Questões de Concurso
Sobre farmacologia na odontologia em odontologia
Foram encontradas 1.083 questões
I- O ibuprofeno apresenta efeitos anti-inflamatórios e antipiréticos, e o principal mecanismo de ação responsável por esses efeitos é a inibição reversível e não seletiva de COX-1.
II- A azitromicina é um macrolídio semissintético derivado da eritromicina, com espectro de ação que abrange bactérias grampositivas, bactérias gram-negativas e outros patógenos, como Haemophilus influenzae, Haemophilus parainfluenzae, Moraxella catarrhalis, Ureaplasma urealyticum e Neisseria gonorrhoeae .
III- A amoxicilina apresenta atividade bactericida e é utilizada primariamente no tratamento das infecções do trato respiratório. É administrada exclusivamente por via oral de 2 a 4 vezes/dia, sendo eliminada na bile e na urina. Quando comparada à ampicilina, a amoxicilina apresenta estrutura química e reações adversas semelhantes, porém com uma melhor biodisponibilidade, substituindo, assim, o uso de ampicilina VO.
É CORRETO o que se afirma em:
O relato acima se refere a:
Antibióticos profiláticos são indicados para pacientes com risco de endocardite infecciosa antes de procedimentos odontológicos invasivos.
Os corticosteroides são recomendados como primeira linha para o tratamento de infecções bacterianas agudas em odontologia.
A lidocaína é um anestésico local comumente utilizado em odontologia devido ao seu perfil de segurança e eficácia.
A penicilina é o antibiótico de escolha para tratar candidíase oral em idosos.
Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) são contraindicados em todos os casos de dor pós-operatória em odontologia, devido ao risco de sangramento.
Um paciente procura atendimento de urgência, relatando dor de dente e que está em tratamento com outro cirurgião-dentista, tendo já sido prescrito levofloxacino, 750mg, e cetoprofeno, 150mg.
As medicações em uso pelo paciente são, respectivamente,