Questões de Concurso Comentadas sobre lesões não-cariosas em odontologia

Foram encontradas 121 questões

Q3075508 Odontologia
Qual é a principal causa de lesões cervicais não cariosas: 
Alternativas
Q3056357 Odontologia
As lesões cervicais podem ser cariosas ou não. A elevação na expectativa de vida da população tem aumentado a prevalência das Lesões Cervicais Não Cariosas (LCNC), independentemente da forma e da etiologia; no entanto, estudos atuais sugerem a natureza multifatorial dessas lesões, que podem acometer dentes anteriores e/ou posteriores, ser localizadas, envolvendo apenas um quadrante do arco, ou mesmo todos os dentes.

(Dantas & da Silva, 2016.)

É correto afirmar que:
Alternativas
Q3033832 Odontologia
O diagnóstico precoce de lesões bucais pode prevenir complicações mais graves. Entre as alternativas abaixo, qual lesão é frequentemente precursora de câncer bucal?
Alternativas
Q3030083 Odontologia
As lesões cancerizáveis na cavidade oral são um tema de grande importância para a prática odontológica. Qual das seguintes lesões é considerada uma condição potencialmente cancerizável?
Alternativas
Q2774414 Odontologia

A _____________________________ representa perda parcial do epitélio sem exposição do tecido conjuntivo subjacente. Surgem em decorrência de variados processos patológicos, predominantemente de origem sistêmica, que produzem atrofia da mucosa bucal, que se torna fina, plana e de aparência frágil.

Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:

Alternativas
Q2763785 Odontologia

A seguinte descrição:perda progressiva e irreversível de estrutura dental provocada por processos químicos que não envolvam ação bacteriana, se refere ao processo de:

Alternativas
Q2709791 Odontologia

Lesões Cervicais Não Cariosas (LCNC) são caracterizadas pela perda irreversível e gradual de tecido duro dental próximo à junção amelo-cementária, sem envolvimento bacteriano e na ausência de cárie. É definido como ABRASÃO:

Alternativas
Ano: 2022 Banca: IDECAN Órgão: TJ-PI Prova: IDECAN - 2022 - TJ-PI - Odontólogo |
Q2680452 Odontologia

A prevalência de anomalias dentárias de desenvolvimento em diferentes populações e grupos étnicos é tema de estudos, que apresentam diferenças atribuídas a padrões raciais, amostragem técnicas e diferentes critérios de diagnóstico. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.


I. Estas alterações são usualmente diagnosticadas em exames radiográficos nos exames que precedem tratamento ortodôntico.


PORQUE


II. A ocorrência destas anomalias é relatada na literatura podendo também ocorrer como parte de síndromes.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2667853 Odontologia

As lesões não cariosas são um desgaste de tecido dentário não relacionado à cárie.


Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.


1. A erosão é um tipo de lesão não cariosa que se caracteriza como um desgaste crônico e químico provocado por ácidos de origem bacteriana.

2. A abrasão é um tipo de lesão não cariosa que se caracteriza pelo desgaste mecânico da estrutura dental que ocorre por causa do contato repetido de um corpo estranho na superfície dental, como por exemplo, escovação inadequada, uso abusivo de palito ou de escova interdental, e do consumo de drogas.

3. A abfração é um tipo de lesão não cariosa em que se observa perda de estrutura dental decorrente da flexão da coroa durante a função oclusal, geralmente associada a esforço excessivo em virtude de interferências oclusais, problemas ortodônticos, ausências dentárias ou parafunções.

4. As lesões por abrasão apresentam-se em forma de cunha ou “V”, com contornos bem delimitados e bordas afiadas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2657638 Odontologia
As patologias que mais afetam o sistema estomatognático são doenças periodontais e lesões cariosas, tendo como fator etiológico primário a placa bacteriana. Sobre a placa bacteriana, analise as alternativas a seguir:


I- Adere firmemente às superfícies dentárias, contendo grandes quantidades de microrganismos, decorrente da higiene oral inadequada, os quais contribuem para a formação do biofilme bacteriano patogênico.

II- A doença periodontal é uma patologia inflamatória multifatorial, que tem como principal razão a presença do biofilme patogênico, associado aos fatores ligados ao hospedeiro.

III- A escovação dentária e utilização do fio dental realizadas esporadicamente e de maneira correta são ações que proporcionam um eficaz controle da placa bacteriana subgengival.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2580436 Odontologia

As lesões cervicais não-cariosas (LCNCs) são problemas frequentes nos consultórios odontológicos. Possuem etiologia multifatorial e se caracterizam pela perda de esmalte na região cervical dos dentes, causando deficiência tanto funcional quanto estética. Como consequência dessas lesões, ocorre a presença de fluidos no interior dos túbulos dentinários que atingem as terminações nervosas, o que leva à dor aguda, de curta duração e que causa desconforto ao paciente. Esse fenômeno é chamado de

Alternativas
Q2549686 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta a principal causa das perimólises:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2024 - UFRR - Odontólogo |
Q2538892 Odontologia
A mucocele é uma lesão comum da mucosa oral resultante da ruptura de um ducto de glândula salivar e o extravasamento da mucina para dentro dos tecidos moles adjacentes. Analise as afirmativas seguintes com relação às características clínicas da mucocele em geral:

I.    As mucoceles geralmente se apresentam como aumentos de volume mucosos em forma de cúpula, que podem ter seus tamanhos variando de 1 a 2 mm a alguns centímetros;
II.    São mais comuns em adultos mais velhos;
III.  A mucina extravasada abaixo da superfície mucosa geralmente confere uma coloração azulada à lesão, embora mucoceles profundas possam ser normocrômicas;
IV.  O lábio superior é o sítio mais comum de envolvimento;
V.  As lesões geralmente se rompem, deixando úlceras rasas dolorosas que cicatrizam em poucos dias;
VI. Rânula é um termo usado para mucoceles que ocorrem no soalho de boca;

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2024 - UFRR - Odontólogo |
Q2538870 Odontologia
“Perda de superfície dentária nas áreas cervicais dos dentes por forças tencionais e compressivas secundária à flexão do dente por excesso de carga oclusal, que quando aplicada excentricamente ao dente, a tensão se concentra no fulcro cervical, levando à inclinação que pode produzir rompimento nas ligações químicas dos cristais do esmalte nas zonas cervicais. Pode afetar apenas um dente e clinicamente apresentam-se em forma de cunha geralmente profundas e com margem definida. Esse tipo de lesão possui maior incidência nos dentes inferiores devido ao seu menor diâmetro coronário na região cervical”.

A definição apresentada acima corresponde à seguinte lesão cervical não cariosa:
Alternativas
Q2452631 Odontologia
Analise as seguintes afirmativas:

I. As lesões de abfração apresentam-se em superfície radicular de forma rasa, pouco definida, com coloração marrom escura ou preta, e superfície lisa e brilhante.
II. As lesões causadas por erosão apresentam uma superfície ampla, brilhante, sem bordas definidas, e com formato de pires.
III. As lesões causadas por abrasão são mais frequentes nas superfícies oclusais, caracterizando-se por uma superfície dura, lisa, e rasa com contorno regular.

Está(ão) CORRETA(S): 
Alternativas
Q2452166 Odontologia
As lesões dentárias não cariosas não guardam relação com microrganismos e apresentam etiologia multifatorial. Ao examinar um paciente, o cirurgião dentista nota perda de estrutura dental acometendo a região cervical dos dentes, causada pelo excesso de força sobre a região. A lesão descrita denomina-se:
Alternativas
Q2439120 Odontologia
Uma paciente de 35 anos, sexo feminino, comparece à clínica odontológica para uma consulta de rotina. Durante a anamnese, ela relata que é alérgica a penicilina e a aspirina. No exame físico, observa-se a presença de uma lesão ulcerada na língua, com bordas elevadas e induradas, que sangra facilmente ao toque. A lesão mede cerca de 1 cm de diâmetro e está localizada no terço médio da borda lateral direita da língua. A paciente refere que a lesão está presente há mais de dois meses e não cicatriza. Ao realizar a radiografia panorâmica, não se observa nenhuma alteração óssea ou dentária associada à lesão. Com base nessas informações, qual é o diagnóstico mais provável e qual é o plano de tratamento mais adequado para esse caso?
Alternativas
Q2439118 Odontologia
Qual das seguintes alternativas é a mais adequada para o tratamento da Guna em um paciente que apresenta febre, linfadenopatia e candidíase oral?
Alternativas
Q2439108 Odontologia
As lesões cervicais não cariosas (LCNCs) são perdas de tecido dentário na região cervical do dente, sem o envolvimento de bactérias. Elas podem ser causadas por diversos fatores, como abrasão, abfração, erosão e atrição. Qual alternativa apresenta a principal diferença entre esses fatores de forma CORRETA?
Alternativas
Q2414011 Odontologia

Dentro das lesões fundamentais encontradas em lesões orais, a que caracteriza uma formação sólida com elevação da superfície da mucosa em que sua altura é de tamanho inferior à sua base e que pode se estender por vários centímetros, é corretamente conhecida como:

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: A
5: C
6: B
7: C
8: A
9: C
10: C
11: C
12: E
13: E
14: C
15: B
16: C
17: B
18: D
19: A
20: A