Questões de Concurso Sobre manifestação oral das doenças sistêmicas em odontologia

Foram encontradas 377 questões

Q3122750 Odontologia
Sobre a infecção pelo fungo de levedura Candida albicans e suas variantes, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3103359 Odontologia
Durante anamnese em primeira consulta odontológica, paciente masculino, 34 anos, portador de HIV em TARV regular (último CD4=480 células/mm³, carga viral indetectável), apresenta lesões em borda lateral de língua, esbranquiçadas, não destacáveis, com áreas eritematosas e sintomatologia dolorosa. Ao exame clínico, observa-se: candidíase pseudomembranosa em palato mole e leucoplasia pilosa em borda lateral de língua. Para realização de procedimento periodontal invasivo, deve-se:
Alternativas
Q3080586 Odontologia
A Síndrome de Gardner é uma doença rara caracterizada por pólipos intestinais assim como várias anormalidades ósseas, na pele, nos tecidos moles e em outras localizações. Essa síndrome representa a variação da polipose adenomatosa familial, uma condição herdada em que os pacientes desenvolvem centenas a milhares de pólipos no intestino, com aproximadamente 100% de chance de progressão para um câncer de colorretal se não tratado, mais de 90% dos pacientes com síndrome de Gardner demonstram anomalias esqueléticas. Portanto, é bastante comum encontrarmos nos ossos gnáticos
Alternativas
Q3080583 Odontologia

Angioedema é caracterizado por um aumento de volume edematoso difuso dos tecidos moles que mais comumente envolve os tecidos conjuntivos submucoso e subcutâneo, mas pode afetar o trato gastrintestinal ou o trato respiratório, muitas vezes com resultados fatais. Sobre essa condição, analise as afirmações a seguir


I As reações alérgicas de contato, associadas a alimentos, cosméticos, medicações tópicas e, até mesmo, diques de borracha dentários, também podem ser responsáveis pela formação de angioedemas. 


II Embora a dor seja pouco usual, o prurido é comum e o eritema pode estar presente.


III Um padrão não usual de reação à droga, mas que pode produzir formas graves de angioedema não mediado pela IgE é o tipo associado ao uso de drogas denominadas inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA).


IV Extremidades são os sítios mais comuns de envolvimento cutâneo, apesar de a face, os genitais, o tronco e o pescoço também possam ser acometidos.


V A voz grave, a rouquidão, ou afonia e a dispneia são importantes sinais de alerta.


Estão corretas

Alternativas
Q3080580 Odontologia

Existem inúmeras desordens sistêmicas associadas à Estomatite Aftosa Recorrente: Doença celíaca, Neutropenia cíclica, Deficiências nutricionais (ferro, folato, zinco, vitaminas B1, B2, B6 e B12); Deficiência de imunoglobulina A (IgA); Condições imunossupressoras, incluindo o vírus da imunodeficiência humana (HIV); Doença inflamatória intestinal; Síndrome de Behçet; Síndrome MAGIC; Síndrome PFAPA, entre outras.

Sobre a Síndrome PFAPA podemos afirmar que

Alternativas
Q3080579 Odontologia
A síndrome de Behçet (SB), algumas vezes também conhecida como síndrome Adamantiades e doença de Behçet, é a associação da tríade: úlceras aftosas, ulceração genital e doença ocular (uveíte), embora diversas outras manifestações sistêmicas possam também ser vistas, caracterizadas por vasculite necrotizante. Não há exame laboratorial que determine o diagnóstico. Acerca do assunto, assinale a afirmativa correta: 
Alternativas
Q3080578 Odontologia
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa crônica, causada por Mycobacterium tuberculosis. No mundo todo, é estimado que dois bilhões de pessoas estejam infectadas. A cada ano aproximadamente oito milhões de novos indivíduos são infectados, com dois a três milhões de mortes anualmente atribuídas à TB.
Sobre a TB é correto afirmar que 
Alternativas
Q3080577 Odontologia

A sífilis é uma infecção crônica mundial causada pelo Treponema pallidum. O organismo é muito vulnerável ao meio seco; portanto, as principais vias de transmissão são o contato sexual e da mãe para o feto.

O estomatologista deve ficar atento às lesões a seguir, pois elas podem estar presentes nas diferentes 3 fases da sífilis: 


I massa eritematosa e ulcerada na mucosa jugal.

II perfuração do palato duro.

III múltiplos nódulos endurecidos e levemente papilares no dorso da língua.


Essas lesões podem aparecer, respectivamente, nas fases:

Alternativas
Q3078677 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta uma doença causada por bactéria que pode ser transmitida em um ambiente odontológico:
Alternativas
Q3070170 Odontologia
Assinale qual doença manifesta-se na boca em forma de uma crosta, geralmente, na região do lábio e tem origem viral: 
Alternativas
Q3054012 Odontologia
Mulher de 50 anos, leucoderma, 1,60 m, 80 kg (IMC: 31,2 Kg/m²), procurou atendimento odontológico na Unidade Básica de Saúde da Família para avaliar mancha na bochecha. Na anamnese, paciente relatou que fumava diariamente, mas largou esse hábito há mais de 10 anos, entretanto faz ingestão frequente de bebidas alcoólicas desde os 25 anos de idade. Disse também que se alimenta de frutas e verduras, às vezes, mas confessa que prefere os alimentos multiprocessados e gordurosos. No exame físico, o dentista observa placa branca na mucosa jugal, que não foi removida com raspagem, sugestiva de leucoplasia. O profissional avaliou o caso, refletindo sobre os fatores de risco de câncer de boca a que a paciente está exposta.
Considerando os fatores de risco ao câncer bucal, avalie as afirmativas a seguir.

I- A paciente deve ser orientada a melhorar os hábitos alimentares, pois o excesso de gordura corporal e o baixo consumo de frutas e legumes estão associados ao risco aumentado de câncer de boca.
II- O dentista deve realizar a biopsia da lesão ou encaminhar a paciente para serviço próprio em menor tempo possível, pois a leucoplasia já é considerada o carcinoma in situ, sem invasão do tecido conjuntivo.
III- O sexo da paciente deve ser considerado um fator de risco, já que, segundo dados recentes do INCA, a incidência de câncer de boca em mulheres superou a incidência em homens devido à mudança de comportamento das mulheres nos últimos anos.
IV- A paciente deve ser orientada a parar de ingerir bebidas alcoólicas, pois, mesmo que não seja mais fumante, consumo de álcool de forma isolada já pode favorecer o surgimento do câncer de boca, por seu metabolismo produzir substâncias carcinogênicas.

Está CORRETO o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q3035103 Odontologia
A doença de Crohn é uma desordem inflamatória que afeta o revestimento do trato gastrointestinal. Embora sua etiologia ainda não esteja totalmente definida, é considerada uma desordem autoimune.

Alguns pacientes com a doença de Crohn apresentam sintomatologia ou lesões orofaciais relacionadas à doença, que podem apresentar-se como:
Alternativas
Q3035093 Odontologia
Uma paciente de 64 anos procura o cirurgião-dentista com queixa de dor e mobilidade no segundo molar permanente inferior direito. Após o exame clínico e radiográfico, o cirurgião-dentista constatou abcesso resultante de uma periodontite avançada, com necessidade de exodontia do elemento. Durante a anamnese, a paciente relatou fazer uso diário de 5 mg de varfarina para prevenção de tromboembolia.
Sobre o risco de hemorragia durante uma possível exodontia desse elemento, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3033830 Odontologia
O câncer bucal é uma doença que pode afetar diferentes estruturas da cavidade oral. Qual dos fatores abaixo é considerado um risco elevado para o desenvolvimento do câncer bucal?
Alternativas
Q3026982 Odontologia
Entre as alternativas, a principal condição sistêmica que pode afetar a saúde bucal, sendo um fator de risco para gengivite e periodontite, é:
Alternativas
Q3022346 Odontologia
Qual dos seguintes medicamentos NÃO deve ser utilizado em pacientes com histórico de úlceras gástricas: 
Alternativas
Q3021844 Odontologia
Um paciente HIV positivo, com histórico de baixa adesão ao tratamento antirretroviral, chega ao consultório odontológico apresentando uma lesão ulcerada na cavidade oral que persiste há mais de um mês. O paciente está preocupado e deseja entender a relação entre sua condição e o risco de desenvolver câncer de boca. Acerca das informações apresentadas, assinale a alternativa que indica a relação entre a infecção pelo HIV e o aumento do risco de câncer de boca.
Alternativas
Q2975309 Odontologia

Um paciente de 62 anos de idade, fumante há 40 anos e que consome bebidas alcoólicas regularmente, comparece ao consultório odontológico com uma lesão ulcerada na borda lateral da língua, presente há dois meses. A lesão é indolor, com bordas elevadas e endurecidas. Ao considerar o histórico e os achados clínicos, assinale a alternativa que apresenta a conduta apropriada para o manejo deste caso.

Alternativas
Q2962728 Odontologia

Segundo NEVILLE e DAMM, o hipotireoidismo é uma condição caracterizada pela diminuição dos níveis do hormônio da tireoide. Em relação ao hipotireoidismo, analisar os itens abaixo:

I. Sinais e sintomas como letargia, pele seca e áspera, edema da face, fadiga são algumas das características.

II. Como achados orais, os lábios e língua podem parecer espessados devido ao acúmulo de glicosaminoglicanos.

Alternativas
Q2923863 Odontologia
É comum que pacientes infectados pelo HIV apresentem manifestações bucais associadas à infecção, podendo ser estas os primeiros sinais clínicos da doença. Considerando a necessidade do cirurgião-dentista em reconhecer essas manifestações, assinale a alternativa que descreve lesões orofaciais fortemente associadas com a infecção pelo HIV:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: E
5: C
6: B
7: B
8: A
9: A
10: D
11: C
12: E
13: D
14: C
15: D
16: D
17: B
18: C
19: A
20: E