Questões de Odontologia - Odontopediatria para Concurso
Foram encontradas 626 questões
O tratamento restaurador atraumático (ART) é uma técnica baseada no conceito de mínima intervenção e máxima preservação das estruturas dentárias, sendo caracterizada pela remoção parcial da dentina atingida pela cárie e selamento da cavidade com um material que promove liberação gradual de flúor.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao material restaurador que o cirurgião-dentista vai utilizar nesses casos:
Sendo assim, o fluoreto de uso profissional mais indicado nesse caso é:
Os benzodiazepínicos atualmente indicados para uso em crianças, por via oral, são:
Em relação ao tratamento de dentes com rizogênese incompleta, pode-se afirmar que o ideal é o tratamento
Um menino de 11 anos de idade, por residir próximo ao consultório odontológico, compareceu sozinho para primeira consulta. Nesse caso, o profissional deverá
O exame clínico geral da criança, no consultório odontológico, deve seguir uma sistematização que vai desde observação geral a detalhes específicos das estruturas bucais, permitindo muitas vezes concluir que
"Criança com alta atividade de cárie, incluindo lesões cariosas nas distais dos dentes 75 e 85, além de manchas brancas nas mesiais das unidades 36 e 46". O material restaurador mais adequado aos decíduos referidos, visando prevenir a progressão da cárie nos permanentes, é
"Criança de 5 anos apresenta lesão de cárie na unidade 75 com presença de pólipo pulpar e referência a dor provocada pela mastigação. Com o uso de raios X, visualiza-se cárie profunda, mas periápice e espaço interradicular normais". O diagnóstico mais provável da condição pulpar deste dente decíduo é:
O exame radiográfico é um auxiliar no diagnóstico da luxação intrusiva. O tratamento de se aguardar a "re-erupção" do dente intruído é possível quando a imagem radiográfica do dente estiver:
O tratamento indicado para uma fratura de esmalte e dentina com exposição pulpar e vitalidade, em um dente 21 jovem com rizogênese incompleta é:
Em crianças, a complicação mais comum após a anestesia por bloqueio do nervo alveolar inferior é a