes enfrentam condições de trabalho precárias, o auxiliar de saúde bucal pode observar doenças mais prevalentes entre os trabalhadores. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)O perfil de saúde de uma população é alterado conforme as transformações sociais e econômicas.
(__)As condições de vida e trabalho afetam diretamente os tipos de doenças que acometem uma população.
(__)Doenças infecciosas são as únicas que se relacionam com as condições sociais, enquanto as doenças crônicas não têm relação com essas condições.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Alternativas
Q3134988 Odontologia
A epidemiologia em saúde bucal coletiva é fundamental para integrar a saúde bucal ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Este campo utiliza métodos epidemiológicos para entender a distribuição e os determinantes das doenças bucais, contribuindo para a criação de políticas públicas e modelos assistenciais mais eficazes e equitativos. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)A produção científica em epidemiologia em saúde bucal no Brasil é limitada e pouco divulgada.
(__)A saúde bucal coletiva surgiu no contexto da Reforma Sanitária Brasileira.
(__)A epidemiologia em saúde bucal é uma área de conhecimento que se consolidou recentemente no Brasil.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: 
Alternativas
Q3126875 Odontologia
A epidemiologia propõe-se a estudar quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas. Assinale a alternativa que NÃO se refere aos indicadores de saúde em Epidemiologia: 
Alternativas
Q3126869 Odontologia
Sobre os índices utilizados na Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, realizada pelo Ministério da Saúde do Brasil, relacione as colunas:

1ª COLUNA

1. Cárie dentária. 2. Doença periodontal. 3. Oclusão. 4. Fluorose.

2ª COLUNA

( ) Dean. ( ) DAI. ( ) CPO-D. ( ) CPI.


A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Q3124789 Odontologia
Sobre a promoção de saúde bucal em comunidades, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3103786 Odontologia
Considerando a epidemiologia dos problemas de saúde bucal no Brasil, quais fatores foram identificados como principais contribuintes para o aumento da incidência de câncer de cavidade oral em adultos jovens brasileiros até 2017?
Alternativas
Q3103372 Odontologia
Em programas de vigilância de saúde bucal, qual metodologia é comumente utilizada para avaliar a prevalência de cáries em uma população específica? 
Alternativas
Q3102447 Odontologia
Qual é o índice utilizado para medir a prevalência de cárie dentária em uma população, considerando apenas dentes permanentes?
Alternativas
Q3099295 Odontologia
Durante o processo de trabalho, as equipes multiprofissionais devem participar ativamente como um dos princípios da Estratégia Saúde da Família (ESF) na construção de saúde da população. Baseando-se na atuação de diferentes saberes profissionais na ESF, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3090612 Odontologia
A epidemiologia é uma área empregada na produção de novos conhecimentos científicos sobre problemas de saúde bucal e o impacto de diferentes tipos de resposta para enfrentar esses problemas. Quanto os conceitos, funções e definições da epidemiologia, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3080987 Odontologia

