Questões de Concurso Sobre odontopediatria em odontologia

Foram encontradas 1.065 questões

Q3175696 Odontologia
Em relação aos fatores etiológicos das maloclusões, analise as assertivas abaixo:

I. Fatores genéticos têm influência na má oclusão de Classe III.
II. Hábitos parafuncionais, como sucção digital prolongada, podem levar à mordida aberta anterior.
III. A perda precoce de dentes decíduos raramente interfere no desenvolvimento da má oclusão.
IV. Todas as más oclusões devem ser tratadas precocemente na primeira infância para evitar complicações.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3172035 Odontologia

 A odontopediatria é a especialidade que cuida da saúde bucal das crianças. O Assistente de Gabinete Odontológico deve estar preparado para lidar com as particularidades do atendimento infantil, auxiliando o odontopediatra na criação de um ambiente acolhedor e seguro.


Considerando as características do atendimento odontológico infantil, qual das alternativas abaixo apresenta a sequência correta de ações para preparar a criança para o primeiro exame clínico?

Alternativas
Q3170337 Odontologia
O tratamento de fendas nasopalatinas e labiais envolve uma abordagem multidisciplinar para garantir resultados funcionais e estéticos. Qual é o momento ideal para a realização da cirurgia de fechamento de fenda palatina em crianças? 
Alternativas
Q3166729 Odontologia

Julgue o item que se segue, relativo a odontologia preventiva e saúde pública.


A análise microbiológica de dentes selados tem demonstrado que, enquanto o selante permanecer intacto, os microrganismos têm grande dificuldade de sobrevida, podendo-se observar diminuição da microbiota viável e mudanças na textura da dentina após o selamento com compostos à base de BISGMA. 

Alternativas
Q3166728 Odontologia

Acerca de odontopediatria, odontologia estética e polpa dental, julgue o item subsequente.


Entre as várias linhas e ângulos utilizados para avaliar a estética facial do tecido mole inclui-se a linha de Holdaway, o plano estético de Ricketts e a análise do tecido mole de Burstone, sendo a linha de Holdaway determinada pela união de um ponto do mento (pogônio mole) e do ponto mais proeminente do lábio superior.

Alternativas
Q3166727 Odontologia

Acerca de odontopediatria, odontologia estética e polpa dental, julgue o item subsequente.


A polpa possui pressão tecidual de cerca de 10 mmHg e os fluidos produzidos pela polpa migram pelos túbulos dentinários, podendo atingir até a junção amelodentinária: em situações patológicas, esse deslocamento do líquido, assim como o aumento da pressão intrapulpar, está associado ao estímulo doloroso.

Alternativas
Q3166726 Odontologia

Acerca de odontopediatria, odontologia estética e polpa dental, julgue o item subsequente.


Indivíduos que possuem face longa e estreita e arcadas dentárias relativamente estreitas são classificados como dolicocéfalos, ou seja, nesses indivíduos há o predomínio da altura facial em relação à profundidade e largura.

Alternativas
Q3166679 Odontologia

A respeito de semiologia, tratamento e prevenção da cárie dentária, julgue o item a seguir.


O uso de selantes dentários promovem a proteção de fissuras e fóssulas, uma vez que os selantes atuam como uma barreira física, impedindo que restos alimentares e bactérias entrem em contato com essas áreas vulneráveis.  

Alternativas
Q3166678 Odontologia

A respeito de semiologia, tratamento e prevenção da cárie dentária, julgue o item a seguir.


A aplicação de selantes dentários para proteger os dentes contra a cárie dental é uma medida preventiva eficaz, principalmente para aqueles pacientes que são considerados de alto risco, como as crianças.

