Questões de Odontologia - Flúor para Concurso
Foram encontradas 545 questões
( ) Quando há baixa atividade de cárie, não há necessidade de prescrever fluorterapia. O benefício do flúor recebido através da fluoretação das águas e do uso de dentrifícios fluoretados já é suficiente.
( ) Se há média atividade de cárie e risco de desenvolvimento de cárie, torna-se necessário a indicação de aplicação tópica profissional de flúor e prescrição de bochechos com flúor em baixa concentração e frequência.
( ) Quando é verificada alta atividade de cárie, deve-se aumentar a frequência de profilaxia profissional, recomendar maior frequência de aplicações tópicas profissionais de flúor em baixa concentração e pH ácido, não há necessidade de prescrição de bochechos com flúor e monitorar até reduzir atividade e risco de cárie.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente
As opções a seguir apresentam meios de aplicação tópica de flúor para a prevenção da cárie, à exceção de uma. Assinale-a.
De acordo com o guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil, considere as seguintes afirmativas:
I. No Brasil as normas que regulamentam os dentifrícios determinam que eles tenham no máximo 500 ppm de flúor.
II. Recomenda-se que o flúor na forma de verniz seja aplicado em consultório odontológico, no mínimo duas vezes ao ano, em todos os pacientes, independente da atividade de cárie.
III. Recomenda-se que toda a população deve utilizar dentifrício com flúor, sendo importante orientar corretamente o uso em pequenas quantidades para crianças de até nove anos para evitar fluorose.
Está(ão) CORRETA(S):
Segundo o Guia de Recomendações para o uso de Fluoretos no Brasil, em relação à manutenção do fluoreto no meio ambiente bucal, analisar os itens abaixo:
I. Quando ingere-se água fluoretada ou come-se alimentos preparados com água fluoretada, além do aumento transitório da concentração de F salivar, o F ingerido é absorvido e, do sangue, retorna à cavidade bucal pela secreção salivar.
II. Indivíduos que não ingerem regularmente água fluoretada terão uma concentração de F na saliva ligeiramente elevada em relação àqueles que ingerem.
Com relação â aplicação tópica de flúor, NÃO é correto o que se afirma em:
Uma criança com 3 anos de idade, 15 kg, deglutiu 10ml de gel (1,23% de flúor) numa aplicação tópica em consultório odontológico. O tratamento imediato mais apropriado consiste em
Analise as questões e marque a alternativa correta:
I. A ação anticariogênica do flúor é principalmente representada pela sua ação no ambiente atuando ativamente no mecanismo de remineralização dentária.
II. As águas de abastecimento público com flúor é um método de uso coletivo e eficaz na redução nos níveis de cárie dentária como medida de saúde pública.
III. Os bochechos com flúor têm eficácia comprovada, o custo é reduzido e há facilidade na sua aplicação, onde as soluções mais usadas são os fluoretos de sódio a 0,2% para o uso semanal ou quinzenal e 0,02 % paras o uso diário.
Entre os métodos de aplicação tópica de flúor por profissionais pode-se citar o uso de géis e espumas (ou mousses) fluoretadas. Sobre esses métodos assinale a alternativa correta.
Para a prevenção e o controle das lesões de cárie, o uso de fluoretos é muito comum. Em relação ao seu uso, analise as afirmativas:
I- Fazer a limpeza dos dentes previamente à aplicação do fluoreto tópico profissional melhora o seu efeito.
II- O método tópico é o menos usado e não apresenta importância, uma vez que seu uso implica disponibilizar, esporadicamente, fluoreto na cavidade bucal.
III- Existem diversas formas de aplicação tópica de fluoretos, entre elas: soluções para bochechos, dentifrícios, géis, vernizes e pastas profiláticas.
IV- Durante a aplicação tópica de fluoreto gel acidulado em um consultório, o paciente poderá ficar deglutindo parte do gel.
V- Atualmente, os dentifrícios são considerados um dos meios mais eficazes na manutenção de fluoreto constantemente na cavidade bucal, em pequenas concentrações.
Assinale a alternativa correta: