Questões de Concurso Sobre odontologia hospitalar em odontologia

Foram encontradas 392 questões

Q3166733 Odontologia

Com relação à odontogeriatria, julgue o item subsequente.


A menor produção de saliva, no caso dos idosos, assume uma grande importância no aumento da suscetibilidade ao uso de medicamentos e a doenças que levam a xerostomia, entre elas o linfoma de Hodgkins e a granulomatose de Weneger.

Alternativas
Q3166732 Odontologia

Com relação à odontogeriatria, julgue o item subsequente.


Com o processo de envelhecimento, há diminuição da acuidade visual e envelhecimento do sistema vestibular, o que pode interferir no controle motor para a execução de tarefas funcionais básicas e de autocuidado.

Alternativas
Q3155285 Odontologia
No ciclo de vida de um paciente, os cuidados odontológicos podem variar de acordo com a idade e necessidades específicas. No contexto do atendimento ao idoso, por exemplo, há uma série de condições bucais que se destacam. Com relação aos principais cuidados odontológicos para idosos, analise as assertivas:
I. A xerostomia (boca seca) é uma condição comum entre os idosos e pode afetar a saúde bucal. II. A manutenção da higiene oral é menos importante nesta fase, devido à menor atividade das glândulas salivares. III. O uso de próteses dentárias requer ajustes periódicos e atenção especial para evitar lesões na mucosa.
Das assertivas, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3134994 Odontologia
Considerando os fatores de risco e vulnerabilidade nas práticas dos profissionais de saúde, especialmente no contexto hospitalar, quais são as principais causas de acidentes com material biológico?
Alternativas
Q3129589 Odontologia
Em Miloro et al (2016), a maconha é a droga ilícita mais consumida, superada apenas pelo álcool etílico. Aproximadamente 56% dos usuários de drogas ilícitas usam apenas maconha, 20% usam-na com outra droga ilícita e os 24% restantes usaram outra droga ilícita que não a maconha no mês anterior. Seu uso traz risco para integridade do paciente em procedimentos cirúrgicos bucomaxilofaciais. Uma das consequências do uso da maconha é
Alternativas
Q3123456 Odontologia
As orientações adequadas ao paciente após o atendimento odontológico são fundamentais para o sucesso do tratamento e para a recuperação adequada. Dadas as alternativas abaixo, qual expressa corretamente os cuidados que devem ser informados ao paciente após os procedimentos? 
Alternativas
Q3080984 Odontologia

Preencha as lacunas do texto a seguir:


“As leucemias são doenças neoplásicas que alteram as células hematopoiéticas resultando na proliferação invasiva de células malignas, sem competência funcional, na medula óssea e tecidos linfoides. Procedimentos dentários eletivos podem ser realizados com análise prévia de exames laboratoriais para contagem de plaquetas e neutrófilos. O procedimento estará indicado quando a contagem de neutrófilos for acima de ___________ e a de plaquetas for acima de ___________”.


Indique a opção que preenche corretamente as lacunas:

Alternativas
Q3080981 Odontologia

Os barbitúricos de primeira escolha para o cirurgião dentista geralmente são os de ação curta, visto que o início da sedação é rápido (30 minutos a 1 hora) e a duração do efeito (3 a 4 horas) é suficiente para a conclusão da maioria dos procedimentos odontológicos. São usados para a indução da anestesia geral em centros cirúrgicos hospitalares.

Os sedativos hipnóticos mais usados em odontologia são: 

Alternativas
Q3080979 Odontologia

O portador de doença renal crônica (DRC) pode desenvolver uma condição oral dolorosa e debilitante, causada pelo acúmulo de substâncias nitrogenadas no sangue e que pode ocorrer nos estágios avançados da DRC, onde infecções e supressão imunológica podem ser fatores coadjuvantes no desenvolvimento dessa condição e apresentar-se como lesão ulcerada, hemorrágica, recoberta por pseudomembrana ou até mesmo hiperqueratótica.

Aponte a condição a que o texto se refere.

Alternativas
Q3080978 Odontologia

O diabetes mellitus (DM) é um conjunto de desordens metabólicas caracterizado, principalmente, por um quadro de hiperglicemia, resultante de uma alteração na secreção e/ou ação da insulina. Os sintomas clássicos da doença são poliúria, polidipsia, polifagia, glicosúria e perda de peso.

Recomenda-se realizar o atendimento odontológico desses pacientes no período matutino, momento em que os níveis de glicose se encontram, geralmente, mais elevados e adiar o tratamento odontológico eletivo de pacientes com níveis de glicose inferiores a 70 mg/dl e superiores a 200 mg/dl por conferirem risco ao sucesso do procedimento.

Analise as afirmações a seguir sobre as medidas profiláticas de intercorrências durante o atendimento desses pacientes.


I É necessário, ao prescrever medicação, observar a presença de glicose na formulação da droga.


II A epinefrina possui efeito contrário à insulina, por isso a necessidade de evitar a sua injeção diretamente na corrente sanguínea.


III Estar vigilante quanto às interações que podem ocorrer entre analgésicos/ anti-inflamatórios e os hipoglicemiantes orais dos pacientes.


