Questões de Concurso
Sobre odontogênese em odontologia
Foram encontradas 62 questões
Com relação à dentina, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A dentina fisiológica primária é depositada rapidamente durante o desenvolvimento do dente, até a formação do forame apical.
( ) A dentina fisiológica secundária é formada mais lentamente do que a primária, depois que a anatomia do dente já está estabelecida.
( ) A dentina terciária tem estrutura irregular, sendo formada em zonas subjacentes às áreas de irritação externa, podendo ser reacional ou reparativa.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação ao tema, assinale a opção que indica a denominação da união entre 2 dentes por meio do cemento, ocorrida durante a odontogênese.
Dentre as alternativas, qual completa CORRETAMENTE a lacuna?
Utilizando as nomenclaturas da dentição decídua e da dentição permanente, assinale com (V) as alternativas verdadeiras e (F) as alternativas falsas e, posteriormente, a alternativa correspondente.
[ ] O elemento 55 da lugar para o elemento 15.
[ ] O primeiro molar inferior esquerdo decíduo é designado como elemento 75.
[ ] O elemento 23 antecede o elemento 63.
[ ] O elemento 84 corresponde ao primeiro pré-molar inferior esquerdo decíduo.
Acerca de odontopediatria, odontologia estética e polpa dental, julgue o item subsequente.
Entre as várias linhas e ângulos utilizados para avaliar a estética facial do tecido mole inclui-se a linha de Holdaway, o plano estético de Ricketts e a análise do tecido mole de Burstone, sendo a linha de Holdaway determinada pela união de um ponto do mento (pogônio mole) e do ponto mais proeminente do lábio superior.
Acerca de odontopediatria, odontologia estética e polpa dental, julgue o item subsequente.
A polpa possui pressão tecidual de cerca de 10 mmHg e os fluidos produzidos pela polpa migram pelos túbulos dentinários, podendo atingir até a junção amelodentinária: em situações patológicas, esse deslocamento do líquido, assim como o aumento da pressão intrapulpar, está associado ao estímulo doloroso.
I. O esmalte dos dentes decíduos é mais permeável e mais facilmente desgastado que o dos permanentes. A espessura do esmalte é mais fina: varia em torno de 0,5 a 1,0 mm.
II. O esmalte tem espessura igual ou quase igual em todas as faces da coroa, terminando abruptamente ao nível do colo. Nessa porção cervical, os prismas de esmalte inclinam-se para oclusal, em vez de se orientarem para cervical, como ocorre nos permanentes.
III. Em relação à suscetibilidade à cárie dos dentes decíduos, em função de sua menor mineralização, os decíduos são menos resistentes que os permanentes. Esse fato, quando associado à dieta inadequada, possibilita que a destruição causada pelo processo carioso seja rápida e agressiva.
É correto o que se afirma em:
É uma condição sistêmica associada ao retardo na erupção: