Questões de Concurso
Sobre preparo cavitário em odontologia
Foram encontradas 336 questões
No âmbito da Dentística Restauradora, a escolha do material e da técnica de preparo cavitário são cruciais para garantir a longevidade e o sucesso do tratamento. Considerando a diversidade de materiais restauradores disponíveis, como cimento de silicato, amálgama e resinas compostas, e as diferentes classificações de cavidades, analise as assertivas a seguir:
I. O cimento de silicato, um material restaurador estético de longa data, é indicado para restaurações de dentes anteriores e posteriores, devido à sua alta resistência ao desgaste e à sua excelente compatibilidade biológica.
II. A amálgama, um material restaurador metálico amplamente utilizado, apresenta como vantagens a sua alta resistência mecânica e o seu baixo custo, sendo indicada para restaurações de dentes posteriores que necessitam suportar grandes esforços mastigatórios.
III. As resinas compostas, materiais restauradores estéticos de última geração, são compostas por uma matriz resinosa e partículas de carga, e são indicadas para restaurações de dentes anteriores e posteriores, devido à sua versatilidade e à sua capacidade de mimetizar a cor natural dos dentes.
IV. As cavidades Classe I, segundo a classificação de Black, localizam-se em regiões de cicatrículas e fissuras.
V. As cavidades Classe II, de acordo com a classificação de Black, são aquelas que se localizam nas faces proximais de pré-molares e molares, sendo que, quando a lesão de cárie se estende para a face oclusal, a cavidade é classificada como Classe II complexa.
É correto o que se afirma em:
Julgue o próximo item, relativo ao preparo cavitário.
O preparo cavitário não é uma abordagem única, e o tipo de material restaurador escolhido influencia diretamente o formato e as características do preparo.
Julgue o próximo item, relativo ao preparo cavitário.
O objetivo do preparo cavitário não é remover todo o tecido cariado, independentemente do estágio da lesão de cárie.
Julgue o próximo item, relativo ao preparo cavitário.
O preparo cavitário para cerâmica onlay dispensa retenção mecânica.
I. Os ângulos diedros do primeiro grupo são formados pela junção das paredes circundantes. Exemplos: gengivolingual; vestibulogengival etc.
II. Os ângulos diedros do segundo grupo são formados pela união de uma parede circundante com a parede de fundo da cavidade. Exemplos: linguopulpar; gengivoaxial etc.
III. Os ângulos diedros do terceiro grupo são formados pela união das paredes de fundo da cavidade. Exemplos: pulpongengival e axiocervical.
É correto o que se afirma em:
I - Forma de conveniência: é a etapa do preparo cavitário que visa proporcionar acesso limitado à cavidade, dificultando uma boa instrumentação e inserção do material restaurador.
II - Forma de contorno: são características da cavidade para que as estruturas remanescentes e a restauração sejam capazes de resistir às forças mastigatórias.
III - Forma de retenção: é a forma dada à cavidade para torná-la capaz de reter a restauração e evitar seu deslocamento.
IV - Forma de contorno: visa à remoção das irregularidades e dos prismas de esmalte sem suporte deixados pela instrumentação inicial, mediante o alisamento das paredes do preparo.
V - Limpeza da cavidade: é a remoção das partículas remanescentes do preparo cavitário, o que possibilita a inserção do material restaurador sobre uma superfície limpa.
É CORRETO o que se afirma em:
Fonte: Blog Dentistica & Cia.
A opção mais indicada atualmente na etapa de proteção pulpar após o preparo de uma cavidade de profundidade média em um paciente adulto em que será utilizado um compósito para restauração é o:
Com relação a preparo cavitário e técnicas de restauração para amálgama, assinale a opção correta.
Com relação à técnica de preparo cavitário para onlay para a porcelana, julgue os itens subseqüentes.
I A redução das cúspides deverá proporcionar espaço mínimo de 1,5 mm para cúspides não-funcionais e 2,0 mm para cúspides funcionais, principalmente em molares.
II O preparo final deve ter ângulos internos arredondados, obtidos pela utilização de brocas e pontas diamantadas de extremo arredondado.
III A profundidade da parede pulpar deve ser, no mínimo de 4 mm.
IV Essa técnica exige ângulo cavosuperficial da caixa proximal biselado.
Estão certos apenas os itens
Assinale a opção correta acerca dos princípios dos preparos cavitários.