Questões de Concurso Sobre odontologia para bebês em odontologia

Foram encontradas 59 questões

Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Odontologia |
Q3252350 Odontologia

Segundo McDonald & Avery, as opções a seguir apresentam recomendações da Academia Americana de Odontologia Pediátrica acerca dos cuidados de saúde bucal pediátrica preventiva, à exceção de uma. Assinale-a. 

Alternativas
Q3250979 Odontologia
Segundo Borges e colaboradores (2014), no atendimento a crianças, a atuação do auxiliar é fundamental para o bom andamento do tratamento.

Com relação ao manejo de crianças, avalie as afirmativas a seguir.

I. O atendimento a bebês; crianças (3 a 12 anos) e adolescentes exige da equipe auxiliar o conhecimento e respeito às particularidades físicas, de desenvolvimento e psicológicas características de cada idade.
II. O atendimento a bebês deve ser realizado apenas pelo Cirurgião-dentista, sem a presença de auxiliares, para minimizar o estresse.
III. A atuação do auxiliar bem entrosado com o Cirurgião-dentista é de extrema importância para minimizar o tempo de atendimento.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3241967 Odontologia

A respeito da organização da atenção à saúde bucal por meio do ciclo de vida do indivíduo, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



( ) Na fase de bebê, a ingestão excessiva de dentifrício fluoretado pode causar fluorose dentária.


( ) Na fase de criança, temos a faixa etária ideal para desenvolver hábitos saudáveis e para participação em programas educativos/preventivos de saúde bucal.


( ) A doença periodontal é um dos principais problemas que acometem a fase de adolescente.

Alternativas
Q3268506 Odontologia
Com base nos efeitos do uso da mamadeira no desenvolvimento dos músculos faciais e da estrutura óssea da maxila em crianças, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3200721 Odontologia
O monitoramento regular da saúde dental em crianças é fundamental para a detecção precoce de problemas e para garantir o desenvolvimento saudável da cavidade oral. Recomendações para a frequência das avaliações podem variar com base na idade da criança e na necessidade de acompanhamento. Estabelecer um calendário de visitas periódicas ao dentista ajuda a assegurar que a saúde dental da criança seja mantida e que qualquer questão seja abordada em tempo hábil. Nessa direção, qual é a recomendação para a frequência das avaliações dentárias durante o primeiro ano de vida de uma criança?
Alternativas
Q3191271 Odontologia
A atenção precoce é uma conquista da Odontologia, e representa a incorporação de um novo entendimento da abordagem das doenças bucais fortemente centradas numa perspectiva preventivo– promocional. Sabe-se que além da importância afetiva e nutricional, a amamentação natural é importante para o desenvolvimento da dentição do bebê e traz os seguintes benefícios, exceto:
Alternativas
Q3134580 Odontologia
De acordo com o Guia de Orientação para Saúde Bucal, nos primeiros anos de vida, a avaliação da cavidade bucal deve fazer parte da rotina do exame físico do recém-nascido e tem como objetivo identificar anormalidades. Além disso, sobre a saúde bucal, avalie os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

