Questões de Concurso Comentadas sobre flúor em odontologia

Foram encontradas 746 questões

Q3075501 Odontologia
Qual é o principal mecanismo de ação do flúor na prevenção da cárie dentária: 
Alternativas
Q3073086 Odontologia
O flúor é amplamente utilizado na odontologia como um agente preventivo contra a cárie dentária. A alternativa que descreve corretamente o mecanismo de ação do flúor na proteção anticárie é:
Alternativas
Q3070183 Odontologia
Sobre a aplicação tópica de flúor em pacientes com alta suscetibilidade à cárie, analise e julgue as sentenças a seguir:

I- Inicialmente, realiza-se uma série de quatro aplicações tópicas de flúor em intervalos de 2 a 4 semanas, enquanto são realizados o controle de placa bacteriana e a orientação da dieta.
II- Após a série inicial, devem ser feitas aplicações únicas em intervalos de 3, 6 ou 12 meses.
III- As aplicações de flúor nas lesões de manchas brancas e no esmalte desmineralizado são eficazes apenas para crianças até os 12 anos.

Assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3060798 Odontologia
Dentre os cimentos odontológicos, assinale a seguir aquele que tem como uma importante propriedade a liberação de flúor. 
Alternativas
Q3060788 Odontologia
O flúor é de extrema importância na prevenção e controle da cárie dental. São meios de contato com o flúor, exceto: 
Alternativas
Q3052702 Odontologia
Com relação à indicação de fluorterapia, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Quando há baixa atividade de cárie, não há necessidade de prescrever fluorterapia. O benefício do flúor recebido através da fluoretação das águas e do uso de dentrifícios fluoretados já é suficiente.
( ) Se há média atividade de cárie e risco de desenvolvimento de cárie, torna-se necessário a indicação de aplicação tópica profissional de flúor e prescrição de bochechos com flúor em baixa concentração e frequência.
( ) Quando é verificada alta atividade de cárie, deve-se aumentar a frequência de profilaxia profissional, recomendar maior frequência de aplicações tópicas profissionais de flúor em baixa concentração e pH ácido, não há necessidade de prescrição de bochechos com flúor e monitorar até reduzir atividade e risco de cárie.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente
Alternativas
Q3052701 Odontologia
Há diversas formas de se realizar a aplicação tópica de flúor, sendo o mais importante, mantê-lo de forma constante no meio bucal.
As opções a seguir apresentam meios de aplicação tópica de flúor para a prevenção da cárie, à exceção de umaAssinale-a.
Alternativas
Q3051268 Odontologia
O flúor tem grande ação promotora de remineralização da estrutura dentária. Há mecanismos tópicos que são capazes de liberar flúor, atuando como reservatório da substância em evidência na estrutura dentária. São eles, EXCETO:
Alternativas
Q3039164 Odontologia
Assinale a alternativa na qual a terapia com flúor não seria indicada atualmente.
Alternativas
Q3036681 Odontologia
Os fluoretos são os principais responsáveis pelo declínio da cárie dentária em países desenvolvidos e também no Brasil. 
De acordo com o guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil, considere as seguintes afirmativas:

I. No Brasil as normas que regulamentam os dentifrícios determinam que eles tenham no máximo 500 ppm de flúor.

II. Recomenda-se que o flúor na forma de verniz seja aplicado em consultório odontológico, no mínimo duas vezes ao ano, em todos os pacientes, independente da atividade de cárie.
III. Recomenda-se que toda a população deve utilizar dentifrício com flúor, sendo importante orientar corretamente o uso em pequenas quantidades para crianças de até nove anos para evitar fluorose.

Está(ão) CORRETA(S):
Alternativas
Q3033834 Odontologia
A fluorose dental é uma condição que ocorre devido à ingestão excessiva de flúor durante o desenvolvimento dos dentes. Qual das alternativas abaixo é uma característica dessa condição?
Alternativas
Q3030088 Odontologia
A fluorterapia é uma estratégia eficaz na prevenção de cáries dentárias. Qual é o principal mecanismo de ação do flúor na prevenção da cárie dental? 
Alternativas
Q3030080 Odontologia
Em programas de saúde bucal coletiva, a fluorose dental é uma condição que pode ocorrer. Qual é a causa principal da fluorose dental?
Alternativas
Q3030073 Odontologia
A prevenção primária na saúde bucal visa evitar o aparecimento de doenças. Qual das seguintes ações é um exemplo de prevenção primária? 
Alternativas
Q3026980 Odontologia
A adição de fluoretos nas águas de abastecimento das cidades tem se configurado como uma importante ação de saúde pública, cujo foco está em evitar ou erradicar qual doença bucal?
Alternativas
Q3024373 Odontologia
Quais são as características essenciais que os fluoretos devem apresentar para serem eficazes no controle da cárie dentária? 
Alternativas
Q3022351 Odontologia
No âmbito das estratégias preventivas contra doenças dentárias, qual é o papel do flúor na prevenção da cárie, e de que forma ele atua para proteger os dentes contra a desmineralização e promover a remineralização do esmalte: 
Alternativas
Q3020222 Odontologia
Qual é uma recomendação para instituir a aplicação tópica de flúor em uma comunidade:
Alternativas
Q2657635 Odontologia
O mecanismo de ação do flúor na prevenção e tratamento da cárie se baseia em:


I- Proporcionar maior resistência ao esmalte dentário através de uma maior formação de hidroxiapatita na superfície dos dentes.

II- Dispor o flúor de forma sistêmica e tópica para uso na prevenção e tratamento da cárie. O flúor tópico pode ser administrado profissionalmente (géis de flúor, vernizes) ou autoadministrado (cremes dentais e enxaguantes bucais).

III- Prevenir a cárie através da inibição da desmineralização, aumento da remineralização e a resistência do esmalte ao ataque ácido.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2631474 Odontologia

O dentifrício fluoretado é considerado um dos métodos mais racionais de prevenção das cáries, pois alia a remoção do biofilme dental à exposição constante ao flúor. Mesmo em países ou regiões que não possuem água fluoretada, há diminuição nos índices de cárie, e o dentifrício fluorado é considerado o responsável por isso. Analise as assertivas abaixo sobre os dentifrícios fluoretados:


I. São considerados um meio individual de obtenção de flúor, uma vez que são utilizados na possibilidade da aquisição do produto, dependentemente do poder aquisitivo dos indivíduos e famílias.

II. Aumentam a concentração de flúor na saliva por cerca de 40 minutos após a escovação.

III. NaF deve ser agregado a dentifrícios contendo Ca como abrasivo, por exemplo, carbonato de cálcio, para que ocorra a ligação deles e formação de fluoreto de cálcio (CaF2) no dente.

IV. Dois tipos de compostos fluoretados são comumente utilizados nos dentifrícios: fluoreto de sódio (NaF) ou monofluorfosfato de sódio (MFP, Na2PO3F).


Quais estão corretas?

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: B
6: A
7: A
8: D
9: C
10: C
11: B
12: D
13: B
14: B
15: D
16: B
17: A
18: D
19: D
20: C