Alternativas
Q3155964 Odontologia
Situação-Problema:
Uma criança de 8 anos com histórico de múltiplas cáries, ansiedade grave e recusa em colaborar durante procedimentos odontológicos, foi encaminhada para atendimento especializado. Qual abordagem clínica seria mais eficaz e segura para realizar os tratamentos necessários?
Alternativas
Q3155955 Odontologia
Situação-Problema: Durante uma avaliação em uma escola municipal, o cirurgião-dentista decide aplicar selantes de fissura para prevenir cáries em crianças de 7 a 12 anos. Com base nas diretrizes da American Dental Association (ADA) e do SB Brasil 2020, qual justificativa técnica deve guiar essa escolha?
Alternativas
Q3152817 Odontologia
O Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) é uma técnica utilizada no manejo de lesões cariosas iniciais, especialmente em populações com acesso restrito a serviços tradicionais de saúde bucal. Sobre essa estratégia, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3152813 Odontologia
Com base nos princípios da odontologia pediátrica e no tratamento restaurador de dentes temporários e considerando os aspectos clínicos, materiais e técnicas envolvidos nesse tipo de restauração, analise as afirmativas a seguir:

I.A restauração em dentes decíduos é fundamental para preservar a função mastigatória e o espaço para os dentes permanentes.
II.O uso de materiais restauradores em dentes decíduos não exige cuidados especiais, uma vez que esses dentes são temporários e não há necessidade de adaptação estética.
III.A preparação cavitária em dentes decíduos deve ser minimamente invasiva para preservar a estrutura dental saudável e evitar danos ao tecido pulpar.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3152005 Odontologia
Os selantes são materiais usados para recobrir as superfícies oclusais. Eles contribuem para a prevenção da cárie dentária e redução ou paralisação do progresso da lesão. Existem dois tipos de selantes, os resinosos e os ionoméricos. Os resinosos:
Alternativas
Q3150734 Odontologia
Considerando a composição e as características da dentição permanente e da dentição temporária, é possível identificar dentes que estão presentes em uma, mas ausentes na outra. Assinale a alternativa que apresenta um dente inexistente na dentição temporária, também conhecida como dentição decídua ou dentição de leite:
Alternativas
Q3148683 Odontologia
A higiene bucal é fundamental para a saúde geral e bem-estar, desempenhando um papel crucial na prevenção de doenças bucais, como cáries e gengivite. Assim, avalie as proposições:

I.A limpeza dos dentes e da língua deve ser feita com escova de dente pequena e macia após o nascimento dos dentes de trás;
II.É recomendável escovar os dentes da criança quatro vezes ao dia;
III.A higienização da boca do bebê deve incluir a bochecha e a língua, além da gengiva.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3144846 Odontologia
Qual fase do plano de tratamento avalia as condições médicas da criança e seu impacto no tratamento odontológico? 
Alternativas
Q3144244 Odontologia
As lesões de mucosa oral na infância são comuns, sendo grande parte benigna ou transitória e de etiologia infecciosa ou traumática. Considere o atendimento de uma criança com 2 anos na Atenção Primária à Saúde (APS). Foi detalhada a anamnese e, ao exame clínico, o profissional observou lesões ulceradas na gengiva, região perioral e parte da língua. A mãe relatou que a criança estava inapetente e com febre. O diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q3144240 Odontologia
O controle da dor é um dos aspectos importantes na orientação da gestão comportamental. Assim, diminuir o desconforto do paciente faz parte da estratégia de tratamento na odontopediatria. Sobre anestesia local, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso de anestésico tópico, benzocaína 20%, é contraindicado para alívio dos sintomas da erupção dentária.
II. A lidocaína 2% apresenta um padrão de referência no controle da dor e tempo de ação com resultados satisfatórios.
III. A articaína 4% deve ser contraindicada para uso infantil pelo seu longo tempo de ação.
IV.A bupivacaína 0,5% é uma indicação efetiva pelo seu tempo de ação satisfatório em pequenos procedimentos clínicos.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3144239 Odontologia
A prescrição medicamentosa em odontopediatria deve possibilitar segurança e eficácia e, quando necessária diante da infecção bacteriana, atuar como complemento e não como alternativa à intervenção local. Dessa forma, considere hipoteticamente uma criança com 5 anos, 20 kg, lesão cariosa severa no dente 75, sem relatos de alergia medicamentosa, edema extrabucal, sem febre ou prostração. Há indicação para antibioticoterapia; assinale-a.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: C
5: C
6: C
7: C
8: E
9: C
10: B
11: A
12: B
13: B
14: D
15: E
16: D
17: D
18: D
19: A
20: D