Questões de Concurso Sobre manifestação oral das doenças sistêmicas em odontologia

Foram encontradas 406 questões

Q3175713 Odontologia
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as doenças sistêmicas às suas respectivas manifestações bucais.

Coluna 1

1. Anemia ferropriva.
2. Diabete Melito.
3. Síndrome de Sjögren.

Coluna 2

( ) Queilite angular e língua com atrofia papilar.
( ) Hipossalivação/xerostomia e aumento do risco de cáries.
( ) Perda de inserção periodontal acentuada.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3175694 Odontologia
Um paciente apresenta candidíase leucoplásica (candidíase hiperplásica) em mucosa jugal junto à comissura labial, bilateralmente, com histórico de tabagismo e etilismo. Em relação ao manejo do caso, analise as medidas abaixo e assinale a alternativa correta.

● Realização de biópsia para diagnóstico definitivo.
● Suspensão do tabagismo e etilismo.
● Acompanhamento periódico e remoção de fatores irritantes locais.
Alternativas
Q3175692 Odontologia
Sobre os fatores de risco associados à periodontite, analise as assertivas abaixo:

I. Tabagismo e diabetes são fatores de risco conhecidos por reduzirem a vascularização gengival e periodontal e reduzirem a capacidade de cicatrização, respectivamente.
II. A resposta imunoinflamatória do hospedeiro desempenha um papel fundamental na progressão da doença.
III. O controle adequado do biofilme é suficiente para eliminar o risco em pacientes tabagistas.
IV. A progressão da doença periodontal depende de fatores locais e sistêmicos.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3175691 Odontologia
A candidíase atrófica crônica é frequentemente associada ao uso de ___________, sendo caracterizada por áreas ___________. Essa condição requer a remoção do fator predisponente e, muitas vezes, o uso de___________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3175690 Odontologia
Em relação às infecções virais orais, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3175689 Odontologia
Caracteriza-se por ser um nódulo de base séssil, de crescimento lento, de consistência firme à palpação, com sangramento à manipulação, por vezes apresentando sintomatologia dolorosa e sangramento espontâneo. A região mais comumente acometida é a mucosa gengival, associada a trauma resultante de fatores irritantes locais. Qual lesão benigna é compatível com essa descrição?
Alternativas
Q3175686 Odontologia
Ao longo dos anos, a cárie dentária tem sido a patologia oral com maior responsabilidade na perda de estrutura dentária. Em relação ao processo saúde-doença cárie, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A cárie é uma doença multifatorial que depende de dieta, biofilme, tempo e hospedeiro.
( ) Lesões iniciais podem ser revertidas por adequadas medidas de remineralização.
( ) A ausência total de Streptococcus mutans garante ausência de cárie.
( ) A concentração de flúor na saliva não influencia o equilíbrio des-remineralização.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3175685 Odontologia
Em um paciente diabético controlado, a __________ deve investigar dieta, medicações e controle glicêmico; o(a) ____________ avalia o periodonto, visto que hiperglicemia impacta a saúde gengival; caso haja dúvidas, solicitam-se __________ (ex.: hemoglobina glicada).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3175682 Odontologia
Sobre os exames complementares na prática odontológica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3175679 Odontologia
No exame clínico odontológico, o uso de espelhos e sondas é indispensável para avaliar a presença de __________, enquanto os exames complementares laboratoriais podem ser necessários para investigar ______________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q3175678 Odontologia
Um paciente com hipossalivação e lesões de cárie radicular requer exame clínico cuidadoso. Qual atitude é mais adequada, correlacionando achados clínicos e condições sistêmicas? 
Alternativas
Q3170349 Odontologia
As lesões bucais podem indicar uma variedade de condições sistêmicas, tornando o diagnóstico diferencial uma habilidade essencial. Qual é a característica clínica mais distintiva da leucoplasia oral?
Alternativas
Q3170345 Odontologia
Sr. Juscelino veio à consulta no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de cirurgia bucomaxilofacial encaminhado pela unidade de saúde para tratamento de uma lesão ulcerada, exofítica, com base e bordos endurecidos na base lateral direita da língua, com 2 cm de diâmetro. Paciente referiu que é tabagista e gosta de “beber uma cachacinha” antes do almoço. O cirurgião-dentista levou o caso para a equipe multidisciplinar. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a condutas e procedimentos pertinentes ao caso.
Alternativas
Q3170338 Odontologia
A interação entre microrganismos e o sistema imunológico é fundamental para a compreensão de diversas doenças infecciosas. Qual é a principal função dos linfócitos T citotóxicos no sistema imunológico?
Alternativas
Q3166725 Odontologia

Acerca de odontopediatria, odontologia estética e polpa dental, julgue o item subsequente.


A doença das mãos, pés e boca, geralmente causada pelo vírus Coxsackie, pode surgir em qualquer idade, mas a maioria dos casos ocorre em bebês ou crianças, sendo o quadro clínico estabelecido pela presença de lesões na pele e na mucosa oral, com as lesões orais e das mãos quase sempre presentes — na boca, as lesões se manifestam com a presença de 1 a 30 máculas eritematosas, que se desenvolvem com aparecimento das vesículas que vão sofrer ruptura e resultar no aparecimento de úlceras, de tamanhos variáveis e que cicatrizam em um prazo de uma semana.

Alternativas
Q3166088 Odontologia
O que caracteriza a dificuldade de deglutição na fase faríngea em crianças com disfagia?
Alternativas
Q3166085 Odontologia
A respiração oral pode causar impactos em qual das funções do sistema estomatognático?
Alternativas
Q3166084 Odontologia
O sistema estomatognático é constituído pelo complexo conjunto de estruturas craniofaciais e cervicais que desenvolvem funções comuns e podem ser consideradas estáticas ou passivas. Quais são as funções primárias do sistema estomatognático?
Alternativas
Q3144848 Odontologia
O câncer de boca é uma neoplasia maligna que inclui tumores que afetam o lábio e diversas estruturas da cavidade oral, como mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca. Esta doença é responsável por uma significativa taxa de mortalidade, especialmente em regiões onde os fatores de risco são prevalentes. Sabendo que o diagnóstico precoce é um desafio e que a exposição a certos hábitos de vida e condições ambientais tem um impacto considerável no seu desenvolvimento, é correto afirmar que, em termos de epidemiologia do câncer de boca: 
Alternativas
Q3144517 Odontologia
Em relação às características clínicas das síndromes com reflexos no crânio, na face e na cavidade oral, analise o trecho abaixo:

Classicamente o occipital é plano, e a fronte tem uma aparência alta. A proptose ocular é um achado característico, associado com hipertelorismo. O terço médio da face é hipoplásico, com um prognatismo relativo da mandíbula. Sempre é observada a união do segundo, terceiro e quarto dedos das mãos e dos pés. Na boca, os lábios têm forma trapezoidal quando relaxados, e fenda no palato mole ou úvula bífida podem estar presentes. A hipoplasia maxilar produz um arco em forma de V e apinhamento dos dentes.

A descrição apresentada se refere à síndrome de:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: C
5: D
6: D
7: A
8: B
9: C
10: B
11: B
12: E
13: D
14: C
15: C
16: B
17: D
18: B
19: B
20: C