Questões de Concurso Comentadas sobre patologia oral e maxilofacial em odontologia

Foram encontradas 2.520 questões

Q3220057 Odontologia
A candidíase da mucosa oral pode exibir uma variedade de padrões clínicos. Muitos pacientes apresentam apenas uma forma, embora alguns manifestem mais de um tipo clínico de candidíase oral.
- Apresentação e sintomatologia: “Manchas vermelhas, áreas desnudas irregulares e sensação de ardência, em decorrência da perda difusa das papilas filiformes da superfície dorsal da língua”.
- Localizações comuns: “Região posterior do palato duro, mucosa jugal e dorso da língua”.
- Fatores associados: “Antibioticoterapia, xerostomia, imunossupressão, idiopática”.
Assinale a alternativa corresponde à hipótese diagnóstica CORRETA. 
Alternativas
Q3216401 Odontologia
Pacientes são considerados portadores de osteonecrose associada aos bisfosfonados (OAB) quando apresentam três características fundamentais: terem sido submetidos a tratamento atual ou prévio com bifosfonatos, apresentarem osteonecrose na região maxilofacial por mais de oito semanas e não terem sido submetidos à radioterapia nos maxilares.
De acordo com a classificação da American Association of Oral and Maxillofacial Surgeons (AAOMS), assinale a alternativa que apresenta informação referente a OAB estágio 2, assim como respectiva estratégia de tratamento indicado.
Alternativas
Q3216391 Odontologia
Baseado no padrão de crescimento, um carcinoma ex-adenoma pleomórfico que apresenta invasão extracapsular medindo 1,0 mm, caracteriza a subcategoria 
Alternativas
Q3216390 Odontologia
Paciente de 19 anos, sexo feminino, apresenta aumento de volume no pescoço e no assoalho bucal. As imagens de tomografia computadorizada e ressonância magnética exibem o “sinal de cauda”.
Uma hipótese de diagnóstico plausível para o caso clínico descrito é:
Alternativas
Q3216389 Odontologia
Criança de 10 anos, sexo masculino apresenta na radiografia panorâmica, na região posterior direita da mandíbula, uma imagem radiolúcida unilocular bem-circunscrita, que contém múltiplas áreas radiopacas pequenas, de radiodensidade compatível com a estrutura dentária.
Sabendo se tratar de um tumor odontogênico misto, assinale a alternativa que apresenta uma hipótese de diagnóstico e o respectivo tratamento plausíveis para o caso clínico descrito.
Alternativas
Q3216387 Odontologia
Os ameloblastomas são tumores de origem no epitélio- -odontogênico. Eles podem surgir dos restos da lâmina dentária, de um órgão do esmalte em desenvolvimento, do revestimento epitelial de um cisto odontogênico ou das células basais da mucosa oral.
Assinale a alternativa que apresenta uma informação correta em relação aos ameloblastomas.
Alternativas
Q3216386 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta uma informação correta em relação ao cisto periodontal lateral.
Alternativas
Q3216383 Odontologia
Reações leucemoides com frequência sinalizam o início de um episódio séptico, como ocorre nos quadros de osteomielite.
A reação leucemoide é definida como uma contagem de leucócitos, em condições não leucêmicas, de
Alternativas
Q3215863 Odontologia
Paciente de 15 anos, sexo feminino e diagnóstico de distúrbio alimentar apresenta erosão dental (perimólise), restaurações de amálgama aparecendo como ilhas elevadas, bordas incisais finas, eritema da mucosa oral e sangramento gengival, dor de garganta e xerostomia.
Assinale a alternativa que apresenta a orientação correta relacionada à saúde bucal dessa paciente. 
Alternativas
Q3215847 Odontologia
Paciente de 35 anos, sexo masculino, apresenta na radiografia uma área radiolúcida, com margens radiopacas regulares bem definidas no ramo da mandíbula. Sabe-se que se trata de um cisto odontogênico de desenvolvimento que surge dos restos celulares da lâmina dentária e que, quando comparado a outros cistos odontogênicos, mostra maior expressão de antígeno nuclear de proliferação celular (PCNA) e Ki 67, especialmente na camada suprabasal.
Assinale a alternativa que apresenta uma hipótese de diagnóstico plausível para o caso apresentado.
Alternativas
Q3215846 Odontologia
Paciente de 72 anos, sexo masculino, com prótese total com perda da dimensão vertical, apresenta eritema, fissuras e descamação na comissura bucal.
Sabendo se tratar de uma manifestação crônica de infecção fúngica, sem associação com defeitos imunológicos, assinale a alternativa que apresenta hipótese de diagnóstico plausível e respectivo tratamento para o caso clínico descrito.
Alternativas
Q3215845 Odontologia
O papiloma escamoso oral é um termo genérico utilizado para designar crescimentos papilares e verrucosos compostos de epitélio benigno e pequena quantidade de tecido conjuntivo de sustentação.
Assinale a alternativa que apresenta apenas lesões orais que têm associação com o Papilomavírus humano (HPV).
Alternativas
Q3215844 Odontologia
A hemoglobina glicosilada A1C (HbA1C) é uma ferramenta clínica extremamente valiosa tanto para o diagnóstico quanto para o manejo dos pacientes diabéticos.
Em relação a HbA1C, é correto afirmar que 
Alternativas
Q3215841 Odontologia
Proteína salivar secretada pelas glândulas parótidas e submandibulares que têm propriedades antifúngicas, inibindo o crescimento de Candida albicans, o patógeno responsável pela candidíase oral.
A descrição refere-se à proteína não imunológica:
Alternativas
Q3215565 Odontologia
A hiperdontia ocorre, na maioria das vezes, de forma unilateral e acomete mais comumente a região de
Alternativas
Q3215564 Odontologia
Durante o desenvolvimento dental, podem ocorrer anomalias morfológicas que, quando apresentam coroa em forma de barril, com terço incisal mais estreito que o terço médio, também fazendo parte da hipoplasia sifílica, são chamadas de
Alternativas
Q3215563 Odontologia
Doença geralmente diagnosticada precocemente na infância ou na pré-adolescência, hereditária autossômica dominante que apresenta crescimento simétrico dos maxilares, geralmente em maior frequência na região do ângulo mandibular na época da irrupção dos molares permanentes. Estas são características
Alternativas
Q3215558 Odontologia
Predominantemente, na dentição decídua, quando ocorre a união de dois germes dentários formando um único dente com dupla coroa e duas cavidades pulpares separadas chamamos: 
Alternativas
Q3215525 Odontologia
Os tecidos periodontal e pulpar apresentam relação/comunicação embriológica, anatômica e patológica. Na comunicação anatômica diante de alterações inflamatórias e/ou infecciosas em um ou em ambos os tecidos, a passagem de microrganismos e componentes inflamatórios torna-se facilitada a partir destas vias.
As vias de comunicação anatômica são:
Alternativas
Q3215518 Odontologia
Paciente em bom estado de saúde geral, do sexo masculino (50 anos), comparece ao consultório relatando sintomatologia dolorosa de padrão leve e rápido declínio, após a ingestão de líquidos gelados e alimentos doces no dente 46. O dente em questão possui uma restauração profunda, e no exame clínico existe ausência de sintomatologia à percussão e à palpação.
A hipótese diagnóstica mais provável é de
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: E
5: E
6: A
7: C
8: D
9: D
10: C
11: E
12: D
13: B
14: E
15: B
16: C
17: E
18: E
19: A
20: E