As desordens alimentares originam-se a partir de uma alteração no padrão, consumo e comportamento alimentar, apresentando causas subjacentes psicológicas e biológicas. Ao perder o controle da quantidade usual dos alimentos ingeridos, instala-se o transtorno alimentar, sendo a anorexia nervosa (AN) e a bulimia nervosa (BN) os principais tipos destes desvios. O cirurgião dentista deve estar atento aos sinais orais destes distúrbios sendo o mais frequentemente encontrado o(a) 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2024 - UFES - Odontólogo |
Q3077865 Odontologia
 O quadro epidemiológico das condições de vida e de saúde da população brasileira vem se modificando nas últimas décadas e com a saúde bucal não tem sido diferente. Dos levantamentos epidemiológicos das condições bucais realizados, nos anos 2004 e 2010, pelo Ministério da Saúde, foram observados que, entre as condições bucais, a segunda de maior prevalência é a doença periodontal. Em particular, as periodontites severas, figuram entre as grandes responsáveis pelas perdas dentárias em adultos e idosos, causando mutilações, com a perda de vários órgãos dentários. A reabilitação, após a perda total ou parcial de dentes, é um passo essencial para evitar a perda da função mastigatória. Nesse contexto, em relação às doenças periodontais, a proteção específica com controle do biofilme bacteriano, profilaxia bucal periódica, prevenção da cárie e odontologia restauradora de alto padrão, evitando restaurações sem ponto de contato, excessos nas margens cervicais, trauma oclusal e promovendo uma distribuição de forças oclusais adequada, enquadram-se no
Alternativas
Q3064612 Odontologia
A epidemiologia bucal em odontologia de saúde pública tem como objetivo principal: 
Alternativas
Q3054023 Odontologia
Em uma comunidade mais carente no Norte de Minas Gerais, observou-se uma maior prevalência de lesões cariosas e verminoses em crianças, em comparação a outras regiões da cidade. Os profissionais da Estratégia de Saúde da Família se reuniram para montar uma ação a fim de investigar as possíveis causas da maior incidência dessas doenças nessa comunidade, e em seguida propor soluções. A equipe não iria investigar apenas os aspectos biológicos, envolvidos, mas também como a combinação de fatores socioeconômicos, culturais e ambientais estão influenciando no surgimento dessas doenças.
Verifica-se que a equipe se baseou na abordagem __________________, discutida por Minayo (2006), para estabelecer suas ações, que valoriza igualmente os fatores econômicos, ambientais e comunitários na saúde do indivíduo. Qual alternativa preenche corretamente a lacuna? 
Alternativas
Q3054019 Odontologia
Levantamentos epidemiológicos são importantes para obter dados da população, o qual norteará as políticas públicas de prevenção da cárie dentária. Para se realizar levantamentos de doenças como cárie dentária, fluorose, doenças periodontais e maloclusão, existem procedimentos técnicos padronizados, frequentemente utilizados e recomendados pelo Ministério da Saúde.
Sobre os levantamentos epidemiológicos envolvidos em doenças bucais, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3054009 Odontologia
Paciente do sexo feminino, 35 anos, compareceu à Unidade Básica de Saúde para uma consulta odontológica com queixa de dor leve em dente. Durante anamnese, paciente relatou que está desempregada há 6 meses e mora com seus três filhos e seu marido, que não apresenta emprego fixo, em um bairro na periferia da cidade. Com a renda mensal limitada, a paciente mencionou que não é fácil manter uma alimentação com frutas e verduras, e compra mais bolachas, e que, às vezes, uma mesma escova de dentes é compartilhada por duas crianças até conseguir comprar outra. Também relata fazer uso de água filtrada, e pela região que a família reside, o dentista sabe que a água consumida é fluoretada. No exame físico, o dentista identificou manchas brancas e algumas lesões de cárie ativa cavitadas, sem sinais evidentes de comprometimento pulpar. Pelo último relatório, o dentista sabe que a cidade possui um índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) de 0,77. O dentista conversou com a paciente sobre a necessidade do tratamento dela, como também de fazer uma avaliação dos outros membros da família para analisar o risco de desenvolvimento da doença cárie. Sabe-se que, no planejamento da demanda de tratamento, os riscos individual (biológico), familiar e coletivo devem ser considerados.
Considerando o caso, em relação aos riscos envolvidos, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Risco individual.
2. Risco familiar.
3. Risco coletivo.

( ) Lesões de mancha branca.
( ) Fluoretação da água para consumo na cidade.
( ) Número de escova dental por morador na residência.
( ) IDHM.
( ) Desemprego.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a relação estabelecida de cima para baixo. 
Alternativas
Q3038755 Odontologia

Em relação aos índices epidemiológicos em saúde bucal, analise as proposições a seguir.


I- A fluorose dentária é avaliada por meio do índice de fluorose de Dean, sendo mensurada por níveis de acordo com as alterações estéticas e estruturais provocadas pelo consumo excessivo de flúor nos dois dentes mais acometidos em: (0) normal; (1) questionável; (2) muito leve; (3) leve; (4) moderado; e (5) severo.


II- O índice periodontal comunitário (IPC) é empregado nos levantamentos de condições periodontais, em que as arcadas são divididas em sextantes e com indicação dos dentes 18/17; 12; 26/27; 36/35; 42/43 e 47/48 para a realização do exame. O exame de ser realizado apenas com a presença de três ou mais dentes no sextante, com ou sem indicação para exodontia.


III- O ICDAS ( International Caries Detection and Assessment System ) é capaz de identificar prevalência e severidade da cárie em dentária, porém não considera lesões e cavitações iniciais como lesões de mancha branca.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3037414 Odontologia
Em um programa de educação em saúde bucal voltado para adolescentes, qual abordagem seria mais eficaz para garantir que os adolescentes compreendam e adotem práticas de prevenção da cárie dentária?
Alternativas
Q3037408 Odontologia
Em um estudo epidemiológico sobre a prevalência de doenças periodontais em uma população idosa, descobriu-se que a maioria dos pacientes não apresenta sintomas evidentes, apesar de terem diagnóstico de periodontite avançada. Qual das seguintes abordagens seria mais eficaz para melhorar o diagnóstico precoce e o tratamento dessa condição?
Alternativas
Q3031212 Odontologia

Compete ao Auxiliar em Saúde Bucal, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do Técnico em Saúde Bucal:


I. Organizar e executar atividades de higiene bucal.

II. Processar filme radiográfico.

III. Preparar o paciente para o atendimento.

IV. Auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares.

V. Manipular materiais de uso odontológico.


Julgue os itens e assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: C
5: B
6: D
7: D
8: A
9: A
10: C
11: C
12: B
13: B
14: E
15: D
16: B
17: D
18: B
19: D
20: D