Questões de Concurso Sobre patologia oral e maxilofacial em odontologia

Foram encontradas 2.462 questões

Q3197953 Odontologia
Ao avaliar um exame radiográfico de rotina de um paciente, o cirurgião dentista nota a presença de uma área radiolúcida, bem delimitada e associada ao ápice do primeiro pré-molar superior, que ocorreu de maneira assintomática. O caso deve ser tratado como:
Alternativas
Q3197952 Odontologia
Ao analisar a cavidade oral de um paciente, o cirurgião dentista (CD) notou um acúmulo acentuado de ceratina nas papilas filiformes do dorso lingual, com aparência semelhante a pelos. Sendo o paciente tabagista crônico, o CD sabe estar diante de um caso de:
Alternativas
Q3197951 Odontologia
O neuroblastoma olfatório é uma neoplasia neuroectodérmica rara. Sua origem é na:
Alternativas
Q3196018 Odontologia
O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) e está entre as principais causas de óbito por câncer. Ele pode ser prevenido de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce, atentando-se para os principais fatores de risco. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta um fator de risco para o câncer de boca.
Alternativas
Q3195972 Odontologia
A sífilis é uma infecção com distribuição mundial, e o Rio Grande do Sul é um dos estados mais afetados por essa patologia no Brasil. Em relação à sífilis, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Um paciente com sífilis é altamente contaminante apenas durante as primeiras duas fases da doença, mas mulheres grávidas também podem transmitir a infecção para o bebê durante a fase latente.
( ) A sífilis primária é caracterizada pelo cancro, e a cavidade oral é a localização mais comum após a região genital.
( ) Na cavidade oral, as lesões de sífilis primária são vistas mais comumente nos lábios, mas outras regiões incluem língua, palato, gengiva e amígdalas.
( ) As lesões secundárias da sífilis podem surgir antes que a lesão primária tenha sido completamente resolvida.
( ) As lesões intraorais de sífilis terciária usualmente afetam o palato e a língua e, quando o palato é atingido, a ulceração frequentemente perfura-o por completo em direção à cavidade nasal.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3195971 Odontologia
A maloclusão é a terceira maior prevalência entre as patologias bucais, com índices menores apenas que a cárie e a doença periodontal, podendo ser definida como desvio da oclusão ideal, ou seja, inclui todos os desvios dos dentes e maxilares do alinhamento normal. Entre os vários sistemas de classificação das deformidades dentofaciais, o mais amplamente utilizado é o que enfatiza a relação anteroposterior dos primeiros molares permanentes. Sobre essa classificação, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3195968 Odontologia

Atualmente o câncer é um dos mais importantes problemas de saúde pública global. O desenvolvimento de câncer e os tratamentos oncológicos podem resultar em alterações na cavidade bucal. Sobre essas alterações e a abordagem de pacientes antes, durante e após o tratamento oncológico, analise as assertivas abaixo:



I. Em indivíduos submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço que tenham fluxo salivar diminuído e xerostomia, recomenda-se o uso de dentifrício com maior concentração de fluoreto.


II. A mucosite é uma alteração que pode aparecer nos indivíduos submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço, mas não ocorre em pacientes que realizam quimioterapia.


III. Em pacientes que serão submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço, recomenda-se que seja realizada abordagem odontológica para eliminação de focos infecciosos.



Quais estão corretas?

Alternativas
Q3195967 Odontologia
É o fenômeno de retenção específicos da glândula sublingual. Caracteriza-se como o aumento de volume (bolha) na área sublingual, de coloração azulada e com história clínica de remissão e exacerbação. O trecho refere-se ao(à):
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Odontólogo |
Q3188651 Odontologia
Paralisia cerebral é um quadro permanente, uma lesão estável, não progressiva, que ocorre antes dos 2 anos de idade e que resulta em desenvolvimento motor pobre e retardo mental, localizada em estruturas motoras, de etiologia multifatorial. Dentre as alternativas abaixo, qual delas indica manifestações bucais frequentes nos pacientes portadores desta condição?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Odontólogo |
Q3188643 Odontologia
Leia a descrição: Radiograficamente, pode se apresentar tanto como esclerose densa, uma lesão mista (esclerótica/radiotransparente) ou, ainda, um processo completamente radiotransparente. A borda de lesão geralmente é mal definida, dificultando a determinação dos seus limites. Em alguns casos, há reabsorção das raízes dos dentes próximos, conferindo o padrão chamado “reabsorção em espigão”. Osso osteofítico pode ser observado em 25% dos casos, quando a lesão assume o aspecto chamado “raios de sol”.
A que lesão o texto se refere?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Odontólogo |
Q3188641 Odontologia
Considere a descrição abaixo sobre os aspectos radiográficos de uma doença que afeta o complexo maxilomandibular:
“Alteração radiopaca, de limites bem definidos, observada abaixo do ápice de um dente não vital, com história prévia de pulpite de longa duração”.

A que condição a descrição radiográfica se refere?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Odontólogo |
Q3188640 Odontologia
Analise as afirmativas sobre a avaliação de pacientes com Diabetes Melittus (DM).

I - Um paciente com nível de hemoglobina glicada superior a 9% é considerado de difícil manejo.
II - Pacientes diabéticos com glicemia em jejum entre 200 e 250 mg/dL são considerados de alto risco.
III - Poliúria, polidipsia e polifagia são sinais/sintomas de suspeição para diabetes em pacientes sem o diagnóstico prévio da doença.

Em relação às alternativas, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Odontólogo |
Q3188629 Odontologia
Analise as afirmativas sobre doenças imunologicamente mediadas com manifestações bucais:

I – No lúpus eritematoso sistêmico (LES) há aumento da atividade humoral (linfócitos B) do sistema imune em conjunto com função anormal dos linfócitos T.
II - O líquen plano reticular deve ser inicialmente tratado com bochechos de dipropionato de clobetasol, por meio de bochechos, diariamente.
III - No pênfigo vulgar, anticorpos se ligam a proteínas presentes nas junções intercelulares do epitélio de revestimento levando ao aparecimento de vesículas/bolhas ou, ainda, úlceras múltiplas na boca.

Em relação a essa doença, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Odontólogo |
Q3188624 Odontologia
A xerostomia refere-se à sensação subjetiva de boca seca. Frequentemente essa condição está associada à hipofunção da glândula salivar. Diversos fatores têm sido apontados como potenciais causas da xerostomia. Dentre eles, podem ser incluídos:

I - Diabetes melittus.
II - Radioterapia da região de cabeça e pescoço.
III - Insuficiência renal.

Em relação ao assunto, estão CORRETAS:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Odontólogo |
Q3188623 Odontologia
A Estomatite Aftosa Recorrente (EAR) é uma doença relativamente comum. Essa condição se caracteriza pelo aparecimento de úlceras dolorosas em sítios bucais revestidos por epitélio não ceratinizado, que desaparecem espontaneamente, usualmente após 7-10 dias, mesmo quando nenhum tratamento é realizado. Considerando o tema abordado no texto, avalie as proposições a seguir:

I - Dentre as desordens sistêmicas associadas à Estomatite Aftosa Recorrente, podemos citar Síndrome de Behçet, neutropenia cíclica e doença celíaca.
II - As ulcerações aftosas menores são a variante clínica mais incomum da EAR, sendo o padrão observado em aproximadamente 40% dos indivíduos afetados.
III - Os pacientes com ulcerações aftosas menores são os que sofrem menos recidivas e as lesões individuais exibem a duração mais curta das três variantes.

Em relação a essa doença, quais estão CORRETAS:
Alternativas
Q3185880 Odontologia
Durante o atendimento odontológico de um paciente de 72 anos de idade, o cirurgião-dentista percebeu a presença de uma lesão ulcerada na face lateral direita da língua com 1 cm de comprimento na sua maior distância. Não havia linfonodos palpáveis. O exame anatomopatológico realizado após a biópsia incisional apresentou como diagnóstico um carcinoma de células escamosas com invasão tumoral local de 0,4 cm. Os exames clínicos e de imagem não constataram metástases. Qual o estadiamento dessa lesão?
Alternativas
Q3185875 Odontologia
Paciente, 18 anos, procurou atendimento odontológico com quadro de herpes labial. Havia várias lesões bem delimitadas, elevadas, com conteúdo líquido, não purulento, medindo entre 1 a 3 mm de diâmetro. Com base na classificação das lesões fundamentais, essas lesões são chamadas de:
Alternativas
Q3185867 Odontologia
Paciente, 48 anos, sexo feminino, melanoderma, apresentou-se para consulta odontológica com radiografia panorâmica, solicitada por um cirurgião-dentista para programação cirúrgica de raízes residuais. Ao analisar a radiografia, foram observadas áreas radiopacas permeadas por áreas radiolúcidas nas regiões posteriores da mandíbula (quadrante posterior direito e esquerdo). Na maxila, foram identificadas duas áreas radiopacas localizadas nos quadrantes posteriores de ambos os lados (direito e esquerdo). As lesões eram assintomáticas e não provocavam nenhuma alteração nas corticais; portanto, se tratava de achado radiográfico. Nenhuma outra informação da saúde da paciente foi digna de nota. Analise a radiografia a seguir:

                       Untitled_design (2).png (422×255)

Após análise dos aspectos clínicos e radiográficos, assinale a conduta correta a ser instituída para a paciente em relação às lesões observadas
Alternativas
Q3183296 Odontologia
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os agravos em saúde bucal às suas respectivas descrições.
Coluna 1 1. Cárie dentária. 2. Doença periodontal. 3. Maloclusão. 4. Edentulismo. 5. Câncer de boca.
Coluna 2 ( ) Conjunto de anomalias dentofaciais que causam deformação ou impedem a função.
( ) Processo de desequilíbrio entre as ações de agressão e defesa sobre os tecidos de sustentação e proteção do dente.
( ) Tumores malignos da cavidade oral, incluindo os de língua, assoalho da boca, gengiva, palato e outros locais da boca.
( ) Doença não infecciosa e não transmissível de maior prevalência no mundo.
( ) Aplica-se à perda parcial ou de todos os dentes.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3183247 Odontologia
Cisto não odontogênico intraósseo mais comum dos maxilares, apresenta-se como uma área radiolúcida, unilocular, bem delimitada, circundada por uma cortical de esclerose e localizada na linha média da maxila. Quando há sobreposição da imagem radiográfica do cisto com a da espinha nasal anterior, ela pode assemelhar-se à imagem de um coração. Essa descrição se refere ao cisto
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: E
5: A
6: B
7: C
8: C
9: B
10: C
11: D
12: A
13: B
14: A
15: C
16: C
17: D
18: E
19: B
20: A