Questões de Odontologia - Flúor para Concurso
Foram encontradas 782 questões
( ) O Flúor apresenta capacidade de catalisar em um pH menor que 3,5.
( ) O Flúor age aumentando a solubilidade do esmalte.
( ) O Flúor age diminuindo a solubilidade do esmalte.
( ) O Flúor apresenta capacidade catalizadora até um pH maior que 4,5.
( ) O Flúor forma cristais de esmalte fluoretados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as propriedades de cima para baixo.
A respeito da conduta do cirurgião-dentista, avalie as afirmativas a seguir.
I- A fala do dentista foi correta sobre a causa da fluorose, pois o pH ácido do estômago favorece a absorção do fluoreto pela mucosa gástrica na forma não ionizada, já no pH bucal neutro, o flúor se encontra ionizado, o que dificulta sua absorção para a corrente sanguínea.
II- A explicação do dentista foi adequada em relação à idade de consumo de creme dental, pois a fluorose ocorre pela ingestão excessiva e prolongada de flúor, durante o período da amelogênese.
III- A fala do dentista foi incorreta sobre a mineralização do dente, pois a fluorose se caracteriza por uma hipomineralização do esmalte, que pode evoluir para perda de estrutura, formando um esmalte mais poroso.
IV- O tratamento proposto pelo dentista foi inadequado, pois, além da microabrasão, considerando a situação física e emocional do paciente, a conduta mais correta seria a realização de facetas de resina fotopolimerizável na face vestibular dos dentes envolvidos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
( ) Quando há baixa atividade de cárie, não há necessidade de prescrever fluorterapia. O benefício do flúor recebido através da fluoretação das águas e do uso de dentrifícios fluoretados já é suficiente.
( ) Se há média atividade de cárie e risco de desenvolvimento de cárie, torna-se necessário a indicação de aplicação tópica profissional de flúor e prescrição de bochechos com flúor em baixa concentração e frequência.
( ) Quando é verificada alta atividade de cárie, deve-se aumentar a frequência de profilaxia profissional, recomendar maior frequência de aplicações tópicas profissionais de flúor em baixa concentração e pH ácido, não há necessidade de prescrição de bochechos com flúor e monitorar até reduzir atividade e risco de cárie.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente
As opções a seguir apresentam meios de aplicação tópica de flúor para a prevenção da cárie, à exceção de uma. Assinale-a.