IV Instruir o paciente com DM quanto à necessidade de realizar jejum de 8 horas antes dos procedimentos ambulatoriais.


V Atentar-se aos sinais vitais do paciente durante todo o procedimento, pois o paciente diabético apresenta risco de crises hipoglicêmicas. 


Estão corretas, apenas 

Alternativas
Q3080977 Odontologia
A miastenia gravis (MG) é um transtorno neuromuscular crônico, de caráter autoimune, que afeta os músculos voluntários ou esqueléticos, resultando em esgotamento e perda da força muscular. Estas características podem relacionar-se com a produção de autoanticorpos contra os receptores nicotínicos de acetilcolina nas junções neuromusculares. Indique condição bucal muito comum nesses pacientes.
Alternativas
Q3080976 Odontologia
Pacientes com paralisia cerebral que fazem uso rotineiro de anticonvulsivantes como fenitoína e fenobarbital podem apresentar uma das condições a seguir relacionadas na cavidade oral.
Alternativas
Q3080975 Odontologia

As doenças crônicas representam um grande desafio para a Atenção Básica no SUS e seu enfrentamento envolve abordagem multiprofissional, empoderamento dos indivíduos, das famílias e da sociedade. A partir desse contexto, instituiu-se a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas a partir da Portaria nº 483, de 1º de abril de 2014.

A odontologia está inserida neste contexto e é responsável por melhorar a saúde bucal e qualidade de vida dos pacientes com doenças crônicas.

Indique uma característica bucal da Doença de Parkinson:

Alternativas
Q3080973 Odontologia
A hemofilia A representa oitenta a setenta e cinco por cento das diáteses sanguíneas associadas a deficiência de um fator de coagulação específico. Nesta afecção ocorre deficiência
Alternativas
Q3066067 Odontologia
Quais sinais clínicos são típicos de uma crise asmática grave?
Alternativas
Q3066066 Odontologia
Qual é a emergência médica mais comum em consultórios odontológicos?
Alternativas
Q3054022 Odontologia
Paciente do sexo feminino, 27 anos, grávida há 28 semanas, vai ao dentista queixando-se de sangramento ao escovar os dentes. No exame físico, o dentista observa a presença de gengivite nas arcadas superior e inferior. O dentista aferiu a pressão arterial da paciente que estava em 110/70 mmHg. Optou então em realizar orientação de higiene bucal e curetagem gengival. Para isso, a paciente foi posicionada em decúbito lateral esquerdo e o encosto da cadeira levemente elevado,
Considerando as recomendações para atendimento à pacientes gestantes, analise as assertivas I e II a seguir.

I. A paciente foi posicionada de forma adequada na cadeira odontológica, promovendo um leve deslocamento do peso fetal para o lado esquerdo, a fim de diminuir as chances de redução da pressão arterial durante o atendimento.
PORQUE
II. Na posição de decúbito lateral esquerdo, há redução da compressão da região abdominal sobre a veia cava inferior, localizada no lado direito do corpo, permitindo que se mantenha retorno venoso e débito cardíaco adequados, e consequentemente, a pressão arterial em nível satisfatório.

A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3023467 Odontologia

Acerca do gerenciamento de patologias crônicas e de demência em idosos, analisar os itens. 


I. A medida da pressão arterial em idosos deve ser realizada tendo em vista as alterações cardiovasculares oriundas do envelhecimento, sendo necessária a medida da pressão arterial em todas as consultas. A posição preferencial para a verificação da pressão arterial em procedimentos de rotina, previamente a um tratamento odontológico, é a sentada.

II. A verificação da glicemia casual deveria ser realizada no período pré-operatório, antes de procedimentos invasivos, e os valores não deveriam estar abaixo de 70 mg/dl, nem acima de 200 mg/dl (idealmente, no diabético bem controlado entre 70 mg/dl e 180 mg/dl, mas pode ser considerado um valor aceitável para dar prosseguimento ao tratamento odontológico até 200 mg/dl).

III. A doença de Alzheimer atinge uma parte da memória, ao passo que a doença de Parkinson envolve parte da coordenação motora. Quando o paciente È portador da doença de Parkinson, È preciso levar em conta que ele, na maioria das vezes, está lúcido, porém deprimido pela doença e pelo preconceito, devendo-se colher informações que sirvam para preparar a equipe que vai atender esses pacientes. 


Está CORRETO o que se afirma:

Alternativas
Q2923809 Odontologia
De acordo com as diretrizes do American College of Cardiology e da American Heart Association, qual das condições ou doenças cardiovasculares abaixo impõe maior risco para a ocorrência intraoperatória de um evento desfavorável durante um procedimento cirúrgico odontológico:
Alternativas
Q2592851 Odontologia

A Endocardite é um distúrbio do coração relacionado com a Odontologia. Assinale a alternativa que apresenta a definição da Endocardite. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: D
5: D
6: C
7: A
8: A
9: E
10: D
11: D
12: E
13: E
14: C
15: A
16: B
17: A
18: D
19: E
20: B