Questões de Concurso
Sobre patologia oral e maxilofacial em odontologia
Foram encontradas 2.462 questões
( ) Um paciente com sífilis é altamente contaminante apenas durante as primeiras duas fases da doença, mas mulheres grávidas também podem transmitir a infecção para o bebê durante a fase latente.
( ) A sífilis primária é caracterizada pelo cancro, e a cavidade oral é a localização mais comum após a região genital.
( ) Na cavidade oral, as lesões de sífilis primária são vistas mais comumente nos lábios, mas outras regiões incluem língua, palato, gengiva e amígdalas.
( ) As lesões secundárias da sífilis podem surgir antes que a lesão primária tenha sido completamente resolvida.
( ) As lesões intraorais de sífilis terciária usualmente afetam o palato e a língua e, quando o palato é atingido, a ulceração frequentemente perfura-o por completo em direção à cavidade nasal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Atualmente o câncer é um dos mais importantes problemas de saúde pública global. O desenvolvimento de câncer e os tratamentos oncológicos podem resultar em alterações na cavidade bucal. Sobre essas alterações e a abordagem de pacientes antes, durante e após o tratamento oncológico, analise as assertivas abaixo:
I. Em indivíduos submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço que tenham fluxo salivar diminuído e xerostomia, recomenda-se o uso de dentifrício com maior concentração de fluoreto.
II. A mucosite é uma alteração que pode aparecer nos indivíduos submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço, mas não ocorre em pacientes que realizam quimioterapia.
III. Em pacientes que serão submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço, recomenda-se que seja realizada abordagem odontológica para eliminação de focos infecciosos.
Quais estão corretas?
A que lesão o texto se refere?
“Alteração radiopaca, de limites bem definidos, observada abaixo do ápice de um dente não vital, com história prévia de pulpite de longa duração”.
A que condição a descrição radiográfica se refere?
I - Um paciente com nível de hemoglobina glicada superior a 9% é considerado de difícil manejo.
II - Pacientes diabéticos com glicemia em jejum entre 200 e 250 mg/dL são considerados de alto risco.
III - Poliúria, polidipsia e polifagia são sinais/sintomas de suspeição para diabetes em pacientes sem o diagnóstico prévio da doença.
Em relação às alternativas, é CORRETO o que se afirma em:
I – No lúpus eritematoso sistêmico (LES) há aumento da atividade humoral (linfócitos B) do sistema imune em conjunto com função anormal dos linfócitos T.
II - O líquen plano reticular deve ser inicialmente tratado com bochechos de dipropionato de clobetasol, por meio de bochechos, diariamente.
III - No pênfigo vulgar, anticorpos se ligam a proteínas presentes nas junções intercelulares do epitélio de revestimento levando ao aparecimento de vesículas/bolhas ou, ainda, úlceras múltiplas na boca.
Em relação a essa doença, é CORRETO o que se afirma em:
I - Diabetes melittus.
II - Radioterapia da região de cabeça e pescoço.
III - Insuficiência renal.
Em relação ao assunto, estão CORRETAS:
I - Dentre as desordens sistêmicas associadas à Estomatite Aftosa Recorrente, podemos citar Síndrome de Behçet, neutropenia cíclica e doença celíaca.
II - As ulcerações aftosas menores são a variante clínica mais incomum da EAR, sendo o padrão observado em aproximadamente 40% dos indivíduos afetados.
III - Os pacientes com ulcerações aftosas menores são os que sofrem menos recidivas e as lesões individuais exibem a duração mais curta das três variantes.
Em relação a essa doença, quais estão CORRETAS:

Após análise dos aspectos clínicos e radiográficos, assinale a conduta correta a ser instituída para a paciente em relação às lesões observadas
Coluna 1 1. Cárie dentária. 2. Doença periodontal. 3. Maloclusão. 4. Edentulismo. 5. Câncer de boca.
Coluna 2 ( ) Conjunto de anomalias dentofaciais que causam deformação ou impedem a função.
( ) Processo de desequilíbrio entre as ações de agressão e defesa sobre os tecidos de sustentação e proteção do dente.
( ) Tumores malignos da cavidade oral, incluindo os de língua, assoalho da boca, gengiva, palato e outros locais da boca.
( ) Doença não infecciosa e não transmissível de maior prevalência no mundo.
( ) Aplica-se à perda parcial ou de todos os dentes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: