Questões de Concurso Sobre patologia oral e maxilofacial em odontologia

Foram encontradas 2.704 questões

Q3300738 Odontologia
O paciente pediátrico é um hospedeiro único em casos de processos infecciosos de cabeça e pescoço, e as bases para tais condições pediátricas são o diagnóstico preciso e o tratamento agressivo. Nesse contexto, uma doença sistêmica viral com lesões orais, que primariamente afeta crianças com menos de cinco anos de idade, em que o vírus entra no corpo através da mucosa oral e tem um período de incubação curto. Logo no início da doença, o paciente apresenta linfadenopatia cervical, mucosa oral sensível e fica febril. Vesículas se formam na língua e na mucosa bucal, que se rompem e causam úlceras dolorosas. A gengiva fica edematosa e tem uma margem gengival com brilho avermelhado característico, cujas lesões duram entre uma e duas semanas. O trecho refere-se ao(à): 
Alternativas
Q3300736 Odontologia
Homem com 50 anos de idade, morador de área rural, apresenta-se no consultório da equipe de saúde bucal com ulceração mucosa dolorida nos tratos respiratório superior e digestivo, em especial na boca (lábios, gengiva e língua) e no nariz, com perda de vários elementos dentários nos últimos dois anos. Relata dificuldade na deglutição, mudança na voz, encurtamento da respiração, tosse produtiva persistente e dor torácica. Apresenta lesões verrucosas na pele, predominantemente na face e nos membros superiores. À palpação, constatam-se linfonodos cervicais e axilares aumentados. O médico da equipe de Saúde da Família que avaliou o caso solicitou uma radiografia de tórax e informou ao paciente que ele apresentava lesão pulmonar cavitária. Descartou a possibilidade de tuberculose e o encaminhou para avaliação com o cirurgião-dentista, devido às lesões orais. O quadro clínico apresentado é sugestivo de:
Alternativas
Q3296736 Odontologia
Os bisfosfonatos são usados clinicamente no tratamento da osteoporose, doença de Paget dos ossos, metástase óssea (com ou sem hipercalcemia), mieloma múltiplo e outras condições que levam à fragilidade óssea. Estudos recentes relataram uma associação entre o uso desses medicamentos e o desenvolvimento da osteonecrose dos maxilares. Diante dessa condição, quais condutas não devem ser adotados no tratamento odontológico de pacientes com osteonecrose associada ao uso de bisfosfonatos: 
Alternativas
Q3296735 Odontologia
Os cistos e tumores odontogênicos são lesões de origem dentária que podem afetar os ossos maxilares e tecidos adjacentes, apresentando diferentes graus de agressividade e potencial de recorrência. Sobre essas lesões, assinale a alternativa incorreta: 
Alternativas
Q3292790 Odontologia
Em casos de tumores malignos da cavidade bucal, o cirurgião-dentista deve reconhecer sinais suspeitos e articular o diagnóstico precoce com serviços especializados. Marque a alternativa CORRETA a respeito da conduta em lesões ulceradas persistentes na língua ventrolateral.
Alternativas
Q3292787 Odontologia
As doenças fúngicas orais, como a candidíase, podem exibir aspectos pseudomembranosos ou eritematosos. Marque a alternativa CORRETA sobre o manejo clínico em um usuário de prótese total com candidíase recorrente.
Alternativas
Q3292784 Odontologia
Em cirurgias para remover tumores benignos da cavidade bucal, o cirurgião-dentista necessita compreender a extensão da lesão e seu comportamento clínico. Marque a alternativa CORRETA sobre o planejamento cirúrgico para exérese de um fibroma de crescimento lento em região de rebordo alveolar.
Alternativas
Q3292778 Odontologia
Em patologias que afetam as glândulas salivares, como sialoadenites ou cistos glandulares, o cirurgião-dentista deve reconhecer sinais e instaurar condutas específicas. Marque a alternativa CORRETA acerca do manejo inicial.
Alternativas
Q3292445 Odontologia
Um paciente apresenta alterações celulares na mucosa bucal e foi encaminhado para análise laboratorial específica. Como o auxiliar de saúde bucal pode contribuir, considerando princípios de citologia?
Alternativas
Q3292441 Odontologia
Uma paciente em tratamento oncológico apresenta queixas de dor e sensibilidade durante a mastigação, relatando também feridas na região da mucosa oral. Como o auxiliar de saúde bucal pode contribuir para a assistência ao paciente com câncer?
Alternativas
Q3289809 Odontologia
As alterações morfológicas que ocorrem em pele ou mucosa podem ser descritas por lesões fundamentais. A descrição adequada de um achado clínico, associada à história da doença, direciona o diagnóstico e o plano de tratamento. Assim, assinale a alternativa que corresponde a lesão fundamental vesícula: 
Alternativas
Q3289807 Odontologia
As variações da normalidade representam alterações de formação e/ou crescimento durante a formação do órgão. Não representam processos patológicos. Nesse sentido, assinale a única alternativa que foi construída corretamente.
Alternativas
Q3289805 Odontologia
A macroglossia é uma condição incomum caracterizada pelo aumento da língua. Esse aumento pode ser causado por diversas condições, incluindo malformações congênitas e doenças adquiridas. Nesse sentido, são exemplos de causas hereditárias ou congênitas os exemplos abaixo elencados, EXCETO:
Alternativas
Q3282827 Odontologia

