Questões de Odontologia - Patologia oral e Maxilofacial para Concurso

Foram encontradas 1.542 questões

Q3065470 Odontologia
Lesão representada por exsudato purulento em torno do ápice produzido pelo intenso número de neutrófilos atraídos para  o local. Apresenta surgimento rápido de edema, dor moderada a intensa que se apresenta espontânea e aumentada com a palpação e percussão, ligeira mobilidade dental. Em casos mais avançados o paciente pode se apresentar com febre, trismo, falta de apetite, mal-estar geral. Radiograficamente não se observa imagem de espessamento periodontal em função da rapidez de evolução do processo. Qual lesão o enunciado apresenta?
Alternativas
Q3064618 Odontologia
Uma patologia bucal é considerada um problema de saúde pública quando: 
Alternativas
Q3064609 Odontologia
Em relação à odontogeriatria, qual é a principal complicação no manejo de pacientes idosos em tratamentos odontológicos complexos? 
Alternativas
Q3063825 Odontologia
O cisto que se apresenta como lesão circunscrita elevada e não ulcerada na gengiva inserida e na mucosa alveolar é o
Alternativas
Q3056357 Odontologia
As lesões cervicais podem ser cariosas ou não. A elevação na expectativa de vida da população tem aumentado a prevalência das Lesões Cervicais Não Cariosas (LCNC), independentemente da forma e da etiologia; no entanto, estudos atuais sugerem a natureza multifatorial dessas lesões, que podem acometer dentes anteriores e/ou posteriores, ser localizadas, envolvendo apenas um quadrante do arco, ou mesmo todos os dentes.

(Dantas & da Silva, 2016.)

É correto afirmar que:
Alternativas
Q3054990 Odontologia
Após a biópsia de uma lesão mandibular, foi identificado um ameloblastoma. Qual é o principal desafio no tratamento dessa lesão?
Alternativas
Q3053266 Odontologia
A placa bacteriana também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Se a placa bacteriana não é devidamente removida por meio da escovação ela sofre um processo de mineralização com o passar dos dias, em consequência desenvolve-se:
Alternativas
Q3053254 Odontologia
Lesões pigmentadas da mucosa oral compõem um grupo diverso de lesões que podem variar de pigmentações fisiológicas, como ocorre a pigmentação gengival em pessoas com pele negra, e pigmentações patológicas graves, como:
Alternativas
Q3052705 Odontologia
O papiloma escamoso é uma neoplasia benigna comum na cavidade oral com etiologia viral, o HPV. A lesão na cavidade oral é bem delimitada, de coloração esbranquiçada com aspecto pedicular e rugoso, tendo crescimento exofítico. Acomete principalmente língua, lábios, mucosa jugal, gengiva inserida e palato.
Com relação ao tratamento indicado para o papiloma escamoso, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3052688 Odontologia
Relacione os tumores odontogênicos listados a seguir às suas respectivas definições.

1. Ameloblastoma.
2. Odontoma.
3. Cementoblastoma.
4. Fibroma odontogênico.
( ) Caracterizado clinicamente por um aumento de volume indolor, envolvendo preferencialmente a região de prémolares e molares da mandíbula. Radiograficamente, caracteriza-se por uma área radiolúcida predominantemente unilocular com bordas escleróticas bem definidas.
( ) Considerado como uma proliferação hamartomatosa autolimitante, sendo caracterizado pela proliferação de tecidos dentários em proporção variada e em diferentes estágios de desenvolvimento. É classificado em dois subtipos: composto e complexo.
( ) Termo utilizado de forma generalizada, com quatro variantes clinicopatológicas distintas reconhecidas, tendo como característica comum a proliferação de células de padrão ameloblástico. Não apresentam a capacidade de induzir a formação de esmalte.
( ) Clinicamente, caracteriza-se por um aumento de volume local associado à dor, em pelo menos metade dos casos. A maioria dos casos ocorre na mandíbula, geralmente associado a um primeiro molar permanente.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apreentada.
Alternativas
Q3052168 Odontologia
Após a realização do procedimento anestésico, um paciente relata ao cirurgião-dentista que sentiu muita “ardência” à injeção. Sobre a sensação relatada pelo paciente, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3044980 Odontologia
Considere um paciente de 80 anos de idade, em uso de prótese total superior e inferior há mais de 20 anos. Cuidados bucais negligenciados e sem avaliação odontológica há mais de seis anos.

