Questões de Concurso Comentadas sobre manifestação oral das doenças sistêmicas em odontologia

Foram encontradas 343 questões

Q3080577 Odontologia

A sífilis é uma infecção crônica mundial causada pelo Treponema pallidum. O organismo é muito vulnerável ao meio seco; portanto, as principais vias de transmissão são o contato sexual e da mãe para o feto.

O estomatologista deve ficar atento às lesões a seguir, pois elas podem estar presentes nas diferentes 3 fases da sífilis: 


I massa eritematosa e ulcerada na mucosa jugal.

II perfuração do palato duro.

III múltiplos nódulos endurecidos e levemente papilares no dorso da língua.


Essas lesões podem aparecer, respectivamente, nas fases:

Alternativas
Q3070170 Odontologia
Assinale qual doença manifesta-se na boca em forma de uma crosta, geralmente, na região do lábio e tem origem viral: 
Alternativas
Q3035093 Odontologia
Uma paciente de 64 anos procura o cirurgião-dentista com queixa de dor e mobilidade no segundo molar permanente inferior direito. Após o exame clínico e radiográfico, o cirurgião-dentista constatou abcesso resultante de uma periodontite avançada, com necessidade de exodontia do elemento. Durante a anamnese, a paciente relatou fazer uso diário de 5 mg de varfarina para prevenção de tromboembolia.
Sobre o risco de hemorragia durante uma possível exodontia desse elemento, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3033830 Odontologia
O câncer bucal é uma doença que pode afetar diferentes estruturas da cavidade oral. Qual dos fatores abaixo é considerado um risco elevado para o desenvolvimento do câncer bucal?
Alternativas
Q3026982 Odontologia
Entre as alternativas, a principal condição sistêmica que pode afetar a saúde bucal, sendo um fator de risco para gengivite e periodontite, é:
Alternativas
Q3022346 Odontologia
  Imagem associada para resolução da questão
Qual dos seguintes medicamentos NÃO deve ser utilizado em pacientes com histórico de úlceras gástricas: 
Alternativas
Q3021844 Odontologia
Um paciente HIV positivo, com histórico de baixa adesão ao tratamento antirretroviral, chega ao consultório odontológico apresentando uma lesão ulcerada na cavidade oral que persiste há mais de um mês. O paciente está preocupado e deseja entender a relação entre sua condição e o risco de desenvolver câncer de boca. Acerca das informações apresentadas, assinale a alternativa que indica a relação entre a infecção pelo HIV e o aumento do risco de câncer de boca.
Alternativas
Q2975309 Odontologia

Um paciente de 62 anos de idade, fumante há 40 anos e que consome bebidas alcoólicas regularmente, comparece ao consultório odontológico com uma lesão ulcerada na borda lateral da língua, presente há dois meses. A lesão é indolor, com bordas elevadas e endurecidas. Ao considerar o histórico e os achados clínicos, assinale a alternativa que apresenta a conduta apropriada para o manejo deste caso.

Alternativas
Q2962728 Odontologia

Segundo NEVILLE e DAMM, o hipotireoidismo é uma condição caracterizada pela diminuição dos níveis do hormônio da tireoide. Em relação ao hipotireoidismo, analisar os itens abaixo:

I. Sinais e sintomas como letargia, pele seca e áspera, edema da face, fadiga são algumas das características.

II. Como achados orais, os lábios e língua podem parecer espessados devido ao acúmulo de glicosaminoglicanos.

Alternativas
Q2923863 Odontologia
É comum que pacientes infectados pelo HIV apresentem manifestações bucais associadas à infecção, podendo ser estas os primeiros sinais clínicos da doença. Considerando a necessidade do cirurgião-dentista em reconhecer essas manifestações, assinale a alternativa que descreve lesões orofaciais fortemente associadas com a infecção pelo HIV:
Alternativas
Q2923858 Odontologia
São complicações bucais que podem ocorrer em pacientes com leucemia mielóide crônica durante o primeiro mês do período de recuperação do transplante autólogo de células-tronco hematopoéticas:
Alternativas
Q2923843 Odontologia
São achados comuns em pacientes com doença renal crônica em estágios avançados:
Alternativas
Q2923816 Odontologia
É uma manifestação oral frequente nos pacientes com cirrose causada por alcoolismo crônico:
Alternativas
Q2918756 Odontologia

Uma paciente de vinte e três anos de idade compareceu a clínica de odontologia para exodontia de resto radicular do dente 34. Ao exame físico, o profissional percebeu palidez na mucosa palpebral e bucal. O resultado do exame laboratorial de sangue solicitado mostrou contagem de eritrócitos de 3 × 106 /mm³ e taxa de hemoglobina de 10 g/dL.

O diagnóstico mais provável para essa paciente é de

Alternativas
Q2877770 Odontologia

Infecção viral causada pelo Tagovírus, onde a principal manifestação bucal são pequenas pápulas localizado no palato com coloração vermelho escuro (chamado de sinal de Forcheimer).

Alternativas
Q2877769 Odontologia

Doença aguda estreptocócica que inicia com febre alta (40 graus), onde na cavidade bucal a língua assume um aspecto saburroso, com descamação rápida, coloração vermelha (chamada de língua de framboesa), caracterizada pelo sinal de Filatov, é:

Alternativas
Q2875583 Odontologia

Sarampo

Os sintomas do sarampo começam aproximadamente entre o 7.º e o 14.º dia depois do contágio. Uma pessoa infectada, antes da manifestação típica da doença, inicialmente apresenta febre, congestão nasal, mal-estar, irritação na garganta, tosse seca e conjuntivite. Após essa fase, aparecem minúsculas manchas branco-azuladas denominadas manchas de Koplik, que surgem na mucosa bucal no nível dos molares. Um a dois dias depois de surgirem as manchas de Koplik, aparecem manchas e pequenas elevações avermelhadas na pele, via de regra menores que 0,5 cm, inicialmente na linha de implantação dos cabelos e com progresso da face em direção aos pés (progressão cefalocaudal). Essas lesões avermelhadas na pele geralmente duram em torno de 5 a 6 dias.

Internet: <http://www.manualmerck.net>

(com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

I Febre, congestão nasal, irritação na garganta, tosse seca e conjuntivite são manifestações patognomônicas do sarampo.

II As manchas de Koplik são consideradas sinais prodrômicos do sarampo.

III Tecnicamente, as lesões da pele poderiam ser denominadas de eritemas maculopapulares.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2865912 Odontologia

A macroglossia é uma condição incomum caracterizada pelo aumento da língua. São causas da macroglossia, EXCETO:

Alternativas
Q2865909 Odontologia

Considere as manifestações bucais encontradas mais frequentemente em pacientes soropositivos e com Aids e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Candidíase.

( ) Afta.

( ) Sarcoma de Kaposi.

( ) Leucoplasia pilosa.

( ) Líquen plano.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2854559 Odontologia

O primeiro sinal do sarampo é a febre alta, que começa entre 10 e 12 dias após a exposição ao vírus e dura de 4 a 7 dias. Na fase inicial, aparecem pequenas manchas brancas, com 2 a 3mm de diâmetro, com base eritematosa, discretamente elevadas na mucosa jugal. Essas manchas são denominadas

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: C
5: D
6: D
7: B
8: C
9: A
10: E
11: D
12: D
13: A
14: C
15: D
16: E
17: C
18: E
19: A
20: B