(__)A higienização bucal antes da erupção dos dentes pode ser realizada com gaze ou tecido macio umedecido em água filtrada ou fervida para remoção de resíduos lácteos na língua e bochecha.
(__)É recomendado que os pais não levem seus filhos para primeira consulta odontológica antes dos doze meses de vida, em função do leite materno não causar nenhum malefício aos dentes.
(__)Sobre o uso do creme dental até os 3 anos de idade, a quantidade utilizada na escova dental não deve exceder ao tamanho de um grão de arroz cru.
Fonte: Claudete Closs. Guia de Orientação para Saúde Bucal nos primeiros anos de vida. Londrina: UEL, 2018.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.
Alternativas
Q3080662 Odontologia
Com o intuito de minimizar ou evitar o risco de desenvolvimento de fluorose dentária, alguns autores têm sugerido dentifrícios modificados, como ausência ou concentrações menores de flúor especialmente naqueles desenvolvidos para bebês. Porém as pastas dentifrícias com menores concentrações de flúor não são tão eficientes quando comparadas com aquelas com concentrações de flúor convencionais (1.100 ppm). Sendo assim, aponte a quantidade de pasta com 1.100 ppm de flúor sugerida para os bebês. 
Alternativas
Q2602597 Odontologia
Ao realizar uma atividade de educação em saúde em uma escola, um profissional de saúde bucal foi questionado sobre os malefícios do uso persistente das chupetas e do hábito de chupar dedo. Em sua resposta, o profissional deverá apontar que a nocividade desses hábitos está relacionada mais intimamente ao 
Alternativas
Q2388882 Odontologia
A síndrome de Down (T21), síndrome com maior incidência dentro de todas as síndromes registradas, se caracteriza por um fenótipo bastante comum, sendo fácil sua identificação. De acordo com as características fenotípicas e características orais e bucais das pessoas com síndrome de Down, características da maioria das pessoas com síndrome de Down: 
Alternativas
Q2388834 Odontologia
Uma criança com 4 anos de idade sem histórico de dor, tem alta atividade de cárie e abcesso crônico no dente 65. Radiograficamente, apresenta área radiolúcida na região de furca. Nessa situação, o tratamento mais indicado é
Alternativas
Q2388821 Odontologia
A cárie é uma doença multifatorial, de progressão contínua, biofilme-açúcar dependente e que ocorre a partir de um desequilíbrio entre o dente e o biofilme. Os estudos sobre cárie precoce na infância revelam que:
Alternativas
Q2388685 Odontologia
Um grande número de alterações pode ocorrer na cavidade bucal de bebês e crianças. Pequenos nódulos de coloração esbranquiçada, localizados na rafe palatina do recém-nascido com regressão espontânea são características de
Alternativas
Q2546720 Odontologia

Julgue o item que se segue.


A dentição decídua surge aos seis meses de idade e se completa aos 36 meses de idade, aproximadamente. É composta por um total de 20 dentes.

Alternativas
Q2299436 Odontologia
A atenção à saúde bucal deve ser parte integrante do cuidado pré-natal, dado o reconhecido impacto dela na saúde geral. Melhorar a condição de saúde bucal durante a gravidez pode otimizar não somente a saúde geral da mulher, mas também contribuir na saúde do bebê. A respeito das considerações e cuidados clínicos odontológicos recomendados pelo Ministério da Saúde (2018), o primeiro trimestre de gestação é o período da embriogênese, no qual o feto é mais susceptível à influência teratogênica e ao aborto, sendo recomendado ao cirurgião-dentista, em relação aos exames da gestante:
Alternativas
Q1926470 Odontologia
Refere-se as diversas colônias de microrganismos que colonizam a cavidade bucal desde o nascimento, no momento do parto normal, onde via nasal e oral entram em contato com microrganismos presentes na vagina: 
Alternativas
Q1697420 Odontologia
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e com o Ministério da Saúde, a higiene oral de um lactente de sete meses de idade que já possua dois dentes incisivos inferiores deve ser realizada
Alternativas
Q1326777 Odontologia
São características intrabucais do recém-nascido, EXCETO:
Alternativas
Q1277774 Odontologia
A condição que acomete exclusivamente recém-nascidos, de ocorrência rara, com maior prevalência na maxila do que na mandíbula, mais frequente no sexo feminino e que pode ser descrita como uma massa rósea, lisa ou lobulada, pedunculada, podendo variar de tamanho desde poucos milímetros até alguns centímetros de diâmetro, é denominada
Alternativas
Q1277773 Odontologia
No Brasil, nasce um bebê com fenda labiopalatal a cada 650 nascimentos. Alguns estudos demonstraram uma associação entre o uso de diazepam e a incidência aumentada de fenda labiopalatal. Sobre esse assunto, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. As fendas que acometem apenas o lábio ou o lábio até o rebordo alveolar se formam até a ___ semana de gestação, enquanto a fissura de palato é formada até a ____ semana.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: B
5: A
6: E
7: B
8: D
9: B
10: C
11: B
12: D
13: D
14: C
15: A
16: D
17: B
18: E
19: D
20: D