Questões de Concurso
Comentadas sobre manifestação oral das doenças sistêmicas em odontologia
Foram encontradas 343 questões
A sífilis é uma infecção crônica mundial causada pelo Treponema pallidum. O organismo é muito vulnerável ao meio seco; portanto, as principais vias de transmissão são o contato sexual e da mãe para o feto.
O estomatologista deve ficar atento às lesões a seguir, pois elas podem estar presentes nas diferentes 3 fases da sífilis:
I massa eritematosa e ulcerada na mucosa jugal.
II perfuração do palato duro.
III múltiplos nódulos endurecidos e levemente papilares no dorso da língua.
Essas lesões podem aparecer, respectivamente, nas fases:
Sobre o risco de hemorragia durante uma possível exodontia desse elemento, é correto afirmar que:

Qual dos seguintes medicamentos NÃO deve ser utilizado em pacientes com histórico de úlceras gástricas:
Um paciente de 62 anos de idade, fumante há 40 anos e que consome bebidas alcoólicas regularmente, comparece ao
consultório odontológico com uma lesão ulcerada na borda lateral da língua, presente há dois meses. A lesão é indolor,
com bordas elevadas e endurecidas. Ao considerar o histórico e os achados clínicos, assinale a alternativa que apresenta
a conduta apropriada para o manejo deste caso.
A sífilis congênita resulta em um quadro de hipoplasia de esmalte que é bem conhecido. Os dentes posteriores afetados apresentam a superfície oclusal constricta com uma desorganização da superfície anatômica. Assinalar a alternativa CORRETA que aponta a denominação comum pela qual são chamados esses tipos de molares:
De acordo com o artigo “A presença de patógenos respiratórios no biofilme bucal de pacientes com pneumonia nosocomial” (Oliveira; Carneiro; Fisher et al., 2007), existem duas formas para os micro-organismos bucais alcançarem o trato respiratório inferior: difusão hematogênica e aspiração.
Nesse contexto, analise os mecanismos a seguir.
I. O biofilme bucal com higiene deficiente resultaria em alta concentração de patógenos na saliva, que poderiam ser aspirados para o pulmão em grandes quantidades, deteriorando as defesas imunes.
II. Por meio de condições específicas, o biofilme bucal poderia abrigar colônias de patógenos pulmonares e promover seu crescimento.
III. As bactérias presentes no biofilme bucal poderiam facilitar a colonização das vias aéreas superiores por patógenos pulmonares.
São mecanismos sugeridos para se associar o biofilme bucal com infecções respiratórios
A doença celíaca é uma condição autoimune desencadeada pela ingestão de glúten em indivíduos geneticamente predispostos. Ela pode se manifestar com uma ampla gama de sintomas, incluindo problemas gastrointestinais, como diarreia, dor abdominal e má absorção de nutrientes. Além disso, a doença celíaca pode afetar a cavidade oral. Qual das manifestações bucais ocorre em decorrência da doença celíaca?
Qual é o tipo de Diabetes que se caracteriza pelo organismo se tornar resistente à ação da insulina, sendo necessário manter o nível de glicose no sangue controlado por meio da alimentação e/ou de medicamentos?
Qual é o diagnóstico mais provável?