Ao exame clínico: palato eritematoso, dorso de língua apresenta áreas despapiladas.
Nesse caso, qual é o provável diagnóstico?
Alternativas
Q3041258 Odontologia
Paciente do gênero feminino, 22 anos de idade, chegou ao seu consultório odontológico queixando-se de “caroço na boca”. Durante anamnese a paciente relatou que a lesão havia aparecido há cerca de 2 meses e que era aparentemente estável e assintomática. Ainda durante anamnese a paciente relatou estar no 5 mês de gestação e ser hipertensa compensada. Em exame físico intra-bucal foi possível observar lesão nodular, avermelhada, esférica, séssil, superfície ligeiramente ulcerada, com cerca de 0,8cm em seu maior diâmetro localizada em gengiva do dente 12. Também foi possível observar ausência de alguns dentes em região anterior inferior e má oclusão. Baseado nestes dados clínico, qual a principal hipótese diagnóstica para este paciente é a mais provável?
Alternativas
Q3041255 Odontologia
Paciente de 55 anos de idade, gênero feminino, portadora do HIV há mais de 15 anos, foi encaminhada para avaliação de “lesões na gengiva”. Em seu último exame sanguíneo, apresentou contagem de células CD4 de 168 por ml de sangue. Durante o exame físico foi possível observar múltiplos nódulos, pápulas e máculas arroxeados disseminados em toda cavidade bucal e pele. As lesões estavam aumentando de quantidade e tamanho rapidamente e eram sangravam ao menor trauma. Paciente relatava dor e sensibilidade. Sabendo tratar-se de uma alteração maligna, qual hipótese diagnóstica é a mais provável?
Alternativas
Q3041251 Odontologia
Inúmeros são os cistos que podem acometer o sistema estomatognático. Sobre estas lesões, analise as sentenças abaixo e assinale a correta:
Alternativas
Q3041250 Odontologia
Paciente 5 anos de idade, leucoderma, gênero feminino, estudante, procurou atendimento odontológico com queixa de “feridas na boca”. A responsável pela paciente relatou que as feridas iniciaram há cerca de 3 dias e estão disseminadas em toda cavidade bucal. Segundo a paciente as lesões são sintomáticas e dificultam a alimentação e fonação. Também relatou que junto do surgimento das lesões ela também tem febre, cefaleia e prostração, e que nunca havia tido alterações semelhantes em cavidade bucal. Ao examinar a cavidade bucal da paciente, foi possível constatar múltiplas ulcerações disseminadas em gengiva, mucosa jugal e dorso de língua. Foi optado por realização de citologia esfoliativa das lesões e, após análise citológica, foi possível constatar a presença de inclusões virais nas células epiteliais compatíveis com infecção primária pelo HSV-1.

Após realização de todas as etapas semiológicas e, após analisar os dados clínico, anamnese e exame citológico do caso clínico acima, qual o diagnóstico definitivo desta paciente?
Alternativas
Q3041015 Odontologia
As lesões císticas compõem o grupo mais comum e variado de lesões intraósseas que acometem os ossos gnáticos. Sobre estas alterações, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3041010 Odontologia
As alterações de desenvolvimento dentária podem trazer complicações aos pacientes e, em alguns casos, trazer dificuldades na realização de tratamentos odontológicos. Sobre estas alterações, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3041005 Odontologia
Tensão é a resposta interna do material de igual magnitude à força externamente aplicada. Surge na estrutura do material, ou seja, entre seus átomos. Os materiais dentários podem ser submetidos a vários tipos de tensões. Qual é o tipo de tensão que surge quando uma força externa é aplicada no sentido de cortar o material, ou seja, no sentido de deslocar os átomos entre seus planos em sentidos opostos? 
Alternativas
Q3039494 Odontologia
Diante da descrição abaixo, responda a questão.

Paciente J.M.S, 18 anos, masculino, portador de válvula cardíaca mitral e hipertensão arterial, em uso contínuo de anti-hipertensivo e com histórico familiar de cardiopatia paterna e materna. O referido paciente procurou o serviço de cirurgia bucomaxilofacial da Universidade Estadual da Paraíba queixando-se de apresentar a passagem de ar pelo rebordo alveolar, especialmente em região do alvéolo dentário 26. O paciente alega ter realizado a exodontia, há trinta dias, dos restos radiculares do dente 26, tendo sido a exodontia traumática e com uso de instrumentos manuais por todo o procedimento cirúrgico. O paciente refere quadro de cefaleia constante. Ao realizar a anamnese, o paciente referiu processo alérgico medicamentoso à penicilina e ao exame físico do paciente, verificou-se a existência de fístula oroantral, com comunicação ativa verificada pela manobra de Vassalva, ao denotar a presença de borbulhamento de secreção no interior do alvéolo. O exame radiográfico revelou a presença de alvéolo dentário 26, sem restos dentários no interior, assim como, área radiolúcida em região óssea pregressa das raízes dentárias, tendo o seio maxilar ausência de espessamento de mucosa. Evidencia-se que o assoalho deste seio apresenta-se com projeção alveolar, e, sobre a região proximal, apresenta extensa perda de continuidade óssea.
Diante do descrito, indique o diagnóstico clínico para o caso apresentado.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: A
5: A
6: D
7: C
8: B
9: C
10: C
11: D
12: B
13: A
14: C
15: D
16: C
17: A
18: C
19: A
20: B