Questões de Concurso
Sobre prevenção e controle da doença em odontologia
Foram encontradas 1.025 questões
Os biomarcadores de exposição crônica aos fluoretos podem ser medidos na saliva, plasma e outros fluidos corporais, já os biomarcadores de suscetibilidade estão relacionados com a presença de fluorose.
Para indivíduos com alta susceptibilidade à carie, está indicada a associação de bochechos diários de NaF a 0,2%, com dentifrícios fluoretados.
A ecologia do biofilme influencia os limites do pH, mesmo em períodos prolongados de jejum.
O mutano é capaz de aumentar a cariogenicidade do biofilme pela modificação da matriz extracelular, porém não funciona como reserva, pois não pode ser metabolizado depois de produzido.
A queda do pH é mais acentuada na exposição aos polissacarídeos da dieta e menos acentuada e mais lenta na exposição a carboidratos simples.
No desenho da curva de Stephan, a queda de pH é menos acentuada e o retorno mais rápido no arco inferior do que no superior.
Para lesões de cárie que atingem de três a quatro terços de dentina, a técnica consiste na remoção parcial da dentina necrótica das paredes circundantes e nas paredes de fundo.
1.(_)A cárie dentária é uma doença que pode ser transmissível e que afeta majoritariamente adultos e pessoas de baixo nível socioeconômico.
2.(_)A prevalência da cárie dentária em crianças de 5 anos foi de 2,4 dentes afetados, segundo Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil) 2010.
3.(_)A cárie dentária não é influenciada por determinantes sociais.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
Durante uma campanha de saúde pública, uma equipe de odontologistas realiza avaliações bucais em uma comunidade com alta prevalência de doenças periodontais e cárie dentária. O principal objetivo da campanha é orientar sobre a importância da higiene bucal adequada, controle do biofilme dental, e uso de fluoretos para prevenção de cárie. Além disso, os profissionais enfatizam o impacto de fatores sistêmicos como diabetes e tabagismo no agravamento das doenças periodontais, destacando a necessidade de medidas preventivas. Foram distribuídos folhetos informativos sobre o uso de fluoretos e o impacto de hábitos saudáveis para o controle de doenças bucais.
Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima:
A prevenção de doenças bucais, como cáries e periodontite, depende exclusivamente do uso de produtos fluoretados, não havendo necessidade de medidas adicionais como visitas regulares ao dentista ou controle do biofilme dental.
Este tem sido o meio de prevenção mais frequentemente utilizado para o controle da cárie dentária. Aplicado topicamente, em soluções para bochechos, além de ser utilizado em dentifrícios e vernizes. Produto efetivo que exerce atividade na cavidade oral nos ciclos de desmineralizacão-remineralização.
O texto acima fala sobre