Questões de Concurso Comentadas sobre manifestação oral das doenças sistêmicas em odontologia

Foram encontradas 343 questões

Q3080577 Odontologia

A sífilis é uma infecção crônica mundial causada pelo Treponema pallidum. O organismo é muito vulnerável ao meio seco; portanto, as principais vias de transmissão são o contato sexual e da mãe para o feto.

O estomatologista deve ficar atento às lesões a seguir, pois elas podem estar presentes nas diferentes 3 fases da sífilis: 


I massa eritematosa e ulcerada na mucosa jugal.

II perfuração do palato duro.

III múltiplos nódulos endurecidos e levemente papilares no dorso da língua.


Essas lesões podem aparecer, respectivamente, nas fases:

Alternativas
Q3070170 Odontologia
Assinale qual doença manifesta-se na boca em forma de uma crosta, geralmente, na região do lábio e tem origem viral: 
Alternativas
Q3035093 Odontologia
Uma paciente de 64 anos procura o cirurgião-dentista com queixa de dor e mobilidade no segundo molar permanente inferior direito. Após o exame clínico e radiográfico, o cirurgião-dentista constatou abcesso resultante de uma periodontite avançada, com necessidade de exodontia do elemento. Durante a anamnese, a paciente relatou fazer uso diário de 5 mg de varfarina para prevenção de tromboembolia.
Sobre o risco de hemorragia durante uma possível exodontia desse elemento, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3033830 Odontologia
O câncer bucal é uma doença que pode afetar diferentes estruturas da cavidade oral. Qual dos fatores abaixo é considerado um risco elevado para o desenvolvimento do câncer bucal?
Alternativas
Q3026982 Odontologia
Entre as alternativas, a principal condição sistêmica que pode afetar a saúde bucal, sendo um fator de risco para gengivite e periodontite, é:
Alternativas
Q3022346 Odontologia
  Imagem associada para resolução da questão
Qual dos seguintes medicamentos NÃO deve ser utilizado em pacientes com histórico de úlceras gástricas: 
Alternativas
Q3021844 Odontologia
Um paciente HIV positivo, com histórico de baixa adesão ao tratamento antirretroviral, chega ao consultório odontológico apresentando uma lesão ulcerada na cavidade oral que persiste há mais de um mês. O paciente está preocupado e deseja entender a relação entre sua condição e o risco de desenvolver câncer de boca. Acerca das informações apresentadas, assinale a alternativa que indica a relação entre a infecção pelo HIV e o aumento do risco de câncer de boca.
Alternativas
Q2975309 Odontologia

Um paciente de 62 anos de idade, fumante há 40 anos e que consome bebidas alcoólicas regularmente, comparece ao consultório odontológico com uma lesão ulcerada na borda lateral da língua, presente há dois meses. A lesão é indolor, com bordas elevadas e endurecidas. Ao considerar o histórico e os achados clínicos, assinale a alternativa que apresenta a conduta apropriada para o manejo deste caso.

Alternativas
Q2628686 Odontologia

A sífilis congênita resulta em um quadro de hipoplasia de esmalte que é bem conhecido. Os dentes posteriores afetados apresentam a superfície oclusal constricta com uma desorganização da superfície anatômica. Assinalar a alternativa CORRETA que aponta a denominação comum pela qual são chamados esses tipos de molares:

Alternativas
Q2592497 Odontologia

De acordo com o artigo “A presença de patógenos respiratórios no biofilme bucal de pacientes com pneumonia nosocomial” (Oliveira; Carneiro; Fisher et al., 2007), existem duas formas para os micro-organismos bucais alcançarem o trato respiratório inferior: difusão hematogênica e aspiração.


Nesse contexto, analise os mecanismos a seguir.


I. O biofilme bucal com higiene deficiente resultaria em alta concentração de patógenos na saliva, que poderiam ser aspirados para o pulmão em grandes quantidades, deteriorando as defesas imunes.

II. Por meio de condições específicas, o biofilme bucal poderia abrigar colônias de patógenos pulmonares e promover seu crescimento.

III. As bactérias presentes no biofilme bucal poderiam facilitar a colonização das vias aéreas superiores por patógenos pulmonares.


São mecanismos sugeridos para se associar o biofilme bucal com infecções respiratórios

Alternativas
Q2586944 Odontologia

A doença celíaca é uma condição autoimune desencadeada pela ingestão de glúten em indivíduos geneticamente predispostos. Ela pode se manifestar com uma ampla gama de sintomas, incluindo problemas gastrointestinais, como diarreia, dor abdominal e má absorção de nutrientes. Além disso, a doença celíaca pode afetar a cavidade oral. Qual das manifestações bucais ocorre em decorrência da doença celíaca?

Alternativas
Q2585971 Odontologia

Qual é o tipo de Diabetes que se caracteriza pelo organismo se tornar resistente à ação da insulina, sendo necessário manter o nível de glicose no sangue controlado por meio da alimentação e/ou de medicamentos?

Alternativas
Q2548752 Odontologia
O HSV-1 se dissemina predominantemente por meio da saliva ou de lesões periorais ativas, adaptando-se melhor às regiões facial, oral e ocular. Os locais envolvidos com mais frequência são a faringe, a mucosa oral, os lábios, os olhos e a pele acima da cintura. O HSV-2 se adapta melhor às regiões genitais, sendo transmitido, predominantemente, por meio do contato sexual e envolve a genitália e a pele abaixo da cintura. Lesões orais e faríngeas causadas pelo HSV-2 também são possíveis, mas improváveis. O texto refere-se a uma infecção comum, com manifestações orais/sistêmicas, pelo:
Alternativas
Q2548048 Odontologia
É correto afirmar que a candidíase oral (sapinho) é:
Alternativas
Q2541430 Odontologia
Um paciente de 50 anos, diabético, chega ao consultório odontológico reclamando de boca seca e sensação de queimação na língua. Durante o exame, você observa placas brancas na mucosa bucal que se destacam facilmente, deixando uma área vermelha.
Qual é o diagnóstico mais provável? 
Alternativas
Q2540352 Odontologia
Os dentifrícios são formulações químicas usadas para higienizar os dentes, sendo produzidos na forma de creme, pasta ou gel dental, tendo propriedade tixotrópica que permite a retenção da forma, ao serem colocados sobre a escova e a dispersão, quando levados à cavidade bucal. Apresentam funções cosmética e preventivo-terapêutica diretamente relacionadas aos diversos ingredientes presentes em sua composição. Dentre esses ingredientes, os detergentes são importantes para a dispersão dos dentifrícios na cavidade oral e podem ajudar a solubilizar os depósitos sobre os dentes, durante a escovação. Entretanto, em alguns pacientes, um detergente aniônico universal usado na maioria dos dentifrícios adultos e infantis pode gerar reação adversa na mucosa e se limita ou restringe seu uso em determinadas situações clínicas como pacientes em tratamento oncológico ou com síndrome da ardência bucal. Trata-se de:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2024 - UFRR - Odontólogo |
Q2538887 Odontologia
Sobre o atendimento odontológico a pacientes portadores de diabetes, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2533428 Odontologia
Paciente de 42 anos, sexo masculino, tabagista, compareceu ao consultório odontológico sem queixas de sintomatologia dolorosa. No entanto, ao exame clínico, observou-se a presença de lesões planas brancas (leucoplasia), erosões, úlceras e estrias de Wickham. Assim, o diagnóstico provável é de: 
Alternativas
Q2513108 Odontologia
No que se refere aos conceitos básicos da estomatologia no atendimento odontológico, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2508106 Odontologia
Sobre o Sarcoma de Kaposi é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: C
5: D
6: D
7: B
8: C
9: D
10: D
11: E
12: B
13: D
14: C
15: B
16: B
17: B
18: B
19: A
20: B