Lesão reativa periférica, localizada em gengiva que resulta da irritação local do mucoperiósteo ou ligamento periodontal em sua porção coronal, em resposta a um trauma local ou fator irritante. Clinicamente apresenta-se como um nódulo séssil de coloração arroxeada.


Assinale a alternativa que corresponde a patologia descrita acima:

Alternativas
Q3282826 Odontologia
Dentre as fases histopatológicas do abscesso dentoalveolar agudo assinale a alternativa incorreta: 
Alternativas
Q3281433 Odontologia
Imagem associada para resolução da questão Fonte: XAVIER, Hamilton S. Cuidados odontológicos com a gestante. São Paulo: Editora Santos, 2004. p. 7.  

A lesão bucal apresentada na figura, localizada na gengiva, região dos dentes incisivos superiores, refere-se a um(a) 
Alternativas
Q3281427 Odontologia
A equipe multidisciplinar no tratamento de fissuras labiopalatais deve ser constituída, no mínimo, dos seguintes profissionais: assistente social, cirurgião plástico, fonoaudiólogo, odontopediatra, ortodontista, psicólogo, protético, pediatra e otorrinolaringologista. O sucesso do tratamento depende de uma participação integrada, não bastando o fechamento dos lábios. Há necessidade de continuidade do tratamento, que é longo e oneroso.
No aspecto psicossocial desses pacientes, qual o problema que os profissionais devem considerar? Assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3281426 Odontologia
O lábio leporino é uma deformidade de origem congênita que, quando acompanhado de fenda palatina, a qual permite a comunicação da boca com as fossas nasais, caracteriza transtorno funcional grave.
Sobre os distúrbios dessa deformidade, marque V para os verdadeiros e F para os falsos:
( ) Esquelético. ( ) Gengivite. ( ) Periodontite. ( ) Oclusão normal. ( ) Arco dental ajustado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando os distúrbios elencados, de cima para baixo: 
Alternativas
Q3281184 Odontologia

Lesões na boca geralmente são tratadas com remédio, mas é muito importante entender qual é a recomendação específica, ou seja, se é preciso evitar o contato com as lesões ou não, se existem alimentos e hábitos que devem ser evitados etc.



Qual alternativa abaixo está com a informação INCORRETA?

Alternativas
Q3278669 Odontologia
Um adulto jovem compareceu ao consultório odontológico com um rx panorâmico e sem sintomatologia dolorosa. No rx, o dentista visualizou uma lesão com uma radiolucidez unilocular bem definida ao redor do dente 38 não irrompido. Qual das seguintes alternativas é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: D
5: D
6: B
7: D
8: A
9: C
10: D
11: C
12: D
13: B
14: D
15: C
16: E
17: A
18: C
19: C
20: D