Questões de Odontologia - Proteção do Complexo Dentinopolpar para Concurso
Foram encontradas 93 questões
Assinale a alternativa correta acerca da técnica e dos materiais para proteção do complexo dentina-polpa.
Para realizar a proteção pulpar direta, deve-se utilizar os seguintes materiais:
Os materiais protetores são utilizados para proteger a dentina e polpa de agressores externos como calor, frio, bactérias e elementos tóxicos ou irritantes constituintes dos materiais restauradores ou de cimentação que possam infiltrar nos tecidos dentários. Podemos afirmar que são materiais de proteção, EXCETO:
O complexo dentina-polpa é uma entidade embriológica e funcional. O órgão pulpar é constituído por um tecido conjuntivo frouxo especializado.A partir dessa afirmativa, são cuidados que devemos ter durante o preparo cavitário, EXCETO:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A utilização de qualquer material ou procedimento restaurador deve condicionar o uso de uma proteção dentinopulpar que lhe seja compatível.
II. O Hidróxido de Cálcio é um material de proteção pulpar, sendo utilizado para o forramento de cavidades.
Marque a alternativa CORRETA:
As técnicas e os materiais empregados na proteção do complexo dentina/polpa devem auxiliar na prevenção da microinfiltração, no selamento dos túbulos dentinários, no isolamento térmico, químico e físico do tecido pulpar, no estímulo à regeneração pulpar e na redução da sensibilidade pós‐operatória. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta o material ideal para a realização da proteção pulpar direta.
A proteção do complexo dentinopulpar consiste na aplicação de materiais protetores nos preparos cavitários, no local onde houver áreas profundas ou médias, com exposição de dentina, para não gerar sensibilidade e futuras complicações ao dente restaurado. O __________________________ é um material que tem a propriedade de estimular a formação de dentina esclerosada, reparadora e proteger a polpa contra os estímulos termoelétricos e da ação tóxica de alguns materiais restauradores. Já, o __________________ é um material indicado, principalmente, como protetor e forrador por ter boa resistência à compressão e à tração, adesividade e coeficiente de expansão térmica semelhante ao dente.
O preenchimento CORRETO das lacunas está na alternativa:
O/A Atendente de Consultório Dentário deve ter conhecimento sobre materiais odontológicos de proteção do complexo dentinho-pulpar, pois, durante uma restauração dentária, o Cirurgião Dentista poderá usar desse procedimento para evitar danos ao tecido pulpar. Sendo assim, em relação aos materiais de proteção pulpar, analise as afirmativas a seguir.
I. O cimento de hidróxido de cálcio deverá ser misturado a glicerina para ter melhor escoamento.
II. O cimento de hidróxido de cálcio deve ser manipulado após serem dosados comprimentos iguais de base e catalisador (1 por 1 em peso).
III. O hidróxido de cálcio pró-análise poderá ser usado em situações que tenham ocorrido pequena exposição pulpar.
IV. O cimento de hidróxido de cálcio poderá ser manipulado num bloco de papel específico para esse fim.
V. O cimento de hidróxido de cálcio será mais duradouro se misturado com eugenol reforçado.
Está correto o que se afirma em:
Quando ocorre perda do tecido dentário por cárie ou fratura, há a necessidade de restaurá-lo, mantendo, além da sua função, sua vitalidade. Assim, com a inserção do material restaurador, há a interação desse material com a polpa, devido à permeabilidade dentinária, mesmo nos casos em que não há exposição pulpar direta. Em função disso, torna-se necessária a aplicação de materiais protetores do complexo dentino-pulpar (CDP) com o objetivo de diminuir ou impedir os danos pulpares. Com base nessas informações, analise as afirmativas abaixo em relação a esses agentes de proteção.
I |
Tradicionalmente, os materiais de proteção do CDP são classificados em agentes para forramento, agentes para cimentação, agentes para selamento e agentes para base cavitária. |
II |
Os agentes para selamento podem ser aplicados em todas as cavidades, independente da profundidade, e têm como um dos seus objetivos o vedamento da embocadura dos túbulos dentinários. Como exemplo desse tipo de agente , têm-se os adesivos dentinários. |
III |
Os agentes para forramento apresentam ótimas propriedades mecânicas, têm como principal função proteger a polpa das agressões externas e podem ser aplicados em cavidades de rasa e média profundidades. |
IV |
Os agentes para base cavitária têm como funções proteger o material de forramento, reconstruir parte da dentina perdida e adequar o preparo cavitário, quando necessário, para inserção do material restaurador. Devem ser utilizados em cavidade com média ou grande profundidade. |
Estão corretas as afirmativas
Na proteção do complexo dentino-pulpar para cavidades muito profundas e com exposição e sangramento pulpar, o material de proteção de melhor escolha é:
Paciente de 17 anos de idade, compareceu ao consultório odontológico apresentando lesão cariosa na região oclusal do dente 36. A profundidade da lesão cariosa equivale ao número 4 da representação esquemática a seguir. Para a proteção do complexo dentinopulpar deste dente, recomenda-se o uso de
Disponível em: Acesso emhttps://dentisticahoje.blogspot.com/2017: 4 de setembro de 2022.
Analise as informações a seguir:
I. O esmalte é parte da morfologia do dente. Dentre as várias características do esmalte, é correto citar que ele é responsável pelo brilho do dente, bem como citar que o esmalte é composto por 98% de sais inorgânicos e 2% a 4% de matéria orgânica e água.
II. A dentina é parte da morfologia do dente. Dentre as várias características da dentina, é correto citar que dá cor aos dentes, bem como citar que é composta por 65% a 75% de substâncias minerais, 25% de substâncias orgânicas e 10% de água.
Marque a alternativa CORRETA: