Questões de Concurso
Sobre flúor em odontologia
Foram encontradas 839 questões
I.A fluoretação da água é uma medida eficaz para reduzir a incidência de cáries na população.
II.A concentração ideal de flúor deve ser ajustada considerando a temperatura média da região.
III.A exposição a dentifrícios fluoretados elimina a necessidade de fluoretação da água.
Assinale a alternativa correta:
I- Os géis fluoretados são muito utilizados por profissionais nos consultórios odontológicos em pacientes com alto risco de cárie e em programas preventivos, e estão disponíveis na forma de gel neutro (NaF 2%), na concentração de 9.000 ppm, ou acidulado (flúor fosfato acidulado a 1,23%), com 12.300 ppm, sendo a forma acidulada a mais reativa à estrutura dentária, com maior quantidade de fluoreto solúvel para formar fluoreto de cálcio.
II- O diamino fluoreto de prata é um composto com alta concentração de flúor, acessível e de fácil aplicação, pois não necessita da remoção do tecido cariado para ser aplicado, tornando-o de fácil manejo em ambientes fora do consultório odontológico, como creches e escolas.
III- Vernizes fluoretados, devido à sua fácil aplicação, têm sido mais utilizados que os géis fluoretados. Porém, apresentam um maior risco de ingestão quando em contato com a saliva, devido à sua alta solubilidade.
É CORRETO o que se afirma em:
O flúor (F- ) é o elemento químico formador de sais inorgânicos mais abundante da crosta terrestre. Sempre está ligado a outros elementos e tem afinidade com muitos deles, especialmente com o silício, motivo pelo qual não deve ser armazenado em recipientes de vidro. Do ponto de vista da saúde bucal, o flúor adicionado à água é uma importante estratégia para o controle da cárie. Sobre o F- , analise as assertivas abaixo:
I. O Fincorporado por via sistêmica na formação do mineral dental tem um efeito muito limitado no controle da cárie.
II. A presença constante de F- na cavidade bucal ativa a capacidade remineralizante da saliva, e o esmalte e a dentina têm uma maior reparação dos minerais perdidos do que teriam na ausência de F - , ou seja, há uma potencialização do efeito remineralizador da saliva.
III. Na presença de água fluoretada, recomenda-se o uso regular de dentifrício fluoretado em conjunto com uma forma de uso tópico (bochecho, gel ou verniz), mesmo para adolescentes que não tenham cárie.
IV. Dentifrícios com baixa concentração de F - (cerca de 500 ppm F) para crianças em idade pré-escolar não têm a mesma eficácia anticárie do que o de concentração convencional (1.000–1.100 ppm F) e causam uma redução na prevenção de cáries, principalmente em crianças com atividade de cárie.
Quais estão corretas?
Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
I. Solução de bochecho.
II. Dentifrício fluoretado.
III. Fluoretação das águas de abastecimento.
IV. Aplicação tópica em forma de gel.
verifica-se que está/ão correta/s
Assinale a alternativa correta.
Em relação à semiologia, ao tratamento e à prevenção da cárie dentária, julgue o item subsequente.
O diamino fluoreto de prata é uma solução incolor de pH alcalino com elevadas concentrações de prata, flúor e amônia: a prata tem como principal função ligar-se com o flúor para a formação de uma nova hidroxiapatita mais resistente, enquanto a amônia tem função bactericida.
Em relação ao papel do fluoreto na prevenção e no controle das cáries, bem como suas principais características e mecanismos de ação, julgue o item a seguir:
A esterilização química líquida à temperatura ambiente é usada em materiais que se danificam pela esterilização por calor. Exemplos de esterilizantes/desinfetantes de alto nível químicos líquidos utilizados são o glutaraldeído, o glutaraldeído-fenato, o peróxido de hidrogênio especial e o peróxido de hidrogênio-ácido peracético.
Em relação ao papel do fluoreto na prevenção e no controle das cáries, bem como suas principais características e mecanismos de ação, julgue o item a seguir:
Os testes de endósporos para monitoramento biológico foram desenvolvidos para testar os desinfetantes fenólicos líquidos nos serviços de saúde.