Questões de Odontologia - Odontologia e Doenças Ocupacionais para Concurso

Foram encontradas 62 questões

Q3073100 Odontologia
O ambiente odontológico, pelas suas particularidades, possibilita que o ar seja uma via potencial de transmissão de microrganismos, por meio das gotículas e dos aerossóis que podem contaminar diretamente o profissional ao atingirem a pele e a mucosa, por inalação e ingestão, ou ainda indiretamente, quando contaminam as superfícies.
São doenças transmissíveis por vias aéreas:
Alternativas
Q3073099 Odontologia
Há riscos ocupacionais mais frequentes aos quais estão sujeitos os profissionais que atuam em assistência odontológica.
Marque a opção em que o risco ocupacional apresenta suas características correlacionadas de forma adequada. 
Alternativas
Q3073097 Odontologia
O técnico em saúde bucal encontra-se exposto a diversos riscos na sua prática diária, sendo que, para minimizar, prevenir ou reduzir estes riscos, é necessária a adoção de medidas de precauções-padrão. Podem ser consideradas medidas de precaução padrão:
Alternativas
Q3035089 Odontologia
As hepatites virais conhecidas atualmente são classificadas de A até E. Dessas, a Hepatite B é considerada uma doença de elevado risco de transmissão durante o trabalho do cirurgião-dentista, com um risco pelo menos 10 vezes maior de contaminação desse profissional em relação à população em geral.

A principal fonte de contaminação para essa doença durante o atendimento odontológico é por meio: 
Alternativas
Q2546712 Odontologia

Julgue o item que se segue.


Para evitar as Lesões por Esforços Repetitivos, os profissionais da Odontologia devem trabalhar na posição de 9 horas ou 11 horas, posicionar-se bem acomodado no mocho regulável, manter a linha dos antebraços paralela com o plano do chão, os braços próximos do corpo, as coxas paralelas ao plano do chão com os pés apoiados.

Alternativas
Q2497901 Odontologia
Riscos ocupacionais no ambiente de trabalho odontológico indicam a possibilidade de dano ao profissional ou a ocorrência de algum evento adverso em decorrência da sua atividade laboral. São exemplos de agentes físicos que acarretam riscos ocupacionais no ambiente de trabalho do cirurgião-dentista:
Alternativas
Q2388877 Odontologia
Paciente, 38 anos, sexo biológico masculino, apresentando Doença Renal Crônica (DRC) e em hemodiálise três vezes por semana (4 horas por dia). Durante anamnese, o paciente relata anemia importante e uso de Noripurum , além de hipertensão controlada por uso de medicações anti-hipertensivas. Relata, também, que fica muito ansioso durante o tratamento odontológico e que tem histórico de crise hipertensiva e lipotimia em tratamentos odontológicos prévios. Considerando-se esse quadro, são orientações que devem ser repassadas para o paciente para que ele possa ser submetido ao tratamento odontológico para exodontia de uma raiz residual na região anterior superior:
Alternativas
Q2337644 Odontologia
Marque a opção que condiz ao correto preenchimento de documentos odontológicos. 
Alternativas
Q2337643 Odontologia
Ao organizar a agenda de atendimentos odontológicos para o dia seguinte, o auxiliar deve providenciar. 
Alternativas
Q2310703 Odontologia
O cirurgião-dentista, tanto quanto a equipe odontológica, estão suscetíveis à ocorrência de acidentes de trabalho. Mitigar o risco da ocorrência de incidentes laborais é um meio de atuar na proteção da equipe odontológica, do próprio cirurgião-dentista e do paciente, principalmente quando se trata da exposição a materiais biológicos. Acidentes e doenças ocupacionais estão em crescimento devido:
Alternativas
Q2284575 Odontologia
Sobre os tipos de riscos ocupacionais odontológicos e os procedimentos para minimizá-los, analise e julgue:
I- Organizar o ambiente de trabalho, utilizar protetores auriculares e realizar planejamento do atendimento diário são procedimentos que visam minimizar os riscos ergonômicos.
II- Acondicionar os resíduos de amálgama em recipiente inquebrável e rígido, com água suficiente para cobri-los, encaminhando-os para coleta especial, e realizar manutenção preventiva nas válvulas dos recipientes contendo gases medicinais são procedimentos que visam minimizar os riscos químicos.
III- Não manusear instrumental em temperatura elevada; utilizar equipamentos de proteção radiológica, e proteger o compressor de ar com caixa acústica são procedimentos que visam minimizar os riscos físicos.
Alternativas
Q2283650 Odontologia
São medidas que visam evitar a contaminação, pelo mercúrio, no serviço odontológico:
I- Toda a equipe deve estar paramentada, com todos os EPI’s clínicos.
II- O amalgamador deve ser de cápsulas e ficar guardado em local isento de calor, longe da autoclave e distante do aparelho de ar condicionado, para evitar a formação e dissipação dos vapores de mercúrio.
III- Os resíduos de amálgama devem ser mantidos em ambiente fora do consultório e por até no máximo 30 dias até o descarte.
Alternativas
Q2256494 Odontologia
Com relação às doenças ocupacionais na prática odontológica,
Alternativas
Q2256061 Odontologia
Atenção: Para responder a questão, considere o enunciado abaixo.

    Paciente com 19 anos de idade, sexo feminino, apresenta alto risco de cárie e tem necessidade de tratamento restaurador nos dentes 16, 26, 28, 36, 45 e 47.
A localização de instrumentos e equipamentos deve ser próxima do operador e do instrumentador, dentro da chamada zona de transferência, que tem como centro a boca do paciente e apresenta um raio de
Alternativas
Q2079726 Odontologia

Em tempos de pandemia, foi importante reforçar os cuidados como a organização dos atendimentos e salas de espera para se evitar a infecção pela Covid-19.


Foram ações necessárias para evitar a contaminação, exceto:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: IMESF Prova: FUNDATEC - 2019 - IMESF - Cirurgião Dentista |
Q2010243 Odontologia

Em relação à saúde do trabalhador, a equipe de saúde bucal está sujeita a inúmeros riscos relacionados ao trabalho odontológico devido ao grande número de fatores a que está exposta diariamente. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


   I. Acidentes com objetos perfurocortantes, manipulação e inalação de substâncias químicas e perda da audição progressiva são exemplos de riscos associados à prática odontológica.

 II. A literatura documenta o alto risco da equipe à contaminação e transmissão de hepatite B, vírus da gripe, sarampo, caxumba, rubéola e varicela, doenças que podem ser prevenidas por vacinas.

III. É de responsabilidade do empregador o fornecimento de equipamentos de proteção individual em quantidade e qualidade adequadas a todos os profissionais da equipe de saúde bucal. 


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q1956065 Odontologia
Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são dispositivos físicos que devem ser usados para evitar o contato direto, ou através de aerossóis, gotículas e gotejamento com micro-organismos durante os procedimentos odontológicos. As luvas são um exemplo de EPI muito utilizado. Existem tipos de luvas diferentes para cada procedimento no consultório. O tipo de luva e sua função estão corretos em:
Alternativas
Q1948813 Odontologia
São considerados riscos ocupacionais a possibilidade de perda ou dano e a probabilidade de que tal perda ou dano ocorra. Implica, pois, a probabilidade de ocorrência de um evento adverso. Os riscos mais frequentes a que estão sujeitos os profissionais que atuam em assistência odontológica são os, EXCETO:
Alternativas
Q1934328 Odontologia
A Odontologia é uma profissão que está sujeita a diversos tipos de riscos ocupacionais. Assinale a alternativa que apresenta um risco biológico ao qual a equipe odontológica está sujeita constantemente.
Alternativas
Q1896071 Odontologia

Existe uma gama de instrumentais odontológicos específicos para as mais diversas especialidades e desenvolvidos com objetivo de suprir as necessidades do profissional. O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) deve conhecer esses instrumentos e suas funções e zelar pelo cuidado para prolongar a vida útil do mesmo. Com base nesta afirmação, analise as afirmativas abaixo:


I. Os instrumentais devem ser manuseados com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante o procedimento de limpeza e desinfecção, sem necessidade de usá-los durante o atendimento clínico no auxílio ao dentista.

II. Instrumentais manchados limitam a ação do vapor sob alta pressão da autoclave, mas não impede a esterilização.

III. Resíduos de sabões, detergentes e até a água contendo metais pesados ajudam a oxidar o instrumental.

IV. A água mineral é ideal na utilização dentro da autoclave para o processo de esterilização, pois é livre de metais pesados, não causando oxidação dos instrumentos odontológicos.


Assinale a alternativa correta

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: A
5: C
6: B
7: B
8: C
9: B
10: A
11: B
12: D
13: E
14: B
15: B
16: E
17: B
18: B
19: D
20: D