Questões de Concurso
Comentadas sobre flúor em odontologia
Foram encontradas 746 questões
I- Inicialmente, realiza-se uma série de quatro aplicações tópicas de flúor em intervalos de 2 a 4 semanas, enquanto são realizados o controle de placa bacteriana e a orientação da dieta.
II- Após a série inicial, devem ser feitas aplicações únicas em intervalos de 3, 6 ou 12 meses.
III- As aplicações de flúor nas lesões de manchas brancas e no esmalte desmineralizado são eficazes apenas para crianças até os 12 anos.
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) Quando há baixa atividade de cárie, não há necessidade de prescrever fluorterapia. O benefício do flúor recebido através da fluoretação das águas e do uso de dentrifícios fluoretados já é suficiente.
( ) Se há média atividade de cárie e risco de desenvolvimento de cárie, torna-se necessário a indicação de aplicação tópica profissional de flúor e prescrição de bochechos com flúor em baixa concentração e frequência.
( ) Quando é verificada alta atividade de cárie, deve-se aumentar a frequência de profilaxia profissional, recomendar maior frequência de aplicações tópicas profissionais de flúor em baixa concentração e pH ácido, não há necessidade de prescrição de bochechos com flúor e monitorar até reduzir atividade e risco de cárie.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente
As opções a seguir apresentam meios de aplicação tópica de flúor para a prevenção da cárie, à exceção de uma. Assinale-a.
De acordo com o guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil, considere as seguintes afirmativas:
I. No Brasil as normas que regulamentam os dentifrícios determinam que eles tenham no máximo 500 ppm de flúor.
II. Recomenda-se que o flúor na forma de verniz seja aplicado em consultório odontológico, no mínimo duas vezes ao ano, em todos os pacientes, independente da atividade de cárie.
III. Recomenda-se que toda a população deve utilizar dentifrício com flúor, sendo importante orientar corretamente o uso em pequenas quantidades para crianças de até nove anos para evitar fluorose.
Está(ão) CORRETA(S):
I- Proporcionar maior resistência ao esmalte dentário através de uma maior formação de hidroxiapatita na superfície dos dentes.
II- Dispor o flúor de forma sistêmica e tópica para uso na prevenção e tratamento da cárie. O flúor tópico pode ser administrado profissionalmente (géis de flúor, vernizes) ou autoadministrado (cremes dentais e enxaguantes bucais).
III- Prevenir a cárie através da inibição da desmineralização, aumento da remineralização e a resistência do esmalte ao ataque ácido.
É CORRETO o que se afirma em:
O dentifrício fluoretado é considerado um dos métodos mais racionais de prevenção das cáries, pois alia a remoção do biofilme dental à exposição constante ao flúor. Mesmo em países ou regiões que não possuem água fluoretada, há diminuição nos índices de cárie, e o dentifrício fluorado é considerado o responsável por isso. Analise as assertivas abaixo sobre os dentifrícios fluoretados:
I. São considerados um meio individual de obtenção de flúor, uma vez que são utilizados na possibilidade da aquisição do produto, dependentemente do poder aquisitivo dos indivíduos e famílias.
II. Aumentam a concentração de flúor na saliva por cerca de 40 minutos após a escovação.
III. NaF deve ser agregado a dentifrícios contendo Ca como abrasivo, por exemplo, carbonato de cálcio, para que ocorra a ligação deles e formação de fluoreto de cálcio (CaF2) no dente.
IV. Dois tipos de compostos fluoretados são comumente utilizados nos dentifrícios: fluoreto de sódio (NaF) ou monofluorfosfato de sódio (MFP, Na2PO3F).
Quais